quinta-feira, 5 de março de 2015

GARANHUNS: Gerlane deixa Secretaria de turismo

O Governo Municipal de Garanhuns informa, oficialmente, mais uma mudança em seu secretariado. Gerlane Alves de Albuquerque Melo deixou a pasta de Turismo. A servidora foi cedida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), desde o ano de 2013, quando o prefeito Izaías Régis tomou posse, para comandar o turismo do município. 

Agora, ela volta para o Sebrae.

O texto acima é da Secretaria de Comunicação do município, que não deixa claro os motivos da saída, se foi decisão pessoal, convocação do SEBRAE, ou decisão da administração, pelo prefeito Izaías Régis.

A verdade é que pega muita gente de surpresa, pois não se falava agora em novas saídas.

Gerlane foi uma das responsáveis pelos bem sucedidos Natal dos Sonhos e Garanhuns Jazz Festival.

UNIMED AGRESTE MERIDIONAL realiza curso para gestantes em Garanhuns

Curso para gestantes - Imagem de Arquivo


A Unimed Agreste Meridional realiza a cada dois meses um curso para gestantes, onde aborda cuidados no pré-natal, tipos de parto, diabetes gestacional, sexualidade, rotinas hospitalares, cuidados com o bebê, aleitamento materno e outros assuntos que possam proporcionar uma gestação mais tranquila e feliz para mamães e bebês.

O próximo encontro acontece nos dias 10 e 11 de março.

As palestras são realizadas por pediatras, endocrinologistas, nutricionistas e enfermeiros, no auditório da própria Unimed Agreste Meridional, durante duas tardes.

Para saber mais, procure a recepção da Unimed e incentive que as gestantes participem destes momentos especiais.

Serviço:
Data 10 e 11/03/2015
Horário : 14 às 18 horas
Público alvo: Gestantes acima de 16 semanas
Local : Auditório da Unimed Agreste Meridional
Palestrantes: obstetras, pediatras, endocrinologista, nutricionista e enfermeira
Assuntos abordados: cuidados no pré-natal, tipos de parto, diabetes gestacional, sexualidade na gestação, rotinas hospitalares, cuidados com o bebê, aleitamento materno e outros.
Inscrições : 37621160 ou na recepção da sede
Vagas limitadas

Prefeitura de São Bento do Una concede reajuste salarial de 13% aos professores, e paga retroativo!



Os professores da rede municipal de ensino de São Bento do Una receberão ainda neste mês de março o novo piso salarial. A Prefeitura de São Bento do Una, através da lei municipal em conformidade com o que estabelece a Legislação Federal, fixou em R$ 1.917,78 (um mil novecentos e dezessete reais e setenta e oito centavos) o novo Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público Municipal. 

O novo piso está previsto para as carreiras do magistério público municipal com jornada de 40 (quarenta) horas semanais, bem como os inativos. Já os vencimentos referentes às demais jornadas de trabalho serão proporcionais ao novo vencimento. 

Segundo a assessoria de comunicação do município, este reajuste representa um percentual de 13,1% sobre o piso anterior. 

Vale ressaltar que os vencimentos com o reajuste do Piso Nacional serão retroativos a 1º de janeiro de 2015.

FUTSAL: Tigre trará competições para Garanhuns

Torcida acostumou a ver o Tigre em torceios importantes e conquistando títulos

O Presidente do TIGRE Futsal, Joaquim Neto, esteve concedendo entrevista ao radialista Marcos Cardoso, na Marano FM, sobre as competições que a equipe participará em 2015. Infelizmente repercutiu negativamente a notícia de que a agremiação penta campeã pernambucana não estará na Taça Brasil e que foi punida nacionalmente, estando fora das competições por dois anos.

Para compensar, Joaquim relacionou importantes torneios para mobilizar a torcida da fera garanhuense. Além da Copa Pernambuco e o Campeonato Pernambucano, o Tigre vai trazer para Garanhuns um torneio que convidará equipes campeãs do Estado e de Estados vizinhos, como por exemplo: Santa Cruz, Sport, Náutico, Central, CRB-AL e Botafogo-PB.

Vamos torcer que mais uma vez, a equipe de Garanhuns mostre a força e a garra do time e da torcida.

Prefeitura de Garanhuns decreta Estado de Emergência devido a estiagem



Considerando que as precipitações pluviométricas apenas amenizaram os efeitos da seca na área rural de Garanhuns, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento decretaram, nesta quarta-feira (04), situação de emergência por estiagem. A oficialização do decreto está disponível no Diário Oficial dos Municípios de hoje.

Entre as principais justificativas apontadas pelos técnicos da área estão a queda intensificada das reservas hídricas de superfície; os impactos ocasionados decorrentes das perdas significativas na agropecuária no município; a necessidade de auxílio dos programas de combate à estiagem, promovidos pelo Governo de Pernambuco juntamente aos órgãos federais e a necessidade da continuidade de abastecimento de água potável à população afetada.

De acordo com coordenador da Defesa Civil, Thiago Amorim, “o Governo de Pernambuco já prorrogou o decreto de estiagem (Decreto n. 41.473), por mais 180 dias, para 70 municípios no estado, inclusive Garanhuns, no dia 06 de fevereiro. Para esse decreto ter validade é preciso que o Governo Federal e os municípios afetados também reconheçam a situação de emergência”.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges Filho, ressalta a necessidade do decreto. “Pode parecer estranho para algumas pessoas o decreto em virtude das chuvas dos últimos dias, mas essas chuvas não foram suficientes para encher os barreiros e nem recuperar as pastagens em vários sítios do município”, esclarece o titular da pasta.

SECOM GARANHUNS

Guilherme Uchoa assume o Governo de Pernambuco até domingo‏



O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, assumiu, nesta quarta-feira (4), o Governo do Estado. O deputado fica no cargo até o próximo domingo (8), quando o governador Paulo Câmara retornará de uma viagem ao México. O chefe do Executivo estadual foi receber mais um prêmio internacional do Programa Mãe Coruja Pernambucana, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). O vice-governador Raul Henry também encontra-se fora do Brasil, em um seminário sobre Educação, nos Estados Unidos. 

Uchoa assinou o Temo de Transmissão de Cargo no Palácio do Campo das Princesas. O governador em exercício ressaltou que dará continuidade aos projetos de Paulo Câmara durante o período em que estiver à frente do Estado. "Vou continuar executando o mesmo trabalho de um governo sólido e transparente, que teve Eduardo Campos à frente, e, agora, o governador Paulo Câmara. Não tive orientações (para assumir). Vou continuar fazendo o mesmo que fiz de outras vezes que assumi interinamente o governo", pontuou Guilherme Uchoa, que assumiu o posto pela quinta vez.

No primeiro dia à frente do Executivo estadual, o governador em exercício encaminhou à Assembleia Legislativa a mensagem 18/2015 com Projeto de Lei Complementar, que dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares de Pernambuco. Com a nova redação, o chefe da Casa Militar também poderá conceder licença especial ao policial militar em efetivo exercício. Antes, apenas o comandante-geral da Corporação estava autorizado a realizar o procedimento administrativo.

Guilherme Uchoa também assinou o Decreto 41.518, que declara de utilidade pública uma área de terra situada no município do Cabo de Santo Agostinho. No local, será implantado trecho de uma subadutora que integra o Sistema Pirapama, responsável pela ampliação do abastecimento de água na Região Metropolitana. Amanhã (5), o governador em exercício promoverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Igarassu, às 16h, para tratar dos problemas do Grande Recife.

SESC comemora Dia da Mulher com Feira de Saúde




O evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher será uma grande Feira de Saúde com diversos parceiros envolvidos, o evento será no dia 06/03/15 (sexta-feira) das 8h às 12h30. 

O evento visa valorizar a mulher na sociedade propiciando um momento único de descontração e socialização. Todos os serviços são gratuitos e todos que se fizerem presente no dia poderão participar.

Parceiros:
  • LAGAM (Laboratório de Análises Clínicas de Garanhuns)
  • FORMULAR (Farmácia de Manipulação)
  • 71º BI Mtz
  • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  • SENAC
  • HEMOPE
  • ÓTICAS DINIZ
  • NEMAWASHI COSMETICOS
  • SECRETARIA DA MULHER
Serviços:

  • CLASSIFICAÇÃO SANGUÍNEA
  • HIGIENIZAÇÃO FACIAL
  • AFERIÇÃO DE PRESSÃO
  • TESTE DE GLICEMIA
  • TESTE DE ACUIDADE VISUAL
  • ORIENTAÇÕES SOBRE DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA
  • MANUTENÇÃO DE PLAQUETAS DE ÓCULOS
  • AULAS DE FUNCIONAL
  • GINÁSTICA LABORAL
  • AVALIAÇÃO FÍSICA E MUITO MAIS

Encontro promove Educação Previdenciária em Garanhuns




O INSS - Instituto Nacional de Seguridade Social - através da equipe do PEP - Programa de Educação Previdenciária - da Gerência Executiva de Garanhuns, promoveu a palestra "Educação Previdenciária e a Construção da Cidadania", na terça-feira (03/03), no auditório do Ministério Público de Pernambuco, onde reuniu representantes de diversas entidades que de alguma forma trabalham com o público-perfil da Previdência Social.

Os objetivos principais foram repassar informações importantes sobre os serviços oferecidos pelas agências da Previdência e buscar parcerias para que este trabalho de informação possa chegar ao máximo de pessoas.

A palestra foi apresentada pelo técnico Wilson Araújo, que mostrou de forma organizada, os serviços e a amplitude da Previdência na vida do brasileiro, além do grande impacto sócio-econômico nos diversos municípios brasileiros, principalmente os menores, onde em muitos casos os recursos recebidos pelos segurados é maior que o próprio Fundo de Participação dos Municípios, repasse do Governo Federal às prefeituras.

Estavam presentes também outros representantes do PEP, a exemplo das servidoras Analice Alencar, Luciana Miranda e Álida Monteiro, sob a coordenação do Gerente Regional, Francisco Granja Alencar.

Ao término do encontro foi aberto um momento para definições de ações e parcerias para que as instituições possam levar mais informações para a população sobre a ampliação da cobertura previdenciária por meio de inclusão e permanência dos trabalhadores no regime de previdência.

Dentre as instituições presentes, pudemos anotar diversos CRAS e CREAS, inclusive representantes estaduais, Conselho do Idoso, Hospital Dom Moura, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre outros. 

Promotores de Justiça, como Dr. Domingos Sávio, anfitriões do evento, também estiveram participando do encontro.

A palestra pode ser solicitada diretamente ao PEP, em Garanhuns, pelas instituições interessadas, e sem custos. Há o interesse da instituição em ampliar o alcance das informações, e por isto, busca entidades parceiras para novos eventos.

ELEIÇÕES 2016: Partidos começam movimentação em Garanhuns



Estiveram reunidos na última sexta-feira (27.02), na sala das comissões da Câmara Municipal de Garanhuns, a nova diretoria do PTdoB de Garanhuns, sob a coordenação do Major Lucena e do Advogado Tony Neto. 

A diretoria deu início a montagem de um grupo de trabalho para as eleições 2016, ficando confirmados como pré-candidatos a vereador os filiados: Cristóvão da Cohab II (Líder Comunitário); Tonho Sem Teto (Dirigente do Movimento dos Sem Teto); Geovane Cardoso (Oficial de Justiça). Dos ex-candidatos Profº Márcio (Pres. da Assoc. Moradores do Sítio Jardim); César Brasil (Diretor de Esportes da Prefeitura); e o próprio Major Lucena. Além da confirmação por parte de Tony Neto que o próprio, ou o ex-vereador Cid Ferreira, seu irmão, que já foi vereador, será candidato no pleito de 2016.

Outros que não puderam estar presentes foram a ex-vereadora Sônia Moreno, por questões de doença na família, além dos ex-vereadores Eraldo Caxiado e Mário Faustino, o ex-candidato Bozó e a cantora Izabel Chalegra, por compromissos assumidos anteriormente para a mesma data.

Também foi justificada a ausência de Bruno Cesar, presidente do PSL de Garanhuns, que se engaja neste projeto político para 2016, para fins de pré-coligação.

Acompanharam o evento colaborando com sugestões os ex-vereadores Mauro Acioly, Geovane com Amor e Junior Negrão, bem como os ex-candidatos Piquê, Bob e Tenente Washington. Além do apoio logístico do Gaguinho.

As informações são da própria comissão do PTdoB em Garanhuns, tendo à frente o ex-vereador Geraldo Lucena.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.