sábado, 21 de novembro de 2015

Deputados que mais apresentaram projetos na ALEPE. E quem não apresentou nada!

Augusto César, de Serra Talhada, destaca-se como deputado que mais apresentou projetos na ALEPE.

Estamos chegando ao final do primeiro ano da atual legislatura estadual, e com mais de 600 projetos, a ALEPE bate o recorde histórico de apresentação de projetos.

Uma curiosidade é que, até esta semana, já final de novembro, prazo máximo regimental para o acolhimento de propostas pelo Poder Legislativo, mostra quais deputados despontam na apresentação de projetos, e também quem não apresentou nada, nadinha.

Em 2015, primeiro ano deste quadriênio 2015/2019,  três deputados são responsáveis por 20% de todas as propostas. O Deputado Augusto César (PTB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco é o campeão de Projetos de Lei com 32 propostas, seguido pelo Deputado Beto Accioly (SD) com 27 projetos, e também, com 27 projetos, o Deputado Everaldo Cabral (PP).  

Na outra ponta desta lista, dois nomes chamam a atenção: O ex-presidente da ALEPE, Romário Dias e o Líder do Governo, Waldemar Borges. 

Explicaria a atuação parlamentar de Waldemar Borges este ano com a defesa do Governo Estadual, sendo o líder do Governo, torna-se um dos deputados que mais trabalham na ALEPE.

Já Romário Dias, que tem grande votação em muitos municípios do Agreste Meridional, não apresentar nenhum projeto é motivo de preocupação, diante tantas necessidades que tem nossa região. 

PSOL segue com Jailton e sem Paulo Camelo em Garanhuns


O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) teve Zé Gomes como candidato a governador na última campanha, somando quase 30 mil votos. A legenda comemorou a eleição de Edilson Silva para a Assembleia Legislativa, sendo o primeiro do partido a lograr êxito no estado.

Mas logo depois vieram as discordâncias e dissidências. Alguns filiados reclamaram de Edilson, que não teria cumprido acordos, e centralizou decisões, em um partido deste perfil, não fica bem. Isto levou a baixas. 

Em Garanhuns, o PSOL apresentou o professor Jailton, como candidato a Deputado Estadual, e Paulo Camelo, a federal. O engenheiro pediu desfiliação recentemente e ingressou no PCB.

Jailton continuou na legenda e assumiu a Executiva Municipal. Assim, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) começa a se preparar para as eleições de 2016. O objetivo da legenda é ter candidatura própria nas cidades de médio e grande porte, além dos municípios polos do interior, com prioridade para a capital pernambucana. 

Neste sábado (21), o PSOL realiza o 1º Seminário Programático no Recife.

PCdoB REALIZA CONFERÊNCIA EM GARANHUNS

O PCdoB - Partido Comunista do Brasil - convida todos filiados, simpatizantes e amigos, a discutirem a política municipal, e traçar os próximos passos do partido na cidade.

O encontro acontece neste sábado (21), às 19h., na FETAPE, Av. Duque de Caxias, Garanhuns.


Ação Social - 15º Momento Cultural - Colégio Santa Joana D´Arc‏






O Colégio Santa Joana D´Arc realizou durante todo o mês diversas atividades dentro do projeto do 15º Momento Cultural, dentre elas os alunos realizaram:

- Visitação à nascente da Empresa Serra Branca, água mineral, com o tema: Reflexão ambiental sobre as nascentes do município de Garanhuns, da prática sustentável a degradação ambiental.

- Visitação à APAE-Garanhuns. Além de recepcionar carinhosamente a APAE, que mostrou uma belíssima apresentação no Colégio, demonstrando diversos ritmos da cultura pernambucana.

- Acolheram também a creche "Lar Eterna Criança", para uma manhã recheada de atividades, dinâmicas, brincadeiras e aprendizados.

- Tivemos também a presença da Enfª. Amanda no colégio para proferir palestra sobre a importância de doar sangue. Os alunos visitaram o HEMOPE- Garanhuns nesta sexta, 20.

Na quinta-feira (19) aconteceu a Ação Social interna no colégio, com mostras das produções dos alunos, e recepção dos pais, com a presença de diversas instituições: AMSTT, Academia Vip, O Boticário, Óticas Michelle, Corpo de Bombeiros, SENAC e Café Ouro Verde. 

Neste domingo (22), o grande dia, às 15h, na quadra poliesportiva do SESC, acontecerá o encerramento da 15ª edição do Momento Cultural, com as apresentações artísticas dentro do tema: 30 anos de Amor, Fé e Sabedoria.


NATAL LUZ ENCANTA GARANHUNS - Confira belas imagens!

A frente do Palácio Municipal se transformou no Palco Oficial da abertura do Natal Luz de Garanhuns

As apresentações foram prestigiadas por grande público

Imagens do drone mostram a beleza da iluminação do imponente Palácio Celso Galvão


No meio do povo, a Street Jazz Band é um pedacinho de New Orleans em Garanhuns

O Circo do Papai Noel é a temática da Praça da Fonte Luminosa

Relógio das Flores receberá milhares de visitantes durante o Natal Luz

O Pórtico da BR-423 também recebeu ornamentação e iluminação especial. Até a Coluna recebeu um olhar especial


O Palácio Celso Galvão, sede da Prefeitura de Garanhuns, foi palco para a abertura oficial do Natal Luz, com a entrega à população da ornamentação, iluminação e programação cultural de final de ano na cidade.

Este ano a ornamentação contempla o Relógio das Flores, Praça da Fonte Luminosa e Av. Santo Antônio. As árvores da Av. Rui Barbosa receberam iluminação especial.

O projeto é de Michelle Régis, filha de Izaías Régis, prefeito do município, e traz o tema “O Mundo Encantado de Papai Noel”. As praças que estavam "escondidas", tiveram os tapumes retirados, causando o encanto imediato da população. Com bonecos coloridos, brinquedos e muitas luzes, a decoração conquistou os adultos e as crianças. No ano passado foram os ursinhos, este ano, o colorido de bonecos e as luzes.  Grande parte da decoração foi feita por artesãos locais. 

A programação cultural, que vai rodar vários bairros da cidade, além dos palcos fixos,  contará com mais de 130 apresentações, que serão promovidas gratuitamente à população. O evento segue até o dia 31 de dezembro.

Em sua fala na inauguração da decoração, o prefeito Izaías Régis agradeceu o trabalho de todos os artesãos, técnicos de iluminação e montagem, servidores da Secretaria de Turismo, além da primeira-dama Socorro Régis e sua filha, Michelle Régis, e todos os que estiveram envolvidos na produção do evento, como a Secretaria de Cultura, pela dedicação e empenho na preparação desta edição do Natal. 

Na ocasião, o prefeito também entregou ao município a guarita militar, instalada na Avenida Santo Antônio, que foi uma doação da empresa Viana e Moura. Os representantes da instituição participaram da cerimônia, assim como o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Ely Jobson.

Sobre informações de Ruthe Santana /SECOM Garanhuns
Fotos: Nichole de Andrade , Clovis Teodorico e Luanny Porto

Audiência pública sobre Meio Ambiente acontece em Garanhuns

Nesta segunda-feira (23), a partir das 9h30min, nas dependências da Câmara de Vereadores de Garanhuns, acontece mais uma audiência pública sobre a lei que cria o Sistema Municipal de Meio Ambiente. 

O projeto vem sendo trabalhado desde o ano de 2006. O principal objetivo do sistema é normatizar a gestão ambiental no município, que passa a ter autonomia em ações diversas. A audiência é aberta ao público em geral.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Mattos, atualmente, os interessados em efetuar licenciamentos precisam de um trabalho muito demorado e de alto custo, com a obtenção de documentos municipais e estaduais, ao mesmo tempo. “Assumir a gestão ambiental local de forma integral compreende, também, efetuar o licenciamento ambiental pelo Executivo Municipal, que está mais acessível e próximo aos cidadãos, às potencialidades e aos danos a serem avaliados”, destaca.

Numa audiência passada, realizada no dia 02 de junho deste ano, vários órgãos se mostraram presentes, entre eles a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Unidade Acadêmica Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), Universidade Norte do Paraná (Unopar), Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), ONG Econordeste, Organização dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Movimento Vem Pra Rua, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/PE), Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de populares.

Ainda segundo o titular da pasta, após a primeira audiência as dúvidas, sugestões e comentários foram compilados ao documento, previamente distribuído à Procuradoria do município e à Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. “Agora, após as considerações dessas últimas instituições, o texto final foi submetido, já como Projeto de Lei, à última consulta pública antes da votação”, detalha Renato Mattos.

Texto: Cloves Teodorico
SECOM GARANHUNS

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.