domingo, 19 de julho de 2015

FESTIVAL DE INVERNO: Fafá de Belém, Silvério, Mano Brown e Quinteto Violado visitam escolas em Garanhuns

http://jornalcrerempernambuco.blogspot.com.br/


Uma grande sacada, tão importante quanto a apresentação no palco, é a interação do artista com a comunidade, e não somente seus fãs, produzindo conhecimento e despertando crianças e adolescentes para o debate sócio-cultural. Esta é uma grande novidade do FIG 2015.

Grandes artistas de visibilidade nacional estão visitando escolas estaduais em Garanhuns, e conversando com os estudantes. A iniciativa da Fundarpe e Secretaria de Educação do Estado, proporcionando um encontro produtivo com alunos, professores e os artistas.

Na sexta (17), a cantora Fafá de Belém esteve EREM  João da Mata Amaral, no bairro da Boa Vista. Foi recebida pelo diretor, Jaefson Vieira, e o debate contou com a presença do Gestor da GRE Agreste Meridional, Paulo Lins.

Dia 20, Mano Brown, estará na escola de referência Francisco Medeiros; Dia 22, Quinteto Violado visita a escola de referência de Garanhuns, e nos dias 23 e 24, Silvério Pessoa estará na escola de referência João da Mata Amaral.

Bola dentro!

Festival de Inverno de Garanhuns recebe o programa Livros Livres e espaço para escambo de livros



A programação do Festival de Inverno de Garanhuns leva à cidade o Escambo de Livros. espaço instalado na Praça da Palavra, em que podem ser trocados livros, exceto religiosos e didáticos. Em vários locais públicos da cidade poderão também ser encontradas obras do projeto Livros Livres. Os programas da Secult-PE/Fundarpe servem à difusão da literatura e incentivo à prática da leitura. 

Portanto, quem for a Garanhuns prestigiar a 25ª edição do FIG, que acontece até o dia 25 deste mês, deve reservar espaço na bagagem para os livros que pretende trocar. Vale desfrutar bons momentos em companhia de novos amigos-livros, enquanto aprecia o clima aprazível da Cidade das Flores, nos intervalos entre as dezenas de atrações do Festival.

Livros Livres
Ação inspirada no conceito de book crossing, consiste em criar espaços para trocas de livros em lugares públicos. Durante todo o festival Livros serão “libertados” em pontos diversos da cidade, com selo identificador da ação. As pessoas devem ler os livros e deixá-los em outro lugar público para que mais pessoas o leiam. Os livros são uma doação da Cepe – Companhia Editora de Pernambuco e do Funcultura. Durante todo o FIG, em qualquer lugar, a qualquer hora.

Escambo de Livros
Durante todo o festival, das 10h às 20h, o público poderá levar um livro em bom estado (menos livros didáticos ou religiosos) e trocar por outro, incluindo livros incentivados pelo Funcultura.
Praça da Palavra (Praça Souto Filho, Heliópolis)

Secretaria de Cultura de Pernambuco

Tem início PROGRAMAÇÃO DO INSTITUTO HISTÓRICO NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS



Segunda – 20/07 às 17 hs. 

Palestra 1: “Arquivos Públicos, Preservação e Memória”. 

Ministrante: Prof. Claúdio Gonçalves de Lima

José Cláudio Gonçalves de Lima é professor, escritor e historiador. Nasceu em Garanhuns, tem especialização em história e coordena o  Arquivo Público Municipal.  Cláudio Gonçalves é também presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural Garanhuns (IHGCG).

Palestra 2: Tempos de Ação: As Ideias Liberais nas Revoluções Pernambucanas do Século XIX  (A Conspiração dos SUASSUNA).

Ministrante: Prof. Eurico Jorge Campelo Cabral (Prof. Mestre pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB).

Local das Palestras: Instituto Histórico de Garanhuns
Praça do Moura, 44  - Centro.

Anchieta Gueiros

Lucas e Orquestra dos Prazeres se apresentam no FIG




A energia vibrante e a sonoridade arrebatadora de 30 percussionistas regidos pelo multiartista Lucas dos Prazeres irá ressoar na Esplanada Guadalajara, neste domingo (19), durante a programação do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). O show, que será às 22h, no Palco Mestre Dominguinhos, marca a estreia da Orquestra dos Prazeres no evento.

No grupo, Lucas reúne instrumentos percussivos como alfaias, ilús, congas, ajubês e agogôs para apresentar um mosaico da cultura afro e da cultura popular pernambucana, em uma leitura sinfônica. Como um alfaiate devotado, Lucas dos Prazeres tem a sensibilidade e a precisão para costurar todos esses elementos com arranjos modernos, que além dos instrumentos percussivos possuem a melodia de uma viola e um baixo.

Sobre a Orquestra, Lucas é categórico: “Não é uma batucada. É percussão orquestrada. Cada naipe tem sua voz”. No repertório são fartas as homenagens aos griôs pernambucanos, com referência a Badia, a mãe de santo do Pátio do Terço, uma das mais reverenciadas e antigas do Recife, Zé Neguinho do Coco, mestre coquista, e mestre Joab, símbolo da capoeira, além de músicas dos afoxés Alafin Oyó e Oyá Tokolê.

Nesta apresentação da Orquestra dos Prazeres, Lucas também traz releituras de obras musicais consagradas, como África Brasil (Zumbi), de Jorge Ben Jor, Semba dos Ancestrais, de Martinho da Vila, e Zumbi (A Felicidade Guerreira), de Gilberto Gil, e Luanda, de Djavan, transformando-as em peças percussivas.

O show, intitulado Repercutir, foi apresentado ao público pela primeira vez em novembro do ano passado, quando da gravação do DVD da Orquestra, no Teatro Luiz Mendonça, que fica no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O DVD será lançado em novembro deste ano, no mês da consciência negra.

FIG – Na mesma noite em que se apresentam Lucas e Orquestra dos Prazeres, o palco Mestre Dominguinhos terá ainda as apresentações da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Mundo Livra S/A e Pitty. Mais sobre a programação do FIG 2015: 

Serviço: 
Lucas e Orquestra dos Prazeres no FIG
Quando: Domingo, 19 de julho, às 22h
Local: Palco Mestre Dominguinhos, Praça Guadalajara, Garanhuns

MUNDO VIOLENTO: O taxista sequestrado e a maldade humana

Imagem: Agreste Violento


Os jornais, rádios e TV´s estão cada vez mais mostrando crimes horrendos todos os dias. Os programas e páginas policiais geralmente estão entre os líderes de acessos e audiência, ou seja, as pessoas gostam de ver a barbárie, por mais que critiquem. Deve fazer parte da natureza humana.

Com tanta exposição das maldades, pra onde quer que você olhe, muitas coisas poderiam não mais impressionar, mas ainda são incríveis, pela frieza monstruosa dos criminosos.

Casos como os filhos matando os pais, maridos e esposas se matando, pais estuprando e matando filhas. Olha o caso do padrasto de Recife. As mulheres da Paraíba. As estupradas do Pará. E ainda tem nossa Joana, que nunca tivemos uma resposta e a Patrícia, que continua desaparecida, sequestrada justamente, provavelmente, pela pessoa que deve ter sido o grande amor da sua vida.

E esta agora do taxista de Caruaru. Trabalhando, foi sequestrado por um casal em Bezerros, levado para Recife, colocado no porta malas e depois deixado em Garanhuns. Durante quatro dias o homem ficou preso ali, sem comida, água... Esperando a morte!

Que maldade!

Salvo, foi atendido no Hospital Dom Moura. 

Imaginem o que sentia cada vez que um dos bandidos dizia: "Vamos colocar fogo no carro com ele dentro!". 

Diante de tanta coisa ruim no mundo, algumas coisas poderiam não nos impressionar mais. Mas a maldade e a falta de amor no coração de algumas pessoas ainda vai nos mostrar coisas inacreditáveis.

Enquanto isso, milhares de pessoas se divertem e se instruem em um Festival de Inverno maravilhoso!

LAMPIÃO: De mocinho a bandido - Novo Livro conta a saga da valente Serrinha do Catimbau



O professor e historiador Antônio Vilela está lançando seu novo livro sobre o cangaço: "Lampião: De Mocinho a Bandido - A saga de Serrinha do Catimbau contra o Cangaço".  O autor está comercializando seu livro em vários  pontos da cidade durante o Festival de Inverno de Garanhuns, depois fará uma série de lançamentos na região, até em cidades do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.

O novo livro de Vilela foi produzido na Editora Bagaço, em Recife, e tem orelhas escritas por Jairo Luiz, sócio da SBEC - Sociedade Brasileira para o Estudo do Cangaço.

O novo Lampião, é um exemplar obrigatório para quem quer saber mais sobre as histórias dos cangaceiros.

Sinceramente, o melhor trabalho de Antônio Vilela, em todos os sentidos, pesquisa, escrita e edição.

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS: Roda de Sanfona acontece neste domingo



O projeto “Roda de Sanfona Mestre Dominguinhos”, realizado quinzenalmente na cidade, contará com uma programação especial neste domingo (19). O município já se encontra em clima de Festival de Inverno e o Palco da Cultura Popular, no Espaço Colunata, será tomado também por aproximadamente 30 artistas de Garanhuns e de toda a região. As apresentações serão realizadas entre 12h e 18h.

“É importante que a Secretaria de Cultura entre também com projetos desse porte dentro da programação de um evento tão consolidado como o FIG. Graças ao sucesso que o Roda de Sanfona vem tendo, de imediato a Fundarpe abraçou a ideia e nos cedeu o espaço no Colunata. Vamos unir a cultura do Palco instalado lá com o nosso projeto”, destaca a secretária de Cultura, Cirlene Leite.

O Roda de Sanfona foi lançado na segunda edição do Viva Dominguinhos e sempre contou com a participação voluntária de diversos artistas, que com o seu talento, propagam o autêntico forró pé-de-serra. A ação sempre aconteceu no Espaço Colunata, mas pretende, futuramente, passar por outros pontos da cidade.

Confira, abaixo, quais artistas irão participar do projeto:

Sanfoneiro Cloves (Trio Asa Branca); José Pedro (Forró Pesado); Valmiro Sobral (Forró Fenix); Zuza (Pé Quente); Ivan Maceió; Cícero Basílio de Correntes (PE); Bezerra da Gaita; Bil do Acordeon; Tuxinha; Renato do Acordeon; Marcos Cabral; Genivaldo Albuquerque de Brejão (PE); Trio Pisa na Fulô; Nando Azevedo; Forró do Matuto de Belo Jardim (PE); Michelly dos Anjos; Dema do Forró; Bill do Forró; Bebeto Oliveira (Esquenta Coração); Forró Fogo de Menina; Canarinho e Beija-Flor; Os Brilhantes da Vaquejada; Lucas do Acordeon (Banda Mirim Zé do Estado/Caruaru); Eder e alunos da Escola de Sanfona Mestre Dominguinhos de Garanhuns; Crianças da Escola de Sanfona Lula Sanfoneiro de Sertânia (PE); Mateus Cordeiro (Quero Xote); Benedito da Macuca e Jardim.

KEFI COMIDAS LEVES: Oficinas Culinárias no Festival de Inverno em Garanhuns

Novidade do Kefi para o ‪#‎FIG‬ desse ano.

‪#‎oficinas‬ ‪#‎culinárias‬ para crianças, com lanche, recreação e almoço para 2 adultos no último dia. Descontos especiais para familiares.

Oficinas para crianças, jovens e adultos!

Feche o pacote completo ou diárias. VAGAS LIMITADÍSSIMAS!



V GERES: Comitê Regional de Combate à Dengue é instituído pela Secretaria Estadual de Saúde no Agreste





O Comitê Regional de Mobilização Social para o Controle da Dengue, com atividade na V Gerência Regional de Saúde, sediada em Garanhuns, foi instituído em 14 de abril de 2015, através da Portaria SES/PE nº 135. O Comitê regional está composto por representantes dos 21 municípios da V GERES, representantes de instituições da sociedade civil e um representante da própria Secretaria de Saúde Estadual, somando um total de 27 participantes, inclusive as instituições militares e o Ministério Público. O comitê é presidido pela gestora da Regional de Saúde, Dra. Catarina Tenório.

Após um período de adequações e reuniões internas, foi convocada a primeira reunião com todas as instituições participantes, que aconteceu nesta quarta-feira (15), à tarde, no auditório da FUNASA, em Garanhuns. A GERES foi representada pelo Coordenador em Vigilância em Saúde, Reginaldo Santos.

As Assessorias Técnicas da Coordenação de Dengue da Secretaria Estadual de Saúde, Daniela Anastácia e Suzi de Souza, apresentaram dados estatísticos que mostram a proliferação da dengue por todo o estado, sendo mais problemático que Chikungunya e Zika, que têm chamado a atenção da mídia. "O Comitê surge justamente para que a sociedade civil possa se organizar e combater a dengue, que tem crescido em todo o país, inclusive com óbitos" - Afirma Daniela Anastácia.

A região da V GERES tem tido números melhores que o restante do estado, mas isto não significa que esteja controlada. "Fazemos um levantamento bimestral que mostra um crescimento em muitos municípios, e o comitê vai buscar levantar que ações poderão combater com mais eficácia a proliferação do mosquito. Para isto é fundamental a participação de todos, pois cada instituição pode também contribuir com sugestões e ações neste sentido" - Explica Dra. Catarina Tenório, gestora regional de saúde.

No mesmo dia 15, quarta-feira, pela manhã, a Secretaria de Saúde ministrou uma capacitação para representantes da Vigilância em Saúde das Secretarias de Saúde dos 21 municípios da regional.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.