sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ex-Alunos do Colégio Diocesano de Garanhuns realizam festa para comemorar centenário‏‏‏‏

Ex-alunos do Colégio Diocesano de Garanhuns resolveram demonstrar sua paixão pelo colégio promovendo um grande encontro no centenário do Gigante da Praça da Bandeira. Uma festa na quadra do colégio, neste sábado, dia 26, às 20h, pretende reunir gerações, com lembranças de histórias e pessoas que marcaram épocas.

A realização está sendo feita por uma comissão de ex-alunos, em parceria com o departamento de esportes do colégio. Três bandas vão animar o encontro, Evaristo e Banda, Os Valvulados e Ronaldo Cesar e a Tropicana, e todas elas com ligações afetivas com o CDG. Os shows contarão com participações especiais de ex-alunos, professores e outros convidados especiais. 

O Colégio Diocesano completa 100 Anos no próximo dia 12 de Outubro, quando acontece o desfile do centenário, e o encontro dos ex-alunos, do próximo sábado, faz parte da programação oficial do colégio, contando com coordenadores e a direção na concepção do evento. Dentre as homenagens, uma reverência especial ao Monsenhor Adelmar da Mota Valença.

A programação terá visitação por salas de aula, pátio, e algumas surpresas que possam resgatar histórias emocionantes de várias épocas.

Mais de 400 ingressos já foram vendidos. O encontro é aberto ao público em geral. Ingressos antecipados podem ser adquiridos na secretaria do colégio.

MAIS INFORMAÇÕES:
(87) 9.8839.7803
(87) 9.9638.6012

BOA NOTÍCIA: Garanhuns passa a oferecer diariamente PEDIATRA E GINECOLOGISTA


Harley e Alfredo Gois
Estivemos nesta sexta-feira, pela manhã, na Secretaria de Saúde de Garanhuns, para o anúncio à imprensa de algumas mudanças em serviços oferecidos em unidades de saúde do município. O secretário Alfredo Gois, juntamente com o adjunto, Harley Davidson, passaram algumas informações com as devidas explicações, como a realocação de recursos, que possibilitará o atendimento diário de pediatras e ginecologista no Centro de Especialização da Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc). O centro também realiza ultrassonografia e passará a fazer acompanhamento de pré-natal de alto risco.

O atendimento já inicia no mês de outubro.

Mudanças de endereço na oferta de serviços

No início de outubro, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) deixará de funcionar no Núcleo de Atendimento de Saúde de Garanhuns (Nasg) e, a partir do dia 5, passará a funcionar no Cesmuc, com a finalidade de oferecer maior conforto aos profissionais e a comunidade.

Outra mudança se refere à Clínica de Fisioterapia e Reabilitação. Os pacientes do local serão encaminhados, a partir de 1º de outubro, para serviços conveniados com o Governo Municipal. Com isso, o município economizará em torno de 70% de suas despesas, segundo Alfredo Gois, recurso que será investido no ambulatório de pediatria do CESMUC. 

A secretaria informou que o valor investido hoje na fisioterapia é relativamente alto para a quantidade de atendimentos, sendo melhor encaminhar para os parceiros conveniados. Além disso, os equipamentos utilizados pelos município estão ficando obsoletos, o que precisaria de novos investimentos. 

Ouvidoria volta a funcionar

Outra novidade é que, a partir do início de outubro, a ouvidoria da Secretaria de Saúde será reativada. Trata-se de um canal para os garanhuenses esclarecerem dúvidas, fazerem elogios, reclamações, denúncias e oferecerem sugestões. 

Ouvidoria Secretaria de Saúde de Garanhuns: (87) 3762-7071 ou 0800 285 7012, 
ou através do email: saudegaranhunsouvidoria@gmail.com.

Transparência

No dia 5 de outubro, às 9h da manhã, na Câmara Municipal de Vereadores, em cumprimento a Lei Complementar 141/ 2012, a Secretaria de Saúde apresentará em audiência pública, o relatório da prestação de contas do segundo quadrimestre do fundo municipal de saúde, do exercício de 2015. O momento é aberto ao público.

Sobre texto de Ruthe Santana e Cloves Teodorico
Fotos: Ruthe Santana
SECOM GARANHUNS

Universidades assinam convênios de Cooperação Técnica no Sertão. Estudantes serão beneficiados com Mobilidade Estudantil‏‏‏




O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Profº Pedro Henrique Falcão, esteve nesta quarta-feira (23) em Petrolina, Sertão do Estado, e em Juazeiro-BA, onde assinou o Protocolo de Intenção de Cooperação Técnico-Científica, com outras instituições de ensino superior da região; Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade do Estado da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, e a Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, Mantenedora da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

A solenidade aconteceu no final da tarde, no Auditório Tadeu Severino Pires, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e contou com a presença dos reitores das Universidades, Instituto e Autarquia, além de representantes de instituições convidadas, principalmente do mundo acadêmico. A UNIVASF esteve representada pelo seu Reitor, Professor Julianeli Tolentino de Lima. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) também esteve presente com seu Reitor, Professor José Bites de Carvalho. O Reitor Adelmo Carvalho Santana assinou o documento pelo IF Sertão-PE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. A Autarquia Educacional do Vale do São Francisco, mantenedora da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, foi representada por seu presidente, o professor Rinaldo Remígio Mendes, além do Reitor Pedro Falcão, da Universidade de Pernambuco.

O Reitor Pedro Falcão afirmou em seu discurso: "O momento de assinatura dos convênios é histórico, considerando o interesse comum. E para o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para a
qualificação profissional, desenvolvimento e difusão de tecnologias, editoração e publicação, planejamento e desenvolvimento institucional, abrangendo o ensino, a pesquisa e a extensão."

O convênio tem validade de cinco anos.

MOBILIDADE ESTUDANTIL

Outro convênio realizado entre as instituições, refere-se à concessão de mobilidade estudantil, que autoriza a possibilidade de estudantes das IES signatárias cursarem componentes curriculares e/ou disciplinas em outra instituição conveniada.

A mobilidade estudantil visa promover o acesso do estudante à diversidade da cultura acadêmica, favorecendo a ampliação de sua vivência sociocultural e oportunizando ao corpo discente a integralização do currículo, a expansão da experiência e a formação acadêmica, independentemente da oferta no curso de origem.

SEBRAE: Está terminando a Semana de Capacitação do Movimento Compre do Pequeno Negócio



O Sebrae em Pernambuco está promovendo desde a segunda-feira (21), seguindo até o sábado, 26 de setembro, em todo o estado, a Semana de Capacitação que integra o Movimento Compre do Pequeno Negócio. 

A ação acontece em 24 municípios pernambucanos e conta com mais de 250 minicursos, oficinas e palestras; 3 Fomentas; 6 Feiras do Produtor Rural; 1.220 horas de consultoria; 519 horas de instrutoria; 12 caravanas; 11 ruas revitalizadas; e 4 Palestras Magnas.

Em Garanhuns, uma estrutura foi armada em uma travessa da Av. Rua Duque de Caxias, e desde o início da semana tem cursos e atendimento à população, com foco nos comerciantes, inclusive de outros bairros, que participaram da programação. A localidade foi escolhida justamente pelo comércio local em expansão, e para ofertar os cursos mais próximo dos comerciantes.


O intuito é de preparar o empreendedor e promover vendas e contratações para os pequenos negócios. O MCPN foi lançado em todo o País para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos pelas MPE’s e, assim, fortalecer a economia.

O ponto alto da Semana de Capacitação empresarial Compre do Pequeno Negócio são as Palestras Magnas: Vendas em tempo de crise, com os consultores Frederico Alecrim; Luciano Branquinho e Marcelo Bavelloni.

A palestra acontece nesta sexta-feira, no novo auditório do SESC Garanhuns, às 19h30.

Entrada gratuita.

Quer saber mais?
www.pe.sebrae.com.br


Terminam hoje as inscrições para processo seletivo da Escola de Aplicação da UPE em Garanhuns‏

A Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, no Campus da Universidade de Pernambuco, em Garanhuns, está finalizando as inscrições para o processo seletivo para novos alunos, nesta sexta-feira, dia 25. Para 2016, a seleção oferta 70 vagas para a 6ª série do fundamental, além de vagas complementares para os 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental, e 1º e 2º Anos do Ensino Médio.

As inscrições devem ser feitas na própria escola, situada nas dependências da UPE, das 9h às 14h. A taxa é de R$ 70 e o pagamento é feito no ato da inscrição.

Documentos necessários:

- Cópia da Certidão de Nascimento
- Cópia da Comprovante de Residência
- Declaração de vínculo da escola de origem
- 2 fotos 3X4
- Pagamento da taxa de inscrição

BONS RESULTADOS

A gestora da Escola de Aplicação, Joscivânia Rodrigues, registra que a procura por vagas é sempre grande, devido a boa avaliação que a escola tem na sociedade, e pelos bons resultados. 1º Lugar no ENEM, entre as escolas públicas e particulares de Garanhuns, pelo segundo ano consecutivo 1º Lugar no IDEPE, entre as escolas do Agreste Meridional, e 2ª maior nota do estado de Pernambuco

Serviço
Inscrições para o processo seletivo de novos alunos
Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra
Local: UPE – Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105, São José
Programação: até 25 de setembro, das 9h às 14h
Telefone: (87) 3761 - 8243 / 8465 / 8466

Oposição apresenta emendas e acordo garante tramitação de pacote‏ na ALEPE



A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco fechou, nesta quinta-feira (24), acordo com a Bancada Governista para garantir a tramitação e discussão dos sete projetos de lei encaminhados pelo Governo do Estado ao Poder Legislativo. As propostas foram apreciadas em sessão conjunta das comissões de Constituição, Legislação e Justiça; Finanças, Orçamento e Tributação; Administração Pública e Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Na próxima segunda-feira (28), nova reunião extraordinária conjunta das comissões vai apreciar as emendas enviadas pelos parlamentares. A Bancada de Oposição apresentará ao menos três emendas. A primeira, propondo que o pacote tenha caráter provisório, vigorando por 12 meses, prorrogáveis por mais 12. A segunda é contrária à elevação das alíquotas do ICMS sobre a gasolina, de 27% para 29%, e sobre telecomunicações, de 28% para 30%. E, a terceira, propondo mais faixas para a cobrança do IPVA sobre os automóveis, com o objetivo de preservar os carros populares.

Nas comissões, a Bancada de Oposição já se posicionou contrária ao aumento do imposto sobre a gasolina e telecomunicações, mas favorável à redução sobre o etanol, que beneficia o setor sucroenergético do Estado. “Somos contra o aumento do imposto sobre a gasolina e telecomunicações por acreditar que isso penaliza a sociedade e tem um impacto grande no custo de vida, por causa do efeito cascata e, alémde de gerar aumento da inflação, reduz o poder de compra dos pernambucanos”, explicou o deputado Silvio Costa Filho (PTB), líder da Bancada.

Outra medida, apresentada pela Bancada de Oposição, de destinar 30% da receita do Detran-PE para a saúde, de forma impositiva, será tratada em novo projeto de Lei. “Tivemos a informação de que a sugestão foi bem recebida pelo Governo”, contou o parlamentar.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.