quarta-feira, 3 de junho de 2015

ÁGUA SALOBRA EM ÁGUA POTÁVEL: Secretaria de Agricultura lança edital para contratação de dessalinizadores‏



A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), lançou edital para a contratação de 170 dessalinizadores, que vão transformar água salobra em potável, beneficiando quase 70 mil pessoas de pelo menos 50 municípios do semiárido. As inscrições devem ser feitas através do site www.compras.pe.gov.br, até as 10h30, do próximo dia 12 de junho.

A ação faz parte do Programa Água Doce (PAD), do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Governo de Pernambuco, através da SARA. Serão investidos R$ 6.3 milhões na aquisição e manutenção dos equipamentos, que realizam a filtragem e pressurização da água salobra dos poços do Agreste e Sertão. 

“A estiagem é um fenômeno natural que nós não podemos combater. Mas podemos, sim, criar mecanismos que facilitem a convivência da população com o semiárido. Oferecer qualidade de vida às pessoas das regiões mais atingidas é a nossa prioridade” destacou o secretário de Agricultura Nilton Mota.

A instalação dos equipamentos será iniciada nas áreas mais suscetíveis ao processo de desertificação, como os municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), altos percentuais de mortalidade infantil, baixos índices pluviométricos e com dificuldade de acesso aos recursos hídricos.

Além de oferecer água para consumo humano e animal, o Programa também tem uma forte vertente social e ambiental, pois acompanha a comunidade selecionada desde o diagnóstico até um ano após a implantação do equipamento, assistindo as famílias na gestão do uso da água e no manejo produtivo. O projeto visa, ainda, implantar em cada um dos 170 sistemas, estruturas de contenção do concentrado salino, com o intuito de evitar a salinização do solo e consequentemente desertificação da área.

RESULTADO DA ENQUETE: E-leitores do blog não acreditam mais que Dilma vá duplicar BR-423




Pois é, já tratamos disso aqui. Com mais um adiamento, em tantos anos de espera, o povo vai perdendo a esperança. A tão sonhada duplicação da BR-423, no trecho São Caetano-Garanhuns, ficou para 2016. Mas na verdade, já vem assim ao longo dos anos, sempre empurrando mais pra frente. 

Se ela não saiu quando a economia estava controlada e o Governo Federal fazia investimentos, como vai sair agora com o país em crise, a economia ladeira abaixo, ajuste fiscal, aumento de juros e o caixa vazio para investir R$ 500 milhões na obra?

Nosso e-leitor do blog percebeu isto. Vale lembrar que o projeto da duplicação vem desde a época Lula, e se não saiu com ele, muito mais sensível às causas regionais, não sairá com o atual governo.

Vamos ao resultado da enquete. Percebam que a gente nem pergunta se será no ano que vem, demos mais dois anos à frente, questionando se sai ainda no Governo Dilma:

O Governo Dilma vai duplicar a BR-423 no trecho São Caetano-Garanhuns?

Sim 64 (28%) 
Não 161 (71%) 

Foram 225 votos

OPEGAR: Pastores e líderes evangélicos estarão reunidos em Garanhuns



A Ordem dos Pastores Evangélicos de Garanhuns e Região (OPEGAR), promove no próximo sábado (06), um seminário para pastores e líderes evangélicos, com o tema: O púlpito ou o Altar. 

O evento acontece nas dependências da Igreja Batista Ebenezer, no centro de Garanhuns. O Pr. Antônio Sávio da Igreja Presbiteriana das Graças (Recife), será o palestrante deste importante seminário.

Izaías volta a atacar e é chamado de Zazá Trambiqueiro



Não se sabe se foi por conta própria ou a mando de Armando Monteiro, ou da sua campanha para governador, que o prefeito Izaías Régis assumiu a linha de frente dos ataques aos socialistas no estado, principalmente Eduardo Campos, Geraldo Júlio e Paulo Câmara. Na maioria das vezes para defender Armando, outras só por atacar mesmo.

Passada a campanha, o clima amenizou. Armando foi cuidar do seu ministério, e Izaías até ensaiou alguns elogios a Paulo Câmara, o que parecia ser uma bandeira branca e uma reaproximação. O estado tem repassado recursos que proporcionaram várias obras no município, e parecia que Izaías mudaria seu discurso.

Que nada!

Armando Monteiro, ministro do desastrado segundo governo de Dilma, veio a Pernambuco e deu uma entrevista criticando Paulo Câmara, que, segundo ele, não o procurou em Brasília. "Não chegou nenhum pedido". Armando criticou também a articulação política do governo do estado e os resultados do Pacto pela Vida.

Coube a Ettore Labanca, prefeito de São Lourenço da Mata, dar a resposta. Lembrando a situação que o país está passando por conta da crise econômica gerada pelas medidas tomadas pelo governo Dilma. O prefeito do município da região metropolitana disse que o ministro é rancoroso. "“Armando é arrogante, prepotente e presunçoso. Quem tem que se oferecer para ajudar o Estado é ele, procurando o governador e não o governador a ele. Ele não ligou sequer para parabenizar o governador pela vitória de outubro”.

Izaías mandou uma nota para Magno Martins batendo forte em Ettore Labanca, parecendo a época da campanha. Lembrou que Etore já foi do outro lado e o chamou de oportunista e "parasita do poder".

Foi aí que veio o contragolpe. Ettore questionou quem é o dono da clínica "mal-assombrada" que Izaías abriu em Garanhuns, se é ele, o Sesi ou o Senai. Pra completar, disse que conheceu Izaías como o Zazá Trambiqueiro.

Armando toca fogo e quem se queima é Izaías, mas fica a impressão que veio a ordem para Izaías responder, para Armando não confrontar o prefeito de São Lourenço.

Com a possibilidade do PT e o PSB voltarem a se unir em 2018, o PTB corre o risco do isolamento no estado.

FIG 2015: Festival de Inverno de Garanhuns será em homenagem à escritora Luzilá Gonçalves

Escritora Luzilá Gonçalves é a grande homenageada do FIG 2015

http://www.cultura.pe.gov.br/

Em sua 25ª edição, o Festival de Inverno de Garanhuns terá como grande homenageada uma das filhas da terra e uma das maiores escritoras da literatura feminina no Brasil: Luzilá Gonçalves Ferreira. Luzilá conta que recebeu com surpresa e muita alegria o anúncio da homenagem, que lhe foi comunicada pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário de Cultura Marcelino Granja.

Luzilá vive no Recife desde os seis anos de idade, mas nutre até hoje tanto amor por Garanhuns que seu projeto atual é um romance sobre a índia Simoa Gomes, que fundou a cidade das flores a partir da doação de um terreno central, que serviu para a construção da antiga igreja de Santo Antônio. A escritora visita com frequência sua cidade natal e, nos dois primeiros anos do Festival de Inverno de Garanhuns, ministrou oficinas de literatura. Na 25° edição do evento, ela voltará a fazer parte do FIG, numa programação especial que em breve será anunciada.

“Sai de lá muito pequena, mas conservo uma afeição enorme, porque meus pais moraram lá a vida toda, adoravam Garanhuns. Minha irmã foi professora do Colégio 15 de Novembro, e a gente tinha muita relação com os missionários americanos que fundaram o colégio. Eles introduziram o uso de alface e outras verduras na comida da população. Antes era só arroz, feijão e farinha. Implantaram o gosto pelos legumes. Mamãe foi a primeira fotógrafa do interior, escrevia no jornal O Monitor. Ela comprou a casa onde nasci, que depois foi vendida e transformada no sanatório Tavares Correia (que depois virou o hotel da mesma família). De Garanhuns tenho muitas lembranças, seus jardins famosos, muitas histórias”, conta Luzilá. As lembranças são muito ricas e embalam tardes de conversas com os primos e amigos, cada vez que acontece uma visita.

LITERATURA –

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.