quarta-feira, 27 de maio de 2015

GARANHUNS: Entidades se unem para fiscalizar água utilizada na irrigação de hortaliças



Uma parceria entre parceria entre técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Vigilância Sanitária e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns possibilitou uma ação conjunta Com o objetivo de melhorar a qualidade das hortaliças produzidas em Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado

Foi iniciada, nesta quarta-feira (27), uma operação de fiscalização e orientação aos produtores rurais em relação à qualidade da água utilizada na irrigação. Com a ação, os produtores também recebem a orientação técnica em relação ao uso de agrotóxicos. 

A ação é resultado da parceria entre técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Vigilância Sanitária e Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns.

O trabalho de campo foi iniciado na produção de hortaliças da comunidade quilombola do Castainho, onde, aproximadamente, 40 famílias cultivam cebolinha, coentro, alface, couve e outras espécies de horta, que abastecem, principalmente, as feiras livres de Garanhuns, incluindo a Central de Abastecimento (Ceaga).

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Katharina Almeida, a irrigação com água de baixa qualidade pode acarretar contaminação dos alimentos, comprometendo a qualidade do produto e, principalmente, a saúde humana. “As hortaliças e as frutas, especialmente aquelas consumidas cruas, podem servir de veículo de transmissão de uma série de doenças aos consumidores, por isso é preciso atenção”, destaca a médica veterinária.

Gabriel Martins, técnico da Adagro, esclarece que o controle da qualidade da água utilizada para fins de irrigação, bem como o uso correto dos defensivos agrícolas, é de grande importância para a saúde pública. “É necessário que os produtores adotem medidas para minimizar ou controlar esse tipo de contaminação. A operação serve, primordialmente, para orientá-los”, explica.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento de Garanhuns, Epaminondas Borges Filho, não pode haver descuido da qualidade dos produtos. “Devemos fortalecer e apoiar a produção de hortaliças no município. Entretanto, não podemos descuidar da qualidade que esses produtos chegam à mesa do consumidor, portanto, essa ação será realizada nas áreas produtoras de hortaliças com o objetivo de diagnosticar os problemas para eles possam ser resolvidos”, ressaltou o titular da pasta.

Texto e foto: SECOM GARANHUNS

CONCURSO PARA PROFESSOR EM PERNAMBUCO



O governador do Estado, Paulo Câmara, autorizou, nesta quarta-feira (27), por meio da Câmara de Política de Pessoal (CPP), a realização de concurso público para contratação de três mil professores para atender a Rede Pública Estadual de Ensino, em todas as regiões do Estado. 

O certame será realizado ainda neste ano. Serão contratados professores, principalmente, das áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Educação Especial e Educação Profissional. 

Os trâmites para a realização do concurso serão de responsabilidade das secretarias de Educação e Administração.

Dia da Luta Antimanicomial é comemorada em Garanhuns‏



Aproximadamente 200 pessoas participaram, na tarde desta quarta-feira (27), da comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, realizada no Seminário São José, em Garanhuns. O memento teve como objetivo divulgar o movimento, chamando a atenção da população para uma conscientização contra o internamento psiquiátrico. 

O movimento tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro.

A luta antimanicomial se refere a um processo de transformação dos serviços psiquiátricos, na busca pela mudança da relação entre a sociedade e as pessoas que possuem algum transtorno mental. 

No encontro, foram discutidas políticas públicas sobre a saúde mental. A médica psiquiátrica Raitza Araújo ministrou a primeira palestra, que falou sobre o Dia da Luta Antimanicomial. Logo em seguida, foi discutido o processo de desistitucionalização dos hospitais psiquiátricos, com a psicóloga Geane Vieira.

Texto e foto: SECOM GARANHUNS

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE CARUARU 2015



PROGRAMAÇÃO DO PÁTIO DE EVENTOS LUIZ GONZAGA

Sábado (30 de maio)
Banda de Pífano 'Zé do Estado', Nando Cordel e Elba Ramalho
Domingo (31 de maio)
Virados do Forró, Sirano & Sirino e Arreio de Ouro
Sexta-feira (5 de junho)
Didi Caruaru, Assissão, Flávio José e Cavaleiros do Forró
Sábado (6 de junho)
Saia Rodada, Valdir Santos, Targino Gondim e Forró Pegado
Domingo (7 de junho)
Banda do Batista, Aldemário Coelho,
Quarta-feira (10 de junho)
Reginaldo Pietro e Banda Topazil
Sexta-feira (12 de junho)
Pinga Fogo, Azulão e Azulinho, Dorgival Dantas
Sábado (13 de junho)
Gabriel Diniz, Santana e Flor de Mandacaru
Domingo (14 de junho)
Carú Forró, Amazan e Mala 100 Alça
Quarta-feira (17 de junho)
Banda Alternativa e Banda Matutos do Forró
Sexta-feira (19 de junho)
Fabiana Pimentinha, Lucas Costa, Waldonys e Gatinha Manhosa
Sábado (20 de junho)
Bixinha Arrumada, Benil, Petrúcio Amorim e Wesley Safadão
Domingo (21 de junho)
Renilda Cardoso, Forró da Curtição e Brasas do Forró
Segunda (22 de junho)
Elifas Júnior, Maciel Melo e Banda Calypso
Terça-feira (23 de junho)
Berinho Lima, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins e Forró da Pegação
Quarta-feira (24 de junho)
Heleno 8 Baixos, Margareth Menezes, Cristiano Araújo e Marcos Lessa
Sexta-feira (26 de junho)
Forró Vumbora, Luan Estilizado e Solteirões do Forró
Sábado (27 de junho)
Forró dos Plays, Capim com Mel e Zezé di Camargo e Luciano
Domingo (28 de junho)
Aviões do Forró, Flávio Leandro, Ferro na Boneca e Forró do Muído
Segunda-feira (29 de junho)
Israel Filho, Simone e Simaria e Mastruz com Leite

Acontece em Garanhuns II Fórum Presencial de Desenvolvimento Rural



O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Garanhuns desenvolve ações integradas que articula políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do município, sendo este um espaço para discussão de propostas que atendam ás demandas dos agricultores e agricultoras em especial de base familiar como também de toda população que compõem todo o espaço rural. 

Com essa finalidade irá realizar o II Fórum Presencial de Desenvolvimento Rural de Garanhuns, no dia 28/05/2015 no Plenário da Câmara de Vereadores de Garanhuns das 8 h as 14 h, cujo principal objetivo do referido Fórum é atuar como mecanismo institucional na implementação de políticas públicas, programas e projetos como efetivar parcerias voltadas ao Desenvolvimento Rural do Município de Garanhuns.

Julio Neves da Costa 
Coordenador do CMDRSG

JÁDER CYSNEIROS: Artista garanhuense é selecionado para exposição na Itália



O artista plástico garanhuense Jader Cysneiros estará representando o Brasil no intercâmbio Itália / Brasil. Trata-se da Exposição: FUORILINGUA - ESTIRANDOLÍNGUA - 2015, que teve 30 ARTISTAS SELECIONADOS BRASIL. Quem nos mandou a informação foi a leitora e amiga de longas datas, Cristine Melo

Jáder Cysneiros nasceu em 1965, natural de Garanhuns - PE, Brasil. Desde cedo manifestou inclinação para as Artes Plásticas, desenvolvendo seu trabalho com pintura desde os seus 14(quatorze) anos. Lançado no meio artístico pelo Artista Plástico Walter Viera (1981).

Pintor de estilo Moderno, autodidata, desenvolve um estilo onde mistura o Cubismo, Abstrato e Figurativo, demonstrando sua versatilidade artística e marcando seu próprio estilo.

“A beleza, originalidade e forma, fazem o encanto da arte desenvolvida por Jáder Cysneiros.” “Ela é um encontro real com o Brasil, a brasilidade é mesclada com criatividade e explodem em cores, formas e texturas; o artista, com esforço interior, pesquisa e concretiza todas as características do seu povo e consegue mostrar através de sua arte a grandiosidade do Brasil...”.

As técnicas são usadas com maestria e talento na pintura, todas são belas e exclusivas, trabalhadas com acrílico sobre tela.

Realiza várias exposições individuais e participou de diversas coletivas em espaços culturais, galerias e Centro de Artes da região.

Desde 2000 mantém exposições permanentes em: Porto de Galinhas-PE, Só Artes Galeria, onde exporta seus trabalhos para o Brasil e exterior; Na Casa Negócio de Artes- Maceió-AL ; Kadichari, Galeria de Arte- Garanhuns-PE; Gláucio Brandão Arquitetura e Designer- Garanhuns-PE e Espaço Multi Cultural Armorial- Garanhuns-PE.

Jáder Cysneiros - Brasil

Obra selecionada

Titulo / titolo: "Juntos e Misturados" - Insieme e Mischiati 

Descrição: O quadro intitulado “Juntos e Misturados” é uma releitura da famosa Obra “Língua”, idealizada por John Pasche nos anos 70; Onde o artista busca a inspiração do cubismo de Picasso com toda a sua geometria e as cores fortes do artista. 

Nesta Obra a figura usa uma espécie de chapéu, usado pelos cangaceiros, nas cores do Brasil e da Itália, mostrando as suas raízes nordestinas e suas mãos abraçando a língua dando a idéia do Título: Juntos e Misturados.

TCE julga ilegais contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Correntes em 2013



A Primeira Câmara do TCE julgou ilegais 221 contratações temporárias realizadas pela Prefeitura de Correntes, no exercício de 2013. O responsável pela municipalidade, no período, foi o prefeito Edmilson da Bahia Gomes. O relator do processo, que teve o seu voto aprovado unanimemente na Câmara de julgamento, foi o conselheiro Ranilson Ramos. O Ministério Público de Contas esteve representado, na ocasião, pela procuradora Germana Laureano.

De acordo com a relatoria, as contratações relativas ao processo (TC Nº1303645-2) foram consideradas ilegais, já que a Prefeitura, no período, estava desenquadrada no limite de gastos com pessoal, conforme o estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que os municípios podem comprometer no máximo 54% das receitas totais da municipalidade com pessoal. Desde o 3º quadrimestre de 2013, a Prefeitura estava extrapolando o percentual máximo de tais gastos, chegando a comprometer 59,51% das receitas totais com a folha de pagamento.

Por essas razões, as contratações foram julgadas ilegais e foram negados pelo TCE os seus respectivos registros.

A Sessão da Primeira Câmara foi dirigida pelo seu presidente, conselheiro Ranilson Ramos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/05/2015

Promotor Alexandre Bezerra faz críticas à segurança pública e a Audiência Pública em Garanhuns

Secretário-executivo de Defesa Civil, Rodrigo Bastos, e o deputado Alvaro Porto
Crédito: divulgação/assessoria


A assessoria de Deputado Estadual Álvaro Porto (PTB) enviou aos meios de comunicação um release sobre a Audiência Pública que debateu a Segurança Pública regional, que aconteceu nesta terça-feira (26), no auditório da CODEAM, em Garanhuns.

O destaque do texto foi a declaração do Promotor de Justiça, Dr. Alexandre Bezerra,  que afirmou que o futuro do Agreste é preocupante diante de tanta insegurança e da falta de atenção e de condições de trabalho para quem atua no combate à violência. 

Segundo ele, os policiais são mal qualificados e mal remunerados, não são reconhecidos e estão desmotivados. "As viaturas estão sucateadas. Um único delegado responde por três delegacias", afirmou. Vale destacar que o próprio secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, informou, na semana passada, que 70 dos 185 municípios pernambucanos estão sem delegado. 

Ainda segundo a assessoria de Álvaro Porto, O promotor condenou a desorganização do evento para o qual o Ministério Público de Garanhuns - assim como prefeitos e deputados - não foi convidado ou informado. "Não se pode conversar sobre segurança sem a presença da sociedade, da Assembleia Legislativa e de prefeitos. Não se sabe se essa falta de convite foi um desrespeito, uma desatenção ou apenas um erro", frisou, acrescentando que ficou sabendo da audiência por meio de blogs. 

"Temos que voltar à estaca zero, uma vez que a reunião proposta pela Secretaria de Defesa Social, mesmo sendo uma boa iniciativa, não teve representação suficiente para discutir segurança", disse, deixado o clima tenso diante do secretário-executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, que foi até Garanhuns representando o governo.

A falta de comunicação também foi criticada por Álvaro Porto (PTB), representante do Agreste na Assembleia. Vice-líder da oposição, o petebista tem cobrado em pronunciamentos e reuniões - já esteve com Alessandro Carvalho - ações do governo do estado para o enfrentamento da violência que só cresce no Agreste. 

Só no último fim de semana, o vice-prefeito de Angelim foi sequestrado, uma viatura da Polícia Militar foi incendiada em Lajedo, um assalto levou medo à zona rural de Iati e foram registrados assassinatos em Garanhuns e Belo Jardim.

Ao final do evento o secretário-executivo Rodrigo Bastos acabou se desculpando pela falta de divulgação da reunião.

Sobre informações da assessoria do deputado Álvaro Porto

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.