quarta-feira, 29 de abril de 2015

Audálio solicita a regionalização dos recursos do FUNCULTURA e da Lei do Audiovisual em benefício de Garanhuns



O vereador Audálio solicitou a Secretaria Estadual de Cultura (Secult/PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) a regionalização dos editais e dos recursos do FUNCULTURA (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura) e da Lei do Audiovisual (Requerimento 507/14).

O objetivo do parlamentar garanhuense é que os recursos estaduais de incentivo a cultura venham aumentar a produção cultural tanto em Garanhuns como no Agreste Meridional, aumentando assim as oportunidades de trabalho e de renda para os artistas locais e fomentando a economia e o turismo local. 

“A regionalização dos editais vai proporcionar aos artistas, empresas ou outras pessoas que já trabalham com cultura em Garanhuns, condições mais fáceis de acesso aos recursos que serão direcionados a nossa região, quebrando assim o modelo atual que concentra esses incentivos culturais na Região Metropolitana” pontuou o vereador Audálio autor da proposição. 

O FUNCULTURA financia diretamente os projetos artísticos e culturais por meio de seleção pública. Este modelo permite à democratização do acesso a cultura, através do fomento a produção artística e da difusão de bens culturais. A Lei do Audiovisual visa financiar e fomentar especificamente a produção cinematográfica no Estado (Lei Estadual Nº 15307/14).

FALANDO COM O AGRESTE: Paulo Lins afirma que greve de professores é ilegal




Em uma entrevista concedida com exclusividade ao programa "Falando com o Agreste", ancorada pelo Radiojornalista Marcelo Jorge, e veiculada pela Rádio Marano FM de Garanhuns, (102,3mhz) nessa terça feira (28/04) o Diretor da Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional - GRE-AM -, Professor Paulo Lins, criticou o comando da Greve dos professores, categoria que reinvindica aumento de 13,01% nos vencimentos, em um movimento que já dura mais de duas semanas. O gestor defendeu as medidas tomadas pelo Governo do Estado e salientou a ilegalidade da greve decretada pela justiça.

Paulo explica os motivos da greve ter sido declarada ilegal e como o governo avalia a paralisação dos professores.

Ouça na íntegra a entrevista abaixo, clicando no 'play':


Álvaro Porto quer o Jeep Renegade na frota do Governo do Estado



O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) defende que as locadoras de veículos contratadas pelo Governo do Estado utilizem, nas suas frotas, o Jeep Renegade, veículo produzido pela Fiat-Chrysler de Pernambuco, cuja fábrica foi inaugurada nesta terça (28.04) em Goiana (Mata Norte), pela presidente Dilma Rousseff (PT). Nesse sentido, Porto solicitou à Mesa Diretora da ALEPE que envie um apelo ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao secretário estadual de Administração, Milton Coelho. 

Vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, Álvaro Porto destaca que o Jeep Renegade foi avaliado e aprovado por especialistas do setor. Portanto, diz ele, o automóvel tem plenas condições de ser empregado para atender a grande maioria atividades do Governo do Estado, como, por exemplo, rondas policiais e serviços de cunho administrativos, inclusive em áreas rurais.

Na avaliação do deputado petebista, a medida impactará positivamente sobre a atividade do Polo Automotivo do estado, contribuindo para a geração de mais receita e mais empregos.

Em discurso na Assembleia, Álvaro Porto salientou a decisiva intervenção do Governo Federal que atuou diretamente na concessão de incentivos para a instalação da indústria automotiva em Pernambuco.

O Pólo Automotivo pernambucano é composto por dezesseis empresas fornecedoras que, junto com a fábrica Fiat-Chrysler, totalizam R$ 7 bilhões em investimentos. Oito mil empregos diretos estão sendo criados, beneficiando a população da Mata Norte, que vem sendo qualificada para ocupar os postos de trabalho.

A capacidade total da fábrica é de produzir 250 mil veículos por ano, o que, segundo o deputado, ampliará a renda do trabalhador e elevará a arrecadação de impostos oriundos da comercialização de veículos. De acordo com ele, tal realidade possibilitará ao estado aumentar os investimentos em educação, segurança e infra-estrutura, que hoje, segundo ele, são oferecidos de forma precária ao cidadão.

Todos Por Pernambuco chega à Região Metropolitana nesta quarta-feira



Após percorrer 11 regiões de desenvolvimento do Estado, o Todos por Pernambuco 2015 chegou ao Recife, nesta quarta-feira (29), para a sua última rodada. O governador Paulo Câmara fez a abertura do seminário, às 8h30, no Centro de Convenções. 

Agora à tarde, às 14h30, o chefe do Executivo pernambucano retorna ao local para a plenária com os moradores da Região Metropolitana. 

A versão deste ano do Todos se consolidou como a maior edição da história, ao atingir a marca de 14.717 pessoas cadastradas e 15.249 propostas colhidas, quando somados Sertão, Agreste e Zona da Mata. Durante a sua passagem pelos municípios pernambucanos, o governador Paulo Câmara fez entregas, autorizou outras obras e vistoriou ações do Estado.

A primeira edição do seminário, idealizado pelo ex-governador Eduardo Campos, em 2007, contou com a participação de 4.530 pessoas. Já em 2011, no segundo Governo de Eduardo, o número de participantes quase triplicou, com a presença de 12.078 pessoas cadastradas.

Com atividades realizadas em março e abril, o Todos por Pernambuco 2015 já passou por Araripina (Sertão do Araripe), Petrolina (Sertão do São Francisco), Salgueiro (Sertão Central), Floresta (Sertão de Itaparica), Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), Arcoverde (Sertão do Moxotó), Garanhuns (Agreste Meridional), Surubim (Agreste Setentrional), Caruaru (Agreste Central), Timbaúba (Mata Norte) e Palmares (Mata Sul).

Clientes bancários querem mais caixas eletrônicos em Garanhuns

Caixa eletrônico virou um problema em Garanhuns e região. Alguns comerciantes, temendo assaltos e arrombamentos, não querem mais colocar em seus estabelecimentos. O que era bom pela movimentação financeira, hoje causa insegurança. Esta situação, junto à retirada dos caixas eletrônicos por outros motivos, têm causado insatisfação de clientes.

Nas agências bancárias, nem sempre os caixas, que têm até em boa quantidade, estão funcionando todos. Claro, os bancos com maior movimentação são os que geram mais reclamações.

Fora das agências bancárias, quase todos estavam representados no Supermercado Bonanza da Rua XV de Novembro, e outros no Bonanza da Av. Rui Barbosa. Aos poucos foram sendo tirados. Na Rua XV agora tem apenas o do Banco do Brasil e um Banco 24h, insuficiente para a quantidade de clientes somados dos outros bancos, gerando filas.

Muitos clientes reclamam a falta de outros caixas eletrônicos espalhados pela cidade, e em maior quantidade. Um sugere colocar logo uma boa quantidade no Batalhão da Polícia Militar. Um outro cliente gostaria de saber onde estão todos os caixas eletrônicos, com uma lista atualizada, já que alguns foram retirados e outros podem ter sido destinados para outros locais. "Tinha numa farmácia da Av. Rui Barbosa, tem no centro da cidade, no Hospital Dom Moura, na GRE-Agreste Meridional, mas nem sempre sabemos se é 24h ou somente do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, etc" - solicita o cliente bancário.

Agentes de endemias respondem Nota da Prefeitura de Garanhuns sobre situação dos carros

 


Ronaldo,

Vimos a resposta da prefeitura no seu blog sobre o carro de transporte dos agentes de endemias e não ficamos satisfeitos. A gente já havia avisado a situação da Kombi, e não estava sendo feito a manutenção, como eles disseram na explicação. Um carro que tem manutenção não cai porta e roda de pneu. Imagine se fosse na pista, a gente poderia ter sofrido um acidente grave.

Outra coisa, a Ducato que foi usada ontem (segunda) não é zero quilômetro, é só ver na foto, e além disso está com os pneus carecas. E está com vazamento no motor, levou quatro litros de óleo pra poder rodar, quando voltou já estava com a luz do óleo acesa.

Nesta terça-feira colocaram um carro mais novo, parece que 2013, mas está com os documentos atrasados. Tem Ducato com o parabrisa trincado, bancos rasgados e pneus carecas.

Estamos aguardando o carro para a equipe, conforme foi dito que vai ser licitado. Não queremos luxo, somente um carro decente para que possamos fazer nosso trabalho dignamente e em segurança. Atualmente os veículos não são fixos, e sempre usamos veículos diferentes.

Apesar das dificuldades, nossa equipe está batendo todas as metas, o que mostra o profissionalismo do pessoal.

Obrigado pelo espaço do seu blog,

Agentes de endemias de Garanhuns.




Dilma, com novo figurino e ao lado de Paulo e Armando, anuncia Arco Metropolitano

Dilma na direção com Paulo Câmara ao lado. Ministro da Indústria, Armando Monteiro também vai de Jeep

Com um figurino diferente dos trajes usuais, mais leve, indicando para uma mudança de imagem, a presidente Dilma Rousseff esteve em Pernambuco nesta terça-feira, em Goiana, Mata Norte do estado, onde inaugurou ao lado do governador Paulo Câmara e do CEO da Fiat Chrysler‏, Sérgio Marchionne, além de outras autoridades políticas e empresariais do Brasil e do exterior, a fábrica da JEEP, que faz parte do mesmo grupo que controla a FIAT.

O Ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Armando Monteiro, também esteve presente no evento, e participou de um momento no mínimo curioso, quando entrou no Jeep Renegade com a presidente Dilma e o governador Paulo Câmara, que o derrotou na disputa para o governo estadual.

Dentre as pendências do que foi prometido para o grupo Fiat Chrysler‏ investir no estado, uma das mais importantes obras ainda não saiu do papel, o Arco Metropolitano, uma espécie de grande anel viário que corte a Região Metropolitana por fora, para aliviar o tráfego da BR-101, que está saturada, dificultando o escoamento da produção da multinacional. Independente disto, o Recife está parado e as obras são necessárias e urgentes pela mobilidade urbana.

Para chegar a esta terça-feira, o estado acelerou algumas pendências locais, e ficou no aguardo do anúncio de Dilma, que pudesse trazer a boa notícia. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) concedeu a licença prévia para o trecho. 

Veio em parte.

A presidente afirmou que a licitação do Trecho Sul do Arco Metropolitano, entre São Lourenço da Mata e Goiana, já pode ser licitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas não citou prazos nem detalhes.

Dilma divulgou também a inclusão do Trecho Norte do Arco Metropolitano, saindo de Goiana para São Lourenço, nos processos de concessão rodoviária que serão anunciados em maio. Essa é a etapa mais polêmica, pois passava pela reserva ambiental Aldeia/Beberibe no projeto inicial.

O empreendimento será um dos maiores beneficiados pela obra de mobilidade, que promete ser uma alternativa ao trânsito da BR-101 para ligar o município, onde funciona o polo automotivo, ao Porto de Suape, para escoar a produção.

Tomara que o evento desta terça-feira proporcione resultados positivos para todos, e principalmente impulsione uma cadeia produtiva em torno da indústria automobilística no estado.

A visão empreendedora e política de Eduardo Campos foi enaltecida em vários momentos. Renata Campos e dois filhos estiveram na inauguração, e o estado sabe que sem a vontade e força política do ex-governador este sonho não teria virado realidade.

Sobre informações do Blog do Jamildo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.