terça-feira, 13 de outubro de 2015

CODEAM, CEPLEITE e ADAGRO convidam para reunião


O Secretário-Executivo da CODEAM, Sandoval Cadengue, em nome do seu presidente, Leonardo Martins, e em parceria com o CEPLEITE, convida prefeitos, secretários, gestores regionais e a sociedade em geral, para uma reunião nesta quarta-feira, dia 14, às 09:30h, no auditório da entidade, sobre a apresentação do Decreto Nº 42109 de 03/09/15 que dispõe sobre a habilitação e licenciamento sanitário de estabelecimento agroindustrial rural de pequeno porte, apresentado pela Dra. Erivânia Camelo, Gerente Geral da ADAGRO.





Pernambuco se aproxima de investimentos e tecnologia da China. SAIBA MAIS!




O governador Paulo Câmara recebeu, na sexta-feira (9), o presidente da Câmara de Comércio e Indústria China-Brasil, Charles Tang. Em pauta, a atração de investimentos e tecnologia chinesa para Pernambuco. 

A expectativa é de que, em 2016, o chefe do Executivo pernambucano viaje ao País para apresentar o Estado aos chineses e visitar empresas que têm interesse em investir aqui. Participaram do encontro o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio), Josias Albuquerque, e a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo.

Além dos projetos prioritários para Pernambuco na área de infraestrutura, Paulo Câmara também tratou de temas ligados à inovação no encontro. Existe a possibilidade de parcerias do Governo de Pernambuco com universidades e centros de pesquisas chineses, além de investimentos em energia solar (ônibus e automóveis elétricos) e alta tecnologia. 

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Partidos concordam em ter somente um candidato de oposição em Garanhuns



Um encontro casual, no último sábado, acabou por reunir lideranças de partidos que devem estar no lado contrário do prefeito Izaías Régis na próxima eleição. E já que se encontraram, então o rumo da conversa foi para a política, mesmo no feriadão.

Entre os presentes no bate-papo, partidos como PSDB, PSB, PSD e PRP se articulam para montar suas estruturas para a próxima campanha, com pré-candidatos a vereador, e também a prefeito. 

Partidos que compõem a Frente Popular, encabeçada pelo PSB em nível estadual, devem estar juntos em Garanhuns. Este foi um dos rumos do encontro informal. Outra concordância é que cada partido tenha seus pré-candidatos, inclusive a prefeito, que se viabilizem, e no momento oportuno se debate nomes que possam encabeçar um projeto com o apoio estadual.

O PSDB tem agora Ivan Junior, já que Claudomira Andrade deixou o partido e seguiu para o DEM, onde tem também Damásio Cardoso. O PRP tem Valter Couto se movimentando.

Outros partidos, como o PPS de Sivaldo Albino, também têm candidato.

Dr. Nivaldo Azevedo, presidente municipal do PSB, e um dos pré-candidatos socialistas, afirmou que o próprio partido tem outros nomes que podem disputar a eleição em Garanhuns.

Dá pra ver na foto o clima descontraído, que deve nortear novos encontros, desta vez mais programados e com a presença de representantes dos demais partidos alinhados com o Governo Estadual.


STF MUDA TUDO. Eduardo Cunha agora vai ser paparicado por Governo e Oposição. ENTENDA!



O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar (invalidando o rito definido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no caso de o arquivamento de um pedido de impeachment. O rito já estava acordado entre Cunha e partidos da oposição. O presidente arquivaria o pedido, a oposição pediria o desarquivamento, que seria votado pelo plenário da Câmara, e por maioria simples, seria aprovado.

Agora, mudou tudo.

A decisão de Zavascki é uma resposta a um mandado de segurança (MS 33837) enviado ao STF por deputados do PT. 

O rito definido por Cunha era o mesmo adotado pelo então presidente da Câmara, Michel Temer, em 1999, quando a Casa rejeitou a abertura de um processo de impeachment contra Fernando Henrique Cardoso (PSDB). (Informações do Blog de Fernando Rodrigues - UOL)

Agora, não pode haver o desarquivamento. Portanto, cabe a Eduardo Cunha abrir o processo ou arquivar, em uma decisão monocrática, pessoal.

Há quem sinta o cheiro da pizza no forno, com a possibilidade de um acerto de Cunha com Dilma, cada um fica no seu canto e se enterra qualquer discussão. E priu! O presidente da Câmara também está com a corda no pescoço, e sua saída também está sendo pedida na Casa Legislativa. Tendo o apoio do PT, do PMDB e do baixo clero, ninguém cai.

O governo comemorou, ganhou mais tempo e a possibilidade de reabrir o diálogo com a oposição, e, principalmente, com o próprio Cunha. O homem mais poderoso do Brasil, neste momento!

E Eduardo Cunha... O Governo queria sua saída porque estava de conluio com a oposição. E parte desta pediu sua saída da presidência da Casa. Agora, o lado que oferecer uma alternativa para Cunha permanecer no poder, ele vai.

A doação milionária da Prefeitura de Garanhuns. Situação de momento!

O assunto em Garanhuns nesta terça-feira é a possível doação milionária de um terreno de 5 mil metros quadrados que o prefeito Izaías Régis enviou para a Câmara Municipal, para a empresa em nome do filho do vereador Gil PM. A própria prefeitura avaliou o terreno em mais de R$ 1 milhão.

A questão polemizou e a reclamação é quase generalizada, com muita gente até de dentro da prefeitura reprovando a iniciativa do prefeito. Recebemos várias ligações de pessoas querendo saber mais.

Muitas questões levam ao debate ético-político.

Além do parentesco com o vereador, o beneficiado é servidor contratado da prefeitura com função gratificada na Secretaria de Cultura.

O CNPJ da sua empresa aponta como Micro Empresa, e empresário individual. Atualmente a empresa também não tem estrutura que demonstre potencial para geração de empregos que explique a doação milionária.

SITUAÇÃO DE MOMENTO

A doação será avaliada pelas comissões da Câmara Municipal, após parecer da Procuradoria da Casa Legislativa que não vê entraves legais que impeçam a doação. Contudo, a questão seria ética, e o vereador não poderia participar das reuniões. A doação só será votada no plenário se passar pelas comissões.

Há forte rejeição entre os vereadores governistas, e até dentro do Governo Municipal. O prefeito estaria sendo aconselhado a recuar da doação, pois a probabilidade de rejeição da doação nas Comissões é muito grande. Há um desconforto no governo. Os vereadores da oposição são totalmente contrários.

POLÍTICA

Gil PM se elegeu pela oposição a Izaías e se uniu ao governo já nos primeiros momentos. Sua família é tradicional no município, com um atelier de pinturas de frente ao Pau-Pombo, e a doação beneficiaria a empresa. Contudo, como já mostrou o Blog do Gidi Santos, o CNPJ está como sede em um beco no bairro de Heliópolis. A razão social principal é de empresa de design, que, em tese, não necessita de uma área tão grande, como a disponibilizada pela prefeitura.

CIELA

O Governo Municipal tem investido na doação de terrenos para atração de empresas que possam gerar empregos. Para isto, criou uma área específica, abaixo da Cohab III, onde já conta com alguns investimentos. Todas as doações passaram pela Câmara, após cumprirem exigências legais.

A área que o município pretende doar à empresa do filho de Gil PM não está na CIELA, está localizada numa área muito mais valorizada, próximo ao Santuário Mãe Rainha.

ANTECEDENTE PERIGOSO

A questão é polêmica. A doação de uma área à empresa de familiar de vereador, que tem até direito de herança, pode gerar um antecedente perigoso na política de Garanhuns.

Outros vereadores também têm negócios, inclusive com áreas maiores e gerando mais empregos. Além disso, no futuro, outros vereadores também serão eleitos, e abre-se um precedente de se negociar doações do tipo como troca de apoios na câmara. No mínimo dá margem a este tipo de interpretação, e a situação ser usada como "jurisprudência".

É polêmico.

RESULTADO DA ENQUETE: Bandido bom é bandido morto?



Na semana passada repercutiu nacionalmente uma pesquisa onde mostrava que 50% da população concordava com a frase: Bandido bom é bandido morto.

Alteramos um pouco a expressão, e questionamos nossos e-leitores aqui no blog. O resultado foi parecido. Confira:

VOCÊ DEFENDE A PENA DE MORTE PARA BANDIDO?

Sim 55,98% (117 votos)
Não 44,02% (92 votos)

Total: 209 votos

Pois é, tirem suas conclusões! 

Estudantes do CSJD têm semana especial das Crianças






O Colégio Santa Joana D´Arc, realizou diversas atividades para comemorar a semana da criança.

Nossos alunos foram recebidos com diversas brincadeiras, dinâmicas e atividades, além de músicas, danças, comidas e muito mais..

Em nosso projeto político pedagógico, dispomos de interação e aprendizado, aliados ao imenso amor e carinho de cada educador e educadora da nossa instituição. Ser aluno Joana D´Arc é receber um ensino transformador, é vivenciar momentos de fé, carinho, amor, solidariedade, respeito e compaixão, em nosso colégio priorizamos o cuidado com próximo, o desenvolvimento escolar e a construção do saber.

Parabéns a todas as crianças!

FILIG - Tudo sobre o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns 2015




No mês das crianças, o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig 2015) oferece a moradores e turistas do Agreste pernambucano a oportunidade de mergulhar no universo da literatura infantil. A programação, gratuita e aberta ao público, é voltada não só para os pequenos, mas também para os adultos, e conta com a participação de escritores e ilustradores do Brasil e do Mundo. A 2ª edição do Filig começa no próximo dia 15 de outubro e segue até o domingo (18), com oficinas, palestras, mesas-redondas, feira de livros e apresentações culturais que serão realizadas noParque Ruben van der Linden, mais conhecido como Pau Pombo, e no Sesc de Garanhuns.

Anna Laura Cantone
Entre os nomes internacionais, participam este ano os escritores e ilustradores Miguel Tanco (Espanha), Anabella López (Argentina) e Anna Laura Cantone (Itália). Os convidados brasileiros são Leo Cunha (Minas Gerais) e os pernambucanos Rosinha, Lenice Gomes, Mariane Bigio e André Neves, que atualmente mora em Porto Alegre-RS.

Uma das novidades do Filig este ano é a participação de editores no evento, possibilitando que o público conheça o papel deles na produção literária e os desafios do mercado de livros infantis. Para falar sobre o assunto, o Filig convidou os editores Annete Baldi (Editora Projeto - RS), Renata Nakano (Edições de Janeiro – RJ).

ABERTURA - A abertura do Festival acontece na noite da quinta-feira (15), com a palestra do escritor Leo Cunha, que abordará o tema “Poesia para crianças, rima e prosa da fantasia”. Com mais de 50 livros publicados, Leo Cunha já recebeu os principais prêmios da literatura infanto juvenil brasileira, como o Jabuti, Nestlé, João-de-Barro, FNLIJ e Biblioteca Nacional. A noite de abertura terá ainda a palestra “Onde a poesia para crianças pede passagem?”, com as escritoras pernambucanas Lenice Gomes e Mariane Bigio. Além de escrever, Lenice ministra cursos sobre literatura infantil para professores, pais e bibliotecários no Brasil e no exterior. Em 2015 foi homenageada no Encontro Internacional de Contadores de História, na cidade de Havana, em Cuba, pela sua trajetória de trabalho com a oralidade. Já Mariane Bigio é escritora de livros infantis, de poesia e de cordel. Também já se apresentou em várias cidades do Pais divulgando a literatura por meio da contação de histórias.

PROGRAMAÇÃO 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.