terça-feira, 12 de maio de 2015

Pernambuco deve ter Semana Estadual de Luta contra a Depressão



Por unanimidade, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou na tarde desta terça-feira (12) o Projeto de Lei nº 61/2015, que institui a Semana Estadual de Luta contra a Depressão. A proposta é de autoria do deputado estadual Beto Accioly (SD) e visa à adoção de políticas públicas para o tratamento das pessoas com depressão no Estado. O projeto segue agora para sanção do governador Paulo Câmara.

“Estou muito feliz com a aprovação desse projeto. Estabelecemos uma semana para promoção de atividades educativas e preventivas, a fim de conscientizar e orientar a população para o enfrentamento da depressão. Mais importante que isso é que as ações sejam continuas e reduzam ao máximo a dor de quem enfrenta o problema direta ou indiretamente”, revela o autor da lei.

Deputado Beto Accioly
DEPRESSÃO: Doença psiquiátrica, crônica e recorrente, que produz a alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pernambuco havia registrado 434 mil casos da doença, ocupando a 7ª posição no ranking nacional, considerando apenas números absolutos e pessoas maiores de 18 anos.

Segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o oitavo país em número de suicídios, uma das principais consequências de quem sofre com a depressão. “Essa Lei tem o objetivo de dirimir os efeitos e consequências da depressão, evitando casos extremos. Com um bom trabalho realizado evitaremos o sofrimento de quem convive com a doença”, explica Beto Accioly, que também é autor do Projeto de Lei nº 63/2015, que implanta um programa contra a depressão infantil e na adolescência.

Severino Albino faz 70 anos, e sua trajetória política e desportiva é relembrada



Esta quarta-feira (13) é aniversário de Severino Albino, comemora seus 70 anos de vida. Pras novas gerações é mais conhecido por ser o pai do vereador Sivaldo Albino. Aliás, a família é grande. Sivaldo tem muitos irmãos, frutos do casamento de Severino com Dene Rodrigues; Sandro, Severino, Simone, Silvandro, Johny, Fá, e a professora Sandra Albino, esposa de Carlos Janduy. Severino é irmão de Zé Luis Albino, proprietário do Terraço. Como podem ver, uma família de muito serviço pelo município. E olha que só citei uma pequena parte.

Para marcar os 70 anos de Severino Albino, Johny postou no facebook um pouco da história política do pai, que foi vereador, Presidente da Câmara e chegou a ser candidato a vice-prefeito, numa chapa com Givaldo Calado. Hoje está afastado da vida pública mas acompanha Sivaldo nos seus projetos políticos.

Como disse, Johny faz um breve relato, e recorda a importância desportiva que Severino Albino tem para o município. Vamos ver:

Meu Pai foi um desportista nato, gosta muito de Futebol, dos Clubes de nossa Cidade, sócio da Aga, foi Presidente do IAC, mas foi no do Sete de Setembro que construiu sua história. 

Presidente do Clube, foi um dos responsáveis pela Construção do Estádio Gigante do Agreste, hoje um patrimônio não só do Sete, mas de Garanhuns e de Pernambuco. 

Palco de grandes Jogos, o Gigante do Agreste teve sua construção concluída no final de 1981, ano em que recebeu em jogo amistoso o time do Bahia, de Dadá Maravilha. 

Foi palco também do jogo Sport x Palmeiras em 2003 pela série B do Campeonato Brasileiro que proporcionou divulgar Garanhuns para todo Brasil. 

Em 1982 também na gestão de Severino Albino, o Sete de Setembro se filia a Federação Pernambucana e começa a participar do Campeonato Estadual proporcionando lazer aos desportistas de Garanhuns nas tardes de domingo. 

Hoje sou um torcedor ativo do Sete de Setembro e orgulhoso de meu Pai ser um dos responsáveis pela história desse clube.

Johny Albino

Trabalho do Hospital Dom Moura é premiado em Brasília e pode servir de exemplo para outras instituições do SUS‏‏





O Hospital Regional Dom Moura, de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, esteve representado em Brasilia-DF, na solenidade de entrega do Prêmio INOVASUS 2014, nos dias 29 e 30 de abril, quando o Ministério da Saúde reuniu os autores e as instituições dos 30 melhores trabalhos em Experiências Inovadoras no SUS, no intuito de apresentá-los, e para o lançamento do livro com os trabalhos premiados.

Bruna Souza, Coordenadora da Residência Multiprofissional do HRDM, e Kylma Fidelix, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital, assinaram o trabalho: "Qualificação do Sistema de Saúde em Garanhuns-PE, através da implantação do Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização da Atenção à Saúde - PRMIAS", selecionado e premiado pelo Ministério. Foram 320 trabalhos inscritos, e 60 selecionados. Somente os 30 melhores foram premiados, e agora o Ministério da Saúde vai visitar as instituições para colher mais informações "in loco", visando multiplicar as experiências exitosas para mais instituições da Rede Sus pelo país.

Segundo as profissionais premiadas, a Universidade Federal de Pernambuco, através do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, teve papel fundamental na concepção do projeto, com a coordenação da Professora Zailde Carvalho, e equipe. Bruna Souza reafirma esta importância: "Não seria possível conquistar este reconhecimento sem a participação da Professora Zailde e a Universidade, que estiveram conosco desde a idealização até a implantação e implementação do programa". 

A participação da UFPE, como instituição formadora da Residência, finalizou em 2014, sendo substituída pela Escola em Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Estado, que a partir de então, apoiará este programa em suas questões pedagógicas.

Kylma Fidelix registra o apoio da direção do Hospital Regional Dom Moura, na gestão de Luiz Melo: "Tivemos o apoio necessário, o incentivo, e contamos com a participação de todos os setores e profissionais do hospital, possibilitando esta conquista. O prêmio reflete o atual momento do nosso hospital".

EM BRASÍLIA

Bruna Souza e Kylma Fidelix receberam o prêmio Inovasus, concedido pelo Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS), das mãos da Coordenadora do Prêmio, Maria Luiza Fonseca do Vale, e de Hêider Aurélio Pinto, Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, do Ministério da Saúde. 

A solenidade aconteceu no Hotel San Marco, durante os dois dias, sendo que o dia 29 foi dedicado a apresentação dos trabalhos e no dia 30 foi lançado o livro "PRÊMIO INOVASUS 2014: Valorização de Boas Práticas e Inovação na Gestão do Trabalho na Saúde".

MAIORIDADE PENAL: Instituições debatem a questão em Garanhuns



O Governo Municipal, por meio da Secretaria da Juventude, em parceria com o Conselho Tutelar de Garanhuns e com a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), realiza, na próxima sexta-feira (15), uma mesa redonda com o tema: “Redução da Maioridade Penal”. Com o intuito de discutir e debater com a população o assunto que tem alto grau de complexidade, a mesa redonda será realizada às 9h, no auditório da Câmara de Vereadores de Garanhuns.

Representantes do Conselho Tutelar, Funase, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil, Gerência Regional de Educação (GRE), V Gerência Regional de Saúde (V Geres) e dos poderes Executivo e Legislativo, foram os convidados para debaterem as questões levantadas na mesa. Toda a sociedade civil poderá assistir e participar das discussões debatidas no local.

Redução da maioridade penal – No Brasil, pessoas são consideradas adultas a partir dos 18 anos de idade. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171, estabelece que jovens, a partir dos 16 anos, passem a ser julgados e condenados à cadeia como adultos. Atualmente, infratores menores de 18 anos cumprem suas penas em unidades socioeducativas.

Sete Colinas FM comemora 31 anos de história, aliás, de boas histórias!


A Rádio FM Sete Colinas chegou aos seus 31 anos de relevantes serviços prestados ao Agreste Meridional. Uma das pioneiras em Frequência Modulada no interior do estado, a primeira em Garanhuns, a rádio abriu caminhos para a informação e boa música, formando profissionais reconhecidos por suas qualidades. Talvez seja hoje, a rádio que mais emprega em Garanhuns, além de manter-se com a preocupação de oferecer uma programação de qualidade.

Grandes nomes, grandes profissionais... Muitos já não estão na rádio, outros já nem estão mais entre nós, mas que deixaram sua contribuição para a comunicação, para a sociedade, para Garanhuns e o Agreste Meridional.

Com uma programação totalmente local, oferecendo espaço para profissionais e artistas da região, a Sete Colinas se transformou em um exemplo a ser seguido, com boa música, informação com credibilidade, espaço publicitário para os anunciantes que proporcionam as ondas cortarem os céus em busca dos seus ouvintes. Pois é, os anunciantes são parte desta comemoração.

Parabenizamos ao Sr. Ivo Amaral e toda a equipe, que fazem da 7 Colinas FM, um orgulho de nossa cidade! Quanta alegria para a família, que comemorou os 80 anos do patrono e ainda foi o grande homenageado do Festival de Inverno do ano passado.

Abraço também ao empresário Luciano Oliveira, primeiro proprietário da emissora.

Em especial, aos tantos amigos que temos trabalhando na emissora, que fazem da comunicação diária uma missão de transmitir alegria!

Dicas para passar no Concurso do INSS


É verdade, o próximo concurso do INSS para Técnico do Seguro Social será bastante concorrido, um dos mais mais da história. Afinal, a oportunidade oferecida pelo instituto é, de fato, muito boa, e acaba atraindo até quem já tem um bom emprego, público ou na iniciativa privada.

Mas milhares de candidatos serão aprovados e você pode estar entre eles! Confira estas dicas:

1º você não deve se preocupar com a concorrência, mas com os seus próprios desafios.

2º faça da preparação diária um hábito. E lembre–se: organização é tudo!

3º dê uma atenção especial às disciplinas que você tem mais dificuldade ou menos conhecimento.

4º navegue pelo site do Ministério da Previdência Social e procure conhecer a fundo seu funcionamento, em especial o do INSS.

5º analise como são feitas as provas das principais bancas organizadoras, sobretudo FCC, Cespe e Funrio, responsáveis pelos últimos concursos. Quando a organizadora do próximo concurso for anunciada, responda o máximo de questões que puder desta banca.

6º se puder, inscreva–se em outros concursos para treinar. Procure se familiarizar com a pressão e o desgaste de um dia de prova.

7º esqueça completamente a ideia de que só sendo um gênio ou tendo um QI acima da média será possível ser aprovado. Se isso passou pela sua cabeça, ESQUEÇA!

8º passar no concurso do INSS só dependerá de você e do quanto você estará preparado no dia da prova.

9º estude. estude. Milhares de pessoas fazem a prova sem nem ter pego em um livro ou ao menos ter lido o edital.

10º faça do concurso a sua prioridade.

Aprova Concursos

COMPRE SUA HONDA: Mês das Mães com preços baixos em Alves Motos Honda


Se você ainda não teve a oportunidade de tirar sua Honda 0Km, nós resolvemos te dar mais essa chance. Durante todo Mês das Mães na Alves Motos, os preços vão estar tão baixos, que você vai poder levar a Honda que tanto queria e mais uma para presentear sua mãe. 


Confira as ofertas:




GARANHUNS: Tem início Residência Médica de Saúde no Campo



Um evento de acolhimento foi realizado, na tarde desta segunda-feira (11), para recepcionar os 10 profissionais da primeira residência multiprofissional, do Brasil, em Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo, que é em Garanhuns. Os profissionais de saúde estão atuando desde a última quarta-feira (06), no sítio Estivas, nas especialidades de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

Este programa em Garanhuns, que é o primeiro do Brasil nesta modalidade, visa superar a invisibilidade e negligência histórica da saúde da população do campo. No encontro de hoje, foi apresentado, aos profissionais, a rede de atenção à saúde de Garanhuns, os serviços de saúde e como eles se articulam, como é a cobertura da Atenção Básica no município, como funcionam as articulações de rede e quais são os programa de saúde, existentes no município. A residência em Garanhuns irá, além de oportunizar uma qualificação profissional aos residentes, beneficiará a população rural do município, visto que essa é a parte da população que possuem um déficit maior na área da saúde.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do sítio Estivas, o qual está sendo beneficiado com os novos profissionais, atende mais de 700 famílias. Uma das coordenadoras da Atenção Básica, Fabíola Lins, fala sobre a residência. “Além de ser zona rural, onde o acesso aos serviços de saúde é mais difícil, ter profissionais trabalhando mais próximo dessa população, beneficiará na identificação das situações de saúde e irá potencializar, propor e implementar a resolução dos problemas de saúde. O programa é uma formação de pós-graduação para estes profissionais.

O programa é coordenado pela Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Garanhuns, em parceria com a Secretaria de Saúde de Garanhuns, com o apoio do Campus Recife, em parceria com o movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Quilombola, Coletivo de Saúde no Campo, Escola do Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). A formação pretende consolidar a compreensão dos processos de transformações sociais, comprometidos com a qualidade de vida dessa população. A residência nessas comunidades será uma forma de confrontar a desigualdade social, na atenção a saúde.

SECOM GARANHUNS

CHARGE DO DIA - Mensagem para pensar e sorrir!


Seria cômico, se não fosse trágico!

Arte: Alpino

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.