sexta-feira, 29 de maio de 2015

A dor de perder João Gonçalves

Quatro gerações: Espedito, João Gonçalves, eu e meu pai, José Maria


Amigos,

Sinto informar o falecimento do meu avô, João Gonçalves, patriarca da família.

Com 91 anos, era saudável e lúcido.. Na verdade, até poucos meses atrás. Agora, Deus preferiu chamá-lo ao perceber que estava começando a fraquejar.

Foi casado com D. Dorinha, com quem teve nove filhos. Daí, dezenas de netos e bisnetos.

João era filho de José Gonçalves e D. Firma, de Lagoa do Ouro. Berço da família. De lá, espalhamo-nos pela região. Seus irmãos: Tio Arlindo chegou a ser prefeito de Correntes. Tio Chiquinho foi para Bom Conselho. Tia Lala Gonçalves permaneceu em Lagoa do Ouro. Tio Zito Gonçalves é coronel da reserva da Polícia Militar. Tia Laura veio para Garanhuns. De todos, fica agora somente tio Zito.

João Gonçalves era uma figura. Simples, trabalhador, inteligente, e um líder nato. Conhecedor sobre tudo. Alvirrubro e apaixonado por política. Onde tivesse, logo se formava uma roda de conversa para ouvi-lo.

Foi um dos primeiros moradores da Vila do Quartel. Há muitos uns 20 anos mora na Rua Agostinho Branco, a Rua do Sossego.

Suas atividades profissionais mais importantes: Caminhoneiro, feirante e doceiro. 

Gostava de política. E como gostava. No meu entender, sempre esteve do lado certo.

Era do MDB de Cristina Tavares, Marcos Freire e Arraes. Nunca mudou de lado. Em 89 votou em Mário Covas. Depois votou em Lula. Sempre acompanhou o velho Arraes. Era uma época difícil.

Recentemente, em uma reunião do PSB, Dr. Ivan Rodrigues fez uma bela homenagem ao velho João. O plenário cheio do Hotel Palace aplaudiu meu avô. "Era no lombo do caminhão de João que nós realizávamos nossos discursos na reabertura da democracia no país" - Disse Ivan, com a credibilidade de quem estava lá.

Hoje, ao saber de sua morte, Ivan volta a me emocionar: "Tenha muito orgulho do seu avô".

Eu tenho. A família toda tem. 

A dor corta os corações de minha mãe Gelva, e seus irmãos, Nelma, Cléa, Genilza, Genilda, Juciene, Fátima e Espedito. A nona era a caçula, Ana Lúcia, que neste momento deve estar abraçando seu pai no céu.

Meu irmão se chama João Gonçalves de Melo NETO, e hoje, todos nós, e eu meus primos, temos o mesmo nome: Netos de João Gonçalves de Melo.

Valeu vô. Deus te dê o lugar que você merece!


INFORMAÇÕES SOBRE O VELÓRIO
Funerária Suíssa, Av. Simoa Gomes - Garanhuns
Féretro às 16h deste sábado (30), para o Cemitério São Miguel

Deputada Pernambucana assume Presidência Nacional do PCdoB



Neste final de semana, durante a sua 10ª Conferência Nacional, que acontece nos dias 30 e 31 de maio, em São Paulo, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) encerra o processo de sucessão da sua presidência. Renato Rebelo, que presidiu o partido durante os últimos 13 anos, transmite a função para a deputada federal Luciana Santos.

O evento acontecerá no teatro da Unip – Campus Barcelar e tem como objetivo definir o posicionamento do PCdoB no atual momento de grande acirramento político nacional e apontar as perspectivas de sua atuação. A atividade encerra um ciclo de debates que mobilizou a militância comunista em todo o país.

O Projeto de Resolução que subsidiou o debate da Conferência aponta a construção de uma “frente ampla em defesa do Brasil, do desenvolvimento e da democracia” e coloca como bandeiras prioritárias do partido “a defesa da Petrobras e da engenharia nacional, a retomada do crescimento da economia; o combate à corrupção com o fim do financiamento empresarial das campanhas”, entre outras.

O evento vai contar com a presença de mais de quinhentos militantes, entre delegados e convidados. Está confirmada a presença de personalidades políticas e lideranças do movimento social que integram as fileiras do partido, como o governador do Maranhão, Flávio Dino; o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; a líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali; a Senadora Vanessa Graziottin; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Adilson Oliveira; a Presidenta da União Nacional dos Estudantes – UNE, Vic Barros; e outras autoridades.

Apesar de a atividade ter caráter mais interno e partidário, está confirmada a presença de Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, cidade que recebe a conferência e do governador de Pernambuco, Paulo Câmara que fez questão de cumprimentar sua conterrânea no momento da posse. O anúncio do resultado dos debates da Conferência e da sucessão da presidência do PCdoB acontecerá no domingo.

No Hall de entrada do teatro da UNIP, durante toda a Conferência, vai ter a exposição: 93 anos do PCdoB. A exposição é organizada pela Fundação Maurício Grabois.

CONCURSO PARA PROFESSOR EM PERNAMBUCO



O governador do Estado, Paulo Câmara, autorizou, nesta quarta-feira (27), por meio da Câmara de Política de Pessoal (CPP), a realização de concurso público para contratação de três mil professores para atender a Rede Pública Estadual de Ensino, em todas as regiões do Estado. 

O certame será realizado ainda neste ano. Serão contratados professores, principalmente, das áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Educação Especial e Educação Profissional. 

Os trâmites para a realização do concurso serão de responsabilidade das secretarias de Educação e Administração.

Coronel Emanuel Leite assumirá presidência da AMSTT em Garanhuns. SAIBA PORQUÊ!

Cel Emanuel tem vasta experiência no disciplinamento de trânsito


O Governo Municipal de Garanhuns informa que a presidência da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) passará por mudanças. A atual presidente, Ana Maria Campelo Rossini, escrivã de polícia civil, após dois anos e meio de gestão entrará de férias neste mês de junho. Devido a necessidade de retornar ao seu órgão de origem, Polícia Civil de Pernambuco, para usufruir de seus direitos e garantir sua aposentadoria após 25 anos de serviços públicos, estará deixando a Autarquia Municipal.

Segundo a prefeitura, a transição da função e do cargo de direção da autarquia já se inicia na próxima segunda-feira (01º). 

O Coronel da Polícia Militar, Emanuel Leite, assumirá a presidência, contudo somente em julho, oficialmente, para dar continuidade e fortalecer o planejamento estratégico da política de segurança, trânsito e transporte municipal.

Cel Emanuel ficou como comandante do 9º BPM nos últimos meses, sendo agora liberado para comandar a AMSTT.

Garanhuns, Gravatá e Pesqueira recebem SEMINÁRIO DESTINO PE



A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), está percorrendo o Estado, do Sertão ao Litoral, para conhecer as demandas do setor, os atrativos turísticos e analisar as dificuldades enfrentadas por cada município no desenvolvimento do Turismo. A segunda etapa do “Seminário Destino PE” acontece nesta segunda-feira (1°/6), em Gravatá, segue para Pesqueira (2/6) e finaliza em Garanhuns (3/6).

O seminário é voltado para secretários municipais de turismo e cultura, associações ligadas ao turismo, ao artesanato e à cultura popular, e empresas do setor (meios de hospedagem, agências, bares e restaurantes, locadoras de carro, organizadores de eventos e guias de turismo). A primeira etapa aconteceu no Sertão de Pernambuco, entre os dias 19 e 21 de maio, e reuniu mais de 400 representantes de turismo das cidades de Petrolina, Ouricuri e Floresta (cidades-sede) e das cidades do entorno. Desta vez, estão sendo convidados representantes de mais de 70 municípios do Agreste pernambucano.

Participam da ação, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o presidente da Empetur, Luís Eduardo Antunes, além de técnicos da Seturel e Empetur. “A nossa ideia é mapear o setor para obter um diagnóstico preciso de como está o Turismo em Pernambuco”, comenta o secretário Felipe Carreras.

No encontro, os representantes dos municípios irão passar informações sobre temas específicos, como estrutura dos equipamentos turísticos; organização da cadeia produtiva do turismo; recursos e atrativos turísticos; sensibilização e capacitação dos recursos humanos; gestão pública do turismo; e ações de esportes. No fim do encontro, os dados obtidos em cada seminário serão coletados e sistematizados por uma consultoria contratada para efetuar a análise. A ação “Seminário Destino PE” seguirá para Fernando de Noronha no dia 15 de junho. Até 03 de julho, irá percorrer mais seis municípios.

Plano vai fortalecer Salgueiro como polo econômico pernambucano‏




Nesta semana será dado mais um passo para a consolidação da região circunvizinha de Salgueiro, no Sertão, como um polo de desenvolvimento da economia pernambucana. A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem vai dar inicio a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do município e seu entorno. Neste sentido será realizada uma primeira reunião entre os técnicos da entidade e da consultoria contratada para a realização de atividades. Entre as etapas previstas no plano de trabalho estão : a mobilização social, a caracterização da área, a preparação de diagnóstico situacional e a identificação de diretrizes gerais e propostas, além da consolidação do plano.

A área a ser estudada abrange dez municípios. Além de Salgueiro, serão contemplados : Cedro, Serrita, Parnamirim, Terra Nova, Carnaubeira da Penha, Verdejante, Mirandiba, São José do Belmonte, Cabrobó e Belém do São Francisco. A ação tem aporte financeiro da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ligada ao Ministério da Integração Nacional. A região tem uma população estimada de cerca de 220 mil habitantes, o índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,670 e a vocação econômica local se baseia na agropecuária e no comércio e serviços.

A área foi escolhida para a realização do trabalho por causa da localização privilegiada do ponto de vista logístico e geográfico, já que Salgueiro conecta os municípios dos Estados do Nordeste e do Centro Sul, por causa do cruzamento entre rodovias importantes como a BR-232 e a BR-116 . Outro fator é a perspectiva da implantação de investimentos de grande porte no Sertão a exemplo da Transnordestina, da Plataforma Logística Multimodal de Salgueiro, do Projeto de Integração do Rio São Francisco, do Canal do Sertão e da Ponte do Ibó, esta última, interligando três estados: Bahia, Pernambuco e Ceará e em plena operação, que vão impactar diretamente na área, favorecendo a atração de empreendimentos para o local. "O estudo vem ampliar a capacidade de gerar novas oportunidades para a região, e melhorar a qualidade de vida da população", explica o presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo.

Segundo ele, o plano a ser proposto pela Agência Condepe/Fidem vai orientar asiniciativas de diferentes atores (públicos ou privados) na região e potencializar a organização e o planejamento integrado do município e de seu entorno, de forma a alcançar o desenvolvimento sustentável, consolidando a região como um Polo dinâmico do Estado.

Através Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável serão identificadas as principais potencialidades e desafios na perspectiva econômica, social e de logística, através de visitas técnicas e levantamento descritivo e cartográfico da área. Também serão elaboradas as propostas que permitirão o desenvolvimento integrado e sustentável na região, identificando possibilidades de investimentos em educação, saúde, entre outras. A população será envolvida nas diversas etapas através da realização de oficinas de trabalho. “O plano propõe o diálogo constante entre os municípios, sociedade e poder público para discutir e entender o estudo, garantindo seu sucesso e a sua capacidade de apontar soluções para um desenvolvimento planejado”, ressaltou a diretora de articulação e de Apoio ao Desenvolvimento Regional, Graça Tavares.

Leitor do blog diz que Palmeirina está abandonada



Bom dia, Ronaldo 

Gostaria que você publicasse no seu blog, já não aguentamos mais:

Palmeirina encontra-se abandonada pela gestão atual. Não tem médicos, nem remédios no hospital, até um soro é preciso comprar... 

Não tem carro para socorrer pacientes, a própria população é quem está socorrendo. A única ambulância do município pegou fogo.

Remédios de uso controlado não chegam há mais de 4 meses, a única resposta que se tem é que está chegando, mas nunca chega. Só se esses remédios estão vindo do Japão no lombo de uma tartaruga. E o engraçado é que funcionários da prefeitura vivem desfilando em carros bons com o slogan da prefeitura. 

As praças estão abandonadas, só tem mato e terra... 

Venha fazer uma visita aqui, e presenciar você mesmo a calamidade que se encontra o município: sem banco, sem segurança. A população está amedrontada. 

Não sabemos mais o que fazer, nem a quem recorrer... Por favor, publique para ver se as autoridades tomam alguma atitude em favor da população.

Grato.

Cidadão revoltado.

Corpo de Bombeiros instala unidade em Itaíba para atender a região do Ipanema. SAIBA MAIS!


Uma primeira visita técnica para instalação de Unidade do Corpo de Bombeiros em Itaíba, foi realizada na última terça-feira (26). O Coronel Helder Carlos, juntamente com o Sargento Flavio Lima, estiveram reunidos com o prefeito Juliano Martins (PSDB), dando início a um estudo de viabilididade para a implantação.

A Unidade é um pedido do deputado estadual Claudiano Martins Filho (PSDB), no início do mês, em visita a Corporação, quando já havia observado a necessidade da região de ser atendida por este serviço. 

O município de Itaíba foi escolhido tendo em vista sua localização estratégica, que fica no eixo central podendo atender de maneira mais rápida e efetiva os municípios vizinhos como Águas Belas, Manari, Tupanatinga e Inajá. 

Durante a visita, foi definido o prédio no qual irá receber a Unidade do Corpo de Bombeiros. A próxima visita será feita pela a área de Engenharia e Arquitetura do Corpo de Bombeiros, para analisar se há necessidade de adequações nas instalações. O prefeito Juliano Martins e sua equipe se colocaram a inteira disposição para solucionar o que for necessário para instalação da Unidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.