segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Humberto tem reunião com ministro e diz que edital da BR-423 sai neste semestre

Em reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, levou à pasta a solicitação para que dê seguimento às obras em duas importantes BRs do Agreste pernambucano, que foram paralisadas por problemas técnicos: as da 104 e da 423.

Na BR-104, as obras de duplicação entre o município de Caruaru, passando por Toritama, e o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, foram assumidas desde 2009 pelo Governo do Estado. Mas acabaram paralisadas em alguns trechos por motivos de ordem técnica, sem que tenham sido retomadas.

"Como é uma intervenção extremamente importante para o Agreste de Pernambuco - e a paralisação tem trazido, inclusive, transtornos de trânsito à população - é importante que o Ministério dos Transportes estude uma solução que possa tomar ao lado do Governo do Estado para concluir a duplicação", explicou Humberto, que esteve com Rodrigues na semana passada, juntamente com o senador licenciado e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

O líder do PT informou ao ministro dos Transportes que irá propor uma audiência pública em Pernambuco para que todos os atores envolvidos no processo, entre eles o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), possam discutir solução para o caso.

No caso da BR-423, a duplicação entre São Caetano e Garanhuns está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II, mas atrasou por motivo de modificação do projeto original. Ele teve de ser alterado para evitar prejuízos ao trânsito no centro de Garanhuns, o que provocou retardo na liberação do edital. "Mas o ministro nos garantiu que, ainda neste primeiro semestre, nós devemos ter o edital lançado para dar início a essa importante obra para o desenvolvimento econômico do nosso Agreste", disse Humberto.

A última informação que tínhamos era que seria divulgado o edital em abril.

Governo de Pernambuco enxuga máquina com redução de despesas‏. Confira as medidas anunciadas!



O Governo de Pernambuco inicia fevereiro planejando ações de racionalização nas despesas correntes do Estado. O decreto será publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 3 de fevereiro. Com isso, fica instituído o Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) que tem como meta racionalizar os gastos da máquina pública em R$ 320 milhões, só em 2015. A medida leva em consideração as projeções econômicas e financeiras do País que apontam para um cenário fiscal restritivo, com ausência de crescimento da economia brasileira, taxa de juros alta e consequente baixa projeção para o incremento de receitas para os estados.

O Decreto prevê diversas medidas de melhoria do gasto público por meio de uma atuação direta com os gestores do Estado, a fim de identificar, propor e implementar ações de economia. A coordenação fica por conta de um comitê gestor composto por representantes da Assessoria Especial do Governador do Estado, Secretaria de Administração do Estado (SAD), Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Esse grupo acompanhará de forma detalhada as várias propostas de contingenciamento de recursos.

“Precisamos continuar nos preparando para o cenário fiscal restritivo que está posto para o País. Vamos estabelecer metas, procedimentos e rotinas eficazes, focados no combate ao desperdício e na otimização do gasto. Os projetos prioritários não serão impactados. Vamos manter a qualidade dos serviços com a eliminação do gasto ruim”, destacou Paulo Câmara.

Entre as medidas do Executivo estadual está o desenvolvimento de propostas de economia em temas como: serviços de consultoria, diárias e passagens, manutenção da frota, combustível, locação de veículos, licenças de softwares, publicidade, transferências voluntárias, entre outros. Os recursos já destinados ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) serão preservados, bem como os programas de relevância para a sociedade, tal como o Pacto Pela Vida.

Os dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta deverão designar, no prazo de três dias, os representantes de cada unidade gestora que vão atuar na implementação e na coordenação do PCG em seus órgãos. Serão desenvolvidos, ainda, estudos para que os gastos tenham caráter mais racional e sejam cada vez melhor planejados.

“O nosso desafio é conseguir, através de medidas de contingenciamento propostas pelos gestores públicos, ganhar capacidade de manutenção do nível de serviço, preservando os projetos prioritários. Não existe fórmula. As propostas serão resultado do esforço dos gestores em melhorar o gasto. Mais esforço vai resultar em mais economia. A atuação será de forma parceira, incentivando ainda mais o uso racional dos recursos públicos e sensibilizando os servidores para o momento econômico do País. Esta é uma determinação do governador Paulo Câmara”, argumentou o secretário da Controladoria Geral do Estado, Rodrigo Amaro.

PRINCIPAIS AÇÕES PROPOSTAS NO DECRETO

• Corte nas consultorias, concessão de diárias, manutenção da frota, publicidade, entre outros temas;

• Devolução dos veículos com menos de 1,2 mil km rodados por mês;

• Redução dos custos para telefonia fixa e móvel;

• Fiscalização das despesas com cessão de pessoal;

• Suspenção no aditamento de contratos de terceirização que resultem no aumento da despesa;

• Corte na aquisição de passagens aéreas e diárias internacionais e contingenciamento de passagens nacionais através do Sistema de Controle de Viagens na Administração Pública (SCVI);

• Priorização de compras corporativas;

• Regras mais rígidas para o crescimento e o incremento de despesas;

• Implantação de “ilhas de impressão” nos órgãos para reduzir o custo de aquisição de papel e insumos;

• Renegociação de preços nas atas corporativas para valores de mercado;

• Aumento da eficiência energética;

• Criação de cadastro de regularidade dos convênios e transferências estaduais;

• Implantação de sistemática para o controle de Suprimento de Fundos Institucional (SFI);

• Redução de 10% nas transferências voluntárias;

• Suspender a implantação de novos Datacenters.

Fernando Filho é o novo líder do PSB na Câmara dos Deputados‏



O deputado federal Fernando Filho foi indicado nesta segunda-feira (02/02) para a liderança do PSB na Câmara Federal. Fernando, que está no terceiro mandato consecutivo, contou com o apoio decisivo do governador de Pernambuco Paulo Câmara, que conversou com parlamentares durante a semana. O PSB tem 34 representantes na Câmara, sendo oito pernambucanos. 

Fernando Filho foi candidato único ao cargo, construindo o consenso na base e assegurando inclusive o apoio de Gonzaga Patriota, que também chegou a postular a indicação.

“Estou muito feliz por representar o meu partido num momento tão importante da vida política brasileira. Durante a campanha de 2014 assumimos compromissos com temas como as reformas política e tributária, novo pacto federativo e destinação mais recursos para saúde e educação. Quero trabalhar para que o PSB persiga estes projetos”, afirmou Fernando, que ocupará o posto até 2016.

Fernando é filho do senador Fernando Bezerra, e irmão de Miguel Coelho, que se elegeu deputado estadual. A família tem longa história na política pernambucana, principalmente representando Petrolina e a região do sertão do São Francisco.

Compesa tem novidades na Gerência do Agreste Meridional, inclusive novo gestor!



Um novo modelo de gestão será implantado na Compesa, a partir desta segunda feira (2). Com o objetivo de dar mais celeridade nas decisões, aproximar os gestores da direção da empresa e, com isso, melhorar a prestação dos serviços da companhia, mudanças foram realizadas na estrutura organizacional em toda a empresa. No novo organograma, foi realizada a fusão da Diretoria do Agreste e Matas com a do Sertão, que agora passa a se chamar Diretoria Regional do Interior, sob o comando do engenheiro civil Leonardo Selva.

Igor Galindo assume Gerência de Negócios em Garanhuns
Com a reestruturação, a função de superintendente foi extinta e dez das 14 unidades de negócios da Compesa do interior do Estado passarão por mudanças em seus quadros gerenciais. Uma delas é Gerencia Regional de Negócios de Garanhuns. O engenheiro Igor Galindo vai substituir Gilvandro Barbosa, convocado para assumir também uma nova missão à frente da Gerência do Ipojuca, que funciona em Belo Jardim.

Assim, a Gerência do Agreste Meridional passará a ser comandada pelo engenheiro Igor Galindo que deixa Petrolina, onde passou dois anos, para sua primeira experiência no Agreste. Enquanto gerente em Petrolina, Igor coordenou duas grandes obras no município, sendo uma de incremento da produção de água, que melhorou consideravelmente o abastecimento na Cidade e e a obra de esgoto que vai deixar Petrolina 100% saneada. “Foi um aprendizado imenso, mas acho muito válida a mudança para sair da zona de conforto, aprender coisas novas e dividir minha experiência com os novos colegas de trabalho. Ainda não havia trabalhado na região do agreste e estou bem animado com este desafio”, afirmou.

PODER LEGISLATIVO: Sinais de independência?

DEM, de Mendonça Filho, apoiou Eduardo Cunha, na Câmara dos Deputados. Renan continua Manda-Chuva no Senado!



Todos acompanharam as votações que elegeram Renan Calheiros, Eduardo Cunha e Guilherme Uchoa como presidentes das Casas Legislativas que fazem parte. Com exceção de Renan, que manda e desmanda no senado, os outros não eram os preferidos dos chefes do executivo, quer seja nacional, com Dilma Rousseff, ou do estadual, com Paulo Câmara.

No Senado, mesmo com a vitória de Renan, o senador Luiz Henrique (SC), também do PMDB, obteve mais de 40% dos votos. Ele que representava a independência e partidos de oposição a Dilma, mostra que no Congresso Nacional, a coisa está ficando preta, e cada vez menos vermelha, para o Governo.

Na Câmara, a derrota de Dilma foi arrebatadora. Lá, o Governo tentou desbancar Eduardo Cunha (da ala independente do PMDB) lançando o ex-presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), mas foi terrível. Teve pouco mais de 30 votos a mais que Júlio Delgado (PSB-MG), que concorria como terceira via e contava com o apoio do PSDB. O PT da presidente tem a maior bancada da Câmara e ficará fora da mesa e não presidirá comissões importantes. A coisa está ainda mais preta por lá! Eduardo Cunha venceu no primeiro turno. Mudança de rumos?

Nossos e-leitores já apontavam a vitória de Eduardo Cunha em primeiro turno, conforme resultado da enquete:

Quem será eleito Presidente da Câmara dos Deputados?
Eduardo Cunha - PMDB 36 votos (51%)
Arlindo Chinaglia - PT 26 votos (37%)
Julio Delgado - PSB 8 votos (11%)

Em Pernambuco, o PSB de Paulo Câmara percebeu a tempo de que não adiantaria enfrentar Guilherme Uchoa com uma candidatura a presidente da ALEPE. O maior empecilho para o atual mandatário, que vai para seu quinto mandato consecutivo, era a questão jurídica, mas que facilmente foi transposta. O Palácio, para mostrar que interferiria ao menos na escolha do Primeiro-Secretário, apontou Lula Cabral, era o candidato do governo, que perdeu para Diogo Moraes. Sinais de mudança?? Nada, somente um recado. Uchoa fechou a chapa com Diogo e o voto foi casado. Paulo Câmara não terá uma Assembleia de Oposição. Só demorou a perceber que não teria forças para enfrentar Uchoa em sua própria casa. 

Aqui em Garanhuns, o prefeito Izaías também não conseguiu eleger quem queria para a presidência da Câmara Municipal. Seu candidato era Haroldo Vicente (PROS). Com a iminência da derrota para o grupo de oposição, que contou com o apoio do deputado Álvaro Porto (PTB), o prefeito precisou mudar as regras, virar o jogo, conseguiu atrair Gersinho (SD), que estava fechado com o outro grupo, e concedeu o cargo maior da Mesa Diretora. Gersinho foi candidato a deputado estadual pedindo votos para Paulo Câmara, contra Armando Monteiro.

Sinais de mudança? Nada. Vereadores que estavam contra o prefeito na eleição da Câmara, já estão se aproximando, e logo logo Izaías tem de novo a supremacia em sua base de apoio legislativa.

De todos, o que mais pode mostrar uma atuação que vá de encontro ao chefe do executivo é mesmo Eduardo Cunha, na Câmara, ele que ditará as prioridades na legislatura, colocará em pauta temas importantes e será um obstáculo para Dilma. Sem dúvidas!

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Está aberta a Seleção Pública para Estagiários de Curso Superior para o PROGRAMA DE ESTÁGIO do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. O Processo será realizado sob a coordenação da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco e pela empresa CKM Serviços Ltda, 

A Seleção Pública destina-se ao recrutamento de Estagiários de Cursos do Ensino Superior e Formação de Cadastro de Reserva para o Programa de Estágio do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco por um período de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração. 

A previsão é de 110 (cento e dez) vagas, observado o percentual de 10% das vagas, destinadas às pessoas com deficiência. O ingresso no Programa de Estágio condiciona-se a observância da carga horária de 20 (vinte) horas semanais, cumprida de acordo com o horário de expediente das Unidades do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. 

O estágio será remunerado mediante a concessão de Bolsa Complementar Educacional, no valor de R$ 723,00 (setecentos e vinte e três reais) auxílio-transporte, seguro anual múltiplo contra acidentes pessoais com apólice compatível com valores de mercado e período de recesso de trinta dias remunerados, integral ou proporcionalmente ao período cumprido

A taxa de inscrição é de R$ 16,00 (dezesseis reais), e deve ser realizada até o dia 12 de fevereiro, mediante formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico www.makiyama.com.br/TJPE.

Para conferir o edital, inclusive com quadro de vagas, clique aqui.

GARANHUNS: Hospital Dom Moura implanta nova rotina para agilizar atendimentos de casos graves na Emergência Adultos‏




O Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns acaba de implantar uma nova rotina de atendimento para os pacientes da Emergência Adultos. Trata-se da classificação de risco, que objetiva atender pela ordem, conforme a gravidade dos casos clínicos. A avaliação é feita de imediato por técnicos, enfermeiros e assistentes sociais, e conforme o caso, o paciente recebe uma cor; vermelha, amarela, verde ou azul.

Os pacientes acolhidos classificados com a cor vermelha são aqueles considerados em situação mais grave, geralmente com traumatismos, queimaduras, alteração de consciência, perfurações, etc, e assim ganham prioridade sobre os demais. Após a avaliação, os pacientes com cores amarelas têm prioridades sobre os verdes, e estes sobre os azuis.

Segundo a Coordenadora de Enfermagem, Lara Vanessa Almeida, este protocolo atende a determinações para emergências emitidas pelo Ministério da Saúde, desde 2003, e agora, com a nova Emergência Adultos do Hospital Dom Moura, pode ser implantada. "Os médicos atendem pela ordem de chegada, conforme as cores. Por exemplo, os pacientes de cor amarela são atendidos após não haver atendimentos para cor vermelha". - Afirma a profissional.

"Tivemos uma preparação com nossos profissionais, até para anteciparmos possíveis queixas dos pacientes, que veriam outros pacientes serem atendidos primeiro, mas a população tem entendido e apoiado o trabalho na emergência. Todo o processo ganhou agilidade, os próprios médicos estão elogiando, pois quando recebem o paciente, este já passou por uma avaliação prévia" - Registra Luiz Melo, gestor do Hospital Regional Dom Moura.

Os pacientes classificados com a cor azul, geralmente não se tratam de casos de emergência, ainda assim são atendidos e encaminhados a outras áreas do hospital, como a Assistência Social, por exemplo. Luiz Melo registra que muitos casos poderiam ter assistência nos próprios municípios, nas Unidades Básicas de Saúde e nos Postos de Saúde da Família. "Para muita gente o Hospital Dom Moura ainda é a porta de entrada do paciente na Rede de Saúde, seja qual for o seu problema, e mesmo quando moram vizinhos a algum Posto de Saúde. Entendemos isto e procuramos oferecer o atendimento, e buscamos esclarecer para que em outra oportunidade possa procurar o serviço mais próximo de sua residência. São procedimentos como troca de curativos, requisições de receitas, solicitação de atestados médicos, etc".

A Emergência de Adultos do HRDM chega a atender 240 pacientes por dia.

As cores utilizadas representam:
Vermelho (Emergência) - Atendimento Médico Imediato
Amarela (Urgência) - Atendimento Médico
Verde (Avaliação Relativa) - Encaminhamento para Especialidades
Azul (Ambulatório) - Agendamento em UBS e PSF´s

Veículo abandonado em via pública em Garanhuns

Imagem enviada pelo leitor



Um leitor do blog faz um pedido inusitado. Segundo ele, um veículo, modelo Pampa, encontra-se abandonado em via pública, na esquina das Avenidas Julio Brasileiro com Santa Rosa, no bairro de Heliópolis.

Tendo em vista que o veículo se encontra parado há mais de trinta dias, e nitidamente em estado de abandono, nosso leitor solicita aos órgãos competentes, principalmente a AMTT, as providências necessárias. 

"Nós moradores do bairro Heliópolis somos gratos pela atenção e aguardamos providências."

Ah, e por falar em AMTT, é bom também verificarem um carro de som, uma van, que tem feito propaganda no período da noite. Esta semana pudemos ver por dois dias, também no bairro de Heliópolis, às 20:30h, veiculando o áudio de uma sapataria do centro da cidade e no outro dia, a chamada de um evento. O carro passou pelo Polo Heliópolis, e quem estava lá, nos restaurantes, reclamou.

Tem uma legislação própria para a propaganda em carro de som, mas não há uniformidade na fiscalização. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.