quarta-feira, 18 de março de 2015

Saída de CID GOMES é mais uma derrota de Dilma para o PMDB de Temer, Cunha e Renan



Desde o ano passado Dilma Rousseff vem tentando, em vão, diminuir o peso do PMDB no governo, mas a cada erro estratégico, fica mais nas mãos do partido mais fisiologista do Brasil.

Antes mesmo da Câmara dos Deputados eleger Eduardo Cunha para a presidência, ela já trombava com o anterior, Eduardo Henrique Alves, que acabou não sendo chamado para o ministério. O peemedebista já colocava na conta do PT e de Dilma sua derrota para o governo do Rio Grande do Norte.

Para impedir Eduardo Cunha de presidir a Casa Legislativa, o PT de Dilma lançou Arlindo Chinaglia, em uma candidatura que nasceu no Palácio do Planalto. Derrota feia, e olha que o PSDB votou em Júlio Delgado (PSB). Foi criado um clima de oposição na base aliada e Dilma perdeu o Congresso Nacional.

Veio o Petrolão e o governo gostou de ver Renan e Cunha no listão, mas levou um troco com derrotas sucessivas no Senado e na Câmara. Renan chegou a afirmar que se sentia oposição, pois creditou a influência do PT a sua inclusão no rol da PGR.

E pra completar, o vice Michel Temer sempre foi usado para apagar incêndios no PMDB, cansou, e quer ter mais participação no governo.

E o que a demissão de Cid Gomes tem a ver com isto?

Tá certo que o cearense tem sua parcela de culpa. Administrativamente começou com o desastre do FIES e outras polêmicas no MEC. Mas como um peixe, morreu pela boca. Disse que na Câmara tinha 300 ou 400 achacadores do governo. Precisou se explicar, mas já chegou lá demissionário. Tem a mesma verve do irmão Ciro Gomes, contudo sem respaldo e liderança nacional para declarações contundentes, principalmente no momento complicado que vive o governo.

Politicamente Cid Gomes foi inflado pelo próprio Palácio, por Dilma e pelo PT. Primeiro era para combater a candidatura de Eduardo Campos no PSB, onde os Gomes estavam, e depois para que o PROS, junto com o PSD de Kassab, mais o natimorto PL, que o Ministro das Cidades tentou criar para atrair deputados para a base do governo, diminuindo a força do PMDB e se transformando no grande aliado de Dilma, deu errado. Ambos eram vistos como líderes desta articulação contra o PMDB,

Agora, Dilma vai ter que dar a mão à palmatória, colocar mais o PMDB pra dentro, pois se continuar brigando, a revanche pode ser ainda maior, com o partido levando adiante o impeachment.

Mas isto não vai acontecer. Dilma vai ceder, vai colocar Michel Temer no núcleo duro das decisões, vai aceitar Eduardo Henrique Alves como ministro da Integração Nacional, e as imposições de Renan, que agora, sem ter Sarney no senado, é indispensável para a sustentação do governo petista, que vai ladeira abaixo.

Atividades do Dia do Contador de Histórias em Garanhuns e Caruaru

O dia 20 de março, sexta-feira, é o Dia do Contador de Histórias, e para comemorar nós, Biblioteca Casa da Gente (Garanhuns), Biblioteca Ler é Preciso (Garanhuns) e Biblioteca Álvaro Lins(SESEC Caruaru), realizaremos uma encontro chamado "Chá de Histórias - Encontro de Contadores de Histórias e Mediadores de Leitura" e também uma "Roda de Histórias", com a seguinte programação

Manhã: 08h às 10h - Roda de Histórias com Yalle Feitosa (RIC - Red Internacional de Cuenta Cuentos), Verônica Costa (Encantadores de Histórias), Cinthia Nayara (Encantadores de Histórias), Sheylla Feitosa (Encantadores de Histórias) e muito mais.
Local: Praça Monsenhor Adelmar (em frente ao Colégio Diocesano de Garanhuns)

Tarde: 13 às 18 horas - "Chá de Histórias - Encontro de Contadores de Histórias e Mediadores de Leitura" será um workshop sobre a arte de contar histórias com Yalle Feitosa e um bate-papo sobre mediação de leitura, participação de Sandoval Ferreira, Verônica Costa, Cinthia Nayara, Sheylla Feitosa e Mediadores de leitura da Biblioteca Municiapal de Caruaru. 
local: Biblioteca Álvaro Lins - SESC Caruaru

Turistas vão contracenar com atores globais na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém‏



Durante a temporada de encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, os hóspedes da Pousada da Paixão, que está instalada dentro da cidade-teatro onde é realizado o espetáculo, terão a oportunidade de viver uma experiência única: participar da encenação como personagens da história de Jesus, lado-a-lado com os artistas globais, elenco de atores pernambucanos e figurantes. Este ano, a Paixão, que acontecerá de 28 de março a 4 de abril, tem como atores convidados Igor Rickli, Paloma Bernardi, Humberto Martins e Thaíz Schitt.

Para viver a experiência inusitada de subir aos palcos do maior teatro ao ar livre do mundo, o hóspede precisa apenas adquirir o pacote para o programa chamado de “Turista interativo”, o qual dá direito a dois dias e duas noites, com pensão completa e participação no espetáculo como figurante. Além disso, os participantes recebem uma credencial especial para ter acesso durante o dia aos mesmos ambientes frequentados pelos atores.

No dia da chegada à pousada, os hóspedes assistem ao espetáculo. Na manhã seguinte, eles provam o figurino, recebem instruções sobre o posicionamento e a movimentação nos cenários da cidade-teatro. Na noite do segundo dia, os turistas interativos estreiam como participantes especiais, juntando-se aos atores e figurantes do espetáculo. Ao final da apresentação, os turistas ainda participam, junto com o elenco, de coquetel oferecido pelos patrocinadores.

Ainda há vagas disponíveis para os períodos de 28/03 a 30/03; 30/03 a 01/04 e 01/04 a 03/04. Os pacotes custam a partir de R$ 2.806,00, casal, incluindo pensão completa e traslado do Recife até a Nova Jerusalém. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (81) 3732-1574.

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, realizado no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, conta a história de Jesus Cristo desde o início de sua pregação conhecida como o “Sermão do Monte”, até a sua ascensão aos céus em uma cena grandiosa e muito emocionante. Ao longo da apresentação, os expectadores vão se surpreendendo com os cenários que reproduzem as edificações, arruados, lugarejos e vegetação existentes na Jerusalém dos tempos de Jesus. Chama especial atenção a beleza e imponência do Fórum Romano, no qual o governador Pilatos entra em cena, ao som de trombetas, em uma majestosa biga puxada por cavalos puro sangue Lusitano. Some-se a isso tudo, sofisticados recursos de som e iluminação, além de efeitos especiais, que transformam o espetáculo em uma experiência inesquecível. Não é a toa que as pesquisas de opinião realizadas em cada temporada mostram que cerca de 40% do público retorna para assistir a Paixão pelo menos mais uma vez. 

Mais informações:

MEIO AMBIENTE: Governo de Pernambuco cria a maior Unidade de Conservação estadual do Nordeste



A partir de um decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, no último sábado (14), durante a plenária do Todos por Pernambuco, em Petrolina, o governo criou a maior Unidade de Conservação estadual do Nordeste. Com 110 mil hectares, o Refúgio de Vida Silvestre Tatu-bola compreende uma área nos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. 

As Unidades de Conservação (UCs) são espaços territoriais com características naturais, legalmente instituídos pelo Poder Público com o objetivo de conservar a biodiversidade, os recursos naturais, o clima, o patrimônio genético e as paisagens.

"Essa unidade conservará amostras significativas da caatinga pernambucana e espécies raras e endêmicas como o tatu-bola. Elas reforçam a nossa política de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Queremos criar novas práticas, novas fomas de pensar o futuro do nosso Estado e o seu desenvolvimento dentro de um conceito sustentável, que olhe as regiões e suas peculiaridades. É uma área de preservação que fica como legado para as futuras gerações”, explicou Paulo Câmara, ressaltando que o espaço também será usado para estimular a pesquisa científica e promover a educação ambiental.

Com a criação do Refúgio Tatu-bola, Pernambuco passa a contar com 79 UCs. Desse total, 40 são de proteção integral, onde o uso do ambiente natural é restrito a pesquisas e visitas educacionais e controladas. Outras 39 são de uso sustentável, onde são permitidas atividades socioeconômicas definidas pelo Plano de Manejo.


Projeto Renascendo no Ventre é lançado em Garanhuns



A Igreja Evangélica Jardim das Oliveiras em parceria com a ONG Brazil 4 Life International, estará implantando em Garanhuns, o Projeto Renascendo no Ventre, que tem o objetivo de trabalhar com mulheres de gravidez indesejada combatendo o aborto e na prevenção da gravidez na adolescência.

Nesta quarta-feira (18), às 19:00h ,haverá apresentação deste projeto, com a presença de Iná Sobolewski (Chicago-EUA), presidente da ONG, que tem mais de 20 anos de experiência salvando bebês no ventre.

Se você é a favor da vida, abrace esta causa! 

GARANHUNS: Órgãos de segurança vão aos bairros debater com população

Instituições responsáveis pela segurança comunitária estiveram reunidos na semana passada na Câmara Municipal


Inicia nesta quarta-feira (18), em Garanhuns, uma série de fóruns comunitários que têm o objetivo principal de discutir, junto à população, questões relacionadas à Segurança Pública. Ao todo, 10 localidades receberão a ação itinerante – polos escolhidos por conta de risco social pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), comandado pelo tenente-coronel João Emmanuel Leite. 

Nesta quarta-feira, a comunidade Manoel Chéu é quem recebe a caravana. O encontro começa às 19h30min, em frente à Associação de Moradores, localizada na rua Oscar Francisco.

A ação conjunta é resultado da parceria entre a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Também participarão outros órgãos que integram o Sistema de Segurança e Justiça: Polícia Civil do Estado (PCPE), Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), poder Judiciário e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), bem como representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais.

SECOM GARANHUNS

A morte do blogueiro Humberto Melo



Faleceu nesta terça-feira, Humberto Melo, cunhado de José Luiz Albino, do Terraço. Senhor franzino, simpático, de boa conversa, inteligente, que viu nos blogs um espaço para noticiar e contar histórias, fazendo em texto o que gostava de conversar com os amigos. Politizado, tinha um olhar crítico com o desarranjo governista.

Sempre que nos víamos ele fazia questão de puxar os assuntos dos blogs, apresentando-se como blogueiro. Gostava muito de política, coisas do cotidiano, mas principalmente de nossa cidade, aliás, ele ilustra seu blog com esta frase: "É meu dever noticiar coisas da cidade de Garanhuns."

Era alegre e espontâneo, e deixa uma lacuna na família.

Encerro com uma frase que está também no cabeçalho do seu blog: "O senhor te abençoe e te guarde!" (Nm 6:24)

Amigos de Garanhuns festejam centenário do Diocesano no Galo da Madrugada

Festa do Centenário do Colégio Diocesano tem início no Recife


Neste sábado, dia 21 de março, a partir das 13h, a alegria vai tomar conta da sede do Galo da Madrugada, na 8ª. Edição do Encontro dos Amigos de Garanhuns, que este ano abre as comemorações oficiais do centenário do Colégio Diocesano. 

PROGRAMAÇÃO:
13h – Maracatu Grupo Cultural Brincante Popular do Recife Antigo;
13h40 – Orquestra Mirim do Galo da Madrugada/passistas – Maestro Lima Neto;
14h20 – Lucas Notaro – Voz e Violão (MPB);
15h – Homenagens ao Centenário do Diocesano, Hinos de Garanhuns e dos Colégios acompanhados pela Orquestra Manoel Rabelo;
16h – Show Gustavo Travassos e Orquestra Oficial do Galo da Madrugada e Bloco das Ilusões;
17h20 – Baile com a Orquestra Manoel Rabelo;
19h – Momento “Você faz o Show” (leve seu vilão e suba no palco)

E mais. Tem espaço para exposição e venda dos trabalhos de artistas garanhuenses como Lelan e Sávio Araújo, este último responsável pela escultura gigante do Galo da Madrugada. E para o Colégio Diocesano, um bazar para venda de vários produtos com a marca do centenário do colégio. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.