sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Humberto Costa visita Garanhuns e Águas Belas

Humberto Costa tem agenda com o PT de Garanhuns e o prefeito Izaías Régis

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, cumpre uma extensa agenda de trabalho no Agreste do Estado neste sábado (21). Em atividades nos municípios de Águas Belas e Garanhuns, Humberto vai visitar as obras de abastecimento de água, vistoriar o processo de construção de casas populares nas cidades, participar da entrega de carros a conselhos tutelares e de encontro com lideranças locais.

"Estamos ampliando as agendas, intensificando a ida aos nossos municípios para conversar com a população, estar mais perto das pessoas. Sabemos que este ano será de ajustes e isso poderá trazer algumas dificuldades. Precisamos estar juntos, conversar com os pernambucanos, explicar os desafios, somar forças para fazer Pernambuco e o Brasil avançarem”, afirmou.

Humberto deve jantar com o prefeito de Garanhuns, Izaías Regis (PTB), com quem deve tratar das obras da BR-423, que liga São Caetano a Garanhuns. O líder do PT propôs no Senado criar uma comissão para acompanhar obras federais em Pernambuco, entre elas a da BR-423, cujo traçado inicial teve de passar por alterações no Ministério dos Transportes.

Na pauta do senador, tem também uma reunião com o diretório local. Na foto acima, em recente visita, Humberto está com os companheiros petistas Chico Alencar e Pedro Passos, que ocupa uma secretaria no governo local. 

Campanha da Fraternidade 2015 tem humildade do Papa Francisco como inspiração‏



Consonante com a postura presente do Papa Francisco em temas que permeiam sociedades de todo o globo, foi lançada nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2015, com o tema Igreja e Sociedade. A proposta se contextualiza no engajamento do Sumo Pontífice nas discussões sobre temas habitualmente evitados pelo Vaticano e pode ser compreendida como uma maneira de demonstrar que a Igreja Católica brasileira está disposta a, institucionalmente, fazer parte do debate.

Promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha deste ano tem como lema "Eu vim para servir”, utilizando uma imagem de Francisco durante um rito de lava-pés, em 2014, como símbolo da mensagem. Em entrevista à Adital, o arcebispo de Fortaleza, Estado do Ceará, Dom José Antônio Aparecido Tosi, afirma que a intenção é difundir a chamada do Santo Padre de associar as questões da vida humana com a espiritualidade.

"O chamado do Papa Francisco é que o verdadeiro sentido da vida humana está em deixar-se preencher pela força que vem de Deus e, por isso, amar as pessoas e elevar a humanidade a uma vida de fé. Por isso é que ele chama ao diálogo, por isso é que celebra encontros para superar divisões. Nunca vi um papa tão voltado para o concreto, tão voltado para o social”, ressaltou Tosi, durante o lançamento da campanha na cidade de Fortaleza.

Uma das frentes de atuação da Igreja em 2015 será o engajamento da instituição religiosa no debate e mobilização em torno da construção de uma reforma política democrática para o país. Já integrante de um conjunto de organizações e entidades que se articulam em torno de pautas que visam à reformulação da estrutura política brasileira, a CNBB deve passar a ser ponto de coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que tramitará no Congresso Nacional e que propõe uma série de mudanças no funcionamento do Estado e das eleições para os poderes Executivo e Legislativo no Brasil.

Além disso, o arcebispo destaca a importância da instituição religiosa atuar na promoção direta de espaços de debate e estímulo à participação popular nesse processo. "Não basta apenas colher assinaturas; o povo quer saber por que assina. É preciso que a campanha não só colha assinaturas, mas assuma uma postura”, ressalva Tosi. "A Igreja, sozinha, não resolve os problemas da sociedade, mas será uma colaboradora. Nós acreditamos na força da união”.


CREA-PE fará Fiscalização Dirigida em Caruaru, Garanhuns e Gravatá‏



Começa na próxima segunda-feira (23) e segue até a sexta-feira (27), a Fiscalização Dirigida que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), fará nas cidades de Garanhuns, Gravatá e Caruaru. A ação tem, entre outros, o objetivo de auxiliar as prefeituras, no cumprimento da legislação urbana, principalmente, no que tange à ocupação do solo.

Para o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, a iniciativa é parte das muitas ações que pretende desenvolver, com o objetivo de atender aos profissionais e empresas ligados ao Sistema Confea/Crea e Mútua e à sociedade em todo o Estado de Pernambuco.

De acordo com o gerente de Fiscalização do Crea-PE, Romildo Cavalcanti, serão destacados 10 fiscais para a vistoria nos empreendimentos que desenvolvem atividades no polo têxtil, na construção civil e nas lavanderias. Também estarão no foco da Dirigida, os órgãos públicos onde serão verificados os registros das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e o cumprimento da Lei nº 4.950-A, que dispõe sobre o pagamento do Salário Mínimo Profissional.

A programação da Dirigida tem início a partir das 14h da segunda-feira (23), com a realização de uma reunião, na sede da Inspetoria de Caruaru, onde gerente e chefes da Fiscalização do Crea-PE, fiscais e Inspetores dos três municípios discutirão os últimos detalhes da ação. Na terça-feira (24), a partir das 8h, os fiscais iniciarão os trabalhos de campo.

A expectativa é de que a fiscalização alcance 400 empreendimentos. Para tanto, estarão envolvidos na operação a chefe da Fiscalização, Daniele Castro, o chefe da Divisão de Controle da Fiscalização, Newton Martins, além do Gerente de Fiscalização, fiscais e Inspetores Regionais.

ALCYMAR MONTEIRO: Paranatama comemora aniversário com Velocross e muito forró!



O município de Paranatama, que já foi notícia hoje aqui no blog, comemora aniversário de 51 anos de emancipação política com muita festa. Sábado e domingo acontece a Copa Renato de Velocross, para pilotos amadores, e fechando a programação tem o agito de um dos maiores nomes da música nordestina, Alcymar Monteiro.

Bloco das Piriguetes encerra carnaval de Garanhuns


Neste domingo tem Ressaca do Carnaval.
Pirguetes da Vila 2015

Professores da Rede Pública já podem se inscrever para o PARFOR‏ na UPE GARANHUNS


Estão abertas na UPE Campus Garanhuns as inscrições para o PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que atende os docentes da rede pública de educação básica (Estadual ou Municipal) que ainda não têm formação superior nas disciplinas ou séries em que atuam em sala de aula.

O PARFOR oferece cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia, entre outros, contemplando uma oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, na modalidade presencial, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

As aulas terão inicio em Agosto, e os encontros acontecerão nas terças e quintas (horário noturno) e sábados (horário diurno).

Podem se pré-inscrever nos Cursos de Licenciatura, docentes ou Tradutores Interpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula, é preciso ainda ser professor efetivo ou contratado na rede pública e esteja inscrito no Educacenso 2013/2014.

Os interessados podem realizar a pré-inscrição no site do programa ou procurar a secretaria do PARFOR na própria Universidade de Pernambuco, em Garanhuns, nos horários abaixo:

Quartas–feiras: 8h às 12h
Sextas e sábados: 8h às 12h / 14h às 16h

Mais informações pelo telefone: (87) 3761.8227
E-mail: plataformafreireupe@yahoo.com.br

UPAE Garanhuns busca alternativas para diminuir filas no atendimento

Gestores de saúde reunidos na UPAE Garanhuns


Após um ano e meio de funcionamento, a UPAE se consagra como a principal alternativa para a população dos municípios que integram a V Regional de Saúde, quando se fala em Especialidades Médicas e seus desdobramentos. Atendendo diariamente cerca de 450 pessoas nas diversas especialidades, e realizando em média 30 cirurgias e 400 exames, não há como negar a importância da Unidade no Agreste Meridional, e a referência no Estado.

Como todo projeto pioneiro, sempre há novos planejamentos e melhorias a serem feitos, e foi pensando nisso que se reuniram, nesta quinta-feira (19), a Superintendente da FPMF – Ana Cláudia Figueira, que administra a UPAE Garanhuns, o Coordenador Geral da Unidade no município – Gustavo Amorim e o Gestor da V GERES, Luiz Melo. Na pauta, a preocupação com a população que diariamente precisa usar os serviços da Unidade e devido ao grande volume de pessoas, por vezes têm que enfrentar algumas filas e certa demora no atendimento. 

Isto já vinha sendo discutido entre os coordenadores da Unidade, em busca de soluções, ouvindo os usuários e detectando as falhas, e por isto, a reunião com os gestores. Já há algumas medidas a serem implantadas no mês de março para minimizar o incômodo causado pelas filas na unidade. Contudo, a resolução do problema depende também da colaboração dos municípios, que fazem o transporte dos pacientes para a unidade, da Secretaria Estadual de Saúde e dos próprios pacientes.

Como solicitação, o Coordenador Geral da Unidade pede aos cidadãos e usuários que colaborem, seguindo a orientação da equipe que diariamente recebe os pacientes para organizar o fluxo de atendimento na Unidade. Além disso, pede que atentem para a hora marcada das consultas, uma vez que não há necessidade de madrugarem em filas, já que todos os pacientes têm o atendimento garantido, com marcação prévia, pela regulação que encaminha os pacientes dos 21 municípios.

Todas as ações planejadas estarão sendo colocadas em prática nos próximos dias para beneficiar os usuários.

TRAGÉDIA ANUNCIADA: Desastre Ecológico em Garanhuns‏






Um gravíssimo desastre ecológico foi registrado na Nascente Olho D'Água, integrante da Bacia Hidrográfica do Rio Mundaú, uma das últimas nascentes preservadas de Garanhuns, por ocasião das fortes chuvas registradas no último domingo, dia 16, destruindo a mata ciliar pelo deslizamento da encosta, destruindo e arrastando para a margem do riacho, toneladas de terras juntamente com a derrubada de árvores centenárias que não resistiram à força das águas.

A retirada da vegetação das área de preservação permanente, que servem de proteção à encosta, iniciadas desde a época das construções das lagoas de estabilização, em 1993, as obras de drenagem e saneamento da COHAB II, realizadas em 2012 e as recentes invasões para construções irregulares de moradias em toda a extensão da parte superior, foram determinantes para o lamentável e irreversível desastre ecológico.

Na mesma proporção de destruição, foram arrastadas para o leito do riacho, grande volume de lixos e entulhos, trazidos pelas águas das chuvas pelas voçorocas com mais de 10 metros de largura por 10 metros de profundidade, surgidas com as fortes chuvas em 2010 e, na época, em consequência a instalação dos loteamentos Parque 304 e Rosa Mística, sem projetos de drenagens e saneamento.

Enquanto o mundo todo sofre com a falta de água, Garanhuns destrói, deliberada e inconsequentemente todo o eco-sistema que protege as suas nascentes.

É muito triste !

Haeckel Fernando Luna
Empresário garanhuense

Educação em Paranatama é destaque regional. SAIBA PORQUE!



A prefeitura de Paranatama anunciou que todos os professores da sua rede pública de ensino irão receber ainda neste semestre, o “Kit Tecnológico”, que conta com Notebook, Impressora com book-in e mais um Amplificador de Voz. 

Segundo a secretária de Educação, Sr.ª, Maria Aparecida de Melo, o material já está totalmente licitado e a entrega deve acontecer em breve. Com esta iniciativa, a educação em Paranatama promete dar mais um pulo em qualidade, com os novos equipamentos que auxiliarão as práticas pedagógicas.

Um bom exemplo da educação em Paranatama é a Escola Municipal Dom Vital, que já figura com o 4º maior índice do IDEB de todo o Agreste, uma verdadeira façanha, que passa por professores qualificados, alunos aplicados, servidores compromissados e uma gestão atenta às demandas da escola. O diretor Ednaldo Fabiano, tem no tratamento pessoal com todos seus funcionários um dos pontos altos, vinculados com o suporte da Secretaria de Educação e o aval do prefeito José Teixeira Neto.

Recentemente no mês de Janeiro, a prefeitura de Paranatama realizou rateio para seus professores, no montante de R$ 264 mil reais e já anunciou que neste mês de Fevereiro irá repassar o reajuste implantado pelo MEC no piso básico da educação, que reajustou o salário da categoria em 13,01%, o pagamento virá com o retroativo de Janeiro.

Texto: Wellington Freitas
Foto: Glauko Alves

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.