quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Pedro Falcão visita campus do interior da Universidade de Pernambuco


Pedro Falcão e Rosângela Alves comandam Reunião de Gestão em Garanhuns.



Unidades do Agreste e Sertão da Universidade de Pernambuco receberam a visita do Reitor Pedro Falcão esta semana. Caruaru, Salgueiro, Serra Talhada e Garanhuns, em uma série de atividades, com reuniões e acompanhamento de ações desenvolvidas. Segundo o próprio reitor, a agenda nos municípios e nos campus não tiveram programações específicas, são visitas informais para acompanhamento "in loco", estando próximo para conhecer as demandas, necessidades, e ouvir de professores, servidores e estudantes as sugestões para a Universidade.

"Trata-se de uma prática que já desenvolvemos, mas que vamos ampliar, intensificar. Estar próximo das unidades, principalmente do interior, onde a distância geográfica com a reitoria é uma dificuldade, nós superamos justamente com este diálogo direto, franco, ouvindo a comunidade acadêmica. Aproveitamos este final de ano para avaliações e agradecimentos." - Afirma o Reitor.

A exceção de atividades de planejamento aconteceu no Campus Garanhuns, onde Pedro Falcão participou da reunião do Conselho de Gestão Acadêmica e Administrativa, presidida pela Profª Rosângela Alves. Profº Pedro Falcão foi vice-diretor e diretor do Campus Garanhuns, atuando decididamente pela interiorização da universidade. O Campus responde pelas unidades inauguradas em Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada e Salgueiro.

Profº Pedro Falcão retornou as suas atividades na capital pernambucana nesta quinta-feira (10).




CONCURSO PARA PROFESSOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO - 3 MIL VAGAS - Tudo sobre o Edital e as Inscrições"

TUDO SOBRE CONCURSOS: http://www.folhape.com.br/blogdosconcursos/


Por Júlia Montenegro, do Portal FolhaPE

O governo de Pernambuco, por meio das secretarias de Educação e Administração, lançou, nesta quinta-feira (10), o edital para seleção de três mil vagas para contratação de professores que complementarão o quadro de servidores da rede pública estadual de ensino. As vagas são para docência nas áreas de ensino básico, educação especial e educação profissional. O certame será realizado pela Fundação Getúlio Vargas e as inscrições estarão abertas, exclusivamente, pelo site da FGV, no período de 15 de dezembro de 2015 a 11 de janeiro de 2016.

As provas da primeira etapa do concurso serão realizadas no dia 28 de fevereiro de 2016. A remuneração inicial é de R$ 1.917,79 e a carga horária é de 200h mensais. As vagas para a educação básica são destinadas aos docentes com formação nas áreas de Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa e Educação Física. Para a educação especial a disponibilidade é para intérprete e instrutor de Língua Brasileira de Sinais e Braillista.

Na área de educação profissional, serão contratados professores com formação nas áreas de Ambiente e Saúde, Segurança do Trabalho, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Cultural e Design e Hospitalidade e Lazer.

Na educação básica, serão 2.458 vagas. O valor da inscrição é de

Campanha Solidária por Simony Bernardo - Você pode ajudar!

Por Ilka Souza

Maria Simony Bernardo Rodrigues é uma jovem do interior do Estado de Pernambuco, que luta diariamente por sua vida, nascida em Correntes, atualmente mora em Garanhuns, uma cidade que apesar de ser maior que a sua de origem, não está suprindo as suas necessidades em relação a saúde e qualidade de vida.


Esta jovem, como tantas outras de sua idade, utiliza diariamente as redes sociais para registrar os eventos de sua vida, a diferença é que observando suas postagens na internet acompanhamos a mudança brusca que a vida de Simony sofreu. As fotos das festas, saídas com os amigos, comemorações em família, repentinamente deram lugar a fotos em Hospitais, ou em cima da cama e o belo sorriso aos poucos tornou-se raro, a expressão de dor agora é a mais comum. Acometida por Lúpus, artrite reumatóide, sinusite crônica, alergias, esofagite, problemas nervosos, depressão e síndrome do pânico, a tecnóloga em Gestão Ambiental que sonha em cursar Letras e voltar a trabalhar, tem uma rotina diária voltada para a busca da recuperação de sua saúde, com consultas, exames, novos remédios, novos tratamentos, alimentação diferenciada, uma árdua rotina que ainda é agravada pela falta de recursos. Simony não tem condições de trabalhar, não consegue a liberação pelo INSS de um benefício que a auxilie neste momento, mora de aluguel e a renda familiar da casa onde vivem 6 pessoas, entre estas 3 crianças, resume-se a aposentadoria de sua mãe, que está em parte comprometida por empréstimos feitos para comprar remédios e o salário do irmão, que além de trabalhar, faz “bicos” para ajudá-la, o que é insuficiente para manter as necessidades da moça que hoje, conta com a solidariedade de familiares, amigos e internautas que conheceram sua história pela Rede e se dispõem a participar das campanhas online. 

Desde 2012 Simony Bernardo sofre com estas enfermidades adquiridas por um acidente de trabalho. A mesma trabalhava numa empresa de laticínios da região, na parte de controle de qualidade em laboratórios de pesquisas e análises de cruz e acabados, ela tinha de trabalhar em um ambiente em que fica um aparelho com os ácidos sulfúricos, tricloroacéticos, álcool isopropílico, além de outros produtos e reagentes químicos altamente perigosos e corrosivos. Nesse local, se faz necessária uma climatização e o aparelho onde ficam os ácidos tem de ser bem vedado devido o poder de corrosão destas substâncias químicas, mas aconteceu de dar problemas tanto no aparelho que guardava os ácidos chamado de “capela”, como no ar-condicionado e por cerca de dois meses estes equipamentos funcionaram de forma inadequada. Segundo nossa entrevistada, quebraram e foram concertados constantemente e Simony ficou no mesmo ambiente que estas substâncias. Os primeiros sintomas apareceram aos poucos, começou com alergias, mal estar, tontura, dor de cabeça e cansaço. De acordo com Simony, após adoecer ela começou a ser perseguida na empresa, o que desencadeou problemas de nervosos e após necessitar de atestado médico e repouso de 15 dias em casa, foi demitida: “falaram que estavam me demitindo porque estavam fazendo corte de funcionários na empresa”. 

Mesmo com tantos problemas, ela não desiste de lutar e a cada dia utiliza seu perfil para divulgar vídeos com informações para pessoas que compartilham dos mesmos problemas de saúde, todo o resultado de pesquisas feitas por ela está em seu diário digital “facebook” para ajudar outras pessoas e são estas postagens que motivam as doações tão necessárias. 

Uma pessoa com diagnósticos tão graves não pode abrir mão de um plano de saúde, é imprescindível que esteja acobertada para as internações, consultas e exames que são tão necessários para aliviar seus sintomas, infelizmente no país em que vivemos a saúde pública não disponibiliza recursos suficientes para atender pessoas que como nossa entrevistada precisam de um acompanhamento diário, mas o plano também depende das doações, sendo assim, não é raro o atraso das parcelas e quando a arrecadação das doações é insuficiente, Simone tem de escolher entre pagar o plano ou ter uma alimentação adequada e, geralmente a alimentação fica em segundo lugar. 

Simony tem o cadastro no Sistema único de Saúde (SUS), utiliza seu cartão, vaga de posto em posto em busca de atendimenton e remédios, mas na maioria das vezes se depara com a falta de medicamentos, O atual Secretário de Saúde do município, sr. Alfredo de Góis Neto, devido a gravidade do estado de Simony é quem segundo ela está sendo um “anjo” e dentro das possibilidades da saúde municipal, vem conseguindo exames e atendimento médico para a mesma sempre que possível, mas constantemente ela tem de ir aos consultórios particulares que aceitam seu plano. Alguns médicos cedem amostras grátis após as consultas, mas não são suficientes para o tratamento, então geralmente ela posta a receita e aguarda a doação da medicação. 

No primeiro semestre deste ano Simony Bernardo concedeu entrevista a dois telejornais de muita credibilidade na Região e o INSS foi procurado para esclarecimentos sobre a negativa que a mesma recebe sempre que procura a Seguridade Social em busca de um benefício, estas entrevistas foram importantes porque o caso dela foi revisto na época e por um mês ela recebeu o benefício, mas logo foi solicitada uma nova perícia e o médico voltou a negar o benefício atestando capacidade laborativa, mas a mesma tem todos os laudos médicos que atestam esta incapacidade.

A moça levou com muita dificuldade financeira o caso do acidente de trabalho à justica, e está aguardando , ganhou as audiências, mas a empresa recorreu, espera que o INSS libere seu benefício e busca o auxílio de algum advogado da área previdenciária que a possa ajudar a resolver esta injustiça. Hoje ela conta com a solidariedade das pessoas divulgando seu caso e a campanha que alguns amigos fizeram e compartilharam online. Vamos ajudar e compartilhar esta história! 

Ilka Souza

Desembargador fala sobre propaganda eleitoral para as eleições 2016‏


O desembargador Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), abriu na manhã de hoje (10/12), a programação de palestras do seminário "Reforma Política: Eleições 2016", realizado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Ele ministrou sobre o tema “Propaganda Eleitoral” para diversos advogados, juízes, servidores da Justiça Eleitoral, acadêmicos e assessores políticos. 




Bartolomeu Bueno destacou a importância da propaganda eleitoral como instrumento da democracia participativa no país; destacou o processo de mudanças nas leis eleitorais; tratou da mini-reforma política de 2013 e 2015; e elucidou sobre as principais normas proibitivas e permissivas no tocante à propaganda eleitoral.

Além do desembargador, compuseram o primeiro painel de palestras - os magistrados Alexandre Pimentel e Carlos Neves, que discorreram sobre os temas: Alteração na Propaganda Eleitoral e Propaganda Eleitoral na Internet, respectivamente. A desembargadora eleitoral Erika Ferraz, também fez parte da mesa de honra.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PE, o advogado Leucio Lemos, o intuito do seminário é capacitar os advogados que irão atuar no pleito 2016. Além disso, esclarecer sobre as principais mudanças na legislação eleitoral, relativas ao Registro de Candidatura; Propaganda Eleitoral; Financiamento de Campanha e Processo Eleitoral.

Budega de Zé em Garanhuns- Programação da Semana




Na Programação da Budega de Zé tem MPB, Samba, Pop Rock e a tradicional quinta do forró!

Quinta 10/10 - Forró Capital Nordestina (Mulher Não Paga até às 21h)
Sexta 11/10 - Vagner Vianna (MPB e Pop Rock)+Entrada Livre
Sábado 12/10 - Às 16h Astúcia do Samba, e às 21h Forró Arrocha o Nó.

Nesta quinta tem muito forró com um dos maiores nomes do nosso forró!

Budega de Zé - Cachaças artesanais no centro da cidade.
Rua Barão do Rio Branco, esquina com Dantas Barreto.

PSB ainda não se decidiu quanto ao Impeachment de Dilma. Seus filiados já!




O jornalista Magno Martins fez um texto duro dizendo que o PSB estaria enterrando o partido junto com Eduardo Campos, se a legenda socialista não defendesse o Impeachment da Presidente Dilma (PT). Magno afirma categoricamente que seria esta a posição do ex-governador e presidente do partido, referendado por suas últimas posições de afastamento do governo e críticas à gestão da petista.

Na campanha, o PSB seguiu o curso natural, lançou Marina Silva, que hoje está na sua Rede, e depois apoiou Aécio Neves. Marina já se posicionou contra o Impeachment, mas defende a cassação do mandato de Dilma pelo TSE, dela e de Michel Temer, pelas irregularidades da campanha. O caso no Tribunal ainda está em curso. Aécio e o PSDB, com os partidos aliados de primeira hora, estão na trincheira de frente pelo impeachment.

O PSB tem estado independente, mas na verdade seus filiados têm se dividido. Não há uma convergência. O próprio governador Pernambucano, Paulo Câmara, retirou seu nome da nota dos Governadores Nordestinos, escrita pelo petista baiano, Rui Costa, mas depois desdisse e afirmou ser contra o afastamento da presidente.  Paulo receou se adiantar ao partido, que ainda não se decidiu.

A reunião que iria deliberar sobre o tema foi adiada para o dia 17. Enquanto isso, o partido se divide. Percebe-se claramente que os gestores, principalmente os governadores e prefeitos, com o pires na mão, não querem bater de frente com Dilma, que bem ou mal, ainda tem a chave do cofre. E se escapar dessa, tem ainda três anos pela frente, mesmo tempo de mandato dos governos estaduais.

No legislativo, Câmara e Senado, percebe-se um viés de aproximação à oposição, inclusive o partido fez parte da chapa que venceu a eleição interna para a Comissão que vai analisar o Impeachment da presidente. Pernambuco estará representado por Tadeu Alencar e Fernando Filho.

O argumento do Governo para barrar o Impeachment é que não há qualquer irregularidade da presidente que legitime sua saída, e por isso declara a ação como golpista. A oposição aponta as pedaladas fiscais, que fazem Dilma incorrer no Crime de Responsabilidade, que legitima o pedido. Contudo, a questão passa a ser mais política que jurídica. O ideal é que a coisa fosse técnica. Explicando: Se cair, é por isto, por isto, e por isto". 

E o PSB precisa tomar uma decisão, embora sabendo que conseguir agora a unanimidade dos seus filiados será tarefa árdua, praticamente impossível, depois do debate deflagrado e o processo em curso. Mas fico com a impressão, que todos se unem se vier um novo governo.

Marcelo Jorge, Carlos Eugênio, Alexandre Bezerra, Sinval Simões e Renato Curvelo em Workshop de Marketing Eleitoral em Garanhuns

Evento sobre Política e Campanhas Eleitorais tem público-alvo nos pré-candidatos a prefeito e vereador, assessores, coordenadores, membros de partidos políticos, interessados em trabalhar em campanhas eleitorais e simpatizantes de partidos políticos.




A constante atualização de conhecimentos e capacitação para enfrentar a concorrência é vital em qualquer profissão, contudo, na política e gestão pública, pode ser o diferencial entre os que obtém sucesso e os que ficam sempre à margem do processo político. O Brasil ficou muito tempo sem opções para o aprendizado, criando gestores sem formação nem interessados em se adequarem a nova realidade. Hoje, com a informação mais próxima e cursos de aprimoramento e formação em expansão, dominar planejamentos estratégicos, planos de gestão e concepção de projetos, além de conhecer as fontes financiadoras, é fundamental para a vida pública, principalmente para quem quer conquistar um cargo pelo voto, e depois se manter na vida pública, bem avaliado pela população.

Mas o primeiro passo é: Eleger-se. 

Gente preparada perde uma eleição pela falta de comunicação profissional (então não era tão preparado assim, né?), de uma campanha bem feita, que utilize todos os recursos para que sua mensagem chegue com qualidade ao receptor, que neste caso, é o eleitor. Estar bem assessorado é imprescindível, em todos os âmbitos da campanha, e futuramente no exercício do cargo.

Com grandes profissionais da comunicação, que atuam em campanhas políticas na região, o Workshop de Marketing Eleitoral, que acontece nesta sexta-feira, dia 11, das 9 às 18h, no auditório da CODEAM, aqui em Garanhuns, tem conseguido grande repercussão, e contará com grande participação, de todo o Agreste Meridional.

Os profissionais a que me refiro são Marcelo Jorge e Carlos Eugênio, que dispensam comentários. Mas vou sintetizar. Marcelo é publicitário e jornalista. Participou de diversas campanhas vitoriosas no Agreste, e hoje é produtor e apresentador do programa Falando com o Agreste, segundo ele, líder em audiência qualificada no horário. Não discordo, sua influência é regional, contando com o ótimo som da Rádio Marano. Tem sempre participações de gestores e de nomes da política pernambucana.

Carlos Eugênio, jornalista, foi Secretário de Comunicação Social e Esportes na gestão Luís Carlos de Oliveira, e fez grande trabalho, tratando a informação em todos os meios, inclusive anteviu a importância dos blogs quando ainda estávamos começando há 7 anos. Assinou o Jornal Folha da Cidade, com David Melo, e atualmente presta seus serviços em Assessoria de Imprensa. Assina o blog que leva seu nome, sendo um dos mais lidos da região, e consequentemente do estado. Na área do Marketing Eleitoral, foi redator e produtor de várias campanhas, e tem grande capacidade de observação de conjuntura, dinâmica de informação e gerenciamento de equipes.

O Workshop de Marketing Eleitoral contará ainda com a participação do Promotor Alexandre Bezerra, que ministrará a palestra ‘Combate a Corrupção’. É importante ressaltar que este é o câncer da administração pública brasileira, e portanto é primordial que os futuros gestores recebam este choque ético de quem combate esta doença. Além dele, o seminário ainda conta com o consultor Sinvall Simões e o advogado Renato Curvelo.

O Workshop de Marketing Eleitoral é uma realização da Plenarium – Consultoria Política, com o apoio da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP). “Este será o primeiro evento do segmento a ser realizado no interior de Pernambuco. Trata-se de uma ótima oportunidade para adquirir conhecimentos ou se atualizar quanto ao Marketing e a Legislação Político e Eleitoral”, pontua o radialista e publicitário Marcelo Jorge, diretor da Plenarium – Consultoria Política.

INVESTIMENTO – As Inscrições para o Workshop de Marketing Eleitoral continuam abertas e custam R$ 150 geral e R$ 90 para estudante com comprovação. Os participantes receberão certificados ao final do Evento e além das palestras contarão com dois momentos de Coffee Break, assim como com apostila em pendrive. Para preencher o formulário de inscrição, conhecer as formas de pagamento e obter informações adicionais sobre a realização clique AQUI

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones (87) 3762-0891 ou 3761-1500 ou acessando: http://plenariumconsultoria.com/workshop/ .

Com informações sobre o evento colhidas no Blog do Carlos Eugênio

Hospital Dom Moura atualiza procedimentos para Dengue, Chikungunya e Zika Vírus‏‏




O Hospital Regional Dom Moura, através dos setores de Vigilância Epidemiológica, Residência Multiprofissional e do Núcleo de Educação Permanente, vem informando seus profissionais sobre o aumento do número de casos de microcefalia no estado, e da necessidade de vigilância constante desses casos. As atualizações têm sido feitas com a divulgação de notas técnicas e protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde.

Informação para combater a Microcefalia
Segundo o gestor do Hospital Dom Moura, Dr. Luiz Melo, a atualização cotidiana das informações visam oferecer maior agilidade no repasse aos órgãos estaduais. "Buscamos fornecer aos profissionais da unidade as condições necessárias para o eficaz atendimento nos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, cujos estudos estão mostrando a ligação com a microcefalia, e outras doenças neurológicas." afirma o gestor.

Além do repasse sistemático de informações, o HRDM iniciou encontros com os profissionais, para esclarecimentos e padronizações de atendimento, agilizando o serviço à população e o controle perante a Secretaria de Saúde de Pernambuco.



Governo de Pernambuco cria novas políticas em favor da população negra do estado



O governador Paulo Câmara anuncia, nesta quinta-feira (9), um pacote com cinco ações em favor da população negra e que reforçam a política de igualdade racial no Estado. A solenidade, que acontece às 17h, no Palácio no Campo das Princesas, faz parte da programação oficial do Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. Entre as ações, está o lançamento do 1º Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco. 

O evento também marca a posse dos membros do Fórum Gestor de Promoção da Igualdade Racial (Fogepir), responsável por promover e integrar os órgãos públicos com o objetivo de estabelecer diretrizes para mudança racial em Pernambuco.

A solenidade também vai oficializar a criação, através de decreto, do Grupo de Trabalho para construção do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), que vai elaborar ações e soluções para combater essa prática no Estado. Paulo Câmara também instituirá a criação da Medalha Solano Trindade, honraria que será concedida a cinco personalidades engajadas na causa. 

Por fim, o governador assina decreto que garantirá a Caminhada de Terreiros como evento de abertura oficial do Mês da Consciência Negra. As ações serão tocadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial.

SERVIÇO
Pauta: Anuncia pacote de ações que promove a igualdade racial
Data: Quinta-feira, 10 de dezembro
Horário: 17h
Local: Salão das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.