domingo, 11 de outubro de 2015

Diocese de Garanhuns tem novo Vigário-Geral

http://www.diocesegaranhuns.org/


O novo Vigário Geral da Diocese de Garanhuns, nomeado nesta quinta-feira, dia 08 de Outubro, Padre Francisco Gabriel, é membro da Congregação do Santíssimo Redentor, chamada de Redentoristas. 

Padre Francisco já conhecido na região e na diocese pois começou seu trabalho pastoral no ano 2000, logo depois da ordenação diaconal (07/03/2000) conferida pelo então bispo de Garanhuns, Dom Irineu Roque Scherer. Foi ordenado padre no dia 22 de julho do mesmo ano, por Dom Antonio Muniz, hoje arcebispo de Maceió. Como vigário paroquial ao lado do pároco da época, Padre Gabriel Hofstede, permaneceu em Garanhuns até janeiro de 2003.

Atualmente reside em Garanhuns, desde janeiro de 2011 quando foi designado pela Vice-Província para assumir a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no bairro de Heliópolis.

Durante oito anos (2003-2010) foi reitor da Casa de Formação, Postulantado, dos seminaristas da Congregação, até dezembro de 2010. Neste período formou-se em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e atuou na Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Já residiu em Recife por nove anos e lá trabalhou na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro da Madalena; Nossa Senhora do Rosário, bairro da Torre e Paróquia Nossa senhora de Fátima, área Pastoral no Ibura.

Padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos é paraibano nascido em Esperança, no dia 05 de Fevereiro de 1968.

Agnaldo Timóteo canta no Natal Luz de Garanhuns



O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, mostrou-se bastante empolgado com os preparativos para o Natal Luz, que está em fase final de preparação. O prefeito deu os créditos à sua filha, Michelle, "que nunca estudou design, mas que teve a ideia da decoração do Natal, e foi preparando, levando para ele, junto com a equipe e mostrando como vai ficar". Izaías Régis afirmou que será muito mais bonito que os ursinhos do ano passado.

As declarações do prefeito aconteceram no almoço empresarial que a CDL realizou na última sexta-feira, junto com parceiros como AESGA, BNB, SEBRAE, SENAC, TV Asa Branca, para mostrar possibilidades de enfrentar a crise com criatividade, qualificação e investimentos. Depois a gente fala mais sobre o evento.

Em sua fala, Izaías Régis comentou que a frente da prefeitura receberá decoração especial, palco, barracas (onde as pessoas possam tomar vinho) e apresentações artísticas, como a do cantor Agnaldo Timóteo. O prefeito pediu que o comércio entre no clima do Natal.

Um dos mais antigos artistas do Brasil em atividade, Agnaldo tem público cativo entre os seresteiros e românticos. Esteve se apresentando no Festival de Inverno deste ano, e curiosamente com banda local, formada por Marcos Cabral que conduziu o repertório do cantor sem dificuldades. É de novo o que deve acontecer no Natal, barateando custos e tornando possível a apresentação cultural.

O desfile deste domingo e Os primeiros dias do Colégio Diocesano de Garanhuns

Nesta segunda-feira, 12 de Outubro, o Colégio Diocesano de Garanhuns, comemora seu centenário. A programação ao longo do ano contou com diversas atividades, intensificando à medida que se aproximava o tão sonhado dia. Duas grandes festas protagonizaram a confraternização. No dia 26 de setembro aconteceu a Festa dos Ex-Alunos, a qual tivemos a honra de tocar com nossa banda. Neste sábado aconteceu o Baile do Centenário, na AGA, com a Orquestra Super Oara.

Durante os últimos dias, uma novena promoveu a parte religiosa, como agradecimento em forma de Ação de Graças, pelos serviços prestados pelo colégio ao longo das décadas, e que tanto reconhecimento tem além fronteiras do município.

O GRANDE DESFILE

Neste domingo, com concentração às 14h na frente do Colégio, aconteceu o mais que aguardado desfile. Milhares de pessoas estarão nas ruas saudando o Gigante da Praça da Bandeira. Ex-Alunos se deslocaram de diversas cidades, principalmente do Nordeste, para vir dar sua contribuição emocionada à Casa de Educação, marcada pela figura onipresente do Monsenhor Adelmar, e que tem a direção do professor Albérico Vilela.

A banda formada por ex-alunos é um patrimônio imaterial do colégio, do município, e até do estado. Sendo uma referência viva da história cultural de Garanhuns.


COMO TUDO COMEÇOU

Antes de nascer, o Ginásio de Garanhuns já existia na mente do Mons. Afonso Pequeno, primo do Mons. Antero e vigário da paróquia de Garanhuns desde 1908. Conseguiu ele a fundação, em 1912, do colégio das meninas (Santa Sofia) e, ao entregar a paróquia ao Cônego Benígno Lira, exigiu dele o compromisso de fundar o colégio dos meninos. 

Por esse tempo, os meninos estudavam, uns na escola paroquial, outros no próprio Santa Sofia, outros nas escolas públicas e no colégio protestante; os mais adiantados, quase todos deixavam de estudar, pois só os ricos podiam ir para Recife, continuar os estudos. 

Estava em Garanhuns, desde março de 1912, como capelão do Santa Sofia e coadjutor da paróquia, o Padre José Ferreira Antero. Ao assumir a paróquia, o Cônego Benígno Lira em janeiro de 1915, dois padre recém-ordenados - João Olímpio dos Santos e Eustáquio de Queiroz - lhe foram dados como coadjutores, para que o Padre José Ferreira Antero pudesse ficar livre do trabalho paroquial e, assim ser fundado o colégio dos meninos.

Habitavam os quatro padres a mesma casa paroquial e, nela, a 19 de março de 1915, foi fundado o Gymnásio de Garanhuns, pelo Cônego Lira, ficando o Padre José Ferreira Antero como diretor e tudo o mais, pois o vigário e os dois coadjutores mal tinham tempo de vencer os pesados trabalhos na paróquia. 

Sendo o dia 19 de março um sábado, as aulas começariam a funcionar na segunda-feira dia 21 de março. Começou a funcionar no chalet, primeiro prédio do lado de cima da rua Santo Antonio, lado direito da Catedral, eram utilizadas também, as duas primeiras casas da rua D. Luís de Brito, nos fundos do Hotel Familiar. 

Em dos mais belos prédios de Garanhuns, naquele tempo! 

Começaram as aulas com 15 alunos externos, número que, aos poucos, foi sendo aumentado. A disciplina impecável, a eficiência do ensino, os festivais realizados, eram coisas nunca vistas em Garanhuns! Tão eficazmente o Ginásio foi dirigido pelo Padre José Ferreira Antero que, em pouco tempo, começou a gozar de ótimo conceito em todo o Estado e no Estado de Alagoas, de onde vinham diversos internos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.