quinta-feira, 14 de maio de 2015

Notícias da UFPE: Anízio Brasileiro é reeleito. Professores aprovam greve.



Garanhuense, o professor Anísio Brasileiro foi reeleito reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele foi o candidato mais votado no segundo turno, com 60,39% dos votos, e fica à frente do cargo até 2019, conforme resultado divulgado na noite desta quarta-feira (13). A vice-reitora eleita é a professora Florisbela Campos, diretora do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e docente do Departamento de Nutrição.

Vinculado ao Departamento de Engenharia Civil desde 1978, Brasileiro se reelegeu afirmando que é preciso "inovar mais" na qualificação e integração da UFPE com a sociedade. A votação ocorreu nos três campi da UFPE (Recife, Vitória e Caruaru), sendo usadas 78 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), além de nove manuais. (http://g1.globo.com/)

GREVE

Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) aprovaram, em assembleias nestas quinta (14) e quarta-feiras (13) - respectivamente -, o indicativo de greve.

Em reunião na manhã desta quinta, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) decidiu pelo indicativo de greve no dia 28. Dos 71 presentes, 38 docentes foram favoráveis, 23 contrários e 7 se abstiveram da votação.

Já os professores da Federal Rural decidiram, nessa quarta, pelo indicativo para o dia 27. O motivo principal da mobilização é, segundo Nunes, um corte de R$ 7 bilhões na educação pública, que impacta o funcionamento das universidades. (http://noticias.ne10.uol.com.br/)

Festival de Inverno de Garanhuns pode homenagear Eduardo Campos



O Vereador Sivaldo Albino apresentou requerimento na Câmara Municipal, solicitando ao Governo do Estado e a FUNDARPE que o homenageado do Festival de Inverno de 2015 seja o ex-governador Eduardo Campos, falecido ano passado, em plena campanha para a Presidência da República.

A solicitação de Sivaldo Albino, é em virtude dos grandes serviços prestados por Eduardo a nossa Cidade. Além de no seu período como Governador sempre teve uma atenção especial com a realização do Festival de Inverno de Garanhuns, proporcionando a cada ano maior crescimento do evento que tornou-se um dos maiores eventos culturais do nosso País, evento esse que tanto contribui com o desenvolvimento de Garanhuns e região. Vale ressaltar que em 2015 o Festival de Inverno estará na sua 25ª Edição.

Eduardo Henrique Accioly Campos, filho do poeta e cronista Maximiniano Aciolly Campos e da ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes de Alencar, nasceu na capital pernambucana Recife, no ano de 1965. Foi secretário da Fazenda do Estado, deputado estadual, federal, e o mais jovem ministro da história à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia. Também foi governador de Pernambuco em dois mandatos, quando teve mais de 80% de aprovação. Em 2014, foi candidato à Presidência do país, mas a disputa foi interrompida com um trágico acidente aéreo que culminou com a morte de Campos e de mais seis pessoas que estavam na aeronave.

A Solicitação de Sivaldo Albino foi encaminhada ao Governador do Estado de Pernambuco Paulo Câmara e aos Secretários de Turismo Felipe Carreras e Cultura Marcelino Granja.

SÃO JOÃO DE CARUARU 2015 - Confira a programação completa!



PROGRAMAÇÃO DO PÁTIO DE EVENTOS LUIZ GONZAGA

Sábado (30 de maio)
Banda de Pífano 'Zé do Estado', Nando Cordel e Elba Ramalho
Domingo (31 de maio)
Virados do Forró, Sirano & Sirino e Arreio de Ouro
Sexta-feira (5 de junho)
Didi Caruaru, Assissão, Flávio José e Cavaleiros do Forró
Sábado (6 de junho)
Saia Rodada, Valdir Santos, Targino Gondim e Forró Pegado
Domingo (7 de junho)
Banda do Batista, Aldemário Coelho,
Quarta-feira (10 de junho)
Reginaldo Pietro e Banda Topazil
Sexta-feira (12 de junho)
Pinga Fogo, Azulão e Azulinho, Dorgival Dantas
Sábado (13 de junho)
Gabriel Diniz, Santana e Flor de Mandacaru
Domingo (14 de junho)
Carú Forró, Amazan e Mala 100 Alça
Quarta-feira (17 de junho)
Banda Alternativa e Banda Matutos do Forró
Sexta-feira (19 de junho)
Fabiana Pimentinha, Lucas Costa, Waldonys e Gatinha Manhosa
Sábado (20 de junho)
Bixinha Arrumada, Benil, Petrúcio Amorim e Wesley Safadão
Domingo (21 de junho)
Renilda Cardoso, Forró da Curtição e Brasas do Forró
Segunda (22 de junho)
Elifas Júnior, Maciel Melo e Banda Calypso
Terça-feira (23 de junho)
Berinho Lima, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins e Forró da Pegação
Quarta-feira (24 de junho)
Heleno 8 Baixos, Margareth Menezes, Cristiano Araújo e Marcos Lessa
Sexta-feira (26 de junho)
Forró Vumbora, Luan Estilizado e Solteirões do Forró
Sábado (27 de junho)
Forró dos Plays, Capim com Mel e Zezé di Camargo e Luciano
Domingo (28 de junho)
Aviões do Forró, Flávio Leandro, Ferro na Boneca e Forró do Muído
Segunda-feira (29 de junho)
Israel Filho, Simone e Simaria e Mastruz com Leite

UPAE Garanhuns adverte: Higienização das mãos salva vidas!‏‏‏





"A lavagem das mãos é a medida mais simples e eficaz para prevenir doenças", quem faz a observação é a enfermeira Michelle Torres, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, da UPAE Garanhuns, que em conjunto com a também enfermeira Edjosy Ramos, do setor de Educação Permanente, realizaram uma série de atividades na unidade de saúde, para registrar a passagem do Dia Mundial da Higienização das Mãos, que se comemora no dia 05 de maio. Já o próximo dia 15, é o Dia do Combate à Infecção Hospitalar.

Profissionais da assistência direta aos pacientes da UPAE, a exemplo de maqueiros, enfermeiros e técnicos em enfermagem, receberam informações, panfletos, assistiram vídeos educativos da ANVISA e participaram de dinâmicas, sobre a correta higienização das mãos.

"As pessoas devem ter o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia, e os que trabalham com atendimento em saúde devem ter uma atenção ainda maior, evitando infecções e outros problemas originados na falta de higiene. De um modo geral, podemos afirmar que a higienização das mãos salva vidas!" - Afirma a Coordenadora de Enfermagem da UPAE Garanhuns, Dra. Tayana Guerra.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Medida individual simples, de baixo custo, que previne a propagação das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). O termo engloba a higienização simples, antisséptica, fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos.

As IRAS se apresentam como um grave problema de saúde pública no país, aumentando a morbidade e a mortalidade entre os pacientes, além de elevar custos dos hospitais.

Em Brasília, Ministério da Integração garante investimentos na Adutora do Agreste

Arte: Jornal do Commercio


O Ministério da Integração Nacional garantiu na quarta-feira (13/5), em Brasília (DF), o investimento de R$ 1,07 bilhão pelo governo federal na Adutora do Agreste, obra complementar do Projeto de Integração do Rio São Francisco, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O montante é referente à primeira etapa e à primeira fase da segunda etapa do empreendimento. A pasta assegurou ainda o apoio federal ao estado via Operação Carro-Pipa.

REUNIÃO COM COMPESA

As garantias partiram do ministro Gilberto Occhi, durante reunião com o deputado federal Fernando Monteiro (PP/PE) e o diretor da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares. Na ocasião, Monteiro pleiteou ampliação das metas da Adutora. O projeto será entregue à Secretaria Nacional de Infraestrutura Hídrica (SIH) do MI, que analisará a viabilidade do plano.

Essas etapas da Adutora do Agreste atenderão 17 dos 68 municípios do estado. A obra conta com 419 quilômetros de adução de água bruta, estações de tratamento e elevatórias e reservatórios. O percentual de execução física do empreendimento é de 61%.

Policiais Civis decidem parar por 24 horas




Os policiais civis de Pernambuco vão parar suas atividades por 24 horas na próxima terça-feira, 19 de maio, a partir das 0h. Esta foi uma das determinações tomadas na assembleia geral da categoria, ocorrida logo após uma negociação entre os dirigentes do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) e assessores do governador Paulo Câmara, na noite desta quarta-feira (13).

A assembleia geral dos policiais civis também deliberou pelo início da Segunda Fase da Operação Polícia Cidadã. A patrulha sindical do Sinpol vai continuar visitando locais de trabalho conscientizando os servidores da segurança a cumprirem o que determina a legislação e não cometerem “usurpação de função”, ou seja, realizar serviços que não é competência de seu cargo. O Sinpol vai advertir o policial que esteja usurpando a função de outro.

Ainda antes da reunião e da assembleia, cerca de 1.500 policiais civis seguiram em passeata pela avenida Cruz Cabugá, rua do Hospício, avenida Conde da Boa Vista, rua da Aurora e finalizaram o protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas, onde foram recebidos pela assessoria do governador para conversar sobre respostas para a pauta de reivindicações que foi entregue em 30 de janeiro.

O Governo do Estado se comprometeu a iniciar o diálogo sobre a pauta de reivindicações dos Policiais Civis na próxima semana. O Sinpol pede que a gratificação por função policial seja fixada em um percentual de 225% para todos os policiais civis do Estado. Além disso, o sindicato também reivindica para a categoria modificações no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) que promovam aumentos salariais por tempo, qualificação e faixa etária. Por fim, os policiais civis pedem que os Peritos Papiloscopistas integrem o Quadro Técnico Policial e que o Governo do Estado realize a reposição inflacionária para o ano base de 2015.

Assessoria de Imprensa do SINPOL

Passos do Movimento Grevista dos Professores em Garanhuns



O Presidente do SINSEMUG - Sindicato que representa os servidores municipais de Garanhuns e região, Luciano Florêncio, enviou detalhadamente os passos dados nesta questão da greve dos professores da rede municipal. 

Há uma discrepância entre os números apresentados pelo sindicato, que afirma que tem uma resposta de 80% de participação dos filiados, enquanto que a Secretaria de Educação de Garanhuns aponta que pouco mais de 20% dos professores aderiram ao estado de greve.

Luciano Florêncio aponta também que boatos tentam enfraquecer a greve e o sindicato, e por isto, envia estes esclarecimentos:

Passo a Passo do SINSEMUG.

1. Ato de protesto realizado dia 15 de abril, na Câmara Municipal de Garanhuns.

2. Dia 27 de abril entra com denuncia junto ao Ministério Público do estado de Pernambuco, referente ao abono educador e reajuste dos professores que seria de 13,01% linear.

3. Dia 30 de abril, professores fazem caminhada pelas principais ruas de Garanhuns e manifestação em frente a prefeitura, em favor do reajuste linear de 13,01% para todos os professores, segurança nas escolas, insalubridade para serviços gerais, coveiros, pessoal que trabalha em arquivos, melhoria da merenda escolar, melhores condições de trabalho.

4. Dia 04 de maio, o Sindicato convoca todos os professores, para Assembleia Geral, que foi realizada dia 06 de maio no Centro Cultural.

5. Dia 06 de maio realização da Assembleia Geral, onde os professores presentes deflagraram entrar em estado de greve a partir do dia 11 de maio.

6. Dia 07 de maio, o sindicato enviou ofício comunicando ao Prefeito do Município de Garanhuns, que a categoria deflagrou estado de greve.

7. O sindicato entregou ofício circular em todas as escolas da sede do Município e zona rural.

8. Dia 08 de maio, o sindicato recebeu Ofício sob nº 098/2015 da Secretária de Educação, acusando recebimento do Ofício sob nº 060/2015 do sindicato, onde informa decisão tomada perante assembleia, no tocante da deflagração de estado de greve a partir do dia 11 de maio ( segunda-feira) pela categoria de professores municipais.

9. O sindicato contratou um escritório de advocacia para ingressar com processo junto a justiça, com referencia ao comprimento do reajuste dos 13,01% linear para todos os professores. 

10. Dia 12 de maio, o sindicato enviou ao Prefeito do Município, Ofício sob nº 065/2015, onde foi protocolado no protocolo geral do Município na mesma data. 

11. Em nenhum momento se cogitou a desistência do movimento por parte do sindicato. O sindicado continua na luta, só à assembleia é que decidirá os rumos do movimento.

12. Houve alguns boatos que; Luciano Florêncio, teria renunciado do mandato de presidente do sindicato não é verdade, a mudança de diretores da diretoria executiva do SINSEMUG, só haverá no período eleitoral em 2019, uma vez que, já houve eleição para nova composição da diretoria executiva no ano passado, com voto direto de seus afiliado. Para o quinquênio 2014/2019. 

A LUTA CONTINUA!
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!

Luciano Florêncio
SINSEMUG - Regional

RESULTADO DA ENQUETE: Lula sabia do Mensalão?



Acabou virando piada, mas para toda denúncia na época do seu governo, o ex-presidente Lula afirmava que não sabia de nada. Acabou assistindo a prisão de influentes nomes do governo, como Zé Dirceu, e articuladores de seu partido, como Delúbio Soares e Zé Genoíno. Lideranças de partidos aliados também foram para o xadrez. Mas Lula saiu ileso.

Passou o mensalão, e o escândalo agora é o Petrolão. A história se repete. 

De novo, Lula (e agora Dilma) não sabe de nada. As investigações chegam cada vez mais próximo, mas vê-se no Congresso e no STF, estratégias para barrar as investigações. A busca é descredenciar o juiz Moro e o Procurador Janot, impedir as delações premiadas através de acordos de leniência e deixar tudo como está. O STF, de maioria governista, vai colocar tudo debaixo do tapete.

As capas das revistas acusam diretamente Lula como operador. Yousseff disse que o Planalto sabia de tudo. Pedro Corrêa disse que Lula não está preso porque ninguém tem coragem. E por aí vai. Mas nenhuma prova. Ninguém mostra nada que chegue no ex-presidente.

Contudo, diante da sucessão de fatos e acusações, as pessoas acreditam cada vez mais que as principais lideranças do país, Lula e Dilma, sabiam de tudo, como apontam os números da nossa enquete, já são maioria, e isto talvez explique a queda na aprovação do Governo de Dilma, amplificada pelas medidas antagônicas ao que dizia na campanha. A rejeição ao PT também é crescente.

Mas há ainda os que acreditam que não, eles não sabiam dos desvios na Petrobras, só estavam mal assessorados mesmo.

E há também os que acreditam na culpa dos dois, mas não dão importância. Argumenta-se: Todo partido faz assim, o governo de FHC fez assim, e naquela época se roubava mais e ninguém ia preso. A corrupção faz parte da administração brasileira. Não há nada que possa ser feito, e para governar tem que se aliar ao que existe de pior na política nacional. Aliás, o povo também é corrupto no cotidiano, e os políticos são reflexo da sociedade. 

Bem, vamos ao resultado da enquete. Vale lembrar que estamos em uma região onde Lula é um mito, e certamente, voltando a ser candidato, terá a supremacia nas urnas:

Lula sabia do Mensalão?

Sim 122 (58%)
Não 88 (42%)

Total de Votos: 210 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.