sexta-feira, 22 de maio de 2015

Maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho recebem diplomas de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil





O governador Paulo Câmara participa, neste domingo (24), em Nazaré da Mata, da entrega dos diplomas de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aos maracatus de Baque Solto e Cavalo Marinho. A cerimônia acontece às 18h, no Engenho do Cumbe, durante o 5º Encontro da Cultura Popular da Mata Norte, uma ação do programa Pernambuco Nação Cultural. As expressões foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em dezembro de 2014, após um longo processo de pesquisa iniciado pelo Estado em 2007.

A partir do desenvolvimento dos inventários para registro de bens culturais de natureza imaterial de Pernambuco, tornou-se possível conhecer e diagnosticar as condições de existência de grupos e mestres dessas manifestações. Ainda devido à realização dessa pesquisa pelo Estado, foi possível obter a aprovação dos detentores dos bens culturais para os pedidos de abertura dos processos de registro no Iphan. Os primeiros inventários foram entregues pelo ex-governador Eduardo Campos em 2013. 

Antes de participar da cerimônia em Nazaré da Mata, o governador prestigia, às 15h30, o 24º Festival do Jerico da Vila Murupé, em Vicência, na Mata Norte. Além da tradicional corrida de jericos, que acontece na área central do município, o evento contará com gincanas populares e apresentações culturais.

Em respeito a Selma Mello, e pelo bom senso no debate sobre a redução da maioridade penal



Acompanho o trabalho de Selma Mello há uns 20 anos. Pessoa simples, batalhadora, apaixonada pelo que faz, que vai vencendo desafios na educação e na busca pela ressocialização de detentos, além de outras ações sociais.

Também conheço Gil PM. Vereador atuante, que tem buscado aproximação com a população. Polêmico, Gil não se furta de dar sua opinião e de brigar por ela. E por isto ultrapassou o limite entre o debate e a agressão verbal.

Na última semana aconteceu uma audiência pública sobre a redução da maioridade penal na Câmara Municipal, provocada pela Secretaria da Juventude de Garanhuns, e naturalmente aconteceu o choque de visões diferentes das pessoas envolvidas no tema. Acabou repercutindo mais o entrevero entre Selma Mello, assistente social, e Gil PM. Cada um representando um lado da corda. 

Como disse, formações diferentes, trabalhos diferentes e visões sobre a transformação do indivíduo também diferentes. 

O que não pode é o debate deixar o campo do argumento e partir para o lado pessoal, como fez o vereador Gil PM, ainda mais por ocupar uma função política pública. 

No texto publicado no facebook, assinado por Gil, ele atinge a história e o trabalho de Selma, como assistente social, artista e professora. Rapidamente muita gente se sentiu atingida por acreditar também neste mesmo tipo de atuação social. E ainda mais, muitas mulheres se sentiram também ofendidas pela forma como o vereador manifestou sua crítica à assistente social, com profunda falta de respeito.

Quanto ao debate, Tratam-se de visões antagônicas, e que somente com respeito à opinião do outro, chegaremos a uma sociedade melhor, com leis modernas. E estas não são feitas somente com restrição à liberdade, mas ampliando a inserção social. Até acho que podemos pensar na redução da idade penal quando se tratar de crimes hediondos, principalmente assassinatos e estupros. Os demais, é perigoso colocar os jovens infratores nas penitenciárias do país, quando a grande maioria é pega por roubos, furtos e drogas.

Gil quer os bandidos na cadeia, Selma quer reeducar. São símbolos dos lados que existem até no Congresso Nacional, quando se acalora o debate pela mudança da legislação penal. E lá, como aqui, a formação das pessoas envolvidas, também dita seus posicionamentos.

O que mostra que a questão não é pessoal.

Gil errou feio ao postar nas redes sociais, de forma tão agressiva, buscando denegrir e desmoralizar a atuação de Selma e de todos que acreditam e trabalham por este ideal. 

Assim, registro meu apoio a Selma Mello, afiançando seu trabalho, e aconselhando a reflexão do vereador Gil PM, quanto à forma de tratamento às pessoas que não comungam de suas convicções.

Poderia pensar numa retratação, reconhecendo um erro e buscando corrigi-lo. 

MARTINHO DA VILA: Escola de Samba do Rio de Janeiro fará homenagem a MIGUEL ARRAES! Saiba Mais.

VILA ISABEL: Martinho da Vila está escrevendo o enredo em homenagem a Miguel Arraes



O colunista Ancelmo Goes (Jornal O Globo) informa que a Escola de Samba Vila Isabel, do carnaval do Rio de Janeiro, vai homenagear em 2016, o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, falecido em 2005 aos 88 anos de idade.

É que em 2016 o ex-governador de Pernambuco completaria 100 anos e por isso a diretoria da Escola decidiu homenageá-lo.

Uma comissão pernambucana também está programando uma série de atividades alusivas ao centenário de Arraes.

Arraes nasceu em Araripe (CE) em 1916, mas aos 15 anos de idade veio morar no Recife para concluir os seus estudos.

Coube ao grande sambista Martinho da Vila, escrever o enredo do desfile, e ele pretende focar mais nos aspectos regionais, uma coisa quase de literatura de cordel, do que nos políticos. Aliás, o MCP - Movimento de Cultura Popular - tem a cara de Arraes, além de aspectos "Armoriais" da obra de Ariano Suassuna.

Sobre informações do jornalista Inaldo Sampaio.

NOTA OFICIAL DO SINPOL




A Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) reuniu-se nesta quinta-feira (21/05) com o Secretário de Administração, Milton Coelho, com o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, com o Chefe de Polícia, Antônio Barros, e técnicos da SAD, estando presentes também os companheiros Divanildo Gonçalves (UNEPPE), Célio Henrique Cavalcanti (IITB), José Alberto Nogueira (I.C.), Adriano Leite (IML) e Jesualdo Campos (assessor jurídico do Sinpol).

Na reunião, a SAD mostrou relatório acerca do funcionalismo público estadual no período de 2007 à 2014, trazendo a tona a dificuldade financeira pela qual Pernambuco e o país passam neste ano, afirmando impedimentos legais oriundos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), informando que o Estado já ultrapassou o limite prudencial de gastos com custeio.

O Sinpol reafirmou a pauta apresentada ainda no mês de janeiro deste ano, bem como a insatisfação da categoria, demonstrada na última terça-feira, quando os Policiais Civis realizaram a maior paralisação de sua história, o que foi reconhecido pelo Secretário de Administração.

A SAD, mesmo apontando as dificuldades financeiras do Estado, reconheceu serem legítimos os nossos pleitos, declarando haver uma limitação para a implementação de toda a pauta apresentada ainda neste primeiro semestre. Mesmo assim, prontificou-se a, no próximo dia 08 de junho, apresentar proposta de restruturação do nosso Plano de Cargo e Carreiras (PCCV), observando o que foi apresentado pelo Sinpol de mudança nos percentuais de classes, faixas e qualificação profissional, quantidade de faixas e migração dos Peritos Papiloscopistas para o QTP, bem como iniciar as tratativas sobre os 225% da gratificação de risco de função.

Também foram tratados assuntos relativos aos assédios, perseguições e ao desrespeito aos direitos trabalhistas nas Operações Policiais no âmbito da Polícia Civil, ocasião em que ficou acertado que o sindicato irá se reunir com o Chefe de Polícia e com o Secretário de Defesa Social para tratar sobre tais problemas.

O Sinpol mantém sua postura combativa em defesa dos interesses da categoria, tendo reafirmado tal posicionamento na reunião, não abrindo mão da pauta levada ao Governo, porém, reiterando que está disponível para o diálogo em busca da construção que viabilize o atendimento de toda a nossa pauta, aguardando o compromisso firmado pela SAD em apresentar uma proposta concreta no dia 8 de junho.

Vamos manter a mobilização e o nosso compromisso com a legalidade através da Operação Polícia Cidadã que está em sua segunda fase.

Na próxima segunda-feira, a Diretoria do Sinpol discutirá e divulgará a data de uma nova assembleia para avaliar o que for proposto pelo Governo na reunião do dia 08.06.2015, havendo a possibilidade da mesma realizar-se logo após a reunião com a SAD.

A DIRETORIA

TEXTO E FOTOS: Tempus Comunicação/Divulgação

ECONOMIA: Dirigentes funerários de Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia, discutem a modernização do setor. O Workshop aconteceu em Garanhuns

Esta quinta-feira (21), foi o último dia do I Workshop da Associação Pernambucana de Dirigentes Funerários (APEDIF) em Garanhuns. O evento ocorreu durante dois dias nas dependências do Hotel do Sesc.

Palestras que estimulam a modernização da gestão deste setor, exemplos de sucessos, trocas de experiências e fortalecimento do seguimento; com estes objetivos a APEDIF conseguiu surpreender os participantes deste que foi o primeiro encontro no estado de pernambuco. Um próximo já está sendo discutido para o segundo semestre deste ano.

Clerton Calves, consultor da APEDIF e gerente de marketing de grandes grupos do setor funerário

Durante o dia de hoje foi discutido o marketing no mercado funerário, tendo o Sr. Clerto Calves, com experiência de mais de 15 anos neste setor, como o palestrante.

Paulo Sérgio, tanatopraxista e coordenador técnico da Laidom Curso de Curitiba/PR

Depois, o Sr. Paulo Sérgio, da empresa Laidom, de Curitiba/PR, falou sobre técnicas e legislações do processo de somatoconservação, também conhecida com tanatopraxia, que é uma técnica científica utilizada mundialmente, pela qual se promove a total profilaxia do corpo e estabilização temporária de cadáveres humanos, este procedimento é realizado em laboratórios especialmente construído em empresas funerárias.

Através deste procedimento é possível o resgate da aparência saudável do falecido, oferecendo conforto aos presentes no velório pelas questões de aparência, e segurança, do ponto de vista sanitário, além de permitir translados e velório prolongado.

Para encerrar, o presidente do Sindicato das Empresas Funerárias do Ceará (SEFEC), Sr. Vicente Jales, falou sobre a importância do Associativismo e as conquistas do setor no estado do Ceará.

Vicente Jales, empresário e presidente do Sindicato das Empresas do Setor Funerário do Estado do Ceará (SEFEC)

O presidente do SEFEC parabenizou a Associação Pernambucana de Dirigentes Funerários (APEDIF) pela realização do I Workshop, e frisou a importância do associativismo: "Criar um ambiente para que haja debates é muito válido. Ampliar conhecimentos e unir estes empresários, fortalece o setor", reforça Vicente Jales.

Além das empresas pernambucanas, convidados representando os estados do Ceará, Bahia e alagoas, estiveram presentes.

Aniely Morgana, da empresa Previda de Maceió/AL, falou sobre a sua experiência neste workshop: "Foi essencial essa troca de ideias, buscar novos parceiros, perceber que as dificuldades são semelhantes e ver as soluções adotadas para melhorar o nosso atendimento".

Herton Viana, empresário e presidente da Associação Pernambucana de Dirigentes Funerários (APEDIF)

Para o presidente da Associação Pernambucana dos Dirigentes Funerários (APEDIF), Sr. Herton Viana, o I Workshop foi um sucesso. “Superou a expectativa. Os participantes saíram daqui com no mínimo “uma pulga atrás da orelha” para pesquisar mais sobre os temas abordados neste evento”.

A APEDIF conta com associados em mais de vinte cidades do estado, trabalhando para a modernização do setor, melhoria nos processos de atendimento e lutando pelo reconhecimento da sociedade, em relação ao serviço essencial que as empresas funerárias prestam. 

Mais algumas imagens do I Workshop da APEDIF:

Sr. Ivailton Areias, anfitrião do evento e diretor da Suissa Previ em Garanhuns.




Fotos e texto: Beto Duran e Jane Pimentel

Álvaro Porto trata de segurança com Secretário de Defesa Social



Vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Álvaro Porto (PTB) levou, na tarde da terça-feira (21), ao secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, reclamações relacionadas à insegurança que vem levantando junto à população do Agreste. As queixas fundamentaram pronunciamento feito pelo petebista na segunda-feira (18), na Alepe.

“Levei ao secretário queixas referentes ao aumento do número de assaltos e do consumo de drogas e à falta de delegados e de condições de trabalho para os policiais civis e militares e ao baixo de efetivo na Polícia Militar”, disse.

O secretário ouviu as demandas, reconheceu as dificuldades e informou que o ano é dos mais difíceis. Admitiu que 70 dos 185 municípios de Pernambuco estão sem delegados. Disse que 90% das cidades da Mata e do Agreste são cobertas por uma viatura com apenas dois homens. E ainda que, na maioria dos casos, um único veículo atende a três municípios.

Alessandro Carvalho adiantou que mais 1,1 mil policiais militares serão contratados e que 520 deles serão destinados ao Agreste. No entanto, o processo de contratação só deve ser iniciado em agosto.

A reunião com o secretário ocorreu um dia depois da audiência pública que Álvaro Porto comandou no município de São João para debater a violência no Agreste. No dia 12, o vereador Reginaldo Falcão foi assassinado em frente à Prefeitura daquela cidade.

O prefeito de São João, Genaldi Zumba (PSD), acompanhou o deputado Àlvaro Porto na reunião com o secretário. A audiência pública no município do Agreste foi realizada na quarta-feira (20.05) e contou com a presença do comando do 9º BPM; do delegado regional e ainda do prefeito, do vice e de vereadores e secretários municipais. A população lotou o Clube Areia Branca.

Texto e foto: Assessoria do deputado Álvaro Porto 

Prefeito de Bom Conselho diz que foi mal interpretado e que será reeleito

Comentamos aqui sobre uma nota no blog de Inaldo Sampaio sobre o prefeito Dannilo Godoy, de Bom Conselho, que teria convidado Luciano Vasquez para ser seu candidato na eleição municipal, em 2016. De imediato achamos estranho, pois todo prefeito pensa na reeleição. Fizemos este comentário (relembre aqui), e de fato, agora, vem o desmentido através de uma nota enviada pela assessoria do prefeito. A nota no blog de Inaldo, repercutida por blogs regionais, apimentou a quinta-feira em Bom Conselho. Confira a nota de esclarecimento:

NOTA AO BLOG

Dannilo Godoy (PSB), prefeito de Bom Conselho, diz que foi mal interpretado sobre a versão de que teria convidado o ex-chefe da Casa Civil, Luciano Vasquez, para concorrer à sua sucessão. Garante que será o primeiro prefeito reeleito da história da cidade, onde ninguém jamais conseguiu essa façanha. E que todo domingo vai inaugurar uma obra, até o final do ano.

Assessoria do Prefeito Dannilo Godoy

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.