segunda-feira, 27 de julho de 2015

DIMINUIU PRÓPRIO SALÁRIO: Prefeita de Arcoverde faz Reforma Administrativa e busca redução de despesas‏




A prefeita Madalena Britto anunciou, em entrevista coletiva, realizada nesta segunda-feira (27) uma Reforma Administrativa e um pacote de medidas emergenciais para contenção de gastos e suspensão ou restrição de despesas, visando o equilíbrio das contas públicas em função da crise que o país atravessa. Estes cortes podem reduzir em cerca de 15% os gastos da máquina pública. A medida se deu através do Decreto nº 132/2015 com vigência mínima de 180 dias. 

No texto o Decreto é justificado considerando a crise econômica vivida pelo país, o ajuste fiscal do Governo Federal, a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, e a necessidade de adoção de medidas para preservar o equilíbrio das contas públicas da Prefeitura, que continuam rigorosamente em dia.

O decreto determina a redução de 15% nos salários da prefeita e do vice prefeito. Os salários dos secretários serão diminuídos em 12% e os demais servidores comissionados vão perceber 10% menos. 

Outra medida adotada foi a redução dos números de secretarias, passando de 12 para 10 pastas. Haverá a fusão das Secretarias de Obras, com a de Serviços Públicos. Já a Secretaria de Governo será incorporada pelo Gabinete da Prefeita. 

“O desaquecimento da economia no país mostra que devemos tomar medidas preventivas com responsabilidade, sem comprometer os serviços prestados à população e continuar com nossas obras gerando emprego e renda”, afirmou a prefeita Madalena Britto. 

"Até hoje estamos com nossas contas em dia. Isso é uma conquista não só da gestão da prefeita Madalena Britto, mas também de toda população, precisamos continuar nesse caminho", disse Luciano Britto, secretário de Finanças. 

A prefeita Madalena finalizou dizendo que o gestor público precisa ter coragem e eficiência para tomar as decisões na hora certa. “Nosso compromisso é manter as contas do município equilibradas e cumprir o nosso cronograma de obras sem alteração".

OAB Garanhuns realiza Quinzena do Advogado com cursos, palestras e festa de confraternização‏‏



A OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Subseccional Garanhuns - está finalizando a programação das atividades que marcarão o Dia do Advogado, que é comemorado em 11 de agosto, entretanto uma extensa agenda de palestras, cursos e até uma festa estão sendo organizados pela OAB em parceria com a Comissão de Assistência ao Novo Advogado, com abrangência no Agreste Meridional, mobilizando a categoria profissional por duas semanas.

Na programação que será divulgada esta semana, já se podem adiantar excelentes atividades, como a palestra com o Deputado Federal Tadeu Alencar, que versará no dia 14 de agosto, em palestra bastante concorrida, sobre as críticas ao processo no Congresso Nacional que prejudicou avanços na Reforma Política. Tadeu Alencar fez parte da Comissão Especial na Câmara dos Deputados que debateu o tema. No mesmo dia, ou melhor, à noite, os advogados e convidados têm sua confraternização no Restaurante Terraço, com apresentação de Leo e Banda, e o forró de Ronaldo Cesar.

O presidente da OAB Garanhuns, Dr. Paulo André do Couto Soares, registra: "Estamos finalizando a programação, e podemos adiantar que buscamos atender tanto a formação, com cursos e palestras de atualização de conhecimentos, como proporcionar um momento de confraternização. Será a primeira vez que isto acontece, e estamos muito satisfeitos com a repercussão positiva."

CURSO: Gestão Estratégica de Escritórios na Advocacia

Advogados e administradores que atuam na região de Garanhuns e cidades circunvizinhas podem participar, de 31 de julho a 1° de agosto, do curso “Gestão estratégica de escritórios na advocacia”. O objetivo da capacitação, promovida pela OAB Garanhuns, é proporcionar conhecimentos relacionados à gestão de escritórios individuais ou pequenas sociedades de advogados que estão se expandindo para o interior e buscando a profissionalização e a implantação de melhores métodos de trabalho.

O advogado Ivo Tinô do Amaral Júnior, do Urbano Vitalino Advogados, será o instrutor. As inscrições estão abertas até o dia 31 e podem ser feitas por telefone ou pessoalmente na sede da instituição, situada na Av. Euclides Dourado, 498, Heliópolis. As vagas são limitadas.

Entre os temas que serão abordados no curso estão elaboração de plano de negócios advocatício, técnicas de planejamento e de gestão, ferramentas de promoção dos escritórios, registro e tributação, cobrança e qualidade de serviços, aspectos financeiros e econômicos, financiamento e uso da tecnologia da informação, entre outros assuntos. O investimento na capacitação é de R$ 20,00. Mais informações pelo telefone (87) 99957-0416.

Revelações do FIG: Tonny Scott - Por Gidi Santos



Gidi Santos

O Festival de Inverno de Garanhuns é mesmo único, multicultural e provavelmente o maior da América Latina. Além de muita música (expressão artística que mais atrai público) o Festival envolve as pessoas também através de teatro, dança, cinema, literatura, artes plásticas, circo, oficinas e muitos outros. Como senão bastasse o Fig parece ter escolhido uma nova fórmula/modalidade de brindar seus visitantes; ele agora descobre e revela novos talentos, ou será que é de sempre?

Um bom exemplo disso é o jovem, porém dinâmico e talentoso cantor e compositor Tonny Scott, 19 anos. Natural da cidade de Pedra, PE o cantor foi radicado em Garanhuns já desde seus primeiros anos de vida (2). Aqui ele iniciou seus estudos, cresceu, amadureceu e desenvolveu, de forma autodidata, a habilidade de músico. Com isso ele começou a compor suas próprias músicas, solos e arranjos, isso lá no começo, anos atrás.

Hoje já com certa bagagem e um bom hall de músicas autorais o músico tem feito shows e participações nos mais diversos ambientes de Garanhuns. Esta semana num convite feito pela Gerência Regional de Educação (GRE), o cantor fez sua primeira aparição/apresentação no Fig, e como todos esperavam deu o que falar, no bom sentido claro.

Percorrendo canções pop e rock, mescladas as de sua autoria, o cantor literalmente encantou a todos que estiveram presentes ao Palco de Cultura Popular nesta terça (21). O Palco que fica instalado no largo do Colunata, centro da cidade, abriga as mais variadas manifestações artísticas populares, caso do Coco, Maracatu, Cabloquinho. Para o caso do “Rock and roll” cantado e tocado por Tonny foi aberta uma excepcionalidade; essa, feita através do convite feito ao artista.

Guitarrista e exímio violonista Tonny colocou todo mundo para dançar ao som de músicas como “Vapor Barato” do Rappa e “Podes Crer” de Cidade Negra. Sem perder a oportunidade ele também ressaltou a importância do Festival de Inverno para música regional e nacional durante seu show. “O Festival de Inverno é visto com bons olhos no país inteiro, ele é celeiro para todos os cantores e músicos que pretendem alçar voos mais distantes”, disse o rockeiro que agora registra seu nome na história, fazendo parte dos que tiveram o privilégio de tocar no Fig. Ao terminar o show o cantor ainda frisou: “ano que vem tem mais”, numa menção a uma possível volta aos palcos do Fig, e desta vez quem sabe ao principal.

Gidi Santos é blogueiro, e assina além da sua página na internet, artigos no site Jornal Sináculo

Visita de artistas do FIG às escolas em Garanhuns continua repercutindo. Confira como foi a aula de Silvério Pessoa



A partir de uma iniciativa conjunta das secretarias estaduais de Cultura e de Educação, vários artistas que compõem a grade do 25º Festival de Inverno de Garanhuns visitaram escolas públicas no município. 

O encontro com os alunos tem como proposta uma forma diferente de se utilizar a da educação como ferramenta formadora de cidadãos. 

Na última quinta (23), o cantor e compositor Silvério Pessoa marcou presença na Escola Estadual Henrique Dias, próxima ao Parque Euclides Dourado. No local, também funciona a Casa dos Pontos de Cultura, com oficinas e exposições. 


GRANDES FILMES DA PROGRAMAÇÃO DO CINE ELDORADO EM GARANHUNS





Cidades de Papel

Lançamento (1h49min
Dirigido porJake Schreier
ComNat WolffCara DelevingneHalston Sage mais
GêneroAventura , Romance , Drama
NacionalidadeEUA
AdoroCinema  4,0
Imprensa  3,3 18 críticas
Usuários  4,2 por 505 notas das quais 73 críticas
Meus amigos Descubra a opinião dos seus amigos agora!

FOTOS: Governo do Estado entrega obras e anuncia novas ações para Bom Conselho‏




A visita do governador Paulo Câmara ao município de Bom Conselho, no Agreste Meridional, marcou a entrega de um conjunto de obras estruturadoras e o início de novas ações com a assinatura das ordens de serviço autorizando a construção da barragem do distrito de Logradouro dos Leões e do Abatedouro Regional de Bom Conselho. Ao lado do secretário de Agricultura, Nilton Mota, o chefe do Executivo estadual entregou 54 títulos de propriedade aos agricultores da região.

Com recursos de quase R$ 3 milhões oriundos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), executado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), também foi entregue oficialmente a pavimentação da Rua Professora Maria Cecília, inaugurada a revitalização das principais vias de acesso à cidade, do novo portal no Açude da Nação e a reforma do Centro de Atenção aos Idosos do município. O pacote ainda prevê a pavimentação de diversas ruas e a construção de um sistema de abastecimento de água no povoado de Lagoa de São José.

Com a entrega de mais 54 títulos, o número de agricultores contemplados no Meridional chega a 636. A meta do Governo do Estado é conceder até dezembro deste ano, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), 12 mil documentos em todo o estado. "Pernambuco avançou muito na gestão do nosso saudoso Eduardo Campos e vai continuar no rumo certo, mesmo diante da insegurança econômica e política que o nosso país atravessa" assegurou Câmara.

A construção do Abatedouro Regional e a aquisição dos equipamentos estão orçados em R$ 1.6 milhão. O espaço terá uma área total constituída de dois hectares, com capacidade para o abate humanizado de 100 animais por dia, beneficiando os municípios de Terezinha, Brejão e Bom Conselho.

Para o secretário de Agricultura, Nilton Mota, Pernambuco vem se destacando nacionalmente pelo emprenho e compromisso de seus gestores. "Há nove dias entregamos obras estruturadoras no município de Saloá. Hoje contemplamos Bom Conselho e assim seguiremos, levando desenvolvimento para todos os pernambucanos" acrescentou.

A promoção da universalização do uso da água no estado também ganha força na região com a construção de uma barragem no distrito de Logradouro dos Leões, com previsão de inauguração para o final do próximo mês de agosto. A iniciativa é fruto de convênio firmado entre o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, e o Governo do Estado, por meio da SARA. Mais de 600 famílias serão beneficiadas com a barragem que está orçada em R$ 100 mil.

Lideranças políticas pedem a Paulo Câmara obras no Agreste: Duplicação, Adutora e Hospital Mestre Dominguinhos


O deputado estadual Lucas Ramos e o ex-presidente da Codeam, Eudson Catão, aproveitaram a presença do governador Paulo Câmara em Garanhuns, neste sábado de Festival de Inverno, para entregar um documento em que pedem que o chefe do executivo reúna as lideranças políticas, empresariais e sociais do estado, principalmente da região, a exemplo do que tem feito para atrair o Hub da Latam, para fortalecer a luta pela duplicação da BR-423, no trecho São Caetano/Garanhuns, a continuidade da Adutora do Agreste e a construção do Hospital Mestre Dominguinhos. O documento foi entregue em mãos, no almoço que reuniu lideranças políticas de toda a região.

Confira o texto do documento:

UNIÃO PELO AGRESTE MERIDIONAL

Garanhuns, 25 de julho de 2015

Exmo. Sr.
Governador do Estado de Pernambuco
Dr. Paulo Câmara

Vimos pela presente, solicitar a V.Sa, Governador Paulo Câmara, para que possa interceder por nossa região, na qualidade de chefe do poder executivo do nosso Estado; reunindo todas as lideranças políticas, empresariais e a sociedade civil, a exemplo do que vem sendo orquestrado por vossa excelência nas reuniões, já realizadas, objetivando trazer o terminal LATAM (que vai gerar doze mil empregos na área metropolitana) seguindo este exemplo, acreditamos que as ações propostas por V. Exa, possam ser implantadas no nosso agreste.

- Duplicação da BR-423, trecho São Caetano / Garanhuns.

Em abril de 2007, após eleito na primeira visita ao Agreste Meridional o memorável governador Eduardo Campos recebeu do conjunto de lideranças regionais conduzida pela CODEAM, o pleito da duplicação desta rodovia, tão importante sob diversos aspectos econômicos e sociais, que continuamos sonhando na expectativa da realização desta obra. O Estado já fez sua parte, apresentando estudo de tráfego, projeto executivo e impacto ambiental, entretanto o governo federal responsável pela execução, vem constantemente adiando seu início, prometendo autorizar a licitação da primeira etapa para outubro/2015.

- Continuidade da obra Adutora do Agreste

Conhecida como Adutora Frei Damião, que inicialmente contemplava 24 municípios, com a preocupação de que o agreste meridional é a região mais seca do país, em 2007 a CODEAM realizou reuniões e audiências públicas com o governador Eduardo campos, Ministro da Integração Ciro Gomes e a sociedade civil ficou evidente a necessidade técnica dá ampliação para 68 municípios e 80 localidades, levando água a mais de um milhão de pessoas. Precisamos lutar pela finalização da tão sonhada obra.

- Construção do Hospital Mestre Dominguinhos

Anunciado pelo governador Eduardo Campos e por V. Exa, sabemos que esta obra precisa também como as outras de recursos do governo federal, que apesar da crise não podemos deixar de lutar e reivindicar o novo Hospital, que se faz necessário para termos uma saúde de qualidade para a região, que recebeu tantos investimentos nos Governos da Frente Popular, a exemplo da UPAE Garanhuns e reformas do Hospital Regional Dom Moura. Esses investimentos nasceram ou se fortaleceram da soma de políticas públicas reivindicadas pelo nosso povo para o desenvolvimento regional. Acreditamos que somente com a união de todos que trabalham pelo Agreste Meridional conseguiremos avançar nestas realizações.

Cordialmente,

Lucas Ramos
Deputado Estadual
Vice-Líder do Governo

Eudson Catão
Ex-Prefeito de Palmeirina – PE
Ex-Presidente da CODEAM

Estado vai assumir Presídio de Itaquitinga. SAIBA MAIS!



Três anos depois da paralisação das obras, o Governo de Pernambuco acaba de definir o novo modelo jurídico de administração do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, projetado para ser o maior complexo penitenciário do Estado, na Mata Norte, a 72 km do Recife.

O governador Paulo Câmara (PSB) decidiu romper o contrato de Parceria Público-Privada (PPP), que deixou inacabados os cinco pavilhões erguidos, e determinar que o Estado assuma administrativamente e a operação direta da penitenciária, retirando a construtora da gestão atual do complexo.

Fonte: Sindicato dos Agentes Penitenciários

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.