segunda-feira, 4 de maio de 2015

REFORMA POLÍTICA: Pernambucanos começam a debater as mudanças mais polêmicas

O fim das coligações proporcionais, o financiamento e a redução dos gastos das campanhas, as possíveis mudanças no sistema eleitoral e partidário e a unificação das eleições. Esses foram alguns dos temas discutidos nesta segunda-feira (4) pelo deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) nas duas audiências públicas que participou, nas câmaras municipais de Caruaru e de São Lourenço da Mata. Em ambos os debates, houve um questionamento forte por parte dos vereadores sobre as chances prolongamento dos atuais mandatos por mais dois anos, para assegurar a coincidência dos pleitos em 2022.

Vice-presidente da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar afirmou que a opção mais provável, porém, é a de que os eleitos em 2016 tenham mandatos de seis anos para coincidirem com os demais cargos em 2022, uma vez que já existem indicações de que um prolongamento teria a legitimidade questionada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar, porém, lembrou que existe uma mobilização nacional de fóruns e associações de prefeitos e vereadores do País para pressionar pela extensão dos atuais mandatos.
As audiências públicas lotaram os plenários das câmaras de Caruaru e de São Lourenço da Mata, e reuniram vereadores de várias cidades vizinhas, prefeitos, secretários municipais, presidentes de partidos políticos e representantes de diversos segmentos da sociedade civil. Tadeu Alencar respondeu a dezenas de perguntas dos participantes. Alguns dos aspectos que geraram questionamentos foram as possíveis mudanças no sistema eleitoral – distrital puro, distrital misto ou distritão – o financiamento das campanhas, com a proibição das doações de empresas e permissão a inclusão do financiamento público, e a instituição da cláusula de desempenho – ou cláusula de barreira – que dificultaria o fracionamento dos partidos e a criação de novas legendas.

Além dos temas polêmicos e ainda sem definição na Comissão, Tadeu Alencar falou sobre as questões consensuais e já praticamente consolidadas, como o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito, a instituição do mandato de cinco anos para todos os cargos, a coincidência das eleições, entre outros. “Há um desejo real dos integrantes da comissão de que a reforma política aconteça de fato. Pode não ser a reforma dos sonhos, mas será uma reforma que aprimore a democracia e cuja aprovação no plenário seja viável”, afirmou Tadeu Alencar.

Por último, o deputado convocou a sociedade civil a continuar pressionando o Legislativo para garantir que a reforma política se consolide, não permitindo “manobras” para que ela seja arquivada ou que tenha poucos resultados. Segundo Tadeu Alencar, os recentes atos registrados nas ruas este ano mostram que as pessoas mantém o mesmo desejo de mudança que manifestaram em julho de 2013. “Os políticos têm medo do povo nas ruas. Nós estamos sob constante observação da sociedade, e isso é bom. É muito positivo”, concluiu.

Em Caruaru, participaram da mesa, o ex-governador João Lyra Neto, o vice-prefeito de Caruaru Jorge Gomes, a deputada estadual Raquel Lyra e a secretária Executiva de Direitos Humanos do governo de Pernambuco Laura Gomes. Já em São Lourenço da Mata, estiveram presentes na discussão os deputados estaduais Vinícius Labanca e Lula Cabral, além de quase todos os secretários municipais e vereadores da cidade. Na ocasião, o prefeito de São Lourenço da Mata Ettore Labanca destacou: “Tadeu Alencar sempre defendeu e continuará defendendo os prefeitos e vereadores de Pernambuco. É um homem de caráter, lutador e está fazendo um grande trabalho na Câmara dos Deputados”.

DORGIVAL DANTAS SE EMOCIONA EM GARANHUNS

O Festival Viva Dominguinhos tem por proposta enaltecer o Mestre Conterrâneo, valorizando a música e o estilo de vida do homenageado, com um grande palco para as grandes atrações, e também oferecendo espaço para os jovens valores, inclusive na formação dos futuros sanfoneiros.

O evento é original e consegue mostrar ao grande público que é possível lotar uma Praça, como a Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos, sem o apelo de bandas que incentivam o alcoolismo e a vulgarização do sexo. Nomes como Santanna, Petrúcio Amorim, Flávio José, Waldonys, entre tantos outros, deram conta do recado para um público estimado em mais de cem mil pessoas, em três dias de festival.

Dorgival Dantas, que tem fãs nos dois estilos, por estar na mídia com sucessos em sua voz e nas bandas mais conhecidas, sentiu a responsabilidade e a emoção de tocar na Terra de Dominguinhos, e revelou isto em seu Instagram. 

Confiram o que disse o sanfoneiro ao tocar na Terra do Mestre.

GARANHUNS: Altamir Pinheiro elogia Missa Campal no PARQUE PAU-POMBO



Sem querer tirar o brilho nem muito menos apagar as digitais do excelente evento VIVA DOMINGUINHOS, em sua segunda edição, mas nem só de festejo musical vive nossa Garanhuns. Neste final de semana mais precisamente na sexta-feira de manhã, DIA DO TRABALHADOR, o administrador do bonito e bem zelado Parque Ruber Van Der Linden nos presenteou com um festival diferenciado com lampejos de coisas sagradas e digno de aplausos ao realizar um encontro festivo iluminado pela graça divina com a comunidade católica em pleno raiar do dia. 

Pela primeira vez em cerca de um Século de sua existência, lá, no parque PAU POMBO um pároco(Padre Júnior), sentou os pés e celebrou uma missa campal naquele SOLO SAGRADO do naturalismo garanhuense, um verdadeiro oásis, um pulmão natural que joga, diariamente, na nossa atmosfera, milhares de metros cúbicos de puro oxigênio, através do processo de fotossíntese praticado por todas suas plantas e árvores encravadas naquele bosque em pleno centro da cidade.

A missa Campal, às sete horas daquela inédita manhã, celebrada pelo Padre Júnior, foi marcada pela presença da Primeira Dama Socorro Régis, acompanhada de vários secretários municipais e de grande parte dos moradores das ruas adjacentes e que tinha como finalidade maior, o padre benzer as imagens de Nossa Senhora das Graças e do Cristo Redentor, estátuas estas, que estão edificadas naquele aprazível e muito bem cuidado parque que é o nosso querido PAU POMBO. 

Se já não bastasse a celebração da bonita missa campal em um ambiente totalmente ecológico e paradisíaco, donde o Padre Júnior, em sua prática, fez uma analogia daquele solo sagrado que é o parque PAU POMBO com o paraíso do Éden, localidade, segundo a Bíblia, em que vivera Adão e Eva, ao término das bênçãos do Padre perante toda comunidade católica que se fizera presente, todos foram agraciados com um abundante e suculento café da manhã e, diga-se de passagem, já está formalizado que, anualmente, o feriado de CORPUS DE CRISTI, será contemplado com uma missa ao ar livre, naquele zeloso e aprazível local que é o xodó de todos os garanhuenses e porque não dizer dos turistas que nos visitam independentemente de serem adeptos do naturalismo ou não. De parabéns o administrador daquele parque por ter tido uma excelente e visionária ideia. No próximo ano, no feriado de CORPUS DE CRISTI, se Deus quiser, estaremos lá!!!

Altamir Pinheiro

SANTA CRUZ: O CAMPEÃO DA DÉCADA EM PERNAMBUCO

Poster do Santa Cruz Campeão Pernambucano 2015 - Diário de Pernambuco / Super Esportes


O Santa Cruz, o time do povo, vem se destacando no cenário estadual nesta década, em cinco campeonatos foram quatro títulos (2011, 2012, 2013 e 2015). Números indiscutíveis e que poderiam ser ainda melhores.

A ousadia é ainda maior pela situação econômica dos clubes no estado, que pelos recursos recebidos pelo Sport, criou um verdadeiro abismo entre ele e os outros, principalmente os seus tradicionais rivais, Santa e Náutico, que precisam de criatividade e apostas certeiras para tentar equilibrar as coisas. Esta diferença econômica acabou gerando uma sensação de superioridade que em muitas oportunidades termina frustrando a torcida, como este ano e nos anteriores, pois na maioria das vezes têm as melhores equipes, com melhores jogadores. Mas futebol se decide tempo de campo.

O primeiro titulo desta sequência tricolor foi em 2011, quando detonou as possibilidades do Hexa do Sport. O Náutico, que se orgulha de ser o único detentor de uma sequência de seis campeonatos consecutivos, já havia ficado pelo caminho, contra o próprio Sport. Coube ao Santinha acabar com a festa. O Sport errou na formação do time daquele ano, parece que não deu a importância devida ao estadual.

Depois o Santa conquistou o tricampeonato.

Em 2014, o Santa perdeu a chance de disputar o título por um escracho do regulamento. Na primeira partida da semifinal, o Tricolor venceu o Sport no Arruda por 3 a zero. Mas o regulamento não previa saldo de gol, e o Sport venceu a volta só por unzinho a zero, levando a disputa pros penaltys. Deu Leão.

Agora, o Sport desarranjou-se do meio pro fim. Começou atropelando todo mundo, e veio aquela sensação de ter ganho antes de acabar. Perdeu a Copa do Nordeste e o Pernambucano, e este de uma forma histórica, ficando no meio do caminho para o Salgueiro.

O Santa encontrou dificuldades em vencer o Salgueiro, mas não perderia no Arruda, pois o Carcará buscou apenas se defender para tentar os penaltys, quase dava certo, pois o gol solitário dos tricolores saiu apenas aos 35 minutos do segundo tempo. No primeiro jogo, no sertão, empate sem gols. Era para o Salgueiro ter vencido, perdeu até penalty.

Agora o Santa volta a mostrar que é o time do povão, que dá a volta por cima, vence adversidades e conquista títulos. Uma supremacia da humildade.

BRASILEIRÃO A e B

Agora vão começar os Campeonatos Nacionais, Séries A e B, e tomara que os clubes tenham usado o estadual para melhorar suas equipes e entrarem fortes na competição, que é outro nível, e onde se esperam triunfos maiores, como subir para a primeira divisão, nos casos de Santa e Náutico, ou voltar a uma Libertadores, como sonha, mais uma vez, o Leão da Ilha.

MAIO AMARELO: Comitê de Prevenção de Acidentes promove ações de educação no trânsito em Garanhuns e região‏‏



Amarela, esta é a cor que alerta as pessoas para o trânsito, no semáforo, e agora, no mês inteiro. O movimento mundial conhecido como "Maio Amarelo", tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, com ações educativas que proporcionem a diminuição do número de acidentes.

O movimento em Garanhuns tem um calendário de atividades, muitas delas promovidas em parceria de diversas instituições, que fazem parte do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Transportes Terrestres, que substituiu o de Acidentes de Motos. Fátima Godoy, coordenadora de planejamento da V Gerência Regional de Saúde, responsável por gerir o comitê, registra que os 21 municípios que fazem parte da regional também foram contactados, e estarão promovendo ações educativas durante este mês.

Reuniões de preparação para o Maio Amarelo
A abertura do Maio Amarelo acontece nesta terça-feira, 05/05, às 08:30h, no auditório da FUNASA, em Garanhuns, com a oficina "Educação no Trânsito e Atitudes Preventivas", para representantes das
secretarias de educação e saúde dos municípios.

"Realizamos reuniões de preparação com os participantes do comitê, e agora estaremos em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMSTT) e outras instituições como as polícias civil e militar, inclusive a Rodoviária Federal, Hospital Dom Moura, Detran, Conselho Tutelar, Secretarias de Educação, entre outras, realizando atividades com diversos públicos, levando a informação e buscando alertar sobre a necessidade urgente de termos um trânsito responsável, salvando vidas" - Afirma a coordenadora do Comitê, Fátima Godoy.

Durante o mês, diversas ações estão programadas, a exemplo de seminários, palestras em escolas e para públicos-alvo, como os mototaxistas, até chegar ao Dia D, no dia 29, quando acontecem Caminhadas, Concentrações públicas, Panfletagem com carro de som, Paradas educativas de condutores de motos e outros transportes terrestres. Em Garanhuns, a ações será participativa junto à AMSTT, que também tem uma programação especial para o Maio Amarelo.

MAIO AMARELO: A escolha pelo mês de maio é motivada pela proposta da ONU quando decretou, em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A intenção do movimento é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar o público-alvo em ações e divulgar informações. O movimento é aberto, toda e qualquer instituição pode realizar atividades, principalmente aquelas de alguma forma trabalham com o trânsito, inclusive com os pedestres.

Juros no Brasil são os mais altos dos últimos 20 anos



Juro do cheque somou 220% ao ano, maior desde dezembro de 1995. Juro do cartão de crédito é maior da série, que começa em março de 2011. 

Os juros do cheque especial subiram novamente em março deste ano e atingiram a marca de 220,4% ao ano, de acordo números divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Banco Central. Com isso, a taxa atingiu o maior patamar desde dezembro de 1995 – quando ficou em 242,2% ao ano – ou seja, em quase 20 anos. 

Os juros cobrados pelos bancos nesta linha de crédito tiveram forte aumento nos últimos meses. No fim de 2013, estavam em 148,1% ao ano. O crescimento, portanto, foi de 72,3 pontos percentuais nos últimos 15 meses. 

Cartão de crédito 
Segundo o BC, os juros do cartão de crédito rotativo, que incidem quando os clientes não pagam a totalidade de sua fatura, atingiram expressivos 345,8% ao ano em março – a mais alta de todas as modalidades de crédito. É o maior patamar desde o início da série histórica, em março de 2011. O BC tem recomendado que os clientes bancários evitem essa linha de crédito.

http://seebgaranhuns.com.br/

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.