quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Fundarpe divulga atrações habilitadas para o Carnaval de Pernambuco 2016 - Confira a relação!


Confira AQUI os projetos aprovados.

Centenas de artistas de palco e de rua estão habilitados a integrar a programação carnavalesca que vai animar diversos municípios pernambucanos. Através da Secult-PE/Fundarpe e Seturel/Empetur, o Governo do Estado torna público o resultado da análise de documentação referente à Convocatória do Carnaval 2016.

A habilitação das propostas foi realizada por equipes técnicas das instituições públicas envolvidas. Aquelas que foram consideradas inabilitadas neste primeiro momento, podem recorrer em até três dias úteis, ou seja, até 12 de janeiro.

Importante destacar que as propostas agora habilitadas não terão necessariamente sua participação assegurada na programação do Carnaval 2016, tendo em vista que a programação será definida em uma segunda etapa, por representantes das instituições estaduais e das prefeituras municipais onde acontecerão as apresentações. Serão considerados o perfil das tradições carnavalescas regionais e o orçamento destinado ao evento.

Confira AQUI os arquivos.

Pedro Falcão, um ano à frente da Reitoria da Universidade de Pernambuco

Pedro e Socorro, Reitor e vice da Universidade de Pernambuco



Mais que um sonho pessoal realizado, o nome de Pedro Falcão para a reitoria da Universidade de Pernambuco foi fruto de um projeto coletivo que integrou lideranças acadêmicas, professores, funcionários e estudantes, do interior e da capital. Com a professora Socorro Cavalcanti na vice, Pedro foi eleito reitor, e em 06 de janeiro de 2015, há exatamente um ano, assumia o cargo de tanta responsabilidade, mas que estava preparado para ele.

Pedro com Marcelino Granja, Secretário de Cultura/PE
Figura simples, de muitos amigos, Pedro Falcão é Doutor em Ensino de Ciências, e apaixonado pela sala de aula, onde se realiza. Mas despontou como grande administrador à frente da UPE Garanhuns, assumindo a interiorização da Universidade, abrindo campus em Salgueiro, Arcoverde, Serra Talhada, Caruaru, Palmares, além de gerenciar o Progrape, que chegou a inúmeros municípios, e o Prevupe, pré-vestibular da universidade. Acabou virando uma espécie de Pró-reitor de interiorização da universidade na gestão do professor Carlos Calado, função que não existia na instituição, até assumir a Pró-reitoria da administração, quando abriu um diálogo mais direto com sindicatos e associações. Em poucos meses se tornaria quase uma unanimidade. A repercussão de seu nome na capital pernambucana o levou a assumir por poucos meses a Secretaria-Executiva de Ciência e Tecnologia do estado, mas seu caminho estava traçado na Universidade, para onde retornou, tornando-se o candidato natural, e vencendo a eleição com apoio majoritário da comunidade acadêmica.

Neste 06 de janeiro, Pedro comemora a realização do sonho, mas com os pés na realidade. Conseguiu superar momentos difíceis das cobranças dos estudantes em alguns campus que exigiam do estado a realização de concursos públicos. Mesmo antes de assumir, Pedro já havia levado esta demanda ao governo. Com habilidade, dialogou com o governador Paulo Câmara em vários momentos, destravando concursos e investimentos, principalmente para as novas unidades do interior do estado.

Mas a Universidade não é somente as unidades de ensino, com pré-vestibulares, graduações, especializações, mestrados e doutorados, além de diversos cursos de extensão. Somam-se a sua estrutura três grandes hospitais na capital pernambucana: CISAM (Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros), PROCAPE (Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco) e o Hospital Universitário Osvaldo Cruz, que em um ano saiu de uma quase intervenção para ser reconhecido nacionalmente como referência, inclusive nos estudos sobre o Zika Vírus e a Microcefalia. Ainda há muito a fazer, mas os passos estão sendo dados na direção certa, conforme pode ser observado nos jornais, comparando com os momentos mais difíceis já superados.

Pedro Falcão e sua equipe de pró-reitores, além da vice-reitora Socorro Cavalcanti, têm visitado todas as unidades, ouvindo as demandas e agilizando decisões. Foram realizados convênios regionais com outras universidades, que possibilitam mobilidade estudantil, além de outras conquistas.

Ao mesmo tempo que a Universidade olha para dentro de sua instituição, amplia convênios internacionais para professores e estudantes, com universidades da Europa e da América Latina.

Precisávamos marcar esta passagem de um ano, mesmo de um ano difícil para grandes investimentos, mas a Universidade comemora uma gestão democrática, com ações que buscam a consolidação dos campi do interior e o reconhecimento da instituição como grande construtora de conhecimento científico, nas salas de aula e nos seus hospitais.

Instituída comissão para o Centenário da Hecatombe de Garanhuns





O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GARANHUNS, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelas Constituições da República e do Estado, sobretudo pela Lei Orgânica do Município,

CONSIDERANDO que em 15 de janeiro de 2017 ocorrerá o centenário da Hecatombe de Garanhuns, fato que nos situa na conjuntura politica, social, econômica e cultural da sociedade brasileira, ocorrido no inicio do Regime Republicano;

CONSIDERANDO que na temática de estudos e de publicações, a Hecatombe de Garanhuns tem ao longo dos anos provocando o surgimento de várias versões, concomitante a curiosidade de muitos pesquisadores e estudantes, e a História como Ciência da investigação possibilita construir novos conhecimentos, mas vivenciar o seu centenário não traz em seu bojo avaliações e julgamentos, mas conhecer seus principais personagens, seus desdobramentos e sobretudo, perceber que as aversões humanas desencadeada pela política tem muitas vezes em sua essência uma estrutura histórica em que aqueles grupos estão inseridos;

CONSIDERANDO que conhecer a Hecatombe de Garanhuns não se resume a sua passagem truculenta, mas nos remente a conhecer uma Garanhuns de progresso e exuberância, com seus cineteatros, cafés, saraus, bandas, estação ferroviária, cinemas, parques, praças e jardins, como também personagens que ocuparam os principais cargos do município e que contribuíram para a história de Garanhuns;

CONSIDERANDO por fim, a importância histórica, política e cultural de tal episódio para as novas gerações.

DECRETA:

Art. 1º - Fica criada a Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe, que será constituída pelos seguintes participantes:

I – PMG – Prefeitura Municipal de Garanhuns

II – PMPE – Policia Militar de Pernambuco

III – Diocese de Garanhuns

IV – Igreja Presbiteriana Central

V – Família Brasileiro

VI – Família Jardim

VII – Família Ivo

VIII – Câmara de Vereadores

IX – CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas

X – Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns

Art. 2º. O presente decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO MUNICIPAL CELSO GALVÃO, em 05 de janeiro de 2016.

APARECIDA ROSEANE QUEIROZ QUIDUTE
Prefeita em Exercício

Mais de 100 Concursos Previstos para 2016 – IBGE, PRF, Banco do Brasil, INSS...



Excelentes oportunidades serão ofertadas nos próximos concursos! Mais de 138.168 vagasdevem ser abertas em todos os níveis nos principais concursos previstos. Confira:

• IBGE contratará 82 mil temporários para Censo Agropecuário. https://goo.gl/gJiZUW

• TRF 2 deve publicar novo edital de concurso em março de 2016. https://goo.gl/r7HySB 

• MTE: 2.077 vagas previstas de níveis médio e superior. https://goo.gl/ey5fdf
• Banco do Brasil: edital de novo concurso com vagas em 7 estados será divulgado em breve. https://goo.gl/bHvKTM
• TRE/SP abrirá concurso público em 2016. https://goo.gl/uLzvbi

• Concurso do CRC SP deve sair ainda em dezembro. https://goo.gl/XsfyK1
• Concurso do DETRO RJ aguarda aval do governador. https://goo.gl/iqVHom
• PC MT deve abrir concurso para delegado em breve. https://goo.gl/1Xj02m
• Concurso para auditoria do SUS está em definição: serão 160 vagas. https://goo.gl/nD7kaY

• IBGE oficializa FGV como organizadora de concurso para 600 cargos efetivos. https://goo.gl/0PjcPN

• PRF: 1,5 mil vagas de nível superior para Policial Rodoviário Federal. https://goo.gl/GVvX8F
• Prefeitura de São Paulo vai abrir mais de mil vagas na Secretaria da Saúde. https://goo.gl/SJ0e26

• Secretaria Municipal de Educação de São Paulo abrirá 2.427 vagas. https://goo.gl/WCGly7
• PC DF abrirá concurso com 100 vagas para perito. https://goo.gl/rnuRxg
•TCE PA define organizadora de próximo concurso.https://goo.gl/lh2Y77

• Receita Federal: previsto novo concurso com 2.000 vagas. http://goo.gl/IWqGnH

• TRE TO define organizadora de concurso. https://goo.gl/0shcrm
• CGU: concurso com 1.541 vagas de níveis médio e superior será aberto. https://goo.gl/naLDlL
• Abin: órgão aguarda autorização para abrir concurso com 80 vagas. https://goo.gl/LFWg3y
• Governo do Acre autoriza concursos para DPE e Imac. https://goo.gl/Z4hAju
• CRB 4 abrirá concurso para auxiliar administrativo e bibliotecário fiscal https://goo.gl/dSbq9N
• FUNAI: edital de novo concurso deve sair apenas em 2016. https://goo.gl/trmSrq
• INPE: novo concurso com 68 vagas nas Carreira de Pesquisa em Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Tecnológico. http://goo.gl/gZjQYO
• Ministério da Fazenda: volta a tramitar no MPOG pedido com 9.289 vagas para os níveis médio e superior. https://goo.gl/4qHe7y
• Aprovada criação de 8 mil cargos na administração pública federal, nas áreas de educação, saúde e segurança. https://goo.gl/k2xCOa
• DNIT: novo concurso com 1.131 vagas em fase de planejamento. https://goo.gl/FZQYTZ
• Senado Federal: previstas 1.139 vagas em novo concurso. http://goo.gl/tVBNm6
• CNMP: 120 novos cargos de níveis médio e superior. https://goo.gl/BsjzjS

• Edital para concurso da Ceagesp está previsto para dezembro. https://goo.gl/h6F1qf
• ALEP (PR): previsto concurso com salários de até R$ 9 mil. https://goo.gl/UxuD9N
• Amlurb (SP) define organizadora para concurso com 176 vagas. https://goo.gl/RSZZDG
• ALMS: autorizado concurso para os níveis médio e superior, previsão de até 250 vagas. https://goo.gl/M10yRy
• MP RJ: edital deve sair em dezembro para 205 vagas com remunerações de R$ 4,9 mil a R$ 7,6 mil. https://goo.gl/xipRfo
• Ministério da Saúde: novo concurso com 469 vagas para os níveis técnico e superior. https://goo.gl/lQy27M
• ANTT: em breve concurso com 670 vagas de níveis médio e superior. http://goo.gl/iVokkG
• FUNASA: concurso com 448 vagas para os níveis médio e superior em fase de planejamento. https://goo.gl/xaHgtT
• TSE: aprovada criação de 108 vagas de analista e técnico e mais 426 cargos e funções comissionadas. https://goo.gl/S8v0bD
• Proposta da Câmara dos Deputados deve criar 1.676 cargos nos TRF’s 1, 2, 3, 4 e 5. http://goo.gl/txrVw2
• TRE-PE: selecionada organizadora de próximo concurso com 10 vagas https://goo.gl/bkcRqU
• TRT 10 (DF): Comissão aprova criação de 45 novos cargos no TRT 10 https://goo.gl/svHvgV
• TRT 20 (SE): prorroga prazo de contrato com organizadora de próximo concurso. https://goo.gl/g0ia5P
• TRT 2 (SP): Projeto de Lei criará 1.827 vagas, divididas entre cargos comissionados, e concurso para os níveis médio e superior. http://goo.gl/TRmMoJ
• TRT 4: concurso com 273 vagas em fase de planejamento.  https://goo.gl/vB9nnS
• TRT 5 (BA): aprovada criação de 49 cargos de Analista Judiciário – Especialista em Tecnologia da Informação. https://goo.gl/wFzc4Y
• Edital da CODHAB DF sairá após decisão judicial. https://goo.gl/Rnqx8t
• TJ AL: contratará 280 servidores de 1.º grau em novo concurso. http://goo.gl/VErXCb
• TJ PR: definida comissão de concurso para nível médio e superior. http://goo.gl/n1aIk0
• Comissão aprova criação de 82 cargos de Juiz de TRF. https://goo.gl/tiikPv
• Sancionada lei que cria 332 cargos em diversos TRE’s. https://goo.gl/yGl2Ok
• Banco do Nordeste (BNB): previsto novo concurso para nível superior. https://goo.gl/44nUKd
• CEAGESP: definida organizadora de próximo. concurso https://goo.gl/AwkY0v
• CEITEC: Iades escolhida como organizadora. concurso https://goo.gl/1HNlNk
• PM SP: concurso com 2 mil vagas deve sair em novembro. https://goo.gl/7OdFMR
• Polícia Civil/PA: Funcab definida como organizadora de concurso. https://goo.gl/c4sJD2
• Ação pública contra o Governo do Piauí solicita concurso público com 1.000 vagas para o sistema penitenciário. https://goo.gl/1elIzO
•TCM/RJ define organizadora de concurso público para técnico de controle externo, serão 15 vagas. https://goo.gl/MGl5pg
• DPE PR: novo concurso com 8 vagas + CR para diversas funções no quadro de pessoal de órgão. http://goo.gl/7YleXZ
• DPE ES: previsto para 2016 concurso com 10 vagas + CR para Defensor com salário de até R$ 10 mil. https://goo.gl/41QdRa
• CODHAB/DF: definida organizadora de próximo concurso que oferecerá 300 vagas. https://goo.gl/GYcRjt
• CNPq: autorização para concurso com 299 vagas de nível médio e superior deve sair em breve. http://goo.gl/hLhAqB

• PGE MT: novo concurso para Procurador. https://goo.gl/hYSuie

• MP RN: definida organizadora de concurso com 19 vagas para os níveis médio e superior. https://goo.gl/4xA68Z
• PC PE: definida Cespe como organizadora de concurso com 966 vagas. https://goo.gl/4Fg8ql
• PM PA: abrirá 2.194 vagas de níveis médio e superior. Salários de R$ 2.461,60 a R$ 5.489,43.https://goo.gl/XZHKdL
• PM GO: novo concurso com 1.500 vagas para Soldados. https://goo.gl/2y61Ar
• PM AM: previsto novo concurso com 5.000 vagas em 2016. https://goo.gl/yZsKmf 
• UFCG/PB: previstas 663 vagas em parceria com a EBSERH para dois hospitais. https://goo.gl/6S5UmL
• Detran-SE: previsto para 2016 concurso com 100 vagas para vistoriador de trânsito. https://goo.gl/5xIXPH
• Mais de 600 vagas para professores serão abertas no estado de São Paulo (Etecs e Fatecs). https://goo.gl/cAZ6yZ
• SME RJ: previstos dois concursos com total de 240 vagas para Professor de Educação Física e Agente Educador. https://goo.gl/KJOoR2
• CPRM: confirmado concurso com 52 vagas para técnico em geociência. https://goo.gl/Prq5h9
• CRO PR: em breve sairá edital de concurso para todos os níveis de escolaridade, organização será feita pelo Instituto Quadrix. https://goo.gl/ZKD4L1
• Artesp: definida comissão de concurso para 322 vagas de nível médio e superior, salários de R$ 2.777,00 a R$ 8.500,00.https://goo.gl/v8xkPZ
• CRP 16 (ES): edital previsto para dezembro com vagas para os níveis médio e superior. https://goo.gl/q1Mjyh
• Sercomtel (PR): previsto concurso com 25 vagas para 2016. https://goo.gl/HZCWVd
• Cedae (RJ): edital de novo concurso previsto para fevereiro. https://goo.gl/ONQsJp
• Prefeitura de São Paulo: autorizado concurso com 2.472 vagas para professores. https://goo.gl/AcpO8c
• Adepará: novo concurso com 147 vagas de níveis médio e superior deve sair em breve. https://goo.gl/iJMW0k
• CNEN: novo concurso com 495 vagas para os níveis médio, médio/técnico e superior em fase de planejamento. https://goo.gl/NHFTLZ
• IMBEL: Cetro definida como organizadora de novo concurso, vagas serão para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. https://goo.gl/oslR6p
• Iases (ES): aprovada a criação de 730 vagas temporárias. https://goo.gl/NOzQ59

• Centro Paula Souza (SP): 1.508 vagas para os níveis médio e superior com remuneração de até R$ 5,8 mil. https://goo.gl/kXtFuW
• Agência Nacional de Águas: novo concurso com 32 vagas em 2016.https://goo.gl/gf8gFC


aprovaconcursos_Questoes_concursos_mkt_728x90

Vistoria de caminhões para Operação Pipa segue em Garanhuns. SAIBA MAIS!



A Operação Pipa do Agreste Meridional e parte do Sertão pernambucano segue até esta sexta-feira (08), em Garanhuns. Com o objetivo de garantir que a água que é consumida pela população seja de boa qualidade, a vistoria dos caminhões-pipa está sendo realizada por meio de parceria entre o 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMTz), a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. A ação, que iniciou entre os dias 28 e 31 de dezembro, reinicia na segunda-feira (04), visando contratar novos pipeiros para o transporte de água potável e renovar contratos já existentes.

De um modo geral, a vistoria consiste em verificar as condições gerais do veículo, e credenciar os motoristas, após verificação da documentação exigida. Na ação, são avaliadas a situação dos pneus, as condições de limpeza do tanque e a parte mecânica e estrutural dos caminhões. Após ter o seu veículo analisado, os motoristas passam por uma etapa de credenciamento, na qual a documentação exigida é verificada. Para o credenciamento são necessários documentos como CPF ou CNPJ, declaração dos carros-pipa na empresa, comprovante de residência, documentação do veículo, declaração da fonte, entre outros.

A vistoria está sendo realizada no 71BIMTz, localizado às margem da BR 423, ao lado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para ter o seu veículo vistoriado é necessário o agendamento prévio, que está sendo realizado no prédio do batalhão ou pelo telefone (87) 3762-2000. Após a vistoria e o credenciamento, será realizado o sorteio para anunciar os veículos que estarão aptos a transportar água potável e os que ficarão na lista de espera, enquanto normalizam irregularidades encontradas, se for necessário.

Texto e foto: Ruthe Santana

Elba Ramalho canta em Tamandaré no Dia da Consciência Cristã



O próximo dia 23 de janeiro será um momento de reflexão, oração e alegria para a comunidade católica. A Paróquia de Tamandaré, conduzida pelo Pe. Arlindo Júnior, realiza, na Arena do Tamandaré Fest, a partir das 16h, a terceira edição do Dia da Consciência Cristã. O evento, que terá como principal atração a cantora Elba Ramalho, contará também com as participações do Pe. João Carlos, Frei Damião, Dudu do Acordeom, Almir Rouche, Anna Alves e Viviane Arruda.

Padre Arlindo Júnior comanda a festa católica
A celebração, que tem uma expectativa de público de mais de 10 mil pessoas, começará com a realização de uma missa, dentro da própria arena. Logo depois, o público poderá conferir as apresentações dos artistas convidados.

O Dia da Consciência Cristã é realizado anualmente com o intuito de evangelizar e celebrar a vida, além de garantir a continuidade de dois projetos sociais no município de Tamandaré. O primeiro deles é a Creche Padre Enzo, iniciativa que beneficia atualmente beneficia mais de 500 crianças carentes, com idades de 2 a 14 anos. O segundo trabalho é a Rede de Voluntários Sementes do Bem, que já conta com o apoio de cerca de 30 profissionais, entre médicos, dentistas, assistentes sociais, psicopedagogos, farmacêuticos, advogados, professores de capoeira e músicos. O grupo de voluntários, muitos moradores de outras cidades, presta atendimento à população carente de Tamandaré sempre que está de passagem pela cidade, normalmente nos momentos de férias e feriados.

Serviço:
O que é: Dia da Consciência Cristã - Ano 3
Atrações: Elba Ramalho, Padre Arlindo, Padre João Carlos, Frei Damião, Dudu do Acordeom, Almir Rouche, Anna Alves e Viviane Arruda.
Local: Arena Tamandaré Fest
Dia/Hora: 23 de janeiro de 2016, a partir das 17hs


Ingressos: R$20,00

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.