terça-feira, 23 de junho de 2015

Começa transição na AMSTT em Garanhuns


Cel Emanuel se reúne com secretários do Governo Municipal


Foi realizada, na manhã de hoje (23), a primeira reunião de transição da presidência da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) de Garanhuns. O momento, realizado na Secretaria de Articulações Políticas e Governo, também foi marcado pela ratificação da integração da AMSTT com as Secretarias de Serviços Públicos e Obras e de Planejamento. Os diversos projetos apresentados na ocasião visam, sobretudo, dar maior fluidez ao trânsito, associado à melhorias de mobilidade para a população.

Na ocasião, vários projetos de trânsito foram apresentados, para que sejam executados, em Garanhuns. O novo presidente da AMSTT, coronel Emanoel Leite, que assumirá o cargo, oficialmente, no dia 1°de julho, enfatizou a importância de certas adequações no trânsito, trazendo benefícios para os garanhuenses. “Nós iremos trabalhar para suprir toda uma questão técnica, trabalhando entre nós, em harmonia e cooperação, os resultados virão”, comentou o novo titular da pasta.

SECOM GARANHUNS


AGORA COMIGO: Curiosamente, a informação oficial não cita a atual presidente Ana Rossini, nem a participação de ninguém da AMSTT na reunião de transição. Na última nota enviada, quando informava sua saída do cargo, dizia que ela estaria de férias em junho.

Entretanto, para uma reunião de transição, parece que faltou um dos lados.

SÃO JOÃO DO GONZAGÃO: A casa de Luiz Gonzaga no Araripe - Exu

Nesta festa de São João, relembramos nossa viagem a Exu, no Centenário do Rei do Baião. Na época fizemos uma reportagem especial , com uma série de postagens aqui no blog. O Nordeste inteiro se movimenta, gira a cultura e a ciranda econômica baseada numa festa que ganhou impulso com o Rei do Baião, sua defesa entusiasmada da nossa região e a valorização das nossas coisas, em vários segmentos, gastronomia, música, dança, vestimentas, ... Imaginem quantas famílias hoje estarão se divertindo e outras faturando, graças ao apoderamento do Nordeste através de um matuto de Exu.

VISITA A EXU

Fomos até o Araripe, povoado de Exu, Sertão Brabo, e ali vimos a casa onde nasceu o homem que revolucionou a vida do Nordestino! Como reverência ao Rei, vamos relembrar, com muita saudade!



Duas léguas separam a Fazenda Araripe, ou simplesmente Araripe, como chamam os moradores, da sede da cidade de Exu. Nesta casa acima vivia Januário e Santana, com a filharada inteira. Foi nela que começou a história de Luiz Gonzaga. Dá pra imaginar a cena quando ele retorna pra casa, bate na porta e ninguém abre. Até que ele lembra do prefixo: Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo... O resto da história todo mundo sabe. 




A casa guarda as características da época. O vilarejo bem cuidado, continua pobre, visitações esporádicas, mas com grande valor histórico. O cenário parece que nos faz voltar no tempo. O filme lançado ajuda a montar as histórias e fazer algumas ligações dos fatos, locais e músicas. Tem sempre alguma coisa que nos remete ao repertório de Luiz Gonzaga.




Praticamente vizinho tem o Grupo Municipal Luiz Gonzaga, onde a obra do Rei do Baião é contada aos estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal.




Também próximo, uns 200 metros, tem a casa que Luiz Gonzaga mandou construir para Januário. Maior e mais confortável, era para lá que Gonzaga seguia quando tirava férias da sua agenda de shows. No local, hoje funciona um restaurante regional. Durante o centenário do Rei do Baião, a casa se transformou em um dos polos oficiais com shows patrocinados pela Fundarpe.




Esta a visão geral do Araripe. À esquerda, logo após o orelhão e defronte ao poste, a casa que Luiz Gonzaga nasceu. Á direita, de muro verde, a escola que leva seu nome. E ao fundo, a casa que Gonzaga construiu para o pai. Ainda próximo a tudo isto, algumas casas chamam a atenção pela beleza da arquitetura.




A Igreja do Araripe. Fica também muito próxima. Destaca-se como uma obra de beleza histórica e arquitetônica, de fazer inveja a igrejas de muitas cidades por aí. Fica imponente numa região castigada pela seca.


Postado originalmente em dezembro de 2012, por ocasião do Centenário de Gonzagão.

Assembleia Legislativa debate maioridade penal em audiência pública



Empenhado em reverter a tendência majoritária na Câmara dos Deputados em favor da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal no País, o deputado Tadeu Alencar, procurou os deputados estaduais Waldemar Borges (líder do governo na Assembleia Legislativa) e Raquel Lyra (presidente da Comissão de Justiça da Casa) para propor a realização de uma audiência pública em Pernambuco para discutir o tema.

O ato acontecerá na próxima segunda-feira (29/06), às 10h, no plenário da Assembleia, e será aberto ao público. Foram convidados representantes de diversas entidades da sociedade civil, magistratura, governo e demais setores ligados à criança e ao adolescente, além de deputados estaduais e federais. Entre eles, a ex-ministra dos Direitos Humanos, deputada Maria do Rosário (PT-RS). Ela e Tadeu Alencar integram a Comissão Especial que analisa a proposta, e são ambos contrários à redução.

O objetivo da audiência é tirar uma posição de Pernambuco à proposta de reduzir a idade penal de 18 para 16 anos. Na semana passada, o governador Paulo Câmara (PSB) assinou uma carta pública, junto com mais seis governantes nordestinos, posicionando-se contra a aprovação da PEC. “Pernambuco sempre foi um Estado de vanguarda na defesa dos direitos humanos, da democracia e da liberdade. Com a audiência pública, podemos tirar uma posição fechada contra a redução e dar um exemplo para o País”, afirmou Tadeu.

A PEC 171 foi apresentada na Câmara em 1993, pelo então deputado Benedito Domingos (PP-DF), mas somente este ano foi resgatada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e colocada em discussão numa comissão especial criada por ele. Porém, repetindo o que fez na tramitação da reforma política, o próprio Cunha atropelou o processo e antecipou a votação da matéria em plenário, sem que o colegiado esgotado o prazo para debate e análise. A proposta deverá ser votada no plenário em primeiro turno no dia 30, um dia após a audiência pública em Pernambuco.

“Ainda que venha a ser aprovada em plenário, a PEC passará por um segundo turno na Câmara e dois turnos no Senado. Isso nos dá tempo e esperança de reverter a tendência e evitar que se cometa esse terrível erro, que é a redução da maioridade penal”, explicou Tadeu Alencar. O deputado defende um aprimoramento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a criação de políticas públicas modernas e eficazes em áreas como Educação, Saúde, Cultura, Empregos, Lazer e Esportes, como fórmulas para prevenir e combater o envolvimento de jovens com a criminalidade. “Apenas reduzir a idade penal não é solução, é preciso combater a impunidade. É curar a infecção, e não apenas reduzir a febre”, completou Tadeu.

BUÍQUE: Prefeito desiste de fazer festa e antecipa 13º dos servidores municipais



Remando contra a crise econômica que assola o país, estados e municípios, o prefeito de Buíque, Jonas Camelo (PSD), demonstrou equilíbrio financeiro e planejamento. 

A prefeitura abriu mão de realizar os festejos juninos e anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores municipais. 

A primeira parcela do 13º está sendo paga hoje (23). Na próxima segunda-feira (29) será pago o salário referente ao mês de junho. ”Isso só é possível através de planejamento e de uma gestão pública eficiente. Estamos valorizando nosso servidor", afirma o prefeito.

Parte da população quer os festejos juninos, mas o caixa das prefeituras anda em baixa, talvez, por isto, o prefeito de Buíque tenha preferido garantir o pagamento dos servidores. para não passar aperto no final do ano.

Programação do São João de Arcoverde 2015



O município de Arcoverde vem realizando uma grande festa, que segue até 28 de junho. 

Com o tema “O Reino do Baião na Capital do São João”, a festa tem grandes shows de Chitãozinho e Chororó, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Lirinha, Elba Ramalho, Jorge de Altinho, Gabriel Diniz e Alcymar Monteiro.

INALDO SAMPAIO: O PT está morto até no ABC paulista, admite Lula



http://www.inaldosampaio.com.br/
Continua repercutindo nos meios políticos a confissão feita em São Paulo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que a popularidade da presidente Dilma Rousseff está no “volume morto” e a do PT bem abaixo disto.

A declaração, divulgada pelo jornal “O Globo” do último sábado (20), foi feita durante reunião do ex-presidente com religiosos da Igreja Católica, entre os quais o padre Júlio Lancelotti.

“Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto, e eu estou no volume morto. Todos estão numa situação muito ruim”, disse o ex-presidente.

Segundo ele, o PT encomendou uma pesquisa em dois municípios do ABC paulista – São Bernardo do Campo e Santo André – e o resultado foi preocupante: o governo de Dilma é rejeitado por 75% da população e aprovado por apenas 7%.

Lula culpa Dilma por esse desastre dizendo que ela não ouve ninguém, não gosta de viajar, não bota os ministros para viajar e está vivendo no mundo da lua. “Parece um governo de mudos”, teria dito.

“O (ex-ministro) Gilberto (Carvalho) sabe do sacrifício que é pedir para a companheira Dilma viajar e falar”, disse o ex-presidente, referindo-se ao ex-secretário geral da Presidência da República nos governos dele e de Dilma.

RÁDIO JORNAL: Garanhuns ignora o São João e se prepara para o Festival de Inverno


Reportagem Eduardo Peixoto

Na terra do mestre Dominguinhos não tem São João. Garanhuns é uma das poucas cidades do interior pernambucano onde a festa mais nordestina do ano passa batida.

Herdeiro de Luiz Gonzaga, Dominguinhos ficou famoso no país inteiro pelo fácil manejo da sanfona. A influência do jazz é presença marcante nas composições do mestre garanhuense. O Festival Viva Dominguinhos, que reúne grandes nomes no forró nordestino em homenagem ao músico, acontece entre abril e maio. 

Mas a justificativa de que o Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece no mês de julho, consome tempo e dinheiro, não convence os moradores. Representantes de associações de moradores lamentam que as festividades juninas não aconteçam mais nos bairros. Eles acreditam que falta incentivo do poder público. 

Mesmo pequenas, as cidades vizinhas valorizam a festa, enfeitam ruas e realizam shows. É o caso de São João, município que fica a 12 quilômetros de Garanhuns. Sem dinheiro, o prefeito Genaldi Zumba diz que optou por fazer uma festa menor ao invés de cancelar a data.

Enquanto isso, a suíça pernambucana aproveita o inverno para lotar os hotéis e lucrar com o frio. Quem conta essa história é o repórter da Rádio Jornal Garanhuns, Eduardo Peixoto:

Na “Suíça Pernambucana”, o inverno movimenta o comércio da cidade. Mas, em 2015, a crise econômica deixa os empresários cautelosos em relação ao crescimento das vendas. A proprietária da maior chocolateria da cidade, Tânia Ribeiro, diz que ficará satisfeita se o lucro for igual ao do ano passado.

Na cidade que não tem tradição junina, o Festival de Inverno de Garanhuns, é a maior festa do ano. Às vésperas da edição de número 25, Governo do Estado e prefeitura se revezam na organização dos 10 dias de festa. De acordo com o secretário estadual de cultura, Marcelino Granja, a redução de cerca de 20% foi feita para otimizar a utilização dos recursos públicos na festa.

FORROBOM: Leonardo e Bell Marques na programação do São João de Bom Conselho 2015




A prefeitura de Bom Conselho faz a festa com a FORROBOM 2015, um dos maiores eventos de São João do Agreste. Conforme já havia sido anunciado, devido à crise econômica, a festa foi reduzida para apenas quatro dias, mas com apoio do Governo do Estado, duas grandes atrações nacionais estão na programação, o baiano Bell Marques e o goiano Leonardo.

Outros nomes populares como Silvano Salles e Gabriel Diniz também estarão no Forrobom deste ano.

Dentre os nomes regionais, destaque para Mourinha do Forró, de Correntes, e o conterrâneo dos Papacaças, Basto Peroba.

A festa acontece nos dias 23, 24, 27 e 28 de junho.

Senti falta dos grandes nomes do nosso forró pernambucano, como Bom Conselho sempre teve em sua programação.

OAB GARANHUNS: Convênio de Saúde atende advogados do Agreste‏

A OAB Subseccional Garanhuns vem se destacando pelo pioneirismo em conquistas para os advogados que representa, e a mais recente delas deve repercutir positivamente em toda a região. Trata-se do Projeto Advogado Saudável.

Foi assinado no último dia 13 de junho, durante o Colégio de Presidentes das Subseccionais, que aconteceu em Petrolina, um convênio entre a CAAPE (Caixa de Assistência do Advogado de Pernambuco), a OAB/PE Subseccional Garanhuns e a Clínica Armando Q. Monteiro, para a implantação do Projeto Advogado Saudável. Garanhuns é o primeiro a implantar o projeto, que deve ser estendido a várias regiões do estado, com ofertas de serviços de saúde de forma gratuita.

"Tem sido uma constante na atual gestão da OAB Garanhuns, esta busca por melhorias para nossos advogados, desde uma sede mais confortável, infraestrutura de apoio, incentivo aos jovens advogados e oferta de serviços que possibilitem melhorar a atividade profissional, como este novo projeto implantado, que pretende oferecer uma melhor condição de saúde aos advogados e seus familiares" - Ressalta Dr. Paulo André Couto Soares (foto), presidente da Ordem na Cidade das Flores.

O convênio foi assinado pelo presidente da OAB/PE, Dr. Pedro Henrique Reynaldo Alves, o presidente da CAAPE, Dr. Ronnie Duarte, o diretor-tesoureiro da OAB/PE, Dr. Bruno Baptista, e por Dr. Paulo Couto.

PROJETO ADVOGADO SAUDÁVEL: Pelo convênio, os advogados têm direito a consultas gratuitas nas especialidades; Clínica Médica, Cardiologia (inclusive com exame de eletrocardiograma), Urologia e Oftalmologia. Podendo, em breve, serem oferecidas consultas com outros especialistas.

A marcação das consultas será realizada exclusivamente pela internet, através do email abaixo:
marcacaoconsulta@caape.org.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.