domingo, 11 de janeiro de 2015

REISADO: Mestre Gonzaga de Garanhuns pode se tornar Patrimônio Vivo de Pernambuco‏



Foi divulgada na quinta-feira (08), no portal da Secretaria Estadual de Cultura, a lista com o nome dos habilitados no X Concurso do Registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco. O Mestre Gonzaga de Garanhuns está entre os 55 inscritos que foram selecionados para a próxima fase. Nesta etapa, os nomes serão avaliados pela Comissão de Análise e, posteriormente, serão enviados todos os habilitados para o Conselho Estadual de Cultura, com a indicação de três nomes. Após isso, o Conselho irá escolher os Patrimônios Vivos, que podem ser em acordo com os sugeridos pela comissão, ou diferentes. A lista completa com o nome dos habilitados pode ser conferida através do site www.cultura.pe.gov.br.

Gonzaga recebeu homenagem do Governo do Estado em 2013
Mestres e grupos de cultura popular de todas as macrorregiões de Pernambuco estão entre os candidatos ao título de Patrimônio Vivo do Estado. A documentação entregue pelos inscritos foi analisada e as que estavam de acordo com as exigências do edital, lançado no ano passado, foram habilitadas. “A Secretaria de Cultura fez a inscrição de Seu Gonzaga e, agora, aguardamos ansiosos pelo resultado da seleção. Sem dúvida seria uma grande conquista para a cultura da cidade e um verdadeiro reconhecimento pela figura ilustre que é o Mestre Gonzaga”, declara a secretária municipal de Cultura, Cirlene Leite.

Lei do Patrimônio Vivo – A Lei de Patrimônio Vivo reconhece ainda em vida o trabalho dos mestres, mestras e grupos de Pernambuco na construção de patrimônios culturais. A Lei prevê a concessão de bolsas vitalícias no valor de R$ 1.080,61 mensais para pessoas físicas e R$ 2.161,22 mensais para grupos como incentivo do Governo de Pernambuco a realização e perpetuação de suas atividades. Além disso, os registrados na Lei do Patrimônio Vivo assumem a missão de transmitir os seus saberes a aprendizes em eventos ou em programas de ensino e aprendizagem promovidos pela Secult-PE e Fundarpe.

SECOM GARANHUNS

Armando ministro, com os olhos na eleição de governador em 2018



Duas frases de Armando Monteiro, mesmo fora do contexto, podem apontar a direção dos sonhos do senador, agora Ministro da Indústria e Comércio. Aliás, projeto antigo, sempre renovado.

- Armando se antecipou e anunciou que seu candidato a prefeito do Recife é João Paulo.

- Em seu discurso de posse em Brasília, afirmou que a melhor forma de servir a Pernambuco, é servindo ao Brasil.

Na segunda assertiva, Armando revelou seu olhar ainda predominante para o estado. Ou seja, o sonho não acabou. 

Mas é no apoio a João Paulo no Recife que demonstra seu interesse maior. Antecipa o apoio ao PT em 2016 para deixar sua vaga reservada para 2018. O Partido dos Trabalhadores não poderia pedir a cabeça da chapa se Armando mantém unida a aliança, tem cacife como ministro, e continua o nome mais forte da oposição estadual. Ruim para Humberto, se planejava voltar a disputar o palácio. Ainda terá que conviver este ano fugindo das manchetes sobre o Petrolão.

O sonho acalentado por Armando é o Governo de Pernambuco. Parece que sua vida política existe em função deste sonho. Como debita a derrota de 2014 à morte de Eduardo, em 2018 terá nova oportunidade, sem a comoção repentina da perda.

Assim, as campanhas de 2016 e 2018 já ficam alinhavadas. No Recife deve ter Geraldo Júlio contra João Paulo, e depois a revanche Paulo Câmara versus Armando Monteiro para governador.

O fato novo somente pode acontecer se Fernando Bezerra deixar o PSB. Quanto a Daniel Coelho, deve ser fritado pelo PSDB, que já participa da Frente Popular.

Se de fato Lula for candidato em 2018, qualquer candidato que fizer dobradinha no estado com ele, será muito forte. Portanto, Armando conta com isto! Mas vai ter que enfrentar novamente a Frente Popular de Pernambuco, e Paulo Câmara, favorito à reeleição.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.