terça-feira, 17 de março de 2015

Hospital Regional Dom Moura recebe prêmio do Ministério da Saúde, em Brasília‏




O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, estará representado na entrega do Prêmio INOVASUS, em Brasília-DF, no final de abril, quando o Ministério da Saúde reunirá os responsáveis pelos 30 melhores trabalhos apresentados na edição de 2014. O HRDM concorreu com instituições de todo o Brasil.

O trabalho vencedor foi apresentado pelas equipes que compõem a Residência Multiprofissional do Hospital Dom Moura com o tema: "Qualificação do Sistema de Saúde em Garanhuns-PE, através da implantação do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde - PRMIAS". O resultado foi divulgado no início de dezembro, e a premiação acontece agora. Segundo Bruna Souza, Coordenadora da Residência do HRDM, haverá também o lançamento do livro com todos os trabalhos apresentados, patrocinado pelo Ministério da Saúde. Bruna Souza e Kylma Fidelix, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, estarão em Brasília para os dois eventos, que acontecem nos dias 29 e 30 de abril.

O gestor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo, comemora e trata o prêmio como um resultado coletivo: "O Hospital Dom Moura deu um salto no atendimento, nos serviços oferecidos. Com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado, melhoramos nossa infra-estrutura, adquirimos novos equipamentos, e a população percebeu isto e está apoiando este trabalho. Este prêmio da Residência Multiprofissional é referencial da integração dos setores do nosso hospital".

Segundo Bruna Souza, a conquista do prêmio é reflexo do reconhecimento da gestão e dos profissionais do hospital em relação ao Programa de Residência. A inserção deste programa trouxe, para o serviço, o olhar e a prática multi e interdisciplinar, a fim de qualificar a assistência à saúde.

O QUE É?
O Prêmio INOVASUS, é promovido pelo Ministério da Saúde, por intermédio do DEGERTS/SGTES. O objetivo é identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras em gestão do trabalho. Podem participar experiências implementadas nos últimos cinco anos pelos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal e também por consórcios públicos e fundações públicas de saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aumenta índice de infestação de dengue em Garanhuns

 


O segundo ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação Predial por Aedes aegypty (LIRAa), de Garanhuns, foi divulgado nesta terça-feria (17). No bairro Aloísio Pinto, que no primeiro levantamento do ano apresentava um índice de 6,9%, agora caiu para 4,5%. Outras localidades no município registraram uma queda no índice com relação ao anterior. Apesar dessas diminuições, o levantamento, que é feito bimestralmente, registrou no município, um aumento de 2,6% no índice geral de infestação do mosquito da dengue, em consideração ao primeiro ciclo do ano. No primeiro levantamento deste ano, o índice geral do município era de 3,7%. Já neste segundo ciclo, o índice é de 6,6%. 

De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de Controle da Dengue, o motivo para o aumento do índice se deve, sobretudo, às chuvas isoladas, a implantação de racionamento de água e, consequentemente, o armazenamento da mesma, na maioria das vezes, de forma inadequada, o que leva ao surgimento de novos focos. Na comunidade Brasília, o primeiro levantamento do ano informava um índice de 3,5%, neste segundo ciclo, houve um aumento, chegando a 6,2%. No bairro Cohab II, o índice que estava em 2,9%, neste levantamento aumentou para 5,1%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de um índice de 1,0%.

Apesar do histórico de aumento do índice de infestação do mosquito da dengue, durante os meses de janeiro e abril, em todo o Brasil, a coordenação dos agentes de endemias de Garanhuns identificou as localidades em situações mais críticas e já encaminhou os agentes de endemias para aplicar o chamado “bloqueio focal”, que é a intensificação de ações de combate ao mosquito da dengue, em pontos estratégicos para coibir o número de criadouros dos mosquitos.

A coordenadora dos agentes de endemias de Garanhuns, Cilene Espinhara, pede a colaboração da população para o combate do mosquito. “Cerca de 90% dos focos dos mosquitos da dengue estão nos domicílios, por isso falamos que o nosso trabalho é em parceria com a população. É necessário que todos reforcem a atenção para esse perigo, armazenando água de forma adequada, ficando atenta quanto a terrenos baldios e pedimos, também, para que a população facilite a visita dos agentes de endemias em suas casas. Fazendo isso, nós temos a certeza que iremos atingir com sucesso as metas no controle da dengue”, afirma.

SECOM GARANHUNS

RINOCERONTE DROMEDÁRIO será lançado em Garanhuns!



Considerado o maior poeta jovem do estado, ganhador do Prêmio Pernambuco de Literatura, o garanhuense Helder Herik vem a público para convidar toda a sociedade de Garanhuns para prestigiar o lançamento do seu 5º livro de poesia: “Rinoceronte Dromedário”.

O lançamento ocorrerá no dia 21 de março de 2015, no Coluna Café, a partir da 16h, com o apoio cultural do Cursinho Atuação Pré-Vestibular.

Helder surgiu na literatura com o sucesso “As plantas crescem latindo”. Livro elogiado por Affonso Romano de Sant’Anna – um dos melhores poetas do Brasil –; e Xico Sá – um dos melhores cronistas do Brasil. 

De lá para cá, o jovem poeta vem publicando com regularidade e tem se tornado um escritor reputado por todos, levando o nome de Garanhuns às alturas. Contratado pela editora carioca Confraria do Vento, em 2014, Helder é hoje um nome inescapável da cultura de Garanhuns e da poesia brasileira.

 
“Hominho”
Poema de Helder Herik:  

A Baleia Jubarte
pesa mais que um cardume
pesa mais que toda a descendência
de um homem
A Jubarte é imensa
Mais que o sonho de um homem
Mais que a eternidade de um homem
O homem...
Tão pequeno
Mata a Baleia Jubarte.

MPT realiza treinamento no Agreste para implantação de projeto em escolas públicas‏



O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE) realiza na próxima quinta (19) e sexta-feira (20), às 8h, no auditório da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Caruaru, treinamento para a implantação do projeto MPT na Escola. A capacitação será feita pelo coordenador do programa, o procurador-chefe do MPT no Ceará, Antônio de Oliveira Lima.

O MPT na Escola consiste em um conjunto de ações voltadas à promoção de debates, nas escolas de ensino fundamental, de temas relativos ao direito da criança e do adolescente. Objetivando principalmente à redução do trabalho infantil e à proteção ao jovem trabalhador.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Na capacitação participarão 22 municípios: Agrestina, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bonito, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Feira Nova, Garanhuns, Lagoa dos Gatos, Passira, Sairé, Salgadinho, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, São Caitano, São Joaquim do Monte, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.

De acordo com os procuradores do Trabalho, articuladores da ação, Maria Roberta Melo Komuro da Rocha e José Adilson Pereira da Costa, deverão comparecer até três representantes de cada município no evento. 

Nos dias de treinamento também estará presente o procurador Leonardo Mendonça, representante, em Pernambuco, da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). O auditório da Gerência Regional em Caruaru fica localizado na Rua Cônego Júlio Cabral, nº157, no bairro Maurício de Nassau.

Colégio Diocesano anuncia programação do centenário



Um dos mais tradicionais educandários de Pernambuco, o Colégio Diocesano de Garanhuns completa 100 anos em 12 de Outubro de 2015, e para comemorar a data uma programação especial estará sendo divulgada nesta terça-feira (17/03), às 19h30min, nos salões do próprio colégio.

As festividades já vêm sendo organizadas desde o ano passado, mas agora passa a ser oficial, com atividades durante os meses que antecedem a grande festa de outubro, afinal são 100 Anos de Ciência e Fé.

O convite está sendo feito pela Comissão do Centenário, presidida pelo prof. José de Souza Barros, nosso amigo conhecido como profº Souza.

Mais uma vez antecipamos nossos parabéns a todos que fazem o Colégio Diocesano, na pessoa do diretor, Profº Albérico Vilela, e a todos que passaram por aquele templo sagrado de Luz e Saber!

CLUSTER GARANHUNS vai receber INVESTIMENTO BILIONÁRIO EM PARQUES EÓLICOS em Caetés, Paranatama, Venturosa, Pedra, ...



O governador Paulo Câmara visitou, na sexta-feira (13), o parque eólico da Casa dos Ventos, em Marcolândia, no Piauí. O chefe do Executivo pernambucano foi conhecer os detalhes da implantação de um cluster na Chapada do Araripe e de outro no Agreste. As plantas começam a ser construídas até o fim de março e o projeto será totalmente finalizado em dois anos.

A Casa dos Ventos vai investir R$ 6 bilhões em Pernambuco na implantação dos clusters.

Durante a visita em Marcolândia, o governador destacou que a hélice e a torre que integram a turbina são produzidas no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca. Os demais itens necessários para o funcionamento do parque são importados através do porto pernambucano, o que gera emprego e renda para o Estado. 

Para que os parques eólicos fossem viabilizados, o Governo de Pernambuco investiu na infraestrutura do entorno. “Além de investir na capacidade técnica, o Estado também trabalhou para levar água, estradas e no serviço de internet e telefonia fixa”, pontuou Paulo Câmara. 

O projeto do Araripe terá operações em Araripina, Ouricuri e Santa Filomena, com capacidade para atender 2,8 milhões de domicílios e, juntamente com o cluster Garanhuns, vai colocar Pernambuco na lista dos estados que mais geram energia eólica no país. A Casa dos Ventos, empresa responsável pelas plantas pernambucanas, fornece energia para mais de oito milhões de lares no Brasil, além de gerar mais de 70 mil empregos, diretos e indiretos.

CLUSTER GARANHUNS

Pernambuco reúne todas as condições para o funcionamento dos parques. Na Chapada do Araripe, os ventos são constantes e o terreno é plano, o que torna o projeto de fácil execução. Devido à baixa densidade populacional, os impactos socioambientais na região são reduzidos. O cluster Garanhuns será instalado simultaneamente nos municípios de Caetés, Paranatama, Venturosa, Pedra, Pesqueira e Cachoeiras, e vai atender 1, 3 milhão de domicílios.

GARANHUNS: Conselho Regional de Odontologia inaugura delegacia no município

Da esquerda para a direita: Dr. Rinaldo Ramos, Dra Lúcia Parente, Dr. Rogério Zimmermann, Dra Thereze Britto, Dr. Alfredo Gaspar Júnior, Dr. João Batista Neto e Dr. Cleves Freitas.


Através de um Convênio de Cooperação Técnica, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) firmou parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO-PE/REGIONAL GARANHUNS) para a utilização de espaço físico da Associação com fins de estabelecimento da Delegacia do CRO-PE na cidade de Garanhuns, exercendo, assim, suas funções institucionais no município. O Convênio foi publicado no dia 10 de fevereiro de 2015 no Diário Oficial e a inauguração da Delegacia do CRO-PE na cidade de Garanhuns aconteceu na última sexta-feira, 13 de março.

Com a presença do Presidente do Conselho, Rogério Zimmermann, da Conselheira do CRO-PE e Presidente da ABO-PE em Garanhuns, Lúcia Parente, do Secretário Alfredo Gaspar Júnior, do Tesoureiro Rinaldo Ramos, dos Conselheiros João Batista Neto, Cleves Freitas e Thereze Britto, além do Coordenador da Fiscalização, Igor Morais e diversos representantes da Classe Odontológica do estado e da Universidade de Pernambuco, onde a delegacia está estabelecida.

"A inauguração da delegacia de Garanhuns é o resgate de um dos compromissos de campanha que nós tivemos de interiorizar a Odontologia. Ela vai oportunizar não somente aos Cirurgiões-Dentistas de Garanhuns mas de toda a região a facilidade de poder vir resolver aqui as questões relacionadas ao registro profissional e à fiscalização; com isso o Conselho está ficando cada vez mais próximo do profissional", comentou o Presidente do CRO-PE, Rogério Zimmermann.

Para Dra Lúcia Parente, a parceria entre o CRO-PE e a ABO é de extrema importância. "Hoje estamos iniciando uma nova fase na Odontologia de Garanhuns e de toda essa região com a delegacia do Conselho para servir aos Cirurgiões-Dentistas. Para a ABO-PE é uma parceria de extrema importância pois são entidades irmãs e que devem trabalhar sempre juntas."

A delegacia do CRO-PE em Garanhuns fica dentro das dependências da Universidade de Pernambuco. Para maiores informações sobre detalhes do Convênio, o CRO-PE o disponibiliza na sua sede, no Recife. 

Fonte: Assessoria de Comunicação CRO-PE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.