quinta-feira, 7 de maio de 2015

RADIOLA DE FICHA traz Lila, a Rainha da Seresta, nesta sexta, no Terraço




A RADIOLA DE FICHA volta ao Terraço Churrascaria e Choperia, em Garanhuns, para mais uma noitada de seresta.


Nesta sexta-feira, 08 de maio, vamos comemorar antecipadamente o dia das mães, com a cantora Lila, a "Rainha da Seresta".


A festa começa às 22hs, com Pedro Sampaio, Amauri, Josué do Sax e Waldinho dos Teclados, e o ingresso vai custar R$ 20,00

Deputado quer Festival Viva Dominguinhos no Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco




Projeto de lei do deputado estadual Álvaro Porto pretende incluir o Festival Viva Dominguinhos no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Pernambuco. Promovida há dois anos, sempre em abril, pela Prefeitura de Garanhuns, a iniciativa homenageia e mantém viva a obra do ilustre músico nascido no município. O PL já foi publicado no Diário Oficial e tramita na Assembleia Legislativa.

O deputado também apresentou requerimento com voto de aplauso ao prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, idealizador e executor do festival. Álvaro Porto destacou o êxito da edição deste ano, que, nas três noites de shows, manteve a Praça Mestre Dominguinhos lotada. Lembrou que o evento reuniu artistas consagrados nacionalmente e admiradores da obra do sanfoneiro e compositor. E ressaltou ainda a relevância do talento de Dominguinhos para a música pernambucana e especificamente para cultura garanhuense. 

Na justificativa do PL, o petebista fez uma retrospectiva da bem sucedida trajetória do músico falecido em 2013 e cujo nome de batismo era José Domingos de Moraes. Relembrou que Dominguinhos foi considerado o mais importante herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), a quem conheceu aos 8 anos. Foi “seu Lua”, aliás, quem deu a ele a primeira sanfona. O menino de Garanhuns tinha 13 anos e já estava morando no Rio de Janeiro.

De lá para cá, a história é conhecida. Dominguinhos brilhou por onde passou. Transitou na cúpula da MPB e fez produtivas parcerias com nomes consagrados nacionalmente, a exemplo de Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan. Um dos momentos mais expressivos da sua trajetória ocorreu em 2002, quando recebeu o Grammy Latino pelo CD “Chegando de Mansinho”.

De acordo com o deputado, além de se constituir num espetáculo cultural de reconhecimento ao músico, o Festival Viva Dominguinhos, é vetor de aquecimento da economia de Garanhuns e de todo o Agreste Meridional, uma vez que movimenta o turismo e gera oportunidades para a população.

PREFEITURA DE GARANHUNS: Nota oficial sobre o resultado do concurso público‏



O Governo Municipal de Garanhuns confirma o recebimento de Recomendação nº 003/2015, de lavra da 2ª Promotoria de justiça e Cidadania da Cidade de Garanhuns, ao qual se reporta a existência de 02 (dois) procedimentos administrativos em trâmite na promotoria de justiça tendo como objeto a apuração preliminar de fatos relativos ao concurso público realizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE, cujo objeto é a suspensão da publicação do resultado final do certame.

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, visando, sobretudo, a preservação da boa fé dos candidatos aprovados, bem como, visando o interesse máximo do respeito à lisura do procedimento administrativo de admissão e pessoal, solicitou ao IAUPE a suspensão da divulgação final do concurso público, até o término dos procedimentos em trâmites na promotoria de justiça desta cidade.

Salientamos o compromisso do Governo Municipal com todas as instituições fiscalizadoras do concurso público, visando a transparência do certame em discussão.

Governo Municipal de Garanhuns

Assistência Psicossocial é tema de Seminário em Garanhuns‏‏

A V GERES - Gerência Regional de Saúde e o Hospital Regional Dom Moura- realizaram, na quinta-feira (30/04), o II Seminário da RAPS - Rede de Assistência Psicossocial, tendo como tema principal a Desinstitucionalização. O encontro aconteceu no auditório da CODEAM, e contou com mais de cem participantes entre psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, estudantes de medicina da Universidade de Pernambuco - UPE, residentes de saúde coletiva com enfase em gestão, residentes em psiquiatria da IV GERES, além da equipe local da Regional.

Dra. Silvia Cavalcante, referência técnica da Secretaria Estadual de Saúde, apresentou palestra sobre o Processo de Desinstitucionalização que implica na desconstrução gradual, racional e responsável do modelo "hospitalocêntrico" de assistência em saúde mental e expansão de serviços substitutivos. A especialista propõe um novo processo de produção de políticas, participação social e mudança cultural na superação da doença mental. "O êxito deste processo depende fundamentalmente da pactuação entre as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e de movimentos sociais envolvidos na questão." - Afirmou.

Luiz Melo, respondendo pela V GERES, registra que o encontro fortalece a Rede de Assistência Psicossocial regional, integrando equipes, compartilhando práticas e construindo o diálogo para melhores infraestruturas de trabalho. "São trocas de experiências e absorção de novos conteúdos que melhoram o atendimento à população" - afirma o gestor.

Programas tais como o Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar/Psiquiatria (PNASH/Psiquiatria), o Programa Anual de Reestruturação da Assistência Hospitalar Psiquiátrica no SUS (PRH), assim como a instituição do Programa de Volta para Casa e a expansão de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Residências Terapêuticas vêm permitindo o avanço no atendimento psicossocial na região.

SEBRAE: Micro e pequenas empresas registram o pior desempenho em 17 anos



O faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado de São Paulo caiu 18% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2014, mostra pesquisa do Sebrae-SP divulgada na semana passada. Segundo a entidade, foi a maior queda porcentual para o mês de fevereiro na comparação anual desde 1998, ano em que o levantamento teve início, ou seja, o pior mês dos últimos 17 anos, e poderia ser mais, se houvesse a estatística antes.

Em relação a janeiro, as MPEs faturaram 1,3% a menos. Com o resultado de fevereiro, o faturamento dessas empresas acumula queda de 16,5% no primeiro bimestre, na comparação com igual intervalo do ano passado.

Em nota, o Sebrae-SP avalia que o resultado ruim é reflexo da demanda desaquecida, em razão da confiança de consumidores em baixa, aumento do desemprego, queda do rendimento dos trabalhadores, inflação mais alta e efeitos de curto prazo das medidas de ajuste fiscal.

O governo de Dilma sempre usou a estratégia de comparar seus números, misturando com os de Lula, aos de FHC, mas está ficando cada vez mais difícil, pois com a economia em queda, vai perdendo argumentos.

Colégio Santa Joana D'Arc - 30 Anos de Uma História em Formação!






Há 30 anos o nosso Colégio Santa Joana D'Arc deu início à preparação da sua programação de aniversário. Esta semana contou com a presença do grande profissional de comunicação e cultura Gerson Lima, um dos autores do Hino do Colégio.

Gerson Lima participou de um encontro com os alunos, falando sobre o processo de composição do Hino e de sua atuação profissional. Foi um momento de muito aprendizado e de interatividade elogiado pelos próprios estudantes. É só ver a última foto deste post.

Este mês também o CSJD recebeu a benção e abertura do Mês Mariano feita pelo Padre Emerson, um amigo sempre presente do Colégio.

Durante todo o mês de maio haverá atividades voltadas para os 30 anos do colégio, dentre elas: comemoração e homenagem do dia das mães, encontro do Joana D´Arc com Cristo, Missa em Ação de Graças, palestra do movimento Maio Amarelo, Bienal na Escola, encontro de nossos alunos com Ziraldo (participação no Congresso Educa Garanhuns).

30 Anos de uma história em formação, literalmente.

MAIO AMARELO: Comitê dá início à campanha de prevenção de acidentes em Garanhuns e região‏‏





Representantes de diversas instituições e dos municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde. deram início ao movimento "Maio Amarelo", nesta terça-feira, 05/05, no auditório da FUNASA, em Garanhuns. Participaram ainda das oficinas, estudantes de escolas públicas e Residentes Multiprofissionais do Hospital Regional Dom Moura.

Segundo Luiz Melo, da V GERES, todos os municípios da regional de saúde estarão realizando atividades nos setores de saúde, educação e trânsito, como parte da campanha internacional, que usa o amarelo para
chamar a atenção, a exemplo da função da cor nos semáforos.

O encontro iniciou com a coordenadora do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Transportes Terrestres, Fátima Godoy, que apresentou a situação preocupante dos números de acidentes de trânsito na região, principalmente os que envolvem motocicletas. Fátima Godoy é Coordenadora de Planejamento e Regulação da V GERES. Os dados são coletados pelo Hospital Dom Moura, unidade sentinela de emergência.

O município de Garanhuns participou do encontro apresentando duas palestras. Na área de segurança, a Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte apresentou o tema "Municipalização do Trânsito e os enfrentamentos mais comuns", com o palestrante Elielson Pereira, Diretor de Trânsito de Garanhuns. O Profº Carlos Barros, representando a Secretaria de Educação do município, versou sobre as ações desenvolvidas nas escolas do município sobre Educação no Trânsito.

O destaque das oficinas ficou para a Polícia Rodoviária Federal, através do Inspetor George Gonzaga, que faz parte do Núcleo de Educação da PRF, que vem fazendo palestras em escolas e outras instituições que buscam agendar as atividades. Inspetor George apresentou vídeos, alertou sobre as condições de tráfego com segurança, principalmente para condutores de veículos e seus passageiros. O policial Rodoviário José Cardoso fez uma apresentação de instrumentos utilizados pela PRF para fiscalização das rodovias federais.

O Dia da abertura da programação finalizou com uma palestra apresentada pela equipe da Lei Seca Estadual, também no auditório da FUNASA.

Sindicato entra na justiça contra a Prefeitura de Garanhuns para garantir aumento dos professores



O Presidente do SINSEMUG - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Garanhuns e Região, Luciano Florêncio, informou que está entrando com processo na justiça, para garantir o direito dos professores referente ao Abono Educador, e também o reajuste do Piso Nacional do Magistério linear de 13,01% para todos os Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. 

O Sindicato realizou Assembleia Geral Extraordinária com os professores da Rede Pública Municipal de Ensino, nesta quarta-feira (06/05),  no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, onde foi decidido pelo ESTADO DE GREVE, a partir da próxima segunda-feira (11). Nesta condição, os professores somente darão metade das aulas, ficando na escola o restante do expediente. 

Nova assembleia está marcada para o dia 20 de maio, também no Centro Cultural. 

Os professores se queixam da administração municipal, que não concedeu o reajuste linear de 13,01% para toda a categoria. Além disso, a aprovação da Lei nº 4117/2015, de autoria do Executivo, põe em risco o Abono Educador, e tem sido uma das questões mais criticadas pela categoria.

SECA E CRISE: Bacia Leiteira perde 800 mil litros/dia em quatro anos



A situação da produção leiteira em Pernambuco foi tema de uma reunião especial na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, na terça-feira (05). O presidente do colegiado, Miguel Coelho (PSB), convidou representantes de sindicatos e do Governo do Estado para apresentar uma radiografia da crise que tem reduzido a produção de leite e afetado a renda de milhares de pequenos empreendedores, principalmente, no Agreste e Sertão.


NÚMEROS 

Entre os principais dados apresentados na reunião chamaram a atenção a queda de produtividade e o nível de informalidade na bacia leiteira. Em quatro anos, a geração de leite caiu de 2,6 milhões de litros/dia para 1,8 milhão/dia. Em 2015, esse patamar deve se manter ou cair por conta do prolongamento da seca e da diminuição da taxa de natalidade do gado. Já a informalidade alcança atualmente cerca de 70% dessa produção.

O excesso de burocracia para regularização dos produtores e atuação de atravessadores no comércio com as indústrias foram outras reclamações dos representantes dos sindicatos. “Hoje tem produtor vendendo leite a R$ 0,50, enquanto um atravessador repassa por R$ 1,20. Isso tem prejudicado muito os produtores que já sofrem muito com os efeitos da seca nesses últimos anos”, explicou Saulo Malta, presidente do Sindicato de Produtores de Leite (Sinproleite).

Após a reunião, o deputado Miguel Coelho informou que a Comissão vai reunir os dados e propostas de melhoria para o setor para encaminhar ao Governo do Estado e outras instituições. 

Professores de Garanhuns entram em ESTADO DE GREVE



O Presidente do SINSEMUG/REGIONAL - Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Garanhuns e Região, Luciano Florêncio, em contato com o blog, informou a posição tomada pelos professores da Rede Pública Municipal de Ensino, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta quarta-feira (06/05), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante.

A categoria deliberou pelo ESTADO DE GREVE, a partir da próxima segunda-feira (11).

Os professores se queixam da administração municipal, que não concedeu o reajuste linear de 13,01% para toda a categoria. Além disso, a aprovação da Lei que põe em risco o Abono Educador, tem sido uma das questões mais criticadas pelos servidores.

Segundo o professor Lincoln Cardoso, a Assembleia Extraordinária desta quarta contou com 142 professores "As aulas acontecerão só em meio expediente, para todos os horários, e com a permanência do professor na escola e no restante do expediente." - Registra em sua página no facebook, de onde também trouxemos a foto que ilustra este post.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.