sábado, 23 de janeiro de 2016

Governo do Estado fortalece parceria com municípios pernambucanos‏




O compromisso do Governo de Pernambuco com o desenvolvimento municipalista foi reafirmado, nesta quinta-feira (21.01), com a assinatura simbólica, pelo governador Paulo Câmara, do termo de adesão dos aprovados no edital do Escritório de Projetos (EP). O ato, realizado no Palácio do Campo das Princesas, antecede a liberação de recursos para os municípios e consórcios municipais pernambucanos para realização de projetos de engenharia.

O chefe do Executivo estadual elogiou o “olhar de futuro e de planejamento” presente nas propostas apresentadas pelos municípios e consorciados. “Para nossa satisfação, eles tiveram um foco muito grande em ações fundamentais para o futuro dessas cidades, que é o saneamento, aterros sanitários, além das questões ambientais e relacionadas ao urbanismo, o planejamento das cidades e também a saúde", ressaltou.

Criado com o objetivo de apoiar os gestores municipais, especialmente para atravessar o período de crise econômica nacional, o EP selecionou 48 propostas – 12 consorciadas e 36 individuais - que vão beneficiar 116 cidades pernambucanas. Com aporte total de R$ 10 milhões em investimentos, os recursos contemplam propostas nas áreas de urbanização (22), ambiental (13), saneamento (12) e saúde (1).

A maior parte das propostas selecionadas pelo EP é voltada para a urbanização dos municípios. Obras que contemplam desde a construção de anéis viários a abastecimento d’água. A área ambiental ficou em segundo lugar, contemplando, especialmente, projetos relacionados ao tratamento dos resíduos sólidos. Os projetos selecionados atendem municípios do

Desemprego em Garanhuns


Garanhuns fechou em 2015 um total de 290 postos de trabalho com carteira assinada, destes 186 foram no comércio. O saldo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do ano foi resultado de 4.580 contratações e 4.870 demissões, conforme divulgação feita pelo ministério nesta quinta-feira, 21.

O dado do ano passado mostra deterioração na situação do emprego, se comparado com o ano anterior. Em 2014, o quadro foi melhor sendo geradas 226 vagas formais. O Saldo do ano passado também tinha sido negativo mas, como á série é feita com ajuste, quando se incluiu dados entregues com atraso pelas empresas, a situação se inverteu e a Cidade das Flores registrou mais contratações do que demissões ( 5.341 CONTRATAÇÕES/ 5115 DEMISSÕES)

Comércio tem queda no nível de emprego em Dezembro

No mês de dezembro de 2015, o comércio de Garanhuns fechou fechou 40 vagas formais de emprego, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) são fruto de 139 contratações e 179 demissões no setor que mais emprega na cidade e em um mês onde geralmente as vendas aumentam com as compras de Natal. O resultado foi inferior ao registrado em dezembro de 2014, quando o dado ficou negativo em 76 vagas pela série sem ajuste, que não considera dados enviados com atraso pelas empresas. Se pegarmos todo o ano de 2015, o comércio de Garanhuns contratou 2.254 e demitiu 2.440 formando um saldo negativo de 186 postos de trabalho fechados.

AGORA COMIGO: Se em dezembro, que é geralmente um mês bom para o comércio, que faz mais contratações, o saldo foi negativo para o emprego, imaginem o que pode acontecer daqui pra frente, com a crise instalada no país e as expectativas ruins para 2016.

É hora de poupar, evitar dívidas e usar a criatividade.

Débora segue forte para reeleição em São Bento do Una

Débora parte na frente em São Bento do Una
Colocamos a primeira enquete no ar envolvendo as campanhas municipais. Em São Bento do Una a prefeita Débora Almeida (PSB) é candidata à reeleição, e parece ter amplo favoritismo sobre Washington Cadete (PTB). 

Apresentada pelo ex-prefeito Aldo Mariano, o padre retornou de Santa Catarina, e parece não estar disposto a influenciar na mudança no quadro no município. Aliás, Aldo já é o favorito à sucessão da prefeita.

Tempo ruim para Washington Cadete, que parte atrás de Débora agora e pode ter que enfrentar Aldo na próxima.

Vamos ao resultado da enquete, que mesmo não tendo valor científico, eu ousaria dizer que está próximo da realidade.

ELEIÇÕES 2016: Quem vence a disputa para prefeito de São Bento do Una?

Débora Almeida 56.44% (149 votos)
Washington Cadete 34.85% (92 votos)
Outro 8.71% (23 votos)
Total: 264 votos

Ronaldo Ferreira tem contas rejeitadas em Brejão e está inelegível


Conforme o blog já havia antecipado, o prefeito de Brejão, Ronaldo Ferreira, não poderá ser candidato à reeleição. A Câmara de Vereadores do município seguiu recomendação do Tribunal de Contas do Estado, e por seis votos a três votos, rejeitou as contas do prefeito referentes ao ano de 2013. O problema maior teria sido o investimento menor que o previsto em lei na educação no município.

A reunião na Câmara Municipal aconteceu nesta sexta-feira (22), e segundo informações foi bastante tensa.

Esta semana, em uma enquete polêmica, buscamos saber dos nossos e-leitores sobre a campanha para prefeito na cidade, e nela já ficava claro que seu Ronaldo estava fora do páreo. O grupo de Ronaldo Ferreira segue em peso para o pecuarista Janduhy Bezerra.
 
A derrota do prefeito mostra perda de força no município e o crescimento do ex-prefeito Sandoval Candegue.

A PRESERVAÇÃO DE PRÉDIOS HISTÓRICOS DE GARANHUNS‏ - Por Ivan Rodrigues



A propósito de um bom debate levantado no Facebook, sobre a demolição do “castelinho” de Dr. Rubem, dirigi um comentário aos amigos Antônio Ricardo e Wanderley, ajudando com minha memória a esclarecer algumas dúvidas e, ao mesmo tempo, suscitar uma questão fundamental para o resgate da História de Garanhuns:

“Vocês estão certos quanto as observações sobre a natureza e reconhecimento da importância de certos prédios e logradouros, tidos como históricos e marcantes. Faz-se necessário um processo legal para esse reconhecimento.Quanto ao "antigo Forum" da Dantas Barreto, ele ainda está lá e não tem nada de histórico. Vocês, na verdade, estão falando do prédio que abrigou as Mercedárias por algum tempo, depois o Colégio Meridional e hoje é um estacionamento. No meu tempo de menino - e bote tempo nisso - abrigou o Hotel Mota e lembrem que sou um aldeão da Rua Dantas Barreto onde me criei. Lamentável, mas existe um péssimo costume em nossa terra de assistir os malfeitos sem reclamar e, somente muito tempo depois, é que vem o lamento e a constatação da desgraça ocorrida. Porque esperar que as coisas aconteçam e depois, tardiamente, ficar buscando culpados ?

Somos todos responsáveis, queridos amigos, por conta de nossa passividade. A sabedoria popular diz que quando os bons se afastam pelo desencanto, os maus tomam conta de tudo pela perversidade. Porque não acender uma vela ao invés de reclamar da escuridão e somente fechar a porta depois da casa arrombada? Porque, ao invés da cômoda omissão, não assumir uma ação propositiva e  concreta para, previamente, estabelecer critérios e pressupostos destinados à uma segura salvaguarda de imóveis a serem protegidos?

Já que o Poder Público não assume a proteção dos nossos monumentos, porque não exercitamos melhor a nossa cidadania, mediante a iniciativa de um movimento no sentido de promover um LEVANTAMENTO SÉRIO E FUNDAMENTADO de todos os prédios e áreas que, por sua importância na vida da cidade, exigiriam ser preservados?

Mesmo sem consulta, duvido que não contássemos para isso com o apoio do Instituto Histórico de Garanhuns (aí companheiros!), da Seção local da OAB, da Academia de Letras, dos centenários Colégios de Garanhuns, das Lojas Maçônicas, dos Clubes de Serviços, dos Blogs de todas as tendências – com especial menção aos arquivos do amigo Anchieta Gueiros, e o Grupo “Fatos e Fotos Antigas” lideradas por Corina Valença; além de todos os cidadãos, enfim, com as contribuições de seus registros familiares.

Vamos fazer a nossa parte, para depois reclamar! Estou (meio) velho e cansado, mas pronto para a luta. Não é uma boa ideia e uma boa briga, valendo a pena encarar ?

Com carinho de sempre, Ivan Rodrigues.




Você concorda com o tombamento dos prédios históricos?
Claro, a cidade precisa preservar sua memória.
Não. O Desenvolvimento não combina com prédios antigos.

É DE GRAÇA: Tudo sobre o Pré-Vestibular Cidadão da AESGA



INSCRIÇÃO PARA O PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO DA AESGA

Os interessados devem fazer sua inscrição na SALA 35 da AESGA,  nos dias 25, 26, 27 de janeiro,  no horário da tarde. O resultado da seleção será divulgado dia 3 de fevereiro.

PRÉ-VESTIBULAR CIDADÃO DA AESGA:

1. Este curso é realizado por uma equipe de educadores e profissionais em trabalho voluntário, e é destinado exclusivamente à alunos que não possuem condições de pagar por um cursinho privado. Sendo assim: 

1.1. É vetada a participação de alunos originários de colégios particulares, salvo em caso de alunos com renda familiar de um salário mínimo e meio comprovadamente.

1.2. É vetada a participação de alunos com mais de quatro reprovações em disciplinas obrigatórias em qualquer uma das três séries do Ensino Médio. 

1.3. No ato da inscrição, basta levar 2kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues para instituições de caridade.

2. A concessão de vagas é estabelecida na seguinte ordem de importância: primeiro, a partir da aprovação do cadastro; segundo no caso de ex-alunos do próprio curso com desempenho avaliado por sua participação presencial em sala de aula por uma banca de professores.

3. O candidato se compromete moralmente a, uma vez matriculado, se dedicar intensamente aos estudos visando a sua aprovação nos vestibulares pretendidos, não extrapolando o limite de 25% de faltas e a respeitar as regras estabelecidas de horários de aula, disciplina, bem como os integrantes da equipe de professores, colaboradores, e colegas de sala. 

O curso possui vagas limitadas, sendo 30 vagas para novos alunos e 10 para ex-alunos para o primeiro período (tarde) e 40 vagas para o segundo período (noite). Por isso, colabore com a veracidade dos dados a serem declarados abaixo, e ajude a construir um país mais justo, honesto e igualitário. Respeite o trabalho voluntário, permitindo que ele chegue à quem realmente precisa e merece. 

Coordenação de Extensão da AESGA
Prof. Ornilo Lundgren Filho

Sem Festival de Jazz, Prefeitura de Garanhuns divulga programação oficial do Carnaval



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, acaba de divulgar a programação oficial do “Carnaval de Garanhuns 2016”. O evento será realizado no período de 06 a 09 de fevereiro, nos bairros Magano e Boa Vista.

SÁBADO (06) - MAGANO (14h às 18h)
- Show Evaristo e Banda
- Desfile Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha
- Banda Astúcia do Samba

DOMINGO (07) - MAGANO (12h às 18h)
- Desfile apresentação do Projeto Batuque
- G.S. FrevOrquestra/S. João
- Desfile Bloco dos CRAS (Garanhuns e Iati)
- Desfile Bonecos Gigantes de Venturosa
- Show Banda Makette Brasil

SEGUNDA-FEIRA (08) - BOA VISTA (12h às 19h)
- Orquestra-Bloco Boneco Doido – desfile e apresentação
- Maracatu Estrela Nascente/Correntes
- Desfile Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha
- Bloco Lírico “Damas e Valetes de Olinda”
- Show Belinha Lisboa

TERÇA-FEIRA (09) - BOA VISTA (12h às 19h)
- Marcelo Francisco – “Netinho em Qualquer Estação” Show Tributo
- Boi Maracatu e a Cobra da Bixiga Lixa/Arcoverde
- Orquestra O Bloco Lírico / Desfile do Bloco do CRAS (Garanhuns e Iati)
- Show Kiara Ribeiro


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.