segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

VOLTA ÀS AULAS NO CSJD

É com imensa alegria que a família Joana D´Arc recebe seus alunos, em uma manhã de novas descobertas, aprendizados e brincadeiras.
Sejam todos bem vindos a sua segunda casa, que possamos juntos, traçar um novo caminho em busca do conhecimento.

Família Joana D´Arc há 31 anos fazendo a diferença em Garanhuns e região.



Cesar Menotti e Fabiano em Canhotinho


Programação dos Cursos da Escola de Contas Públicas do TCE de Pernambuco


Depois do feriado do carnaval, a Escola de Contas Públicas oferece uma programação diversificada de capacitações presenciais. Auditoria em Folha de Pagamento; Desenvolvimento de Equipes; Instrução do Processo de Dispensa e Inexigibilidade de Licitação; e Gestão e Fiscalização de Contratos são alguns dos cursos disponíveis na modalidade presencial. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas neste link ou pelo site:

Os outros cursos presenciais são: Elaboração e Gestão de Contratos Administrativos; Avaliação de Procedimentos de Controle Interno; Redação Oficial, Correção Gramatical e o Novo Acordo Ortográfico; Oratória Executiva de Alta Performance;Relações Interpessoais; Gestão Estratégica com Pessoas na Administração Pública; Encerramento do Exercício, Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público; e Administração Pública e o Modelo Gerencial.

Os cursos presenciais estão programados para serem realizados no prédio-sede, na Avenida Mário Melo, 90 – Boa Vista, e no anexo, localizado na Rua da Aurora, 763 – Boa Vista, ambos no Recife. Mais informações no (81) 3181.7953 ou no www.facebook.com/ecpbg.

Programação:

Auditoria em Folha de Pagamento
15/02 a 18/02 – 20h/a - 13h30 às 18h

Desenvolvimento de Equipes
15/02 a 18/02 – 20h/a - 13h30 às 18h

Instrução do Processo de Dispensa e Inexigibilidade de Licitação - Requisitos e Elementos
15/02 a 18/02 – 20h/a - 13h30 às 18h

Gestão e Fiscalização de Contratos
15/02 a 18/02 – 20h/a - 13h30 às 18h

Elaboração e Gestão de Contratos Administrativos
15/02 a 18/02 – 20h/a -13h30 às 18h

Gestão Estratégica com Pessoas na Administração Pública
22/02 a 25/02 – 20h/a - 13h30 às 18h

Avaliação de Procedimentos de Controle Interno
22/02 a 25/02 – 20h/a - 13h30 às 18h

Redação Oficial, Correção Gramatical e o Novo Acordo Ortográfico
22/02 a 26/02 – 25h/a - 13h30 às 18h

Oratória Executiva de Alta Performance
22/02 a 25/02 – 20h/a - 13h30 às 18h

Relações Interpessoais
29/02 a 03/03 - 20h/a - 13h30 às 18h

Encerramento do Exercício, Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público
29/02 a 03/03 – 20h/a - 13h30 às 18h

Administração Pública e o Modelo Gerencial
29/02 a 03/03 – 20h/a - 13h30 às 18h

Atenção: o prazo limite para inscrição em cursos é até a quarta-feira da semana anterior à data de início do curso, não havendo exceções. É necessário também que a Nota de Empenho seja entregue até a mesma data, para que possamos cobrir o custo com o material didático e entregá-lo sem atrasos.

Microcefalia e Assistência Social serão temas de seminário estadual‏ em Pernambuco. INSCRIÇÕES ABERTAS!



Estão abertas as inscrições para o seminário estadual “Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais”. O encontro é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e terá o objetivo aprofundar as discussões das demandas de microcefalia com gestores e técnicos da área socioassistencial dos municípios pernambucanos e órgãos envolvidos.

O evento busca alinhar a importância do papel da assistência social no acompanhamento e inserção das famílias no Cadastro Único e demais programas sociais por meio da discussão de propostas e sugestões de ação. O seminário acontece no dia 25 de fevereiro, no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), das 9h às 17h.

As inscrições poderão ser feitas até 24 de fevereiro. É só preencher o formulário online disponível nos sites da SDSCJ e do Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social – Sigas/PE. 
ou através do link https://goo.gl/7VBd9u

Estão sendo disponibilizadas, ao todo, 500 vagas.

Além de gestores e técnicos da área socioassistencial, o evento é aberto para conselheiros municipais de assistência social e saúde, representantes de classes profissionais e estudantes de áreas relacionadas. Todos os participantes receberão certificado.

O seminário “Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais” é uma das ações desenvolvidas pela SDSCJ para fortalecer uma agenda de ações de atendimento aos casos de famílias com crianças, sejam elas nascidas ou intra-útero, identificadas com microcefalia em Pernambuco.

PARCEIROS – O encontro será realizado em parceria com vários órgãos. Além da Fafire, os conselhos regionais de Serviço Social (CRESS), de Psicologia (CRP), o Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), e os conselhos estaduais de Assistência Social (CEAS) e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED).

DADOS – Estudos relacionados ao perfil social das famílias com casos notificados estimam que 70% destas estão em situação de extrema pobreza. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em 27 de janeiro, 1.125 casos eram investigados em Pernambuco – no Brasil, havia a investigação de 3.448 ocorrências.

Pernambuco foi primeiro estado a identificar suspeitas de microcefalia no país. Os casos investigados em solo pernambucano representam 32,63% do total registrado em todo o Brasil, liderando essa lista. O Nordeste é a região com maior número de ocorrências sob investigação: 2.984 (86,5%).

Nosso Estado, conforme o Ministério da Saúde, também tem o maior número de casos confirmados: 138. Isso representa 51% de todo o Brasil, que tem 270 ocorrências. Consequentemente, a região Nordeste tem o maior número de casos do país. São 268, ou seja, 99,2% das ocorrências.

SERVIÇO
Seminário estadual “Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais”
Quando: 25 de fevereiro
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire)
Endereço: Avenida Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista, Recife

Inscrições até 24 de fevereiro: https://goo.gl/7VBd9u

PESQUISA PARA PREFEITO EM CARUARU: Tony Gel tem o voto do povão, mas tem altíssima reprovação!

Empate entre Tony Gel e Raquel Lyra. Já o vice-prefeito, Jorge Gomes, quase não aparece


Na primeira fotografia eleitoral de Caruaru para as eleições deste ano, que sai do levantamento do Instituto Opinião, em postagem abaixo, apontando empate técnico entre Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSB), o peemedebista, que já governou o município por dois mandatos, leva a aparente vantagem de ter a preferência do povão. Ele aparece com quase o dobro das intenções de voto em relação a Raquel entre os eleitores de baixa renda e grau de instrução.

Entre os que têm renda familiar de apenas um salário mínimo, Gel atinge a faixa de 33,1% dos eleitores, enquanto Raquel aparece com 19,7%. No quesito escolaridade, a diferença é bem maior – de 34,6% para 12,3%, ou seja, quase o triplo. Um dado chamou a atenção na pesquisa é que ambos se identificam com um estrato importante do eleitorado: o jovem, com 40% e 35, respectivamente.

Neste universo, o pré-candidato com apoio sinalizado pelo prefeito José Queiroz, o vice-prefeito Jorge Gomes, também do PSB, patina. Tem apenas 1,5%. Mas em relação à aparente polarização apontada na pesquisa entre Gel e Raquel, a socialista tende a ter margem de crescimento pela alta rejeição do adversário, que lidera o item. Dos eleitores ouvidos, 19% disseram que não votariam no representante do PMDB de jeito nenhum.

Raquel, por sua vez, tem apenas 3,8% de rejeição, o que é, sem dúvida, excelente num momento em que os políticos em geral estão em baixa junto à opinião pública. O levantamento mostra, por outro lado, que Jorge Gomes não desponta como um candidato competitivo. Gomes, entretanto, ainda não foi lançado e o eleitorado não o associa como o candidato do prefeito.

Queiroz deu sinalizações que o seu candidato é Jorge, mas não bateu o martelo. Dependerá de uma negociação complicada com o governador Paulo Câmara e o núcleo influente do PSB, que entregou o comando provisório do diretório municipal em Caruaru a Raquel, desde final de outubro do ano passado. Como ela detém mandato e aparece bem situada na pesquisa, provavelmente o PSB não cederá às pressões de Queiroz para negar-lhe legenda e o direito de disputar.

Sendo assim, o prefeito só terá pela frente duas saídas: filiar Jorge Gomes ao PDT e trombar, consequentemente, com o Palácio e as forças governistas, ou encontrar outro nome que tenha potencial de crescimento e que se apresente vinculado ao seu Governo. O que a pesquisa também deixa transparecer, pelo baixo índice de Gomes, é que o prefeito se dedicou à gestão, mas esqueceu de preparar um nome à sua sucessão.

Fernando Bezerra Coelho percorreu 31 cidades de Pernambuco durante o mês de janeiro‏



Durante o mês de recesso parlamentar o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) percorreu 31 cidades de Pernambuco, num giro de viagens que incluiu as regiões do Agreste, Zona da Mata e Sertão. Durante o período, ele conversou com o governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife Geraldo Júlio e outros 34 chefes de executivo municipais, além de 13 ex-prefeitos, vereadores, lideranças sindicais e sociais de todo o Estado.

Nesta segunda-feira (01/02) ele retoma as atividades parlamentares em Brasília e já antecipou que irá defender a derrubada do veto da presidenta Dilma Rousseff, que retirou dos municípios os recursos referentes às multas da repatriação de divisas que estavam no exterior. “As prefeituras estão enfrentando enormes dificuldades e faltam verbas para iniciativas importantes. O dinheiro originado com a repatriação pode significar mais duas cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Se acrescentarmos os valores das multas, as cidades terão ainda mais recursos para investir em áreas como saúde, educação e infraestrutura”, pontuou.

O senador aproveitou as visitas para discutir com as lideranças a crise política e os problemas da economia no país. Fernando Bezerra avalia que o Congresso terá a obrigação de debater e votar rapidamente o pedido de impeachment de Dilma e o afastamento do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PDB-RJ). “São questões que devem ser resolvidas, para que o país possa recuperar a confiança dos investidores e retomar o crescimento”. Ele acredita que o segundo semestre será de recuperação econômica, que deve ser consolidada em 2017. 

As eleições municipais também estiveram na pauta do senador, que discutiu os possíveis cenários para as disputas de outubro. “Temos que aprofundar estas conversas, ao longo dos próximos meses, para que possamos chegar às eleições com candidaturas fortalecidas. A prioridade número 1 do PSB em Pernambuco é reeleger o prefeito Geraldo Júlio no Recife. O partido tem crescido nacionalmente e teremos a oportunidade de disputar prefeituras em diversas capitais e outras importantes cidades brasileiras”, detalhou. Durante o mês de recesso o senador visitou os municípios de Recife, São Vicente Ferrer, Vicência, Buenos Aires, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Paudalho, Panelas, Catende, São Joaquim do Monte, Camutanga, Ferreiros, Timbaúba, Macaparana, Casinhas, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Dormentes, Afrânio, Cabrobó, Orocó, Santa Maria, Lagoa Grande, Santa Cruz, Santa Filomena, Belém do São Francisco, Itacuruba, Petrolândia e Petrolina.

Governo de Pernambuco lança Convocatória do Ciclo das Paixões 2016‏



A próxima Semana Santa em Pernambuco será novamente marcada por espetáculos de fé e devoção em diversos municípios. Através da Secult-PE e Fundarpe, o Governo do Estado lança a Convocatória do Ciclo das Paixões 2016, que vai incentivar com até R$ 340 mil montagens cênicas sobre momentos da vida, da morte e da ressurreição de Jesus Cristo. 

Para Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura, a iniciativa “é mais uma oportunidade de valorização dos nossos artistas e grupos cênicos, que têm apostado na profissionalização e na qualidade de suas produções”.

Ao final da seleção, serão incentivados espetáculos nas seguintes categorias: (1), com apoio para até quatro montagens de R$ 30 mil a R$ 40 mil; (2), que destinará recursos para até quatro encenações de R$ 20 mil a R$ 30 mil; e (3), contemplando até três propostas de R$ 10 mil a R$ 20 mil.

De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “além de possibilitar o acesso dos mais diversos grupos teatrais, a Convocatória contribui também para impulsionar o turismo e a economia nas cidades”.

As inscrições podem ser feitas no período de 29 de janeiro a 19 de fevereiro, presencialmente, no andar térreo da sede da Secult-PE/Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife-PE), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também serão aceitas inscrições pelos Correios (via Sedex), com Aviso de Recebimento (A.R.) até o dia 19 de fevereiro, encaminhadas ao endereço da Secult-PE/Fundarpe.


Confira AQUI o edital e os anexos da Convocatória do Ciclo das Paixões 2016.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.