quinta-feira, 30 de abril de 2015

CHARGE DO DIA: Dominguinhos, o Anjo da Sanfona!



Nossa homenagem, no mesmo tantin da Saudade!

Arte: Brum

Festival Viva Dominguinhos envolve diversas instituições. SAIBA MAIS!



O Governo Municipal de Garanhuns preparou um esquema de trabalho especial para o II Viva Dominguinhos. O evento, que será aberto, oficialmente, nesta quinta-feira (30), contará com reforço especial na área de serviços públicos, saúde, segurança e trânsito. Uma ação de combate à violência contra a mulher também será realizada durante os três dias de festa. Em 2014, primeiro ano do tributo a José Domingos de Moraes, o público total ficou estimado em 70 mil pessoas. A expetativa, para este ano, é superar o número de pessoas nos dois polos – Praça Cultural e Espaço Colunata.

A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, terá esquema de plantão, disponibilizando uma ambulância com um profissional do nível técnico de enfermagem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também dará apoio aos atendimentos de saúde com duas ambulâncias, uma Unidade de Suporte Básico (USB), que contará com um técnico de enfermagem, e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico e um enfermeiro. Os serviços acontecerão no turno de 21h às 3h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Para garantir a qualidade do que será consumido pelo público, a Vigilância Sanitária Municipal estará fiscalizando os comerciantes de bebidas e alimentos na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, e em torno dela, das 21h às 2h, durante todo o evento.

Com a finalidade de fornecer informações e orientações sobre o combate à violência contra a mulher, das 21h às 23h, uma equipe da Secretaria da Mulher estará à disposição dos interessados, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, para possíveis esclarecimentos. No Espaço Colunata, centro da cidade, uma equipe também estará nos dias 1 e 2 de maio, das 11h às 13h. O Conselho Tutelar vai, novamente, atuar na fiscalização de crianças e adolescentes.

Numa parceria, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuarão nas áreas de segurança e trânsito. Oito agentes de trânsito e 10 orientadores estão escalados para trabalharem nas principais vias da cidade. A PRF vai aumentar seu efetivo com mais três policiais federais nas operações nas rodovias que dão acesso ao município. A Polícia Militar trabalha com 300 homens, incluindo o apoio da Rocam, Cavalaria e o Batalhão de Trânsito. Já a Polícia Civil terá um escrivão, quatro agentes e um delegado.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras vai atuar na intensificação da limpeza dos atrativos turísticos da cidade. A Praça Cultural Mestre Dominguinhos, principal polo do evento, receberá containers, tendo sua limpeza feita todos os dias a partir das 6h e vistoria no fim da tarde.

SECOM GARANHUNS

Deputada visita Nascente Olho D'Água em Garanhuns


Nascente foi quase devastada no início do ano


A deputada estadual Priscila Krause (DEM) fará uma visita à Nascente Olho D'Água, em Garanhuns, nesta sexta-feira (01), atendendo convites de defensores do meio ambiente. A informação é do Mateus Alves, e um dos militantes que tem aberto o debate nas redes sociais. A visita está marcada para o horário da manhã, provavelmente às 09:30h.

A nascente tem sofrido nos últimos anos com a negligência das administrações municipais, que parecem estar despertando para a necessidade de preservar nossas fontes, embora ainda de forma tímida, e provocada pela sociedade. Recentemente, os caminhantes do Parque Euclides Dourado se surpreenderam com a beleza da natureza e com o volume de água​s​ cristalina​s​ que jorra​m​ a céu aberto, na Nascente Olho D'Água, que tem vazão de mais de 70.000 litros d'água/hora, porém, testemunharam com tristeza, a ameaça de destruição da reserva ecológica​,​ em decorrência do deslizamento da encosta no último dia 16 de fevereiro e a quantidade de lixo e entulhos trazidos ao leito do riacho.​

Próximo dali, há o sistema de drenagem e esgotos provenientes da COHAB II, Loteamentos Rosa Mística e Parque 304, que estão provando danos ambientais principalmente nos últimos dois anos, decorrentes desta desastrosa obra de drenagem, responsável pelo surgimento de erosões e formação de voçorocas.

Recentemente a nascente foi quase soterrada, uma devastação que colocou em risco sua existência.

É bom que a deputada conhece e se integre à luta daqueles que desejam a preservação das nascentes e outros ambientes ecológicos de Garanhuns.

Festival Viva Dominguinhos terá projeto XILOGRAVURA VIVA. Saiba mais!



De 30 de abril a 02 de maio, música e arte fazem parte da programação do II Viva Dominguinhos. Além dos shows musicais esperados e bastante comentados, o público vai poder conhecer um projeto inusitado do cantador de histórias Valdir Marino. O “Xilogravura Viva” dá vida a arte extremamente popular no Nordeste. A iniciativa será apresentada ao público nos intervalos dos shows do Espaço Canta Dominguinhos, no Largo do Colunata, no dia 01 de maio.

O multiartista Valdir Marino na programação
do Festival Viva Dominguinhos
O projeto usa bonecos feitos em madeira, que recebe a pintura característica da técnica e ganha movimento através de automatização. De acordo com o criador, essa é uma técnica inédita em todo o país e a ideia partiu da vontade de dar continuidade à arte com uma nova linguagem.

De acordo com Valdir Marino a “Xilogravura Viva” pode ser encarada como uma possibilidade de lidar com a arte, que muitas vezes fica inerte em livros, na estante ou em quadros na parede. “A minha ousadia foi entender que o desenho poderia ganhar outras possibilidades, como a de se moldar e interagir no meio. Sendo assim, tirei as xilogravuras dos livros e da parede, e, em tamanhos maiores, as automatizei, dando movimento às peças e possibilitando essa interação. As peças fazem parte literalmente do show. Ao mesmo tempo em que faço uma declamação poética, tenho comigo xilogravuras que tocam seus instrumentos. Em alguns momentos elas ganham vida própria e entre si promovem o espetáculo sem a participação do artista”, registra o criador do projeto.

SECOM GARANHUNS

O que muda em Garanhuns se houver a fusão do PSB e PPS

Lideranças partidárias aprovam fusão do PPS e PSB


O vereador Sivaldo Albino tem o comando do PPS de Garanhuns já há alguns anos, com o apoio do deputado federal Raul Jungmann. Durante sua história política sempre esteve no lado contrário dos socialistas, alinhado a Sérgio Guerra e Silvino Duarte.

Com a aproximação do PSDB e do PPS à Frente Popular, Sivaldo também fez esta travessia, e hoje é um dos maiores nomes na defesa do Governo Estadual em Garanhuns. Silvino deixou o PSDB e se filiou ao PTB.

O prefeito Izaías Régis fez o caminho contrário de Sivaldo, deixando de ser um aliado do PSB quando Armando rompeu com Eduardo e lançou sua candidatura ao governo estadual. Izaías brigou na justiça para poder usar a imagem de Eduardo Campos em sua campanha de 2012, já que teve o apoio dos socialistas.

A fusão entre o PPS e o PSB está sendo tratada em Brasília, tem o apoio de nomes como Paulo Câmara e Geraldo Júlio, e portanto, provavelmente, da família Campos. A decisão está praticamente tomada.

O PPS de Pernambuco é controlado por Jungmann e tem em Roberto Freire um outro aliado que aposta na união. Freire é deputado federal por São Paulo, lá, está na base de apoio de Geraldo Alckmin, que tem Márcio França, do PSB, como vice. Em Pernambuco, Paulo Câmara atendeu um pedido do PPS, puxou um deputado federal para o governo para abrir espaço em Brasilia para Jungmann, que foi Ministro da era Fernando Henrique. Portanto, a fusão não deve encontrar maiores obstáculos. O PPS entra no PSB, e unidos se fortalecem no plano nacional.

Em Garanhuns, Sivaldo Albino comanda o PPS, diferentemente do PSB, que tem uma comissão provisória, lideranças regionais e, processos de discussões internas, sendo um partido múltiplo em sua essência. 

Chegando ao PSB, Sivaldo terá que conviver com esta questão de deixar de comandar um partido, por outro lado, se conseguir conquistar a simpatia do partido, reforça sua estrutura política para pensar em voos maiores, pois o PSB tem protagonizado as principais disputas eleitorais.

Sivaldo tem também a possibilidade de pensar em outra legenda, já que a fusão abre a brecha. Uma opção seria o PMDB de Jarbas e do vice Raul Henry, com quem tem conversado e demonstrado afinidade. Sivaldo também tem aproximação a Ivo Amaral, pois estiveram juntos nas últimas eleições.

A oposição ao prefeito Izaías ainda não tem candidato para 2016, e esta fusão entre PPS e PSB é importante no processo eleitoral.

Como aliás também tem a possibilidade da saída de Izaías do PTB, caso avance a fusão do seu partido com o DEM, de Mendoncinha. Izaías pode disputar a reeleição pelo PDT ou outro partido indicado por Armando Monteiro.

ARAL é atração da programação do Festival Viva Dominguinhos em Garanhuns



"ARAL" é um espetáculo musical que marca o encontro entre Alexandre Revoredo, Rogério Diniz e Adiel Luna. O show é baseado no trabalho autoral dos artistas, além de traçar um passeio pelo cancioneiro e poesia popular, e está na programação do Festival Viva Dominguinhos, no palco principal.

Foi através dessa verve poética e da atenção e dedicação a uma obra musical mais elaborada que se deram os encontros entre os compositores. Além das canções autorais, o repertório reúne nomes como: Quinteto Violado, Chico César, Valdir Azevedo, Luiz Gonzaga, além do saudoso Dominguinhos. 

A proposta estética do espetáculo "ARAL" é trabalhar a música agregando-a a poesia popular e suas formas, como o cordel e os sonetos. O espetáculo é um show dinâmico de interpretação, onde os artistas se revezam em canções, parcerias, declamações e instrumentos como a viola, o pífano, violão e percussão, além de contar com o floreado da sanfona do grande instrumentista Zezinho do Acordeon, passeando por diversos ritmos populares como o baião, a moda, a ciranda, o xote, o repente, o afoxé e a gafieira.

Direção criativa e fotografia:Espaço em Branco - Zé Lucas

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.