quinta-feira, 9 de abril de 2015

TODOS POR PERNAMBUCO reúne 1.419 pessoas em Surubim. Nesta sexta é em Garanhuns!




A abertura da rodada do Agreste do Seminário Todos por Pernambuco registrou a presença de 1.419 pessoas no município de Surubim, na Escola Técnica Antônio Arruda de Farias, nesta quinta-feira (9). O número superou o observado nos eventos realizados em março no Sertão, quando o Seminário passou por seis cidades. Nesta sexta-feira (10), o encontro será realizado em Garanhuns e, no sábado (11), em Caruaru.

Em seu discurso, o governador Paulo Câmara destacou a importância de ouvir as pessoas e o seu compromisso em ser gestor público e prestar um serviço público de qualidade para todos.

“Hoje, ao completar cem dias do meu governo, não tenho dúvidas de que estamos no caminho certo. Iniciamos bem. Demos início ao processo de discussão sobre o futuro de Pernambuco. E aqui, nesta cidade onde tive o prazer de morar por dois anos, viemos ratificar o que assumimos ainda na nossa campanha e, por meio de um processo de transparência, queremos escutar as críticas de vocês. O Brasil vive uma crise, mas trabalhando e, escutando vocês, vamos conseguir superar essa fase difícil que passamos hoje”, disse Câmara, que, na ocasião, afirmou que "os compromissos já assumidos seriam cumpridos. “

O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, responsável pela realizalção do Todos por Pernambuco, lembrou que essa é uma etapa de reflexão, de discutir o futuro do Estado, da região. “Todas as sugestões apresentadas pela população, nas discussões, serão analisadas e incorporadas ao plano de governo”, afirmou.

Cabral também destacou que esse será um ano difícil em decorrência da crise econômica e fiscal que vive o País. "A população já sente chegar o desemprego, a alta de preços, mas a pior das crises é a da falta de diálogo. Precisamos valorizar aqueles que constroem pontes, consensos. E é isso que estamos fazendo aqui com o Seminário", frisou.

Oito temas foram disponibilizados para serem discutidos nas salas temáticas: educação e cultura; saúde; cidadania; segurança; infraestrutura; economia, sustentabilidade e inovação; água e desenvolvimento rural. A sala mais procurada foi a de Educação e Cultura, com 240 inscritos.

Depois da abertura do Seminário, o governador Paulo Câmara, acompanhado por secretários estaduais, cumprirá agenda em Santa Cruz do Capibaribe. No município, ele autoriza a restauração da PE-160, entrega a Escola Técnica Estadual e visita o Calçadão de Confecções Miguel Arraes. À tarde, Paulo Câmara retorna a Surubim para a plenária do Todos por Pernambuco, quando a população apresenta suas demandas diretamente ao governador.

ABERTURA DA TEMPORADA DE FORRÓ DE RONALDO CESAR E A TROPICANA


Avanços do Hospital Dom Moura estão sendo reconhecidos‏‏






O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, conquistou espaço nos principais meios de comunicação com os avanços da atual gestão, mostrando a melhora no atendimento à população, além dos investimentos feitos pela Secretaria de Saúde do estado em sua infraestrutura nos últimos anos.

Além do destaque nacional pelo recebimento do Prêmio InovaSus, do Ministério da Saúde, o HRDM foi destaque também no site do Governo do Estado de Pernambuco durante o mês de março, merecendo também curtidas e compartilhamentos no facebook oficial do Governo.

Dentre os investimentos que levaram a este novo estágio, podem-se destacar a inauguração da nova Emergência Adulto, além da implantação da Classificação de Risco. Foram também inaugurados os novos Blocos Cirúrgicos, CME – Central de Material e Esterilização, Almoxarifado, etc.

A Residência Multiprofissional do Hospital Dom Moura tem sido premiada e considerada exemplo para outras instituições.

O Hospital Dom Moura também investiu na acessibilidade, com a construção de calçadas e rampas, disposição de novos bancos, criação de vagas de estacionamentos para pessoas com deficiência de locomoção, entre outros.

Foram também adquiridos novos móveis e climatizada a área administrativa.

O gestor do HRDM, Dr. Luiz Melo, tem detalhado todos os investimentos feitos ao longo dos dois últimos anos, mas afirma que o principal deles foi trabalhar a autoestima dos servidores do hospital, proporcionar capacitações e melhorar o atendimento à população, refletido em pesquisas internas de aprovação dos pacientes e familiares. “A Secretaria de Saúde tem possibilitado este trabalho, e por isto estamos colhendo os frutos de muito esforço e dedicação, mas sabemos que é uma luta diária, uma responsabilidade que se renova sempre.” – Afirma.

Ao longo deste tempo, o Hospital passou por uma profunda reformulação, com oficinas, treinamentos, diagnósticos. Aconteceram mudanças de rotinas na maternidade, acolhimento das emergências, UTI, entre outros.

EDUCAÇÃO E SAÚDE

O NUEPE – Núcleo de Educação Permanente –, que responde diretamente à gestão local, tem implantado uma série atividades, que têm sido reconhecidas como diferenciais, levando aos bons resultados colhidos recentemente, inclusive com premiação nacional.

Dentre as ações do NUEPE, podem-se destacar:

- Formatação do trabalho a ser apresentado em Brasília, no recebimento do Prêmio INOVASUS, do Ministério da Saúde

- Implantação de Ambulatórios de Ensino para alunos do curso de Medicina da UPE – Universidade de Pernambuco.

- Abertura de novas turmas de Residentes Multiprofissionais.

- Abertura de vagas para estágio obrigatório de alunos de Escolas de Enfermagem.

- Construção do Projeto de Incentivo à Pesquisa e Extensão, para estudantes de instituições de nível superior

- Discussão e produção do Plano de Ação 2015 do Núcleo.

- Construção do Projeto INTEGRA, do departamento de Psicologia.

- Planejamento para implantação do Projeto Oráculo

- Planejamento do I Encontro de Serviço Social do Hospital Dom Moura.

- Planejamento da VIII Jornada de Enfermagem do HRDM

- Planejamento para implantação do Projeto Bem-me-Quer, voltado às mulheres vítimas de violência.

Publicado edital para eleição de novo CONSELHO TUTELAR em Garanhuns



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da sua comissão especial, instituída através da resolução nº 09/2015, lançou na última terça-feira (07), no Diário Oficial dos Municípios/Amupe, o edital de abertura do processo de escolha da nova formação da instituição para o quinquênio 2016/2020.

A escolha dos conselheiros contará com cinco etapas, são elas: inscrição dos candidatos, sindicância realizada pela Comissão Eleitoral para aferir o tempo de experiência, na área, do candidato; prova de conhecimentos, período de divulgação da candidatura e a eleição dos candidatos que se dará através de voto direto, secreto e facultativo.

O período de inscrição se inicia na próxima sexta-feira (10) e se estenderá até o dia 04/05. Já a eleição acontecerá no dia 04 de outubro do corrente ano, entre às 8h e 17h, em local ainda a ser divulgado. Estão aptos a participar da eleição os eleitores inscritos em Garanhuns, mediante apresentação do título de eleitor.

O processo será regulado por regimento eleitoral que pode ser acessado através do endereço:

Secom PMG

Sport Recife entre o céu e o inferno

Papel de Parede - Sport Recife

O Sport é o atual Campeão Pernambucano e da Copa do Nordeste, e é naturalmente o favorito para conquistar os dois títulos deste ano. No certame estadual está sobrando, e é o único time do Nordeste na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o que quer dizer que tem mais recursos, bem mais, que os outros da região.

Mas...

O Sport tem duas pedreiras para conquistar o título estadual. A primeira é o Salgueiro, o melhor time do interior já há alguns anos, que tem um time entrosado e feito estragos em times maiores. O Náutico que o diga. A outra será se pegar o Santa Cruz na final. Parte da torcida não gostou de ver Eduardo Batista colocar o time reserva contra o Tricolor. Resultado, mesmo com o empate, o time do Arruda viu que é possível bater o Leão. Animou a Cobra Coral.

Só o título evita bronca pesada pra cima de Eduardo. Não há outro resultado que contente a torcida do Sport no Campeonato Pernambucano.

No Nordestão, o resultado desta quarta-feira, empate sem gols, contra o Bahia, na Ilha do Retiro, não foi bom. Claro, mas não foi de todo ruim, pois o empate com gols classifica o Leão, no jogo da volta, lá na Bahia, mas os tricolores vão com tudo. Creio que se tornaram os favoritos para a vaga, por jogarem em casa. A mesma coisa seria se o Sport recebesse o jogo da volta.

Ficar fora da final do Nordestão também pode ser frustrante para o Sport Recife, que se colocou a obrigação do título regional, e de todos é o que pensa mais alto. O título dá vaga na Sulamericana, e o Sport sonha com Libertadores.

Se ganhar tudo, vai ao céu. Perder, desce ao inferno, e pode gerar crise, justamente no início do Campeonato Brasileiro.

E justamente sobre ele, perguntamos em nossa enquete qual o objetivo do Leão no Certame Nacional, e de novo, os opostos são citados. Torcedores acham que o Sport vai brigar por vaga na Libertadores, e quem sabe até o título nacional. Os "contra" acham que o time luta contra o rebaixamento.

Vamos ao resultado. Nos campos opostos, o céu e o inferno, observem que os dois primeiros, bons para o Sport, equivalem ao último, o pior para o time da Ilha:

O objetivo do Sport no Campeonato Brasileiro 2015 é...

Ser Campeão. (18%)
Conquistar uma vaga para a Libertadores. (25%)
Obter uma vaga para a Sulamericana. (11%)
Lutar contra o rebaixamento. (46%)

O que é que eu acho? Fica na zona da Sulamericana.

PARQUES EÓLICOS EM PERNAMBUCO: Casa dos Ventos e GE apresentam projetos ao Governador Paulo Câmara



O governador Paulo Câmara se reuniu, nesta quarta-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, com o presidente da Casa dos Ventos, Mário Araripe, e executivos do grupo que investirá R$ 4 bilhões em parques eólicos em Pernambuco nos próximos três anos, com potencial de chegar a R$ 6 bilhões no longo prazo. No encontro foi debatido o potencial do Estado para geração de energias renováveis e os diferenciais que tornam Pernambuco capaz de captar novos aportes e adensar a cadeia produtiva. Ainda foi apresentado um novo investimento no segmento. A GE Wind, subsidiária de energia eólica da General Electric, investirá em dois centros de serviços de operação e manutenção de turbinas eólicas para atender os empreendimentos da Casa dos Ventos.

Os novos aportes da GE irão gerar 100 empregos, especialmente para técnicos e engenheiros, e irão atender os parques eólicos em implantação no Sertão do Araripe e no Agreste. A reunião aconteceu cerca de um mês após o governador Paulo Câmara visitar o empreendimento da Casa dos Ventos em Marcolândia, no Piauí, durante o primeiro ciclo do seminário Todos Por Pernambuco.

“Os investimentos têm uma repercussão grande na economia local. A Casa dos Ventos possui boa parte das suas operações em Pernambuco. Uma parcela significativa dos empregos e investimentos em infraestrutura da empresa estão aqui. Temos a vantagem competitiva para sermos um hub de fornecimento de produtos, peças e desenvolvimento tecnológico”, destacou o secretário executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), Eduardo Azevedo.

Os investimentos da Casa dos Ventos e da GE Wind miram a crescente cadeia produtiva de energias renováveis em Pernambuco e no Nordeste. E descortinam um promissor ambiente de negócios no Estado para atividades de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em energias renováveis.

“Pernambuco é um dos Estados mais proativos no estímulo à geração de energias renováveis. Nossa intervenção aqui gerará uma capacidade de energia equivalente a 30% do consumo do Estado. Nos parques em construção são mais de 4.000 empregos diretos em Garanhuns, Caetés e Araripina”, detalhou o presidente da Casa dos Ventos, Mário Araripe.

O Complexo Eólico Caetés da Casa dos Ventos, no Agreste, tem capacidade prevista para atender 1,3 milhão de residências. Está dividido entre os municípios de Paranatama, Caetés e Pedra. O empreendimento será implantado em três etapas. A primeira fase será composta por sete parques – Santa Brígida I a VII – e tem seu início de operação comercial no segundo semestre deste ano.

A segunda fase engloba os municípios de Venturosa, Pesqueira e Capoeiras e é formada pelos parques Santo Expedito I a VIII, todos com início de operação previstos para o segundo semestre de 2016. Com a entrada em operação comercial da terceira fase do complexo de parques eólicos, a região terá capacidade instalada para gerar 600 megawatts (MW). Isto significa aproximadamente 30% de toda a energia consumida no Estado.

Já no Araripe, os parques da Casa dos Ventos serão capazes de fornecer energia para 2,8 milhões de domicílios e terão operações em Araripina, Ouricuri e Santa Filomena.

OBS: As fotos são da visita que o governador fez ao empreendimento da Casa dos Ventos em Marcolândia, no Piauí, durante o primeiro ciclo do seminário Todos Por Pernambuco., em março Crédito: Wagner Ramos/Sei

Dia Mundial da Saúde tem atividades no Colégio Santa Joana D'Arc em Garanhuns




No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Essa data foi criada para alertar e conscientizar a população sobre os problemas de saúde, com atividades que ofereçam informações para melhores cuidados.

Em comemoração a essa data os alunos do Colégio Santa Joana D'Arc desenvolveram diversas atividades. Dentre elas: lanches mais saudáveis, momentos de ginástica e exercícios físicos, aeróbica, aferição de índice de massa corporal (IMC) com o educador físico Augusto Micharle e diversas outras ações com os estudantes.

Ser aluno Joana D´Arc é presenciar um ensino transformador e dinâmico, aliando boas prática a um ensino significativo.

Prefeito Izaías confirma presença no Seminário Todos por Pernambuco em Garanhuns



O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) recebeu o Secretário Executivo de Articulação Política da Casa Civil de Pernambuco, Anchieta Patriota e o Gerente Geral, Sandoval Cadengue que fizeram o convite para o chefe do executivo municipal participar do Seminário Todos por Pernambuco, com a presença do Governador Paulo Câmara (PSB), na próxima sexta-feira (10), no Hotel Tavares Correia. 

O seminário tem a finalidade de incorporar ao Plano de Governo de Pernambuco as sugestões apresentadas durante o seminário pelos participantes. 

De acordo com Anchieta Patriota a expectativa para o evento é bastante positiva. "Viemos aqui para formalizar o convite ao prefeito Izaías Régis. O seminário foi iniciado em 2007 na gestão de Eduardo Campos e Paulo faz a mesma coisa que Eduardo fez, escutando a população nesse momento de dificuldade extrema que passa o País, o Estado e os municípios", comentou Patriota.

O prefeito confirmou presença no seminário.

Mateus Alves é o novo Head of Art da agência Ampla em Recife



O Colunista Seabra Neto do Portal Mercado No Ar, da Globo Nordeste, destacou na Segunda-feira (06), a volta do garanhuense Mateus Alves, agora como "Head of Art" da agência Ampla em Recife.

Para entender melhor a importância desta função um Head of Art seria como um Diretor de Arte dos Diretores de Arte de uma agência de publicidade. Esse cargo surgiu como uma necessidade de que houvesse alguém que tivesse o poder de crivo para as peças impressas e também para os filmes. 

O colunista da Globo ainda destaca as agências por onde Mateus passou e enfatizou os cursos feitos por Mateus em Nova Iorque, na School Of Visual Arts, com um dos grandes nomes mundiais da Tipografia o novaiorquino Ed. Benguiat.

O garanhuense ainda foi destaque em 2014 por ser nomeado no 25º Prêmio da Música Brasileira como Melhor Projeto Gráfico do disco de Lula Queiroga.

Confira a matéria na íntegra acessando aqui
.
AGORA COMIGO: Mateus Alves é hoje o Supra-sumo, o tampa de Crush, ou seja, o top de linha em matéria de design e publicidade.

Além de sua competência, ficamos ainda mais felizes pois se trata de uma cara inteligente, de bem com a vida, e que adora estar com os amigos. 

Vlw Mateus, vc merece o espaço que conquistou! Tenho certeza que tem muita gente em Garanhuns curtindo seu sucesso!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.