segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FETAPE reúne lideranças de 179 sindicatos e defende Governo Dilma


Por: Doriel Barros - Presidente da Fetape

O Movimento Sindical enfrenta um dos seus maiores desafios: mobilizar sua base para seguir firme apoiando um projeto que é o que mais se aproxima do modelo defendido, há muito tempo, pelos dirigentes sindicais do campo e da cidade, chamado de Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS.

Esta semana, nos dias 20 e 21, no município de Carpina, cerca de 400 lideranças, dos 179 Sindicatos filiados à FETAPE, estarão reunidas para debater a crise econômica e financeira mas, principalmente, os riscos de retrocesso nas politicas públicas conquistadas pela classe trabalhadora, nos últimos 12 anos.

Entre os avanços obtidos, estão leis e diversos programas e projetos que promoveram mudanças extraordinárias na vida de milhões de trabalhadores e trabalhadoras, a exemplo da aposentadoria rural, Pronaf, seguro agrícola, habitação rural, cisternas de placas e compra direta da agricultura familiar. Porém, cada um desses passos corre sério risco de continuidade, frente a um cenário de defensores da meritocracia, onde o Estado seja mínimo.

Por tudo isso, é preciso fazer esse debate junto com a sociedade. Pernambuco, por exemplo, passa pelo quinto ano de seca, e embora a situação seja extremamente difícil, não temos presenciado saques ou mortes de pessoas, como ocorreria no passado. Esse é apenas um dos reflexos diretos das politicas públicas do Governo Federal, que a oposição faz questão de ignorar.

Na verdade, a oposição não esta preocupada com as condições de vida dessas pessoas que estão no Semiárido. Quando a FETAPE fez mobilizações, ocupações e campanhas, juntamente com a Arquidiocese de Olinda e Recife, para amenizar as consequências da estiagem na vida de famílias do Sertão e Agreste do estado, essas pessoas que, hoje, utilizam-se dos espaços dos Parlamentos, para combater o Governo, em nenhum momento se pronunciaram para ajudar na implementação dessas ações. Elas, que se apresentam como moralistas, não têm moral e nem referência de apoio aos povos do campo.

Por isso, sabemos que precisamos ouvir as nossas bases para, de forma democrática, fortalecermos as bandeiras e as lutas que unificam um conjunto de organizações que têm uma grande capilaridade em Pernambuco. Pois, se lutamos contra a Ditadura e as diversas formas de opressão, não será agora, que está em jogo a democracia e a escolha da maioria do povo Brasileiro, que a FETAPE será omissa, como está fazendo muita gente, que não tem opinião própria e vive agindo por influencia da grande mídia.

A FETAPE tem história e valores que lhe asseguram credibilidade para mobilizar sua base, na perspectiva de avançar nas conquistas e evitar retrocessos.

Doriel Barros  
Presidente da Fetape

GARANHUNS: O Trocão Autocenter Pega e Leva seu carro


Trocão do Lubrificante e Trocão AutoCenter 
Oficina de serviços mecânicos para carros nacionais e importados

BOA NOTÍCIA: Garanhuns será sede de Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados



Os municípios que compõem o Agreste Meridional formam um dos mais importantes polos leiteiros do Nordeste, sendo responsável por um dos maiores do Brasil na produção de leite e derivados. Por isso, entre os dias 04 e 06 de Novembro o município de Garanhuns será sede da XVIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL).

Para apresentar mais detalhes sobre o encontro, o gerente Moshe Dayan Fernandes irá receberá a imprensa nesta quarta-feira, dia 21 de Outubro, às 8h30, no auditório do SEBRAE em Garanhuns.

SERVIÇO
Coletiva de imprensa - Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL) 
Data: Quarta-feira – 21/10/2015
Horário: 8h30
Local: Sebrae Garanhuns – Avenida Rui Barbosa, 671. Heliópolis. Garanhuns-PE

PCB de Garanhuns se organiza e faz evento com lançamento de livro



No próximo dia 29 de outubro, O PCB - Partido Comunista Brasileiro, realiza evento na Câmara Municipal para a posse da nova diretoria. A reunião acontece às 19:30h, e o convite é extensivo à toda população.

Na oportunidade será lançado o livro "Memórias de Gregório Bezerra". Trata-se de um dos maiores líderes do país.

Com a aproximação das eleições em 2016, os partidos vão acelerando as movimentações, agilizando filiações e debatendo os rumos democráticos da cidade.

Participem.

UFPE: Garanhuense Anísio Brasileiro é reconduzido à Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco

Anísio Brasileiro recebe o termo de posse de Sílvio Romero Marques - Fotos: Passarinho


Por Luciana de Souza Leão

Aconteceu na última quarta-feira (14), a solenidade de recondução ao cargo de reitor da UFPE, para o professor Anísio Brasileiro, que foi reeleito para o mandato 2015-2019. O evento, bastante prestigiado,  foi realizado no auditório da Representação Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na Cidade Universitária, que ficou lotado de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

Reitor Pedro Falcão e equipe da UPE
prestigiam posse de Anísio Brasileiro
Dentre as autoridades políticas e acadêmicas, destaques para a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, que representou à mesa os demais reitores presentes; o secretário de Educação do Estado, Frederico Amâncio, representando o governador Paulo Câmara; o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, representando o prefeito Geraldo Julio; a pró-reitora para Assuntos Estudantis, Ana Maria Santos Cabral, representando a comunidade acadêmica; a professora Tânia Bacelar, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e a professora emérita Francisca Bion, responsáveis pelos discursos panegíricos a Anísio Brasileiro e a Florisbela Campos.

Estavam ainda secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo; os reitores Pedro Falcão (UPE), Pedro Rubens (Unicap) e Cláudia Sansil (IFPE); os ex-reitores George Browne e Amaro Lins; o superintendente da Sudene, João Paulo; o vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes; o chefe da Representação Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), José Bertotti; e representantes do corpo consular. 

“Há quatro anos, nos apresentamos à comunidade, Anísio e Silvio, e dela tivemos a confiança da maioria em nome de princípios voltados em defesa da universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e referenciada socialmente. Hoje, estamos seguros e conscientes de que nos mantivemos fiéis a esses princípios. Somos gratos a todos que nos apoiaram e confiam na nossa capacidade de dirigir a instituição, com inovações e espírito criativo”, disse o reitor. Anísio destacou ainda que, nesta nova gestão ao lado da professora Florisbela Campos como vice-reitora, contará com uma equipe competente para levar, com a grande maioria da comunidade, a UFPE para 2019 como uma universidade de classe mundial, “comprometida com a transformação e o desenvolvimento da humanidade” - Afirmou em seu pronunciamento o Reitor Anísio Brasileiro.

fonte: https://www.ufpe.br

População quer lombadas urgentes no Parque Fênix em Garanhuns



Caro Ronaldo Cesar,

A Prefeitura de Garanhuns fez o recapeamento asfáltico da Rua Sebastião Paes Melo, no bairro Parque Fênix, foi muito bom para a comunidade por que a situação estava muito ruim com muitos buracos. 

Entretanto, depois do recapeamento começou outro problema com o excesso de velocidade dos carros e motos. 

A rua é bem movimentada, pois é uma das principais do bairro, além de ser é o principal acesso ao Santuário Mãe Rainha e distrito de Frexeiras, em São João. Além dos loteamentos na região.

Como tem sempre muitas crianças, pois a rua é próxima à Escola Miguel Arraes, estamos todos muito preocupados. Por isto pedimos que sejam colocadas lombadas, urgentemente!

Já foi solicitado a vereadores e até agora só promessas.

Pedimos isto porque o excesso de velocidade está colocando em risco a vida das pessoas, principalmente das crianças do bairro.

Agradeço,

Sérgio Teixeira

IFPE comemora com evento seus 5 Anos em Garanhuns. SAIBA MAIS!



Eis o convite para a cerimônia de 5 anos do Campus Garanhuns, do Instituto Federal de Pernambuco, a ser realizada dia 28 de outubro, às 19h, no Fórum Eraldo Gueiros, Garanhuns.

A chegada do IFPE em Garanhuns é um marco na educação regional, e por isto é importante comemorar.

Agradecemos à Reitora Cláudia Sansil e ao diretor em Garanhuns, José Carlos de Sá Jr.

É claro que o convite é aberto a´toda a comunidade regional.

CAMPUS GARANHUNS
Endereço: Rua Padre Agobar Valença, s/nº, Severiano Moraes Filho
Garanhus, PE. CEP: 55299-390
Telefone: (87) 3761-9106
E-mail: gabinete@garanhuns.ifpe.edu.br
Site: http://portal.ifpe.edu.br/Garanhuns
Diretor Geral: José Carlos de Sá Junior

HISTÓRICO

Em 2010, com a expansão da educação profissional no país (Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, instituído pela Lei nº 11.195/2005), a cidade de Garanhuns ganhou um Campus do IFPE, cujas atividades tiveram início no segundo semestre do mesmo ano.

Bem antes disso, no dia 11 de junho de 2007, foi dado o primeiro passo para implantação da Instituição no município com a realização de uma reunião.

Governo repassa R$ 3,5 milhões para Autarquias de Ensino‏ de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada





Uma boa notícia para as autarquias educacionais de ensino de Pernambuco: o Governo do Estado realizou esta semana novo repasse do Programa Universidade para Todos de Pernambuco, o Proupe, que oferece bolsas de estudo para estudantes do Ensino Superior. O montante de quase R$ 3,5 milhões já está disponível nas contas das 13 instituições que atuam no estado.

O Proupe oferece bolsas para aproximadamente 10.800 alunos em Pernambuco. O valor não vai para os estudantes, sendo transferido diretamente às instituições. “As autarquias entendem a situação de dificuldade, mas vamos buscar um calendário definitivo de repasse para que as faculdades possam se programar e honrar seus compromissos”, afirma Rinaldo Remígio, presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), uma das instituições que integram o programa e que possui 720 alunos beneficiados.

BOLSAS – O Programa Universidade para Todos de Pernambuco foi implantado pelo Governo do Estado em 2011 e oferece bolsas de 100%, 50% e 25% para estudantes matriculados em cursos de graduação (bacharelado ou licenciatura). Entre os critérios de avaliação, está a média das notas do vestibular ou das disciplinas cursadas, no caso de estudantes do segundo período em diante. O Proupe atende alunos nas autarquias de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.