sexta-feira, 13 de novembro de 2015

REPORTAGEM COMPLETA: ActionAid e Garanhuns, o plano da Cidade Segura para as Mulheres

Texto: Ruthe Santana | Cloves Teodorico | Juliana Câmara
Secom Garanhuns
Eliane Simões, Secretária da Mulher de Garanhuns

Na manhã desta sexta-feira (13), foi lançado, oficialmente, em Garanhuns, o Plano de Enfrentamento à Violência de Gênero, o “Cidade Segura”. O momento, realizado no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, contou com uma palestra da advogada Jéssica Barbosa, do movimento mundial ActionAid Brasil. Na ocasião, foi assinado o decreto de implantação do projeto “Maria da Penha vai à Escola” - que já vem sendo desenvolvido em algumas instituições de ensino de Garanhuns. 

Cidades Seguras

A campanha Cidades Seguras para as Mulheres é uma iniciativa internacional da organização de combate à pobreza ActionAid e acontece em 17 países. No Brasil, foi lançada em agosto de 2014 com envolvimento de importantes organizações parceiras em nível estadual e nacional. A campanha pede a melhoria dos serviços públicos com o objetivo de tornar os espaços urbanos menos propensos à violência de gênero. Entre eles, estão iluminação e transporte. Num levantamento feito pela ActionAid em 2013 em seis comunidades onde atua com suas organizações parceiras, 79% das entrevistadas disseram que a qualidade dos serviços públicos dificulta suas vidas, limitando seus direitos de ir e vir e o acesso à educação, ao trabalho e lazer. 

Jéssica Barbosa, do movimento ActionAid Brasil
No município de Garanhuns, a campanha é uma pactuação de nove secretarias do Governo Municipal, em parceria com os poderes Legislativo e Judiciário. O objetivo do plano “Cidade Segura para as Mulheres” é garantir a proteção dos direitos das munícipes em situação de violência e o desenvolvimento de uma cultura de respeito às diversidades, contribuindo para a redução dos índices de violência contra a população feminina.

As pastas que compõem o plano de enfrentamento são as seguintes: Mulher, Assistência Social, Educação e Esportes, Saúde, Serviços Públicos e Obras, Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Além desses órgãos da municipalidade, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) também integra a parceria, além de órgãos estaduais e federais que também participarão das ações, quando necessário. 

As atividades serão executadas de forma descentralizada e integrada, numa perspectiva de intersetorialidade e transversalidade, garantindo transporte, iluminação, moradia, saneamento, creches, saúde integral da mulher, geração de renda, benefícios sociais, educação, acolhimento, apoio à violência de gênero, entre outras necessidades que venham a ser identificadas. 

O plano é formado por sete eixos norteadores, são eles: A construção de uma cultura de não violência de gênero; a ampliação e fortalecimento da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência; a contribuição para a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e demais leis que coíbam a violência no município; a promoção dos direitos e a autonomia das mulheres residentes no município; a geração e difusão de informações sobre violência de gênero, direito à cidadania e acesso à justiça; o trabalho a partir de uma gestão integrada e o fortalecimento da gestão democrática das políticas públicas.

Maria da Penha vai à Escola - SAIBA MAIS

R$ 20 milhões: Governo renova o fornecimento de pães e bolos para todas as 1.049 escolas de Pernambuco



Na presença de alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) José de Almeida Maciel, localizada em Pesqueira, no Agreste, o governador Paulo Câmara autorizou, nesta sexta-feira (13), a renovação, por mais um ano, do fornecimento de pães e bolos para todas as 1.049 escolas da rede estadual. O investimento será de R$ 20,3 milhões. 

Trata-se de um reforço importante para o cardápio dos alunos, que já é elaborado para atender às necessidades nutricionais do Programa de Alimentação Escolar do Estado de Pernambuco (PNAE). A complementação de pães e bolos na merenda escolar foi introduzida no Governo Eduardo Campos.

Os alimentos serão fornecidos pela Cooperativa dos Industriais de Panificação, Confeitaria e Produtos Similares (COOPANCOSI), em um prazo de 12 meses. A COOPANCOSI já é responsável pelo fornecimento desses produtos, por possuir 282 panificadoras cooperadas aptas ao serviço. Os pães e bolos vão ser entregues semanalmente nas unidades escolares dos 184 municípios pernambucanos. 

No ato de assinatura da ordem de fornecimento, o governador destacou que os resultados positivos da educação estadual são fruto, também, do investimento em infraestrutura. "Eu digo issso porque Eduardo Campos nos deixou inúmeras lições no âmbito da educação. Uma visão que pensava o futuro, a partir da educação", pontuou Paulo Câmara, reforçando que os alunos precisam estar bem alimentados para assimilarem o conteúdo.

Para o presidente da COOPANCOSI, Jose Cosme, além de reforçar a merenda escolar, o gesto proporciona um novo ânimo para os fornecedores. "Esse ato é mais um gesto de sensibilidade da gestão estadual, que enriquece a alimentação dos estudantes e a economia local", enalteceu. 


AMPLIAÇÃO

Lola Luna lança novo CD em Garanhuns






A cantora Lola Luna estará lançando o seu novo CD Rosas: Canta Homenagens, na noite desta sexta-feira (13), às 20h, no Colibri Eventos e Lazer. Em meio ao clima de música e festa, haverá também a solenidade de descerramento da placa do Salão de Artes Eunice Mello, artista plástica que inspirou durante toda a sua vida a família Luna, com seus pincéis e suas cores.

Será uma noite de boas músicas, homenagens e festa para os amigos, familiares e a sociedade garanhuense, que marcará presença em peso para prestigiar esse momento único e inesquecível em sua trajetória pessoal e profissional. Durante a sua apresentação na noite de lançamento, ela será acompanhada pelo maestro Aldecy e o Coral Polifônico Alecrim. Quem abrirá a noite de lançamento do CD será o saxofonista garanhuense Henrique César.

Sobre o CD:

Composto por 16 músicas de diversos compositores nacionais, este é o terceiro trabalho que a artista grava em Pernambuco. Os arranjos tiveram o acompanhamento do músico Aldecy, sendo gravado e mixado na gravadora Alpha, em Garanhuns. As fotos foram assinadas pelo fotografo, maquiador e cabeleireiro Zé Lucas, no Espaço Branco.

SERVIÇO:

Lançamento: CD Rosas: Canta Homenagens por Lola Luna
Quando: Sexta-feira, 13 de novembro, às 20h
Onde: Colibri Eventos & Lazer
Av. Bom Pastor, 600 (BR 424 Km 93) Em frente a Natto – (sentido Bom Conselho)

Saullo Paes - Jornalista DRT 4915/PE
Assessoria de Imprensa

TCE ERRA AO DIVULGAR IRREGULARIDADE EM GARANHUNS



CORREÇÃO:

Recebemos no email, nesta sexta-feira (13) a notícia sobre o julgamento do TCE sobre auditoria em licitação em Transporte Escolar em Garanhuns, que considerou irregular. A informação está no site do próprio tribunal, conforme citamos a fonte.

Contudo, no site do Tribunal de Contas, de forma equivocada, o próprio TCE traz a informação errada, afirmando se tratar de Transporte Escolar, quando na verdade o julgamento se deu sobre a auditoria feita na Licitação do Transporte Público Coletivo de Garanhuns, vencida pela Empresa São Cristóvão. Na grande parte da contestação, o Tribunal discorda das exigências contidas no edital.

A correção foi feita pelo próprio prefeito Izaías Régis, em contato com o blog.

De fato há uma incorreção, e que prejudica envolvidos, por isto, preferimos retirar a postagem, aguardando que o TCE faça a retificação da informação.

A informação equivocada pode ser acessada ainda no site do tribunal, que só volta a funcionar na próxima segunda-feira.

tce.pe.gov.br


BOA INICIATIVA: Hospital Dom Moura implanta Ginástica Laboral para seus funcionários‏



A direção do Hospital Regional Dom Moura juntamente com o Departamento de Fisioterapia estão implantando a Ginástica Laboral para seus servidores em geral. A atividade teve início nesta segunda-feira (09). 

O gestor do HRDM, Luiz Melo, explica a iniciativa: "A Ginástica Laboral é uma atividade física leve e de curta duração, geralmente de dez a quinze minutos, mas de grande resultado no decorrer do dia. 

A prática é realizada no próprio ambiente de trabalho, tendo como objetivo promover as adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas para o início do trabalho, criando um animus e um ritmo para o exercício profissional. 

O reflexo desta iniciativa será no atendimento cada vez mais humanizado aos nossos pacientes, quando temos um ambiente saudável."

GINÁSTICA LABORAL: Estudos têm comprovado a eficácia da Ginástica laboral para a reeducação postural, aliviando o estresse e aumentando o ânimo para o trabalho, além de ter impacto no humor, promovendo integração, socialização e o trabalho em equipe. Como resultado, acaba melhorando o desempenho profissional e, até previne lesões e doenças por traumas, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos), e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

A atividade acontecerá diariamente, promovendo saúde, bem estar e qualidade de vida. Já no primeiro dia, a aprovação foi geral, gerando entusiasmo e alegria com a iniciativa.

Organizam o projeto, o próprio gestor do Hospital Dom Moura, Luiz Melo, tendo como coordenadora geral Tereza de Carcia Marques e fisioterapeuta responsável, Igor Gonçalves Cardoso.

Lista de aprovados do Processo Seletivo para o Expresso Cidadão‏




O Governo do Estado de Pernambuco e a CONUPE - Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco -, através do IAUPE - Instituto de Apoio da Universidade, divulgaram a lista dos aprovados da Seleção Pública Simplificada para o Expresso Cidadão 2015. a lista está disponível no site abaixo:

O Processo Seletivo oferece 364 vagas , divididas para a Região Metropolitana do Recife (240 vagas); Caruaru (44 vagas); Garanhuns (36 vagas) e Petrolina (44 vagas). Dentro do total de oportunidades, há vagas exclusivas para pessoas com necessidades especiais.

A prova, composta por uma única etapa, foi aplicada no dia 1º de Novembro (domingo) e foi constituída de Prova Objetiva de Conhecimentos, com 40 questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Cidadania, prevista para ser aplicada em 1º de novembro de 2015.

Este Processo Seletivo é válido por dois anos, mas pode ser prorrogado por igual período. 

Para acessar a lista, acesse: http://www.upenet.com.br/

BANCOS: Ministério Público quer cumprimento da Lei da Fila em Garanhuns



O Bom Dia Brasil desta sexta-feira (13) trouxe uma reportagem sobre uma lei não cumprida no Brasil, o tempo máximo de espera em filas em bancos (e em outras instituições). Pelo que entendi, é de meia hora em dias comuns, e de 45 minutos em dias antes e depois de feriados, devido ao aumento da quantidade de atendimentos.

Parece que o Dr. Alexandre Bezerra se antecipou à Rede de Televisão. Mas na verdade, a bronca é antiga. Esta questão já foi abordada outras vezes, os bancos tomam soluções paliativas, e o problema sempre volta. Por isto, o Promotor de Justiça está levando à Justiça uma Ação Civil Pública contra bancos com agências em Garanhuns, para fazer cumprir a lei. 

Recebemos cópia da Ação, do Ministério Público, contra os bancos: Bradesco, BNB, Itaú, Santander e Banco do Brasil. O MP exige a obrigação de "fazer", ou seja, dos bancos cumprirem a lei, e pede antecipação da tutela, pois não dá para esperar o processo correr na justiça, para somente depois os bancos cumprirem a ordem judicial. A antecipação pede o cumprimento imediato.

A motivação foi uma denúncia de um cidadão que passou pouco mais de uma hora na fila do Itaú, e depois ainda teria sido atendido com "desídia". O promotor convocou os gerentes para uma audiência, onde foram levantadas outras questões, como caixas eletrônicos defeituosos e constantemente sem dinheiro para saques. Atendimento inadequado para atendimentos preferenciais (idoso, gestantes, portadores de necessidades especiais).

Foi dado um prazo de 90 dias para que os bancos apresentassem planos de ação para resolução dos problemas, e apenas o Bradesco cumpriu o prazo. Após prorrogação em mais cinco dias, o BNB e o Banco do Brasil entregaram o documento. O Santander não cumpriu o acordo.

O QUE PEDE O MINISTÉRIO PÚBLICO?

Na Ação, o Promotor Alexandre Bezerra, pede que o Juiz, em sua decisão, exija que os bancos coloquem mais funcionários à disposição dos seus usuários. Afixem cartazes com escala de trabalho do setor de caixas. Em outro cartaz deve ser mencionado o tempo máximo de espera na fila naquele dia. E pede, ao final, que todos tenham equipamentos que forneça senha numérica com horário de entrada do usuário na fila, e a autenticação de horário de saída.

Boa.

ABANDONO: Morador reclama situação de rua e escola em Garanhuns

Caro Ronaldo, 

Nós moradores da Rua Estácio de Sá, nos envergonhamos da situação que se encontra o estacionamento da escola José Brasileiro Vila Nova, no bairro Aluísio Pinto.. 

Gostaria que você colocasse essas fotos no seu blog denunciando a situação da Rua e da própria escola em si..

Em nomes dos moradores, nós agradecemos.

Leitor do blog


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.