terça-feira, 10 de março de 2015

Vídeo Belíssimo de Garanhuns mostra a essência da cidade



Vamos relembrar aqui um vídeo sobre nossa cidade produzido pelos Supermercados Bonanza. Enviem o link para amigos e parentes. 

Somos de Garanhuns, nascido e criado, maloqueiro de vila. Somos da Terra do ex-Presidente Lula, do Dominguinhos, do Toinho Alves (que ainda não teve a homenagem que merece!), do Luís Jardim, da Luzinete, Dos Joões e das Marias simples e humildes que fazem esta cidade sorrir e trabalhar. 

Uma cidade de todos que decide voltar às suas tradições populares.

Somos da arte de Veríssimo, Marcos Siqueira, Wagner Porto, Serginho,. Somos das letras da Academia e dos jornais que a muito custo contam nossa história cotidiana. 

Somos de Mané Xéu e da periferia alijada dos projetos culturais. Somos do palco do Alexandre e Paulão. Das cortinas de Julierme e Sandra. Das notas musicais do multiartista Janduy e dos arranjos do Roberto Lima. Dos traços e riscos de Suely e Espedito. 

Somos das máquinas fotográficas que se tornaram estúdios conceituados e premiados. Somos das universidades e cursos superiores que estão transformando nossa gente e nosso futuro. Somos dos cursos técnicos que trabalham a mão de obra. 

Somos negros do Castainho e ainda comemos beiju tomando chocolate quente. Somos prova de uma Garanhuns latente dos bravos negros de outrora. Uma prova de uma cidade que dá certo. Como dizia a música do Lula, -"É só você querer, que amanhã assim será, bote fé..."

João Capão cantando é uma prova viva que nessa terra não podemos subestimar nossos artistas. Viva D. João Capão I, o Rei de Garanhuns. Nós, súditos de Vossa Majestade, precisamos do seu exemplo de perseverança e humildade.

Esse vídeo vem mostrar pra gente que temos que crer nesta terra. Precisamos entender e separar o que é política e o que é essência, o que é Garanhuns, pois esta deve ser preservada. Sempre! 

Agora assistam ao vídeo e se apaixonem por Garanhuns. Ou se for o caso, re-apaixonem-se.

Divulguem o link. Na barra de endereços do blog dê um ctrl C. Abra um e-mail e dê o ctrl V. Mandem pro povo que gosta de Garanhuns, de verdade. 

Assim vocês divulgam o video e este blog.



publicado originalmente em 27/12/2009.


Estudantes do CSJD participam da inauguração do Planetário em Garanhuns





Estudantes de escolas do município deixaram mais bonita a manhã desta terça-feira, 10 de março, aniversário de Garanhuns, que ganhou de presente o Planetário Mauro Lima, em uma justa homenagem a esta figura que tanto trabalhou por nossa cidade. 

Alunos do Colégio Santa Joana D´Arc participaram da inauguração e se encantaram com o espaço (literalmente) de tecnologia e educação. Várias áreas do conhecimento serão trabalhados no planetário, que tem equipamento de ponta para o ensino, e pela curiosidade e encanto da juventude, será de grande importância no despertar científico e futuro profissional.

A direção do Colégio Santa Joana D'Arc, através da Professora Maria Almeida, que fez questão de estar pessoalmente na inauguração, aproveita para parabenizar a iniciativa do prefeito Izaias Régis, pela visão empreendedora e educacional.

Para mais informações: http://colegiosantajoanadarc.blogspot.com.br/

Prefeitura dá resposta rápida ao blog e limpa restos de fogo na Praça Jardim




Colocamos ontem aqui no blog o estado de desprezo que passa a Praça Jardim, principalmente do lado que dá para Ferreira Costa, embora os dois lados que circundam a Casas Bahia estejam precisando da mesma reforma que embelezou outras praças de Garanhuns.

A Praça Jardim estava tão esquecida que os restos de uma barraca de sapateiros, que foi queimada por vândalos há mais de um mês, continuavam lá, sem que houvesse a ação do Poder Público pela retirada. Talvez faltasse alguém observar e alertar. Foi o que fizemos.

Menos de 24 horas depois, a prefeitura já fez a limpeza e colocou os restos de madeira, carvão, sapatos, e tudo mais, em sacos, para serem recolhidos pelo caminhão da LOCAR.

A Praça, como pode se ver nas fotos, precisa de cuidados, não dá pra deixar desta forma. Barracas de zinco chumbadas no chão, e outras de madeira, que estão para cair. Quanto à parede do prédio, cabe à manutenção da Casas Bahia, que aliás tem sido uma das empresas mais reclamadas pelos clientes em Garanhuns, por vários motivos, prazos de entrega, problema nos produtos, mas isto fica para outra postagem. De certo, esperava-se mais deste grande investimento na cidade, ate pelo importante prédio histórico e cultural que ela ocupou em Garanhuns.

Agradecemos a atenção da prefeitura aos apelos da população, através deste blog. 

AMAZAN se apresenta na Budega de Zé, em Garanhuns


RECIFE: Centrais Sindicais e Movimentos Sociais vão às ruas dia 13 de março em defesa da Petrobrás, dos Direitos e da Reforma Política



As Centrais Sindicais (CUT, CTB, CSB, UGT, Força Sindical e Nova Central), e os Movimentos Sociais preparam para o dia 13 de março um grande ato unificado em defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia, da Petrobrás, e da Reforma Política. Em Pernambuco o ato será em frente ao Parque 13 de maio (ao lado da Câmara dos Vereadores do Recife), em Santo Amaro, Recife, a partir das 7h. Em seguida, haverá caminhada pelas ruas do centro da capital, com encerramento na Avenida Dantas Barreto. 

O fim das Medidas Provisórias (MP´s) 664 e 665, que alteram direitos da classe trabalhadora, é uma das questões centrais. Os movimentos do Brasil estão em alerta desde que foram editadas pelo governo federal, em 30 de dezembro de 2014.

Outra das bandeiras é a defesa da Petrobras, empresa que corresponde a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. A terceira bandeira é pelo Plebiscito sobre a Constituinte Exclusiva e Soberana para reforma do sistema político.

HISTÓRIA: Pernambuco institui Comissão Organizadora do Bicentenário da Revolução de 1817

Benção da Bandeira, de José Cláudio, ilustra a Revolução de 1817 em Pernambuco


Pernambuco começa a contagem regressiva para o bicentenário da Data Magna, como ficou conhecido o dia 6 de março de 1817, quando foi deflagrado o movimento republicano de emancipação da então província em relação ao domínio português. Nesta terça-feira (10), no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara instituiu uma comissão responsável pela organização das comemorações em 2017.

A Comissão Organizadora do Bicentenário da Revolução de 1817 está formada por representantes das secretarias estaduais da Casa Civil (responsável pela coordenação do grupo), Cultura e Educação; Prefeitura do Recife; Assembleia Legislativa; Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP); Academia Pernambucana de Letras (APL); Ministério da Cultura (Minc) e Comitê Pernambuco 2017. Cada órgão indicará dois membros.

No evento desta terça, estiveram presentes pessoas ligadas a essas instituições, aos três poderes, além de historiadores. O decreto de instalação da comissão, com os nomes dos integrantes, será publicado na edição de quarta-feira (11) do Diário Oficial do Estado.

INSTITUTO HISTÓRICO tem programação no aniversário de Garanhuns



Imperdível. Exposição de mobília de Celso Galvão, além de poesia sobre os muchileiros, a Conferência com Igor Cardoso e o lançamento do livro de Cláudio Gonçalves de Lima!!

No Casarão de Souto Filho, sede do nosso Instituto Garanhuns Ihgg.

Agendem-se, HOJE, dia 10 de março, às 19h.


ADRIANO OLIVEIRA: Quais as consequências da abertura da lista da Operação Lava Jato para o governo Dilma?

FATOS E CENÁRIOS, por Adriano Oliveira

A análise do fato requer processo de desideologização quando o analisamos. O analista que deseja criar estratégias ou construir cenários não pode exagerar nem amenizar na análise dos fatos que integram a análise da conjuntura. Pois se assim ocorrer, os cenários construídos a partir da análise, assim como as estratégias, serão equivocados.

Quais as consequências da abertura da lista da Operação Lava Jato para o governo Dilma? A baixa popularidade de Dilma possibilitará o impedimento do seu governo? É possível Dilma recuperar popularidade? Estas são indagações que estão presentes nos atentos observadores da complexa dinâmica da política brasileira. Procurarei, a seguir, argumentar em torno das indagações apresentadas.

1. A lista da Operação Lava Jato não compromete fortemente o PT. E nem o PSDB. O Partido Progressista (PP) é o mais comprometido. Portanto, eleitores podem interpretar este dado, o qual corresponde à realidade, de dois modos: 1) O PT não é o único partido corrupto; 2) Todos os partidos são corruptos. Ambas as interpretações são complementares. As interpretações são plausíveis à luz do eleitor –Cenário.

2. Se as interpretações apresentadas correspondem aos sentimentos majoritários dos eleitores, observo que o Congresso Nacional está enfraquecido perante a opinião pública – Cenário. Portanto, Dilma encontrará condições propícias para lidar com o Parlamento – Cenário. Soma-se a isto, o fato de que Eduardo Cunha e Renan Calheiros, ambos dirigentes das casas legislativas, estão presentes na lista da Operação Lava Jato. A radicalização contra o governo por parte de Cunha e Renan não é, na minha ótica,estratégia dominante, pois ela pode conduzir todos – oposição e situação – a um impasse que possibilitará mais desgaste para o Congresso e para a presidente Dilma. Portanto, em algum instante, Cunha e Renan cooperarão com o governo – Cenário.

3. As atas do Copom são unânimes em afirmar que 2016 será o ano da recuperação econômica –Cenário. Além delas, variadas consultorias também fazem a mesma afirmação. Mas a realidade econômica de 2016 depende do ajuste fiscal que o governo pretende realizar por completo em 2015. Neste sentido, segundo reportagem do Valor Econômico, 87 bilhões de Reais, do total de 111 bilhões pretendidos pelo ajuste fiscal, podem ser economizado sem o aval do Congresso Nacional. Portanto, conclui-se que parte da recuperação econômica do país depende fortemente das ações de Dilma Rousseff.

4. A oposição não encontrou um discurso programático para fazer oposição a presidente Dilma. Eles frisam, em particular o senador Aécio Neves, que a gestão da atual presidente tem colocado em risco as conquistas sociais e econômicas do Brasil. Ao comparar as avaliações dos três presidentes da República de 1994 até hoje, observo que a era Lula obteve o maior porcentual de aprovação popular. Portanto, parte majoritária dos eleitores reconhece que as conquistas que estão ameaçadas advêm das eras Lula e não da era FHC. Deste modo, a ausência de discurso programático da oposição favorece, em longo prazo, o aumento da popularidade de Dilma Rousseff caso ela consiga, junto com Joaquim Levy, resgatar, em parte, os indicadores socioeconômicos observados na última era Lula – Cenário. 

5. Entretanto, não desprezo a possibilidade de intensas e volumosas manifestações contra Dilma Rousseff neste primeiro semestre. Caso elas ocorram, certamente, conquistarão atenção da mídia. Com isto, o Congresso Nacional, junto com uma oposição fortalecida, pode optar por conduzir o impedimento da presidente Dilma – Cenário. Contudo, tenho outra hipótese: as manifestações que ocorrerão serão intensas e volumosas em São Paulo, com forte participação das classes A e B. Caso isto ocorra, elas não serão suficientes, junto com outros fatores, para possibilitar o impedimento de Dilma – Cenário.

Adriano Oliveira, Doutor em Ciência Política. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sócio-cotista da Cenário Inteligência. Autor de vários artigos e livros sobre o comportamento do eleitor brasileiro.

UPAE Garanhuns apresenta números de atendimentos em 2014‏‏‏‏




A UPAE Profº Antônio Simão dos Santos Figueira, em Garanhuns, acaba de divulgar os números referentes aos atendimentos no ano de 2014, e são impressionantes, mostrando o avanço da saúde regional, com a oferta de serviços médicos à população, muitos deles inéditos e com equipamentos de primeiro mundo.

Atualmente a UPAE Garanhuns conta com 21 especialidades, em muitos casos há mais de um médico por especialidade. Há também atendimento não-médico com enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros. 

A UPAE Garanhuns dispõe de 24 leitos de enfermaria, 19 consultórios ambulatoriais, 19 salas para exames e um Bloco Cirúrgico com quatro salas, e um setor de recuperação com outros quatro leitos. 

A UPAE Garanhuns realiza também, além das consultas, exames e cirurgias, e nestes casos os números também são expressivos. Vale ressaltar que o atendimento é regulado, ou seja, marcado pela Secretaria de Saúde do município do paciente, de forma eletrônica, agendado a consulta com data e hora marcadas. 

Confira os números apresentados: 

Consultas:
Foram realizadas 71.889 consultas em 2014, uma média mensal de praticamente seis mil consultas, com destaque para o mês de julho, quando foram feitas 7.228 atendimentos. 

Consultas com especialistas não-médicos:
Com alguns serviços sendo oferecidos a partir do meio do ano, ainda assim os números da UPAE Garanhuns se sobressaem: Foram 11.672 atendimentos. 

Cirurgias:
Foram 5.388 cirurgias realizadas em pacientes que vieram dos 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde. Importante por vários motivos, eram pessoas que precisavam de procedimentos cirúrgicos dos mais diversos, e que não tinham com a agilidade e resolutividade na região, totalmente gratuito, contando também com as consultas e exames até a cirurgia. 

Exames:
A UPAE tem laboratórios e equipamentos modernos que possibilitam que os pacientes façam seus exames solicitados pelos médicos da unidade, com a rapidez e precisão necessárias. Foram 150.180 exames, uma média de 12.515 mensais, tendo o pico em julho com 15.589.

Paulo Câmara anuncia a criação do FEM Mulher‏ e disponibiliza verba para municípios



O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (9), a criação do Fundo Estadual de Apoio às Políticas Públicas Municipais para as Mulheres, o FEM Mulher. Com acesso aos recursos garantidos pelo Estado, as prefeituras pernambucanas poderão priorizar ações de fortalecimento sociopolítico e econômico das mulheres, além de dar capilaridade às políticas públicas de gênero. O anúncio foi feito durante um evento organizado pelo Governo de Pernambuco em comemoração ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, realizado nos jardins do Palácio do Campo das Princesas.

Cada cidade receberá um valor equivalente a 5% dos recursos totais da cota-parte do seu Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para tal, é preciso que as prefeituras tenham, formalmente, em sua estrutura, uma instância voltada à área (diretoria, gerência, secretaria).

Paulo Câmara reforçou seu o compromisso na redução das desigualdades. “As mulheres precisam disso; de um Estado cada vez mais atento e focado, que busque reduzir qualquer tipo de discriminação e desigualdade”, destacou o governador, ao justificar a importância de destinar recursos do FEM para as políticas de gênero.

Os planos de trabalho das prefeituras - a serem validados pelas secretarias estaduais da Mulher e de Planejamento - devem abranger a implantação de centros de referência especializados para mulheres em situação de violência; aquisição de material para estruturar políticas públicas; a realização de campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher; ações de formação sociopolítica, estudos e pesquisas de gênero; além de apoio ao empreendedorismo, entre outras coisas. 

DELEGACIAS DA MULHER: Ainda durante o ato, o chefe do Executivo estadual defendeu a criação de novas delegacias especializadas e a parceria com o poder Judiciário na repressão à violência contra a mulher. Nesta terça-feira (10), Paulo Câmara sanciona uma lei que cria duas varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em Caruaru e Petrolina. O ato será às 15h30, no Palácio do Campo das Princesas.

“Tivemos uma integração importante com o Judiciário e estamos avançando cada vez mais na criação de novas delegacias e de novas varas para dar mais celeridade ao processo. Com isso, vamos combater cada vez mais a impunidade dos crimes contra as mulheres", pontuou Paulo Câmara.


Garanhuns antes de 1811 - Por Igor Cardoso

Feira de Garanhuns em 1890

Caro Ronaldo, saudações! Excelente matéria sobre a história de Garanhuns!!! 

Trago mais informações. com uma correção: Não procede a informação de que Garanhuns já nasceu independente. Até 1636, o território onde hoje está o Município, até então apenas habitado por índios e quilombolas palmarinos, pertencia ao Município de Olinda. Em 1636, essas terras passaram à jurisdição do recém-criado Município de Penedo. 

Pouco tempo depois, foram ocupadas pelos Aranha Pacheco (Fazenda do Garcia), destruídas pelos quilombolas em 1670 e reconstruídas pela família de Simoa (Tapera do Garcia), em cujas terras foram organizados o Julgado e a Freguesia. 

Até 1811, portanto, o Julgado e a Freguesia de Garanhuns pertenciam ao Município de Penedo, valendo lembrar que Alagoas só se tornou independente de Pernambuco após a Revolução de 1817 (uma punição de D. João VI a Pernambuco por ter feito a Revolução).
.
Igor Cardoso é membro do Instituto Histórico de Geográfico de Garanhuns

AGORA COMIGO: A independência que nos referíamos no texto que originou esta explicação de Igor, trata-se da suposta emancipação, que na verdade foi apenas a elevação de Vila à Cidade, em 1879. Como Igor muito bem escreve, em 1811 Garanhuns conquistou sua independência com a Carta Régia, encontrada na Torre do Tombo, em Portugal. De 1811 a 1879, nosso município já vivia constitucionalmente o gozo de um ente federativo, com as autoridades constituídas.

Portanto, o nosso nascimento acontece em 1811, com a criação da Vila, como aliás, comemoram os mais antigos municípios brasileiros. 

Nesta terça-feira, 10/03/2015, Garanhuns comemora seus 204 anos de criação.

Publicado originalmente em 09/03/2014

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.