segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Polo Naval de Pernambuco: Paulo tem reuniões Petrobras e Transpetro



As direções da Petrobras e da Transpetro informaram nesta segunda-feira (11.01), ao governador Paulo Câmara, que as empresas têm todo interesse em assegurar a sustentabilidade do polo naval de Pernambuco. Paulo se reuniu com o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Ivan Monteiro, o novo presidente da Transpetro, Antonio Rubens, e com o gerente de Abastecimento e Logística da Petrobras, Claudio Mastella.

O governador falou da sua preocupação com o possível cancelamento de contratos da Transpetro com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e o Estaleiro Vard Pomar. “A direção das duas empresas nos informou que é estratégica a manutenção do polo naval pernambucano, até pela alta qualidade do serviço prestado nos últimos anos. Há um processo de negociação entre a Transpetro e os estaleiros. O Governo de Pernambuco está à disposição para ajudar nesse processo”, informou Paulo Câmara.

De acordo com o governador, Pernambuco mostrou que conseguiu formar uma mão-de-obra altamente qualificada para atender o polo naval e o Estado também investiu cerca de R$ 2 bilhões para construir obras de infraestrutura que viabilizaram a vinda para Suape dos dois estaleiros. Os secretários Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico) e Marcio Stefanni (Fazenda), e o deputado federal Fernando Monteiro acompanharam a audiência.

BNDES – O governador Paulo Câmara também se reuniu, no início da tarde desta segunda-feira, com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. Na pauta da conversa, a apresentação de um projeto de financiamento para obras hídricas em Pernambuco. Na última reunião dos governadores com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, sinalizou a liberação dos Estados para obterem empréstimos a serem destinados a obras para combate à seca.

Confira o Ranking das operadoras em Garanhuns

O infográfico abaixo mostra os dados das redes 2G, 3G e de Voz, conforme as informações da Anatel, os dados são referentes a cidade de Garanhuns e analisa o percentual da qualidade dos serviços. 

Clique no link para uma visualização ampliada: http://i.imgur.com/PFjJQH8.gifv

A realização é da equipe do App Garanhuns e a criação é da Arretada Comunicação.


GARANHUNS: Secretários ignoram prefeita Rosa Quidute

A vice-prefeita de Garanhuns, Rosa Quidute (PSB), assumiu o cargo de chefe do executivo municipal durante a viagem a Europa do titular, Izaías Régis, mas parece que o prefeito deixou o governo travado, sem que Rosa pudesse fazer muita coisa.

Durante o período, a prefeita recebeu populares e lideranças políticas no gabinete, que ficou com estrutura reduzida. Aproveitou e visitou comunidades, resolveu questões de abastecimento de água junto à Compesa, e principalmente, buscou atender a população e a justiça em duas grandes ações, a criação do segundo Conselho Tutelar, e a convocação de aprovados no Concurso Público. As duas situações, Izaías Régis poderia ter resolvido, mas preferiu protelar.

Contudo, a prefeita em exercício sentiu muita dificuldade com alguns dos secretários, que não deram satisfação, desligaram celulares, desviaram contatos e dificultaram qualquer medida que a prefeita pensasse em tomar. Rosa chegou a ir em secretarias e não encontrar os chefes. Estas ausências dificultaram várias medidas que a prefeita precisava tomar.

Vale lembrar que nenhuma delas era uma maluquice, mas ações que beneficiam diretamente à população. Por exemplo, municípios menores, segundo o IBGE, já contam com duas, ou até mais equipes de conselheiros tutelares, para atender crianças, adolescentes e famílias em situação de risco social. A própria justiça, atendendo o Ministério Público, já havia se manifestado pela criação. Segundo informações, a liminar junto ao Tribunal de Justiça que barrou o segundo conselho partiu da própria prefeitura, mesmo Rosa Quidute tendo enviado o Projeto de Lei para a Câmara pedindo a aprovação da segunda equipe no município. Foi a prefeitura contra a própria prefeitura.

O chamamento do Concurso Público é obrigatório, mas a atual gestão vem protelando, Rosa Quidute tomou a decisão correta. Fez a convocação de 59 aprovados, dando prioridade à Educação, já que iniciou o planejamento para o ano letivo e as aulas começam depois do carnaval.

Provavelmente, Izaías não contava ou não gostaria que a prefeita, no exercício do cargo, tomasse medidas deste tipo, e procurou evitar a criação de despesas, ou atividades com fim político, já que antecipou que não terá mais a vice na chapa de sua reeleição. 

Os secretários, não todos, ignoraram a prefeita em exercício, e por ter sido tão claro, fica a impressão de ter sido intencional.

Será difícil que Izaías volte a entregar o cargo a Rosa durante o ano.

Gravatá Jazz Festival terá desfile de carros antigos e Mardi Gras de Nova Orleans

Street Jazz, de Garanhuns, comanda Mardi Gras em cortejo pelas ruas de Gravatá. Foto: Reprodução da internet


A menos de um mês do início do carnaval, mais detalhes vão sendo desenhados no circuito alternativo do estado. O Gravatá Jazz Festival, que ocorre entre 6 e 9 de fevereiro, em Gravatá, Agreste pernambucano, terá - além dos shows com instrumentistas do gênero, como ocorria anualmente em Garanhuns - formato de Mardi Gras. Esse é o nome dado ao carnaval de Nova Orleans, nos Estados Unidos, conhecido pelo desfile de fantasias com máscaras de gesso, figurinos antigos e colares de conchas. 

A festa, que teria origem na colonização francesa (Mardi Gras significa, em tradução livre do francês, Terça-feira Gorda) em algumas partes do continente americano. As cores do Mardi Gras são verde, dourado e roxo, que simbolizam poder, fé e justiça. Originalmente, as mulheres exibiam os seios em troca de colares de conchas, ainda no século 17. “É um símbolo do carnaval jazzistico de New Orleans, tem forte apelo turístico”, explica Giovanni Papaleo, idealizador do festival.

Em Pernambuco, o Mardi Gras será realizado em formato de cortejo pelas ruas de Gravatá, com mascarados e instrumentistas regidos pelo maestro Jazziel Leite, lider da Street Jazz Band de Garanhuns. Carros antigos também desfilarão ao som de clássicos do jazz das décadas de 1920 e 1930.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.