quarta-feira, 13 de maio de 2015

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Nomes que estão na lista



Saiu a lista dos artistas habilitados que podem estar na programação do Festival de Inverno de Garanhuns. Da relação saem 80% dos shows em todos os polos, já que o estado tem a liberdade de contratar 20% diretamente, até para garantir nomes de expressão que não se inscrevem em editais.

Da lista dos habilitados (que você pode conferir aqui), podemos anotar bons nomes que podem estar na programação do FIG. Depois a gente trata dos artistas pernambucanos, pois praticamente todos os nomes mais conhecidos estão na lista. Confira os artistas considerados nacionais que conhecemos e que podem estar por aqui:

Diogo Nogueira, Luiza Possi, Margareth Menezes, Fafá de Belém, Teatro Mágico, Alexandre Pires, Lucy Alves, Mundo Livre S/A, Marcelo Jeneci, Ana Cañas, Francis Hime, Moraes Moreira, Davi Moraes, Almir Sater, Raça Negra, Nação Zumbi, Nando Cordel, MPB4, A Cor do Som, Verônica Sabino, Amado Batista, Detonautas, Mariene de Castro,  Falamansa e Calypso (ui).

Alguém viu mais gente interessante na lista?

Associação Brasileira de Franchising e Sebrae promovem cursos em Garanhuns e Serra Talhada



O Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising (ABF) promovem, em Garanhuns (dia 26 de maio) e em Serra Talhada (em 28 de maio), o Curso “Entendendo Franchising”. O objetivo é capacitar potenciais franqueados e franqueadores no mercado de franquias, um dos que mais cresce no Brasil. Para ter uma ideia, mesmo em um ano economicamente mais lento, o setor apresentou um crescimento de 7,7% em 2014, segundo dados da ABF.

Com duração aproximada de 8 horas, o curso inclui em seu conteúdo conceitos do franchising, aspectos legais, vantagens e desvantagens do sistema, entre outros temas. Ele faz parte do Projeto Franquias Brasil, parceria entre a ABF e o Sebrae que vai promover 337 capacitações em 120 cidades de 19 estados até 2016.

“A interiorização do franchising e a educação são dois dos pilares da atuação da ABF, daí a importância de unirmos a nossa expertise à do Sebrae para levarmos o conhecimento sobre o franchising e o empreendedorismo a todo o Brasil”, afirma a presidente da ABF, Cristina Franco. “Trata-se do maior esforço para treinar empreendedores no sistema de franquias já realizado no País”, ressalta a presidente da ABF. A meta é oferecer capacitação para 25 mil pessoas até o próximo ano.

A inscrição no curso tem o valor de R$ 20,00. As vagas são limitadas. 
Informações e inscrições no site: http://abfeducacao.portaldofranchising.com.br



ABF – A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 27 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio batizado como Franchising/Franquia. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão: orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar literaturas especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior.

FBC discursa no Senado contra o Impeachment de Dilma



O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez nesta terça-feira (12/05), na tribuna do Senado, um pronunciamento contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Independente em relação à gestão da petista, Fernando aproveitou a oportunidade para alertar ao Governo quanto à necessidade de dialogar, para que o país possa fazer os ajustes necessários e retomar o caminho do crescimento.

O Senador avaliou que a abertura de um processo de impedimento mergulharia o Brasil num cenário de incertezas que traria prejuízos à economia nacional. “Equivaleria a navegar na imprevisibilidade. A recuperação econômica que se pretende ficaria inviabilizada diante da paralisia das instituições”, disse.

Ele lembrou que assim que terminaram as eleições de 2014 o PSB publicou uma carta assumindo uma postura de independência da gestão e ressaltou que deve ser mantido o respeito às instituições democráticas e aos processos eleitorais. “Lideranças nacionais as mais sensatas, como o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Tasso Jereissati e Geraldo Alckmin manifestaram opinião contrária ao Impeachment no entendimento de que esse recurso extremo carece de sustentação (...) O Brasil, sétima maior economia do mundo, consolidou seu patrimônio democrático, é um dos principais líderes entre as nações emergentes e cada vez tem sido mais presente nas relações diplomáticas internacionais e multilaterais”. 

Fernando Bezerra Coelho, porém, destacou que o Governo Federal precisa adotar uma postura de austeridade diante das próprias contas, reduzindo custos, abrindo os caminhos do diálogo e praticando a “boa governança”.

Operação Lei Seca em Garanhuns‏‏




Como parte da programação das atividades do Maio Amarelo Regional, que visa conscientizar a sociedade para a segurança no trânsito, estão sendo realizadas blitz da Operação Lei Seca. No último domingo (10) o comando esteve em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, na BR 423, em Garanhuns.

As atividades do Maio Amarelo estão sendo realizadas nos 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde, inclusive a GERES esteve na Operação Lei Seca do final de semana. As ações são coordenadas pelo Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Transportes Terrestres.

Luiz Melo, da regional de saúde registra: "Nosso comitê agrega diversas instituições nas áreas de trânsito, saúde e educação, e desta integração surgem as ações preventivas e também de fiscalização. Contamos com as secretarias dos municípios e também com órgãos como o DETRAN, Conselho Tutelar, as Polícias, a AMSTT e o Hospital Regional Dom Moura, entre outros. Os acidentes tomaram proporção de epidemia, e somente com a união das instituições e conscientização da população conseguiremos combater este grave problema social".

Eliane Silva, que participou da ação da Operação Lei Seca representando a V GERES, afirma que outras ações como palestras, distribuição de panfletos e adesivos, ações em escolas e com mototaxistas estão sendo realizadas sob a coordenação do Comitê Regional.

LEI SECA

Na operação do domingo foram fiscalizados 203 veículos, sendo emitidas seis autuações por embriaguez ao volante e outras 21 autuações por diversas infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.

Participaram desta ação agentes da PRF, da Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito, bem como funcionários da Secretaria Estadual de Saúde e da V Gerência Regional de Saúde de Garanhuns.

Com informações do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal

Dilma volta a Pernambuco


Do blog de Inaldo Sampaio

A presidente Dilma Rousseff voltará a Pernambuco nesta quinta-feira (14) para lançar ao mar o navio petroleiro André Rebouças, a nona embarcação encomendada pela Transpetro (subsidiária da Petrobras) ao Estaleiro Atlântico Sul.

A presidente desembarcará às 10h30 na Base Aérea do Recife acompanhada pelo senador Humberto Costa (PT), o ministro Armando Monteiro (Desenvolvimento Econômico) e deputados federais da base governista.

De lá ela seguirá de helicóptero para o Porto de Suape, em Ipojuca, onde a cerimônia será realizada.

Na ocasião, a presidente assistirá também ao “batismo” do petroleiro Marcílo Dias, mais um do lote de 10 navios do tipo Suezmax encomendados pela Transpetro ao EAS.

Secretário de Agricultura do estado na CODEAM nesta quinta-feira



Recebemos o convite do Secretário-Executivo da CODEAM, Sandoval Cadengue, para a reunião que acontece nesta quinta-feira (14), a partir das 09:00h., com a presença do Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Dr. Nilton Mota.

O presidente da Codeam, Leonardo Martins, recebe o secretário para tratar sobre a Regulamentação da Lei da Agroindústria Familiar‏, situação econômica muito comum no Agreste Meridional.

O convite, claro, é extensivo a todos os interessados em saber mais sobre a legislação a ser implementada.

CONFIRA AS MUDANÇAS QUE DEVEM ACONTECER COM A REFORMA POLÍTICA


O relatório final sobre a PEC da Reforma política – que será votado esta semana pela Comissão Especial que analisa a questão na Câmara dos Deputados – foi lido nesta terça-feira (12) pelo relator Marcelo Castro (PMDB-PI). O documento traz vários avanços e propõe mudanças significativas nos sistemas eleitoral e partidário do País, algumas delas apresentadas pelo PSB e defendidas na Comissão Especial pelo deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), vice-presidente daquele colegiado.

Entre as mudanças, o relatório extingue a reeleição para presidente, governadores e prefeitos, institui o mandato de cinco anos para todos os cargos – de vereador a presidente da República – acaba com as coligações proporcionais, cria uma cláusula de desempenho (barreira) para evitar as legendas de aluguel e reduz de 1,5 milhão para 500 mil o número necessário de assinaturas de eleitores para apresentação de projetos de lei de iniciativa popular.

Dois outros avanços destacados por Tadeu Alencar são a escolha dos suplentes de senadores, que passam a ser os candidatos não-eleitos, por ordem decrescente, e a redução da idade mínima de 35 para 30 anos dos candidatos a senador, governador e vice-governador. Também há um reforço na fidelidade partidária, consolidando a perda automática do mandato nas hipóteses de desligamento do partido pelo qual foi eleito.

O relatório, por outro lado, sugere a adoção do sistema eleitoral majoritário, o chamado “Distritão” – em vez do distrital misto, proposta que antes contava com a preferência da maioria dos parlamentares. Da mesma forma, propõe o financiamento de campanhas misto, ou seja, mantém as doações de pessoa jurídica – embora vedando as doações de empresas que tenham negócios com o serviço público – e acrescenta a doação por pessoa física, com teto ainda a ser estabelecido.

E embora tenha admitido a unificação das eleições, o relator Marcelo Castro optou pela sugestão do mandato tampão de dois anos para prefeitos e vereadores eleitos em 2016, para que a coincidência dos pleitos aconteça logo em 2018, rejeitando a proposta de seis anos para os eleitos em 2016 para unificar as eleições em 2022, como queria o PSB. “Estas são três propostas das quais discordamos, mas vamos trabalhar até momentos antes da votação para tentar reverter esses itens”, afirmou Tadeu Alencar.

O vice-presidente da Comissão Especial também lamentou que o relator tenha excluído a proposta de criação de cotas de vagas para a representação feminina no Parlamento, e também pretende lutar para incluir a questão no documento, cuja votação na Comissão acontecerá até a sexta-feira (15), e depois seguirá para votação pelo plenário da Câmara, prevista para o final deste mês.

CHARGE DO BLOG: Mensagens para sorrir!



Arte: Alpino


Galo Falcão, Vereador é assassinado em São João







O vereador Reginaldo Falcão da Silva foi assassinado nesta terça-feira (12) em São João, município do Agreste pernambucano, onde atuava. Ele saiu da Secretaria Municipal de Educação e, quando chegava perto da prefeitura, na Rua Augusto Peixoto, foi alvo de tiros. A Polícia Militar comunicou que duas pessoas em um carro são as suspeitas de cometer o crime.

Conhecido como "Galo", o parlamentar era filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), possuía curso superior e tinha 44 anos.

Para saber mais: G1 Globo Caruaru

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.