segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Fernando Bezerra Coelho quer mais!



Em um momento se lê em algum lugar que Fernando Bezerra, senador do PSB, planeja sair do partido e encabeçar uma nova frente no estado que lhe possa dar suporte para disputar o governo. Portas como o PT e o PMDB se abririam, mas a legislação só o deixaria ir a um partido novo, por isto o caminho seria o PL (que pode ser um natimorto), de Gilberto Kassab, Ministro de Dilma, de quem FBC quer se aproximar.

Em outro instante, lê-se que Fernando quer a presidência nacional do PSB, substituindo Carlos Siqueira, atual presidente.

Ousado e persistente, parece que Fernando quer mais, muito mais. Quer mais visibilidade, quer mais força... E para isto tem estado em todos os lugares, em uma agenda fértil em Pernambuco, inclusive no interior do estado, e em Brasília, onde já toma posicionamentos e decisões que agradam o governo federal.

Parece que Fernando, neste momento, mostra ao PSB que se não lhe der mais poderes, principalmente em nível federal, pode continuar rugindo e preparando a retirada para montar novo projeto no estado. Não gostou de não ser ouvido na montagem do governo estadual. Recebeu de Paulo o aceno, mas não a participação. O PSB estadual não estica a corda de Fernando.

Paulo Câmara quis dar um freio a estas insinuações para a sucessão no partido, indicando que se deve fortalecer o atual presidente, Siqueira, homem de confiança de Eduardo Campos. "As eleições internas terão seu tempo, aliás, somente em 2017" - Diz Câmara, o atual vice. O PSB do estado sempre esteve unido em torno de Eduardo, haverá de rachar?

Se o PSB for para a base do governo Dilma, como caminha (aos poucos) para isto, FBC já pode considerar uma vitória, pois vem defendendo abertamente esta posição. Deve assumir um papel de articulador no Congresso, e seu filho, homônimo, já assumiu a liderança socialista na Câmara dos Deputados.

Paulo já faz defesas de Dilma, e esteve com Lula, construindo esta ponte.

Fernando quer protagonismo, e não vai fazer um mandato de discursos no Senado Federal. Quer chão, estrada, povo e articulação política. Quer ter mais espaços, e vai continuar se mexendo pra isso.

Feira de Adoção de Cães e Gatos em Garanhuns dá excelente resultado





Mais de 50 cães e gatos foram adotados na primeira Feira de Adoção de Cães e Gatos de Garanhuns, que aconteceu no último sábado (21). A ação foi realizada no Parque Euclides Dourado, na avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis. Os animais que estavam sendo adotados eram examinados e vacinados, antes de serem entregues aos novos donos. A ação também possibilitou a participação da população com a doação de roupas, ração e banho nos animais.

A ação, que contou com a parceria do Governo Municipal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, foi realizada pela Organização de Proteção aos Animais de Garanhuns (OPA). 

Aos que ainda têm interesse em adotar animais, podem entrar em contato com a OPA, por meio de seus perfis nas redes sociais, ou com o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Cohab II.

UPE Garanhuns inscreve para cursos de Pós-Graduação até o próximo sábado‏



A UPE Campus Garanhuns prorrogou as inscrições para os cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu", até o próximo sábado, 28 de fevereiro. As inscrições podem ser realizadas na Sala da Coordenação, no horário das 8h às 17 horas, e o valor da taxa é de R$ 80,00 (oitenta reais).

Os documentos necessários para inscrição são: Curriculum Vitae (documentado); Cópia do Diploma (devidamente autenticada); Histórico escolar da Graduação e 01 (uma) foto 3X4.

Outras informações podem ser obtidas na Coordenação de Cursos de Pós-Graduação da UPE Campus Garanhuns ou através do telefone: (87) 3761.8220.

Os Cursos oferecidos são:

- Ensino da Matemática
- Ensino de Biologia
- Ensino de Geografia
- Ensino de História
- Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas
- Saúde Mental e Intervenção Psicossocial
- Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica
- Psicopedagogia
- Saúde Pública
- Gestão Cultural
- Gestão Ambiental
- Gestão Pública e Legislativa
- Formação Política, Gestão Pública e Processo Legislativo

Teresa Leitão assume Comissão de Educação na ALEPE

A deputada Teresa Leitão será empossada presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira (23). Teresa substitui a deputada Laura Gomes (PSB).

Além de Teresa Leitão, serão titulares da CEC os deputados Ângelo Ferreira (PSB), Eduíno Brito (PHS), Professor Lupécio (SD) e Edilson Silva (Psol). Já os suplentes são Adalto Santos (PSB), Bispo Osséssio Silva (PRB), Clodoaldo Magalhães (PSB), Sílvio Costa Filho (PTB) e a deputada Raquel Lyra (PSB).

Desde seu primeiro mandato que Teresa Leitão participa da CEC, como presidente ou vice. A parlamentar é professora aposentada da rede estadual de ensino e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

Além disso, Teresa é presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.

REFORMA POLÍTICA: O que mudaria na última eleição em Pernambuco se tivesse sido no modelo Distritão?


PERNAMBUCO: ELEIÇÃO 2014 P/ DEP. ESTADUAL              (modelo atual e distritão)
Partido
Votos Válidos
Eleitos (Atual)
Eleitos (Distritão)
Diferença
PSB
1.360.591
15
20
(+5)
PTB
437.362
6
6
(=)
PP
398.803
4
1
(-3)
PT
370.758
3
4
(+1)
PDT
236.538
2
3
(+1)
PMDB
235.803
3
3
(=)
PSDB
234.108
1
2
(+1)
PR
171.113
3
3
(=)
PSD
146.572
2
2
(=)
PRP
139.285
1
0
(-1)
PHS
102.029
1
0
(-1)
DEM
94.659
1
2
(+1)
SD
82.309
2
0
(-2)
PSL
74.870
1
1
(=)
PRB
59.522
1
1
(=)
PSOL
59.416
1
0
(-1)
PTC
56.517
1
1
(=)
PROS
53.985
1
0
(-1)
TOTAL
4.314.240
49
49
(=)
Fonte: elaboração própria com base em dados do TRE


Por Maurício Costa Romão

No modelo majoritário do distritão para eleição de parlamentares a circunscrição eleitoral é o grande distrito do estado (deputados) ou do município (vereadores).

Nesses grandes distritos os candidatos mais votados do pleito são os eleitos, independentemente de que partido provenham. Em Pernambuco, por exemplo, as 25 cadeiras de deputado federal e as 49 de deputado estadual seriam preenchidas, ordenadamente, pelos candidatos que tivessem mais votos. 

Registre-se que no modelo do distritão, focado no indivíduo-candidato, não há votos de legenda nem quociente eleitoral, portanto, as coligações proporcionais desaparecem, não fazem sentido.

Este blogueiro com o professor Maurício Romão
Pelo que se desenha na nova configuração de forças da recém-instalada legislatura federal, o modelo majoritário-distritão vai ser protagônico nos debates sobre sistemas eleitorais, pois tem o apoio de alguns partidos, liderados pelo PMDB, e conta com a simpatia de boa parte da grande mídia e de importantes analistas políticos.

Se tal mecanismo já tivesse sido aplicado em Pernambuco, no pleito de 2014, haveria apenas uma mudança na lista de deputados federais eleitos: Mozart Sales (PT), que teve 73.967 votos, entraria no lugar de Caio Maniçoba (PHS), que foi sufragado por 28.585 eleitores. As demais 24 vagas foram ocupadas pelos mais votados da eleição, havendo assim, para estas vagas, convergência entre os modelos proporcional e majoritário.

Já no que diz respeito ao pleito de deputados estaduais as mudanças teriam sido ponderáveis, como se pode deduzir da tabela que acompanha o texto.

A parte hachuriada de laranja na tabela distingue os partidos que individualmente ultrapassaram o quociente eleitoral no modelo atual (93.930 votos válidos). Já a parte cinza-claro desfila os partidos que não atingiram o referido quociente, mas elegeram representantes no Parlamento.

As terceira e quarta colunas mostram o número de eleitos pelos dois sistemas. A última coluna apenas retrata o saldo entre eles. 

Note-se que, de maneira geral, com uma exceção ali e outra acolá, os partidos mais fortes e estruturados no distrito, com destaque para o PSB, ou mantém ou aumentam sua representação quando se comparam seus desempenhos na nova modalidade vis-à-vis à atual.

Esta, aliás, é uma das principais características dos sistemas majoritário-distritais: os partidos fortes tendem a concentrar a maior parte dos votos e dos eleitos, em detrimento da representação das pequenas agremiações, diminuindo, assim, o pluralismo do Legislativo.

----------------------------------------------------------

Maurício Costa Romão, Ph.D. em economia, é consultor da Cenário Inteligência e do Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau. http://mauricioromao.blog.br. mauricio-romao@uol.com.br

Casas Bahia é condenada na justiça por atrasar entrega a cliente em Garanhuns

O Juizado Especial Cível de Garanhuns condenou a Casas Bahia a pagar R$ 300,00 (trezentos reais) por dia de atraso na entrega de móveis para o quarto de um bebê.

A loja Casas Bahia de Garanhuns vendeu móveis para uma gestante com a promessa de entregar em 10 dias e montagem com cinco dias. 

A Reclamante tentou contato com a loja e foi informada que a entrega foi adiada, sem prévia comunicação e anuência da reclamante. Com o choque da notícia, a gestante passou mal e foi parar no hospital. Vale lembrar que a reclamante está grávida de sua primeira filha e com uma gestação de risco.

O JEC de Garanhuns condenou a Casas Bahia a entrega e montagem forçada em 48 horas, O que também não foi cumprido.

O processo pedindo a reparação por danos morais continua em trâmite. A reclamante passa bem e a criança tem parto previsto para esta semana.

A Casas Bahia de Garanhuns não quis se pronunciar.

PAULO CAMELO: Izaías com suas pérolas



Falar inglês não é uma obrigação de quaisquer um dos brasileiros. Nem tão pouco os holandeses, deixaram essa marca.

Por outro lado o período de Carnaval, é o momento propício para protestos pacíficos expressos nas fantasias. Como também, no caso específico do Prefeito do Garanhuns, Izaías Régis, é o momento para dizer suas “Pérolas”. No Carnaval de 2013 foi assim, repetindo em 2015. 

Por ocasião do Festival de Jazz, versão 2015, o prefeito Izaías Régis, achou por bem homenagear um único artista, esse internacional, Billy Cobham (EUA). Na ocasião que esteve no Palco, o Prefeito se saiu com essa Pérola: “EU NÃO SEI FALAR INGLÊS PORRA NENHUMA”. Paradoxalmente, o músico Billy Cobham, agradeceu dizendo em português: “OBRIGADO”. Cadê a assessoria do prefeito Izaías Régis, pois agora ele não é herói, afinal não sabe falar inglês, apesar das suas viagens para os EUA. 

Essa “Pérola”, eleva mais uma vez à superfície a constatação de que o prefeito Izaías Régis, é movido pela emoção, colocando de lado a razão.

Deste modo, nós garanhuenses temos que pensar numa Garanhuns administrada por um Prefeito movido a razão.

Paulo Camelo é engenheiro e presidente do PSOL Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.