sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Corrupção pra todo lado!



Choveu dinheiro em Recife. De um apartamento de uma das "Torres Gêmeas", sacolas de dinheiro voaram pela janela, mas não era Sílvio Santos e seus aviõezinhos, era dinheiro desviado, provavelmente da Hemobras. Era um corrupto tentando se livrar da prova do crime. Um dos investigados é Mozart Sales, nome forte do Governo Dilma no Ministério da Saúde. Foi candidato a Deputado Federal pelo PT em Pernambuco, colocando-se como criador do Programa Mais Médicos. Não foi eleito. Estaria na tropa de choque de defesa do governo, logicamente.

A Operação Pulso da Polícia Federal aconteceu há apenas dois dias, mas os noticiários já apontam nova operação e provavelmente novo escândalo: A Operação Vidas Secas - Sinhá Vitória, investiga superfaturamento na ordem (inicialmente) de R$ 200 milhões na Transposição do Rio São Francisco. É apenas um dos contratos.

O Brasil precisa urgentemente aprimorar as instituições de controle dos Governos, em todas as instâncias, pois o povo não aguenta mais pagar por tanta corrupção. 

Órgãos como Ministério Público até tentam propor campanhas anti-corrupção para a população, mas não atingem as estruturas onde o crime acontece. Tem que ser investigação mesmo! E as punições no país são brandas, quando acontecem, acabando por fazer compensar tantos desvios. Em nível federal, na maioria das vezes, os corruptos estão na estrutura do poder, e se valem desta situação para dificultar investigações e postergar condenações.

E quando o PT argumenta que a corrupção vem do passado, tem razão, e isto é ainda pior, pois mostra que durante anos, ou décadas, estamos sendo surrupiados na surdina, em milhões e bilhões de reais (e dólares). Imaginem o tamanho do rombo, se muitas das investigações foram prejudicadas por governantes e legisladores. Grande parte do Congresso Nacional tem rabo preso, e por isto é tão difícil extirpar da vida pública quem, evidentemente, faz do seu mandato ou exercício de cargo, meios para receber dinheiros desviados de esquemas nas instituições públicas, ou de empresas privadas que pretendem contratar com o governo. O que no final dá no mesmo.

Não adianta só trocar a presidente, se o sistema continuar podre em sua estrutura corrupta. Imaginava-se que o PT seria capaz de combater, mas pela participação de seus dirigentes, percebe-se que também tem sido incapaz, em parte, corrompendo-se para manter o poder.

É verdade que o Brasil está investigando mais, mas parece ser ainda por amostragem. E o PT, por sua história, não poderia ter tanta gente envolvida, e grandes lideranças.

Precisamos rediscutir o país, em sua forma de gerir o dinheiro público. E isto é mais importante que escolher um presidente.

Educadores do Agreste Meridional apresentam projetos em Recife



Educadores de três escolas do Agreste Meridional representaram a região na V Mostra de Experiências Pedagógicas bem sucedidas e na I Mostra Estadual de Boas Práticas em Gestão Escolar, que ocorreram ontem (10), em Recife, e contaram com a participação de profissionais da educação de todo o Estado de Pernambuco.

Compartilhando uma experiência exitosa para o Ensino Fundamental Anos Finais, o professor Manoel Anório Apolônio apresentou o projeto “Incluindo para ser Incluído”, desenvolvido em 2015 na Escola Estadual Padre Antônio Callou de Alencar, localizada em Canhotinho. Já na categoria Ensino Médio, o professor Paulo Rodrigo Pereira da Silva, da EREM Monsenhor João Marques, de Saloá, defendeu o trabalho “O Ensino de Língua Portuguesa com o gênero discursivo Juri Popular Simulado: A Escola refletindo acerca da violência contra a mulher e a homofobia”.

Na Mostra Estadual de Boas Práticas em Gestão Escolar, a gestora da EREM de Garanhuns, Perpétua Teles, também representou o Agreste Meridional apresentando suas ações na unidade de ensino em que atua. As três experiências expostas para educadores de todas as regiões de Pernambuco foram selecionadas, em outubro deste ano, como destaques locais nos Prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar, cuja classificação aconteceu por meio de apreciação de comitê formado por equipe da GRE Agreste Meridional.

Muito ajuda quem não atrapalha!



É natural que um vice, qualquer que seja a empresa ou degrau da administração pública, ambicione ser presidente. Faz parte do processo, devido a proximidade com o poder, o aprendizado e o desejo de progredir. Aliás, desconfie de qualquer um que não deseje.

A diferença é como se deve galgar este último degrau, dentro de padrões éticos, e no caso do serviço público, democrático.

A presidente Dilma desconfiou que Michel Temer estava tramando sua derrubada, ele e o PMDB. O vice reclamou em carta aberta desta desconfiança, mas o fato é que não tem agido para impedir o afastamento da titular, que está toda enrolada na Câmara, no TCU, no TSE e no STF.

O próprio Temer afirmou que cumpriria sua função constitucional de vice, ou seja, não se envolveria no processo político desgastante, até porque a faixa presidencial poderia cair no seu colo.

Dilma foi aconselhada que não deveria cair na lábia de Michel Temer, que aliás, é poderosa, basta ver a miss que conquistou. O rompimento público jogaria definitivamente o vice e todo o PMDB, desta vez unido, no lado da oposição, e o impeachment seria certo!

Assim, Dilma chamou Temer para uma conversa. Lembrou a ele que sem ela e o PT ele não estaria no Palácio Jaburu, e esperava dele, ao menos, neutralidade. Não esperaria ter que duelar dentro de casa, quando tem todo o Congresso que precisa reverter a situação.

Assim, provavelmente, deve ter cunhado o célebre conselho que todos nós escutamos ao menos uma vez na vida: "Muito ajuda quem não atrapalha!".

Michel Temer continua sonhando com a presidência, mas não vai mais se pronunciar abertamente e nem (provavelmente) articulará pela derrubada de Dilma.

Ela acreditou nisto. Senadores tratam Temer como futuro presidente e ele pensa na montagem de um possível futuro governo. Mas sem atrapalhar a titular, que precisará se defender em diversas instâncias para continuar no cargo até 2018.

Projeto da Prefeitura para terceirizar parques e praças de Garanhuns passa em primeira votação na Câmara de Vereadores



Recebemos do vereador Sivaldo Albino (PPS) o texto abaixo, onde demonstra sua preocupação com o projeto que permite que os Parques e Praças de Garanhuns possam ser adotados por empresas privadas, e que podem expor publicidade. Trascrevemos abaixo:

Projeto de Autoria do Chefe do Poder Executivo que  Institui Adoção a Praça, Parques e Áreas Públicas foi  aprovado em primeira votação!  Sivaldo Albino apresenta emenda solicitando a retirada dos Parques e das Áreas Esportivas do Projeto, mas a comissão de Legislação e Justiça rejeitou a emenda.
O Projeto de Lei nº 042/2015 de autoria do Prefeito de Garanhuns Sr. Izaias Regis prevê a adoção por parte de particular, da sociedade civil organizada e das pessoas jurídicas na urbanização, nos cuidados e na manutenção dos espaços públicos como Praças, Parques, Áreas Públicas de caráter Esportivo ou recreativo, áreas verdes e viveiros de Garanhuns.

Apresentei emenda solicitando que fossem suprimidos do texto do Projeto as expressões “Parques” e “Esportivo” numa forma de tentar preservar o Parque Euclides Dourado e Pau Pombo, como também das Quadras e o Campo do Parque que está em construção com recursos do Governo do Estado oriundos do FEM, mas a Comissão de Legislação e Justiça, formadas pelos Vereadores Alcindo, Zaqueu e Haroldo, rejeitaram a emenda sem justificativa. 

O Projeto gera dúvida ao permitir no seu artigo 11 que o Conveniado poderá expor placas citando o objetivo da adoção, bem como de publicidade, com fins a arrecadar fundos para a execução dos projetos previstos no Convênio. No projeto não trata qual o limite dessas publicidades. 

Outro ponto, é que em seu artigo 13 permite que o Prefeito possa regulamentar a Lei por decreto, uma espécie de cheque em branco. O projeto não deixa claro de como serão essas parcerias, quais os critérios da arrecadação, como será a manutenção. Por exemplo, uma empresa ganhou a licitação para explorar a manutenção das Paradas de ônibus, mas até o momento as paradas continuam enferrujadas, algumas sem cobertas, qual é a manutenção? 

Também fiquei surpreso ao receber a informação que a Comissão rejeitou nossa emenda. Afinal, qual está sendo o pensamento de verdade com relação aos Parques Pau Pombo e Euclides Dourado? 

O Projeto vai a segunda votação na próxima segunda feira (13/12) e por tudo isso, pela falta de clareza do projeto e as dúvidas que pairam sobre a população desse assunto, irei votar contrário novamente.

Garanhuns não tem dono! As Praças, os Parques e nossas áreas são do povo e da minha parte não vou deixar que os bens de nossa Cidade sejam loteados para alguns! 

Vereador Sivaldo Albino

Oposição se fortalece em São João. Pedro Barbosa está no jogo!

Ex-prefeito Pedro Barbosa
O ambiente político em São João anda conturbado, para todos os lados. Vários grupos de oposição foram montados, e cada um com com pré-candidato a prefeito. Neste momento deve ter uns cinco ou seis. É provável que se unam, mas nunca é fácil.

O prefeito Genaldi (PSD) tenta fortalecer seu grupo para a campanha do próximo ano, mas vai sofrendo baixas significativas. A mais recente foi o próprio vice-prefeito, José Costa.

Nesta quinta-feira (10), pelo Facebook do vice-prefeito, houve troca de acusações, onde o próprio Genaldi entrou para comentar. Acusações de traições de lado a lado, e o nível baixou. Quem falava pelo vice-prefeito era, provavelmente, sua esposa, Elisângela Costa. Hoje pela manhã, aparentemente, algumas mensagens foram apagadas.

Zé Costa deixou o governo mas não se aliou a nenhum grupo existente da oposição, criando seu próprio espaço. Outros nomes continuam como pré-candidatos, como José Porfírio.

O grupo de vereadores da oposição, com ampla maioria na Câmara, tem se fortalecido, e pode até ter candidato a prefeito e vice, a depender da conjuntura. Neste contexto, pode ser o Presidente da Câmara, Pierre Santiago, ou outro vereador do grupo, que tem se mostrado unido.

Mas o nome que tem mais chances de unir a oposição é o ex-prefeito Pedro Barbosa, que foi para o PMDB. Segundo informações, Barbosa lidera algumas pesquisas, mas tem ainda que resolver uma pendência na justiça. Fontes afirmam que não devem haver grandes dificuldades, e que o ex-prefeito já estaria em pré-campanha. Aliás, sua filiação ao PMDB, na Zona Rural, já foi um ato político pensando no próximo ano.

Genaldi pode também não ser candidato, pois tem rejeição de contas de quando foi presidente da Câmara Municipal. Quanto à campanha de 2012, a liminar que o mantém no cargo atualmente está para ser julgada a qualquer momento em Brasília. O TRE de Pernambuco cassou seu mandato por irregularidades na prestação de contas.

Como se vê, a menos de um ano, não se sabe quem são os candidatos em São João, nem de um lado, nem de outro. O clássico seria Genaldi contra Pedro Barbosa, mas ele pode não acontecer. E por isto, vários outros nomes buscam se viabilizar para a disputa no município.

Processo Seletivo da UPAE GARANHUNS: Somente candidatos convocados devem participar da seleção‏



Encerram-se nesta sexta-feira (11) as inscrições para o Processo Seletivo da UPAE Garanhuns, que visa atualização de banco de reservas para diversos cargos. 

Os interessados devem acessar o site do IMIP (www.imip.org.br), efetuando a inscrição no campo “Trabalhe Conosco”, disponível no rodapé da página. Quem já possui cadastro no portal de currículos deve somente atualizar os seus dados. 

IMPORTANTE: Somente os candidatos convocados pelo IMIP, após análise curricular, devem participar da seleção, que ocorre no dia 15/12, às 10h, na UPE - Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns.

O Processo Seletivo será para os seguintes cargos, com suas respectivas cargas horárias: 

1. Técnico de Enfermagem – (44h/semanais – diarista)
2. Assistente Social - (30h/semanais - diarista)
3. Eletricista (44h/semanais – diarista)
4. Técnico de Informática (44h/semanais – diarista)
5. Farmacêutico (30h/semanais – diarista)
6. Assistente Administrativo – (44h/semanais – diarista)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.