quarta-feira, 29 de julho de 2015

Os candidatos à Prefeitura do Recife



Paulo Câmara e Geraldo Júlio estavam presentes à posse de João Paulo, nesta terça-feira, na SUDENE, e por oito vezes ouviram representantes do PT e dos estados, em seus discursos, fazerem alguma referência a JP na Prefeitura do Recife, em uma clara demonstração de que a nomeação do ex-prefeito no órgão federal não abafa uma clara possibilidade de candidatura no ano que vem.

Pergunta-se: Em apenas um ano dá para fazer alguma coisa na presidência da SUDENE, se nem as atenções estarão exclusivamente voltadas para sua administração?

Fica a clara impressão que a nomeação no órgão só foi mesmo para dar visibilidade ao ex-prefeito, que sofreu derrotas seguidas e estava afastado da vida política, sem mandato ou cargo. Estava.

Aliás, mesmo que quisesse, João Paulo não conseguiria muita coisa, pois a SUDENE é só um retrato na parede da importância que teve décadas atrás.

JP terá mais de cem cargos para indicar à sua disposição.

ELEIÇÃO 2016

Em apenas uma semana é mais uma notícia na qual a campanha do Recife ganha personagens. 

Jarbas Vasconcelos teve seu nome citado, e não se esquivou. Priscila Krause, mesmo com o DEM, assim como o PMDB, na base da Frente Popular, também colocou seu nome à disposição, a exemplo de Daniel Coelho, do PSDB. Estes dois últimos fazem oposição com os seus partidos aliados.

O PTB já avisou que também terá candidato, que deve ser Sílvio Costa Filho. A chancela é do próprio ministro Armando Monteiro.

Portanto, João Paulo é mais um nome na corrida eleitoral, que se tiver todos estes candidatos, garante segundo turno.

A pergunta é se a nova Frente Popular, que tem o PMDB de Jarbas, o PSDB de Daniel e o DEM de Priscila, vai rachada para a campanha na capital, ou em algum momento se unem pela reeleição de GJ.

Continua Exposição no SESC GARANHUNS: Beatriz Milhazes/Relicário‏



O projeto ArteSesc realiza exposições Itinerantes em todo Brasil. Nesta edição traz à Pernambuco a mostra “Um Itinerário Gráfico” da artista BEATRIZ MILHAZES. Garanhuns é a primeira cidade do estado a receber à exposição que apresenta nove serigrafias. Impressas artesanalmente, integram a primeira série de gravuras em grandes dimensões e uma instalação interativa do seu Livro de Artista. A obra de Milhazes traz uma geometria que vibra sempre com a surpreendente experiência de cor.

Galeria de Artes Ronaldo White - Sesc Garanhuns.

Visitação até 02 de Outubro.

Das 09h às 21h.

Secretaria de Planejamento do Estado realiza segundo Ciclo de Capacitação para o Agreste‏



Os municípios do Agreste pernambucano têm até o próximo dia 31 para inscrever servidores no II Ciclo de Capacitação, oferecido pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Os cursos são gratuitos e as aulas serão ministradas em Caruaru. Coordenado pelo Instituto de Gestão, a iniciativa faz parte da estratégia do Governo de Pernambuco de apoiar os municípios neste momento de crise econômica. Os ciclos acontecem de forma regionalizada, atendendo todo o Estado. A segunda etapa já foi realizada no Sertão e ocorrerá também na RMR e Zona da Mata.

Nesta segunda rodada de capacitação, estão sendo oferecidos os cursos de Elaboração de projetos de obras e serviços e o de Sistema de gestão de convênios e contrato de repasse (Siconv). O primeiro é ministrado por Elmar Pessoa, funcionário do Tribunal de Contas de Pernambuco, e o segundo por Alexandre Marinho, do Consórcio Metropolitano de Transportes, Grande Recife. Ao todo, 40 horas aulas são dadas.

O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Seplag, Maurício Cruz, afirma que os Ciclos de Capacitação têm o objetivo de instrumentalizar as prefeituras para melhor aproveitar as oportunidades que, neste momento, estão escassas. “O Governo do Estado está fazendo um trabalho incessante de apoiar os municípios e o ciclo de capacitação faz parte deste conjunto de ações. Já oferecemos cursos de contratação e fiscalização de obras, captação de recursos e realização de convênios”, explica.

“É uma ótima oportunidade para as prefeituras melhorarem seus quadros e o trabalho não para por aí. Já estamos organizando outros módulos. O terceiro deve versar sobre modelo de gestão e elaboração de orçamentos e, até o fim do ano, devemos montar cursos de gestão de resíduos sólidos e outros temas de interesse dos municípios”, acrescenta.

As inscrições estão abertas e, para participar, é preciso responder à convocação que a o Instituto de Gestão encaminha para todas as prefeituras. Caso algum município não tenha recebido, basta procurar Vânia Campos, Gerente do Instituto de Gestão através do telefone 3182.3832. Os cursos acontecem entre os dias 3 e 7 de agosto.

Foto: Douglas Fagner

A reviravolta no PSB de Petrolina



O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) caminhava para ser candidato a prefeito de Petrolina, e conseguindo a façanha de contar com o apoio do atual prefeito Julio Lóssio (PMDB), que faz oposição ao governo socialista em nível estadual. Lucas teria o apoio também do pai, ex-deputado e atual Conselheiro do Tribunal de Contas, Ranílson Ramos, de Gonzaga Patriota, que é deputado federal, e até de lideranças como o ex-governador Jarbas Vasconcelos.

Com o diretório municipal tendo maioria a favor de Lucas e Gonzaga, seria natural a candidatura do jovem deputado.

Entretanto aconteceu uma reviravolta. O PSB estadual tirou o controle da Comissão Provisória local das mãos de Gonzaga Patriota e entregou a Miguel Coelho, deputado estadual, filho do senador Fernando Bezerra e irmão do deputado federal, Fernando Bezerra Filho, líder do partido na Câmara dos Deputados.

Com a decisão, Lucas Ramos teve seu projeto prejudicado. Ele e Gonzaga resolveram não fazer mais parte do diretório. Pela lógica, quem domina a comissão provisória indica o candidato. 

Imaginem como deve estar o clima por lá, que já é quente.

Os Coelho têm agora o controle e a liderança sobre o processo sucessório no campo das oposições ao prefeito Júlio Lóssio, que deve continuar no campo contrário da Frente Popular. Fernando Bezerra, o pai, foi prefeito por três vezes de Petrolina, e pensa em ver um dos filhos prefeito da cidade. Na última campanha o candidato socialista foi Gonzaga Patriota.

Tem que deixar correr as águas do Rio São Francisco pra ver se estarão todas as lideranças socialistas no mesmo barco.

Até 2016, Garanhuns terá Escola Técnica Estadual ARIANO SUASSUNA





A Escola Técnica Estadual a ser construída em Garanhuns se chamará ETE-Ariano Vilar Suassuna, o nome da unidade educacional foi decretado pelo governador do Estado, Paulo Câmara, confirmando a implantação até 2016. O valor estimado da obra é de R$ 10.616.362,43.

No final do ano passado, o secretário estadual de Educação, Ricardo Dantas, em resposta a requerimento do vereador Audálio Filho, confirmou a implantação da ETE-Garanhuns, atendendo ao seu pedido protocolado na câmara municipal.

O secretário ainda confirmou que os cursos que serão oferecidos devem atender os arranjos produtivos locais, integrando o ensino médio à qualificação profissional, tendo ainda as modalidades de ensino presencial e à distância.

Será um grande investimento de impacto econômico.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.