sexta-feira, 17 de julho de 2015

Público e atores se emocionam na peça Gonzagão, a Lenda - FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS









Ao final da encenação do musical Gonzagão, a Lenda, a emoção tomou conta de atores, músicos e público presentes ao Palco Pop/Forró do Festival de Inverno de Garanhuns, nesta sexta-feira, 17. A peça de João Falcão levou um público estimado em três mil pessoas e muita gente não conseguiu cadeira, que já estavam ocupadas meia hora antes do show, perdão, da peça começar. Mas ninguém reclamou de ver o espetáculo em pé, pelo contrário, com o ritmo nordestino a todo instante no palco, cantado e tocado ao vivo, por oito atores/cantores e quatro músicos incríveis, que tiravam o máximo de sanfona, violino, violoncelo, baixo, guitarra e percussão desvairada, ficar em pé deu vontade de dançar. Mas ninguém desgrudou os olhos do palco, não dava tempo, pelo ritmo (sem trocadilho) pulsante do espetáculo.

Mas a emoção foi demais. No backstage um dos atores confidenciou ter se "arrepiado" com a resposta do público em Garanhuns. Dois outros atores se emocionaram no palco, e até um dos que fazem o papel de Gonzagão, Marcelo Mimoso, disse que estava vivendo um dia especial da Terra de Dominguinhos. No fim do espetáculo, cantou a música Onde o Nordeste Garoa, de Onildo Almeida, claro, com um coro uníssono da platéia.

Aliás, Dominguinhos foi lembrado em vários momentos.

A peça é belíssima, dá um orgulho danado de defender isso aí! As gargalhadas são sempre travadas pelo nó na garganta, de saudade e de encanto pela beleza do que a peça mostra.

As músicas de Luiz Gonzaga viram o enredo da história, e em vários momentos a liberdade poética cria momentos mágicos. É como se peça tivesse muitos finais de tantos instantes impactantes e definitivos.

Nos bastidores, o Secretário de Cultura, Marcelino Granja, a presidente da Fundarpe, Márcia Souto e o ex-presidente da Fundarpe, Severino Pessoa lembravam os 42 anos da entidade, comemorados neste dia 17 de julho.

Com esta peça espetacular, mostra-se a necessidade de termos uma instituição que vele por nossa cultura e nossas tradições, diante de um mundo que vai sendo engolido pela mídia, poder econômico e pseudocultura descartável. O FIG, sob o comando da Fundarpe, abrange a multiplicidade cultural, oferecendo momentos como o de hoje!

O público que assistiu a peça Gonzagão, a Lenda, saiu mais enriquecido culturalmente e com a certeza de que não estamos sós, ainda tem muita gente que prestigia e valoriza a verdadeira arte!

Tá aí uma dica para o Festival Viva Dominguinhos, e na Praça que leva seu nome!

FIG 2015: Vale dar uma passada no Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns



No período do Festival de Inverno de Garanhuns, o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG) vai contar com a exposição dos artistas plásticos Socorrinho Gueiros e Jáder Cysneiros, além de um grande ciclo de palestras culturais. O prédio fica localizado na avenida Dantas Barreto, no centro da cidade, bem próximo da Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Em entrevista, o artista plástico Jáder Cysneiros, 50 anos de idade, natural de Garanhuns, não esconde sua imensa alegria de voltar a expor suas obras ao público, no FIG. Ele já tem ideias para o futuro, para não se restringir só ao festival, mas no decorrer de todo o ano, em outros eventos aqui na cidade. O artista também está expondo em São Paulo (SP), e no dia 12 de setembro vai expor em Milão, na Itália.

Járder afirmou que: “A arte de Garanhuns está indo para fora, isso é muito bom, se expandindo. O mais importante é sabermos que tudo começou aqui”. O IHGG conta também com uma exposição mobiliária de Celso e Sylvia Galvão, do início do Século XX - ex-prefeito e ex-primeira dama de Garanhuns, respectivamente.

Texto e fotos: Gabriela Ramos

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS reverencia Cultura Viva de Pernambuco. SAIBA MAIS!



O Patrimônio Imaterial de Pernambuco também estará presente nos palcos do FIG, que entre os dias 19 e 25 receberá doze patrimônios vivos. São representantes de diversas manifestações culturais, como ciranda, caboclinho, maracatu de baque virado, maracatu de baque solto, frevo, coco, embolada, banda filarmônica e circo. O primeiro patrimônio vivo a se apresentar no festival será o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, no domingo (19) no Palco da Cultura Popular. “Após alguns anos sem nos apresentarmos no FIG, agora voltamos como Patrimônio Vivo e estamos muito felizes com essa oportunidade. Por isso esperamos fazer um pequeno arrastão de poesia e do colorido do maracatu de baque solto em Garanhuns, para sentir o calor do público presente”, comenta o presidente do grupo Zé Lourenço, antecipando que o grupo já encontra-se nos preparativos para a comemoração dos 50 anos da organização cultural a ser celebrado em 1º de janeiro de 2016.

Caboclinho 7 Flexas, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Clube Indígena Canindé, Maestro Duda, Maestro Ademir Araújo, Mestre Galo Preto, Índia Morena e a Banda Musical Euterpina de Timbaúba também são ilustres atrações do festival.

No sábado, 25/7, o maracatu Leão Coroado, o Clube de Alegorias e Críticas O Homem da Meia Noite e Lia de Itamaracá encerram a programação do Palco de Cultura Popular. “Estamos preparando mais uma grande apresentação, pois encaramos o festival como um atrativo cultural tal qual o carnaval de Olinda”, revela o diretor de eventos do clube de alegorias O Homem da Meia Noite, Heitor Delgado, que levará para Garanhuns, além do Boneco Gigante, orquestra, passistas e a diretoria do clube.

Confira destaques da programação de Patrimônio e Preservação Cultural no FIG 2015:

Patrimônios Vivos

Domingo, 19/7 | Palco de Cultura Popular
13h – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
17h – Associação Musical Euterpina de Timbaúba

Segunda-feira, 20/7
17h – Cortejo dos Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil
Associação Cultural Maracatu Nação Tigre, Maracatu de Baque Solto Águia Dourada de Glória do Goitá, Cavalo Marinho do Mestre João Piccia
Local: Palco dos Mamulengos e Pontos de Cultura – Parque Euclides Dourado

Terça, 21/7 | Palco de Cultura Popular
17h – Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu

Quarta, 22/7 | Palco de Cultura Popular
12h – Caboclinho 7 Flexas

Quinta, 23/7 | Palco de Cultura Popular
14h – Clube Indígena Canindé
19h – Mestre Galo Preto

Quinta-feira, 23/7 | Palco Instrumental
21h – Maestro Ademir Araújo

Sexta, 24/7 | Palco Instrumental
21h – Maestro Duda

Sábado, 25/7 | Circo
16h – Índia Morena

Sábado, 25/7 | Palco de Cultura Popular
14h – Maracatu Leão Coroado
16h - Clube de Alegorias e Críticas O Homem da Meia Noite
17h – Lia de Itamaracá

Educação Patrimonial

Terça-feira, 21/7
9h às 17h – Diálogos Patrimoniais e Jogo do Patrimônio 2.0 / Oficina de Educação Patrimonial
Local: Quilombo Timbó

Sábado, 25/7
9h às 17h – Diálogos Patrimoniais e Jogo do Patrimônio 2.0 / Oficina de Educação Patrimonial
Local: Quilombo Caluête

- Circulação Mamulengo Patrimônio do Brasil: Apresentações de mamulengo nas comunidades tradicionais e bairros de Garanhuns.
Locais: CEAGA (18 e 25/7), São João (20/7), Cohab (21/7), Mané Chéu (22/7), Várzea (22/7), Mundaú (24/7)

Formação Cultural

Preservação | Patrimônio Cultural de Garanhuns: Educação, Consciência e Cidadania
Facilitadora: Danielle Ferreira
De 21 a 22/7 | 14h às 18h
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA

Preservação | A Obra Cantada e Falada de Dominguinhos
Facilitadora: Ana Paula Ferreira
De 21 a 22/7 | 14h às 18h
Local: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA

http://www.cultura.pe.gov.br/canal/fig2015

EMOCIONANTE E HISTÓRICO: Show de Lenine no Festival de Inverno de Garanhuns está confirmado. Maceió também!



Como noticiamos ontem (relembre aqui), o cantor e compositor Lenine está passando por um momento muito triste em sua vida pessoal, seu pai, Geraldo Pimentel, faleceu nesta quinta-feira (16). O artista com shows programados em Maceió, nesta sexta, e em Garanhuns, no sábado (18), resolveu realizar os eventos, mesmo diante da perda tão recente.

Em nota divulgada por sua assessoria em sua página oficial no Facebook, Lenine confirma os shows, em homenagem ao seu pai, e tem sido elogiado nas mídias sociais pelo respeito aos seus fãs. Lenine será consolado por uma multidão. (Confira aqui)

Se o show já seria imperdível, agora com esta carga de emoção, é histórico!

Confira a nota:

Comunicado sobre Agenda de Shows:
Informamos que, por decisão de Lenine, os shows de hoje, em Maceió, e de amanhã em Garanhuns, estão mantidos, em homenagem a Seu Geraldo, sempre tão alegre.
Equipe Lenine

CRISE? Governo de Pernambuco antecipa 50% do 13º salário dos servidores estaduais



Na tentativa de amenizar os efeitos da crise que atinge a economia nacional, o Governo de Pernambuco resolveu antecipar para o dia 27 de julho 50% do pagamento do 13º salário dos servidores estaduais. Com a medida, o governo irá desembolsar R$ 350 milhões dos cofres públicos, proporcionando diretamente o aquecimento do nível de atividade econômica no estado.

Com a antecipação de parte do benefício, o calendário de pagamento da folha salarial sofrerá, ao longo do segundo semestre, alteração na sua programação. Os salários do mês de julho serão pagos nos próximos dias 5 e 6 de agosto.

Atualmente, o quadro do funcionalismo público está dividido da seguinte forma: 124 mil ativos (59% da folha), 65 mil aposentados (30%) e 24 mil pensionistas (11%). O novo calendário de pagamento funcionará assim: os aposentados e pensionistas de todos os órgãos serão os primeiros a receber, seguidos pelos demais servidores civis e militares estaduais.

“Em menos de dez dias, todo o funcionalismo público receberá o equivalente a um salário e meio”, ressaltou o secretário de Administração, Milton Coelho, acrescentando que nesse período serão injetados na economia mais de R$ 1 bilhão. “A maior parte dos estados, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará, faz o pagamento dos servidores no começo de cada mês”, pontuou.

Márcio Stefanni, secretário da Fazenda, afirmou que essas ações, além de aquecer a economia, permitem, em tempos de dificuldades financeiras, um melhor equilíbrio nas contas do estado. “Receitas relevantes, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de grandes contribuintes entram no caixa, entre os dias 30 e 3 de cada mês”, explicou, sobre o motivo para a alteração do calendário.

Outras medidas para garantir o equilíbrio das contas serão implantadas nos próximos dias, segundo o governo, como a nova redução de R$ 300 milhões nas despesas de custeio, além daquelas já anunciadas no início do ano. “É a única forma de manter os compromissos com a população em dia diante da queda na receita no último semestre”, observou Stefanni. Ainda segundo Milton, o provisionamento dos recursos para a segunda parcela do décimo terceiro já está garantido e a data de pagamento está definida para o dia 15 de dezembro deste ano.


FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Sábado é dia de cultura na feira

Dema do Forró é atração do projeto Cultura nas Feiras


O sábado será animado na CEAGA, em Garanhuns, aliás, os dois próximos sábados, com a realização do Projeto Cultura nas Feiras, que integra a programação oficial do Festival de Inverno de Garanhuns.

Com apresentações musicais de forró e MPB, estarão animando o polo a banda Forró Pé Quente, o cantor Dema do Forró, o grupo Expressinho do Forró e a cantora Michelle dos Anjos. No sábado (25), o público também contará às 10h, com a realização do espetáculo teatral “Cores para Jasmim”, promovido pela Cia Fisa D’Arte.

Na tenda do projeto, também estará disponível exposição fotográfica, reunindo um pouco da história de cada edição desde o ano de 2011, em diversas feiras livres do Estado. Apresentações de danças, artes cênicas e shows musicais, além de mostras de artesanatos, gastronomia e outros segmentos, são alguns dos momentos focados na mostra, através das lentes de fotógrafos não profissionais, objetivando demonstrar a interação do público com o que está sendo vivenciado durante as edições.

De acordo com Marconi Abreu, coordenador do projeto Cultura Livre nas Feiras, o objetivo das duas edições especiais no FIG 2015, visa fomentar a cultura do Agreste Meridional através de representações inseridas no contexto da região. “Nosso objetivo com mais estas realizações, que já acontecem há dois anos durante o Festival de Inverno, é fortalecer e divulgar artistas ainda desconhecidos do cenário cultural pernambucano, possibilitando apresentações que também contribuam com o resgate da cultura popular em cada localidade”, explicou. “Na exposição fotográfica, o público também poderá observar a nossa prestação de serviço de uma forma dinâmica, condizente com o lema de levar arte e cultura onde o povo está”, ressaltou Maconi.

A programação do projeto, desenvolvido pela Secult-PE e Fundarpe, será realizada durante os dias 18 e 25 de julho, com início sempre às 9h. 

Confira a programação:

Sábado, 18 de julho
9h – Forró Pé Quente
11h – Dema do Forró

Sábado, 25 de julho
9h – Expressinho do Forró
10h – Apresentação Teatral “Cores para Jasmim”, Cia Fisa D’Arte
11h – Michelle dos Anjos

Local: Central de Abastecimento de Garanhuns – CEAGA

http://www.cultura.pe.gov.br/

PAULO: Garanhuns é a capital da Cultura, Turismo, alegria e paz



O governador Paulo Câmara fez, nessa quinta-feira (16), a abertura oficial do 25º Festival de Inverno de Garanhuns, em solenidade realizada no Teatro Luis Souto Dourado. Ao lado de secretários estaduais e do prefeito Izaías Régis, Paulo afirmou que "durante os dias do festival, Garanhuns será a capital do nosso Estado na Cultura, Turismo, alegria e paz". O evento, considerado um dos maiores do país, segue até o próximo dia 25. 

"Pernambuco, sem dúvida nenhuma, é o Estado mais rico em termos de expressões artísticas e culturais do Brasil. O FIG contribui muito para isso; para mantermos cada vez mais vivas nossas tradições, nossa cultura. E, acima de tudo, passar esse sentimento e emoção para as próximas gerações, que no futuro estarão comandando e fazendo com que Pernambuco cresça ainda mais", pontuou Paulo Câmara.

A solenidade também reverenciou a escritora Luzilá Gonçalves, natural de Garanhuns, e homenageada do FIG 2015. A escolha foi aprovada pelo governador. "Eu tenho muita honra, cara Luzilá, como governador de Pernambuco, no meu primeiro Festival de Inverno, de homenagear você, que tanto se dedicou à cultura e é apaixonada pelo nosso Estado", destacou Paulo Câmara, sob aplausos do público presente.

Tradicional destino turístico-cultural no mês de julho, a cidade do Agreste Meridional, distante 230 quilômetros do Recife, deve receber cerca de 500 mil pessoas durante os dez dias de festival. "São muitos os desafios para 2015. Mas não vamos baixar a cabeça. Estaremos mais fortes, valorizando a nossa Cultura, buscando também no Turismo fazer com que a renda cresça e com que o emprego aumente", argumentou Câmara.

PROGRAMAÇÃO - A população e os turistas que prestigiarem o FIG poderão conferir atrações em seis palcos. No principal, a Praça Mestre Dominguinhos (antiga Esplanada Guadalajara), artistas renomados vão se revezar para animar o público. Entre eles, Mundo Livre, Ana Carolina, Pitty, Lenine, Racionais MC’s, Banda Calypso, A Cor do Som, David Moraes e Moraes Moreira, Mariana Aydar, Zezé Mota e Capital Inicial. 

O festival em Garanhuns também contará com uma extensa programação diurna. São espetáculos de circo, mostras literárias, de cinema e fotografia; apresentações de cultura popular, exposições de artesanato, artes visuais, design e moda, além de oficinas e debates culturais. Tudo gratuito.

Material da Imprensa do Estado e SECOM Garanhns

Produção Industrial de Pernambuco sobe mais que média nacional. Nordeste cai



A produção industrial brasileira cresceu em 9 de 14 locais em maio, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na sexta-feira (10), com destaque para os aumentos que partiram do Ceará (3,6%), do Amazonas (2,6%), de Pernambuco (1,4%) e de Minas Gerais (1,3%).

http://g1.globo.com/economia
Também mostraram resultados positivos Santa Catarina (0,7%), Espírito Santo (0,6%), São Paulo (0,5%), Paraná (0,3%) e Rio de Janeiro (0,2%).

Por outro lado, caíram as produções da Região Nordeste (-2,2%) - que inclui os outros estados da região -, do Rio Grande do Sul (-1,6%), do Pará (-1,5%), Bahia (-1,0%) e Goiás (-0,6%).

Na comparação com maio do ano passado, a maioria dos locais registrou redução na produção. Os recuos mais intensos partiram de Ceará (-13,9%), São Paulo (-13,7%), Amazonas (-13,7%) e Rio Grande do Sul (-13,3%).

Tanto no acumulado em 12 meses quanto no ano - de janeiro a maio -, o especialista ponderou que a indústria “vem mantendo trajetória descendente”. “Onze dos 15 locais estão com taxas negativas nesse tipo de confronto e no acumulado de janeiro a maio: 13 dos 15."

Produção Científica é tema de encontro no Hospital Regional Dom Moura‏

HRDM tem agora equipe para incentivar produção científica no hospital



O Hospital Regional Dom Moura tem se constituído em uma referência regional no ensino-serviço, e deu mais um passo neste sentido ao criar a Comissão Científica – COMIC - formada por profissionais de diversas áreas, especialistas, mestres e doutores como membros executores e consultores. Tendo como um dos objetivos estimular a pesquisa científica nos âmbitos do hospital. As atividades são incentivadas pela direção do HRDM, que tem a gestão do Dr. Luiz Melo.

A COMIC tem o professor doutor psicólogo Luciano Lins como coordenador, Eveline Garcia, Coordenadora do Centro de Estudos, na vice-coordenadoria e a psicóloga, mestre, Kátia Goretti como secretária. Além destes, Bruna Souza, Reila Leliana, Gorethe Lucena e Kilma Fidelix fazem parte dos membros executores desta comissão.

A Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente - NUEPE, Kylma Fidelix, afirma que a COMIC oferece espaço de trocas de experiências, que podem impactar positivamente na produção científica de profissionais e estudantes, com ênfase no próprio hospital, proporcionando um melhor serviço da instituição e da saúde em geral.

CAFÉ CIENTÍFICO

Buscando criar mecanismos que incentivem a pesquisa científica, e estabelecendo um espaço para a troca de conhecimentos e experiências, a COMIC realizou na segunda-feira (13), o I Café Científico do Hospital Regional Dom Moura. Além de apresentar os membros da comissão, trouxe o tema: Como elaborar artigos científicos, ministrado pela professora doutora da UPE Elisângela Castanha. 

"Conversar saboreando um café, discutindo temas diversificados e trazendo orientações sobre pesquisas e normas na produção escrita, numa relação que proporcione o incentivo que muitas vezes falta para um profissional elaborar um trabalho científico. Para isto, estaremos sempre convidando professores que possam mostrar os caminhos para esta produção. Além de profissionais para discussão de temas relacionados com a vivência prática no hospital” - Afirmou Reila Leliana, vice-coordenadora da Residência Multiprofissional.




A IMPORTÂNCIA DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO DO HOSPITAL ESCOLA

Com este tema, a professora da Universidade de Pernambuco, Elisângela Ramos Castanha, PhD, Doutora em Ciência Biomédica pela Universidade da Carolina do Sul (EUA), apresentou uma breve palestra, analisando a produção científica acadêmica e profissional, sob o foco dos Programas de Residência em Hospitais, cujas implantações têm qualificado equipes, formando novos tutores e preceptores dentro dos quadros dos hospitais.

"A pesquisa científica ainda não foi introduzida no cotidiano da prática de muitos hospitais, estando seu desenvolvimento como ciência, muitas vezes, atrelado aos Programas de Residência" - Afirma Dra. Elisângela Castanha. O gestor do hospital, Dr. Luiz Melo, conclui: "Como vem se destacando pelos serviços oferecidos, reconhecidos pela população, o Hospital Regional Dom Moura, mais uma vez, busca o desenvolvimento através de novas práticas, otimizando a assistência prestada.”

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.