quarta-feira, 2 de março de 2016

Governo de Pernambuco convoca 2.548 profissionais para reforçar saúde do Estado



O governador Paulo Câmara anuncia, na manhã desta quinta-feira (03.03), a convocação de 2.548 profissionais de saúde, em uma cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Os selecionados vão fortalecer o atendimento em 17 unidades públicas, beneficiando hospitais, as Farmácias de Pernambuco e o Serviço de Verificação de Óbito do Estado, além do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). A chamada será a maior realizada pelo Governo nos últimos 20 anos.

Nos próximos dias, os selecionados serão convidados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. Após esse trâmite, todos terão 30 dias para iniciar as atividades.

Dos convocados, 207 são médicos, 487 enfermeiros, além de 428 profissionais de Nível Superior e 1.426 do Médio - todos aprovados no concurso público realizado pelo o Estado em 2014.

Confira os serviços da UPAE Garanhuns na área de Otorrinolaringologia

Com mais de 20 especialidades, nas mais diversas áreas, a UPAE Garanhuns dispõe de consultas médicas e exames, e para algumas áreas, cirurgias, a exemplo de Dermatologia, Oftalmologia, Urologia e Otorrinolaringologia.

Os médicos César Lira, Hélio Creder e Tiago Oliveira são os médicos especialistas em otorrinolaringologia, responsáveis também pelos exames específicos feitos na unidade, como a Nasofibroscopia e a Videonasofibroscopia. 

A UPAE Garanhuns oferece também exames complementares com a fonoaudióloga Dra. Patrícia, como as Audiometrias tonal e vocal, Imitanciometria e a Vectoeltronistagmografia, que detecta distúrbios de labirintite, entre outros problemas de saúde.

Encaminhados pelos Postos de Saúde da regional, através da regulação das Secretarias de Saúde, os pacientes após as consultas médicas e exames, inclusive os laboratoriais, feitos na própria UPAE, podem ser indicados para cirurgias, sendo as mais comuns de adenoide e de amígdalas, que podem ser também juntas, chamada adenoamigdalectomia.

O gestor da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, reforça que as pessoas interessadas em se consultarem com os especialistas da UPAE Garanhuns, devem procurar os postos de saúde dos 21 municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, pois não há emergência na unidade nem atendimento fora da marcação pela regulação regional.

Hospital Dom Moura passa a ser referência regional para Microcefalia em Pernambuco‏‏


Dr. Milton Garcia, neuropediatra
O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, passou a atender bebês recém-nascidos dos 21 municípios da Regional de Saúde, para diagnósticos de casos com suspeita com Microcefalia. Desde a semana passada, as consultas estão sendo realizadas, agendadas pela regulação que atende as Secretarias de Saúde. O início do serviço ganhou repercussão estadual com matéria veiculada na TV Asa Branca e Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo Nordeste, alcançando todo o estado de Pernambuco.

Antes, os pais e responsáveis pelas crianças precisavam se deslocar até Caruaru ou Recife, o que estava dificultando a assistência, devido a distância. Segundo o gestor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo, a Secretaria de Saúde do Estado, comprovou as condições técnicas e pessoal à disposição, inclusive com Neuropediatra, Dr. MIlton Garcia, tornando o HRDM uma referência regional no interior do estado. "Acompanharemos desde o acolhimento psicológico da criança e familiares, até o seu desenvolvimento, pela equipe formada pelo Neuropediatra, Psicóloga, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Oftalmologista, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros e Técnicos, entre outros que venham a ser necessários. Alguns dos serviços serão ofertados em parceria com a UPAE Garanhuns" - Afirma o gestor.

Diretor do HRDM, Luiz Melo
Para o atendimento regional, o diretor do hospital participou de reuniões com a gestora Regional de Saúde, Catarina Tenório e da UPAE, Gustavo Amorim, onde foram definidos os passos do atendimento e a participação de cada instituição de saúde. 

"As consultas acontecem nos dias de segunda e terça-feiras, especialmente para os casos notificados. Isto facilitará a vida das pessoas neste momento muito difícil, e de superação. Por isto disponibilizamos a equipe, pois logo após o diagnóstico, os profissionais entram em campo para atender as necessidades dos familiares e iniciar um trabalho estimulação na criança" - Afirma Luiz Melo.

CASOS

A Regional de Saúde tem 150 casos notificados, com apenas 3 confirmações. 16 casos já foram descartados, e o restante segue em investigação. Estes números são de pacientes encaminhados para outras unidades de saúde, desde outubro. 

No primeiro dia no HRDM foram atendidas oito crianças, seis delas tiveram a microcefalia descartada. Duas seguem em investigação clínica, com a equipe do hospital. Os recém-nascidos vão passar pelos exames necessários.

Para conferir a reportagem, clique no link:

Prefeitura de Garanhuns recebe projeto escolar do Ministério Público de Pernambuco

Dr. Aguinaldo Fenelon com Izaías Régis e Janecélia Marins

O Prefeito Izaías Régis e a secretária de Educação Janecélia Marins estiveram reunidos, nessa terça-feira (01) com o Procurador-Geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e os promotores de justiça de Garanhuns Alexandre Bezerra, Mariana Albuquerque, Francisco Dirceu e Stanley Araújo. O objetivo da reunião foi para falar sobre o projeto “Abraçando a Escola”, desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco. 

O projeto tem o objetivo de reduzir a evasão escolar, diminuir índices de criminalidade, construir uma consciência cidadã entre a juventude, elevar a autoestima entre os jovens, apoiar o trabalho do professor para que ele possa exercer seu ofício em parceria com as autoridades, entre outros.

“Acredito que esse projeto pode contribuir e muito para o desenvolvimento de nossos jovens, além de contribuir para a formação social e cultural da nossa juventude. O jovem mais consciente de seus direitos e responsabilidades dificilmente irá trilhar os caminhos do crime”, comentou Izaías Régis.

O projeto Abraçando a Escola será realizado por meio de palestras nas escolas municipais ministradas por autoridades, como representantes do Ministério Público, das polícias civil e militar, do Poder Judiciário, além de encontros com pais e professores.

Informações: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Garanhuns

Audálio quer mais Minha Casa Minha Vida em Garanhuns




O vereador Audálio Filho solicitou ao Governo Federal e a Caixa Econômica, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, a construção de novos conjuntos habitacionais em Garanhuns através da nova etapa do Programa Minha Casa Minha Vida 3.

O objetivo do parlamentar garanhuense é garantir mais oferta de moradia para população de baixa renda, uma vez que muitas famílias ainda vivem em casa de parentes, em condição de aluguel ou mesmo em residências que estão em estado degradante.

Audálio ainda justificou que a política habitacional desenvolvida pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, contribuiu para a redução do déficit habitacional no município, principalmente com a construção dos conjuntos habitacionais Manoel Camelo I e II e Castainho, porém a demanda por moradia vem aumentando a cada dia, sendo necessária a construção de novas casas para a população.

Caruaru abre inscrições para oficinas de teatro gratuitas‏



Na próximo sábado, dia 05, no Teatro Lício Neves (em frente ao Colégio Nicanor), o público em geral poderá se inscrever nas oficinas do TEA - Teatro Experimental de Arte.

Sem qualquer custo ou exigência de experiência, os interessados deverão comparecer com roupas leves, e poderão aprender técnicas de interpretação, preparação de ator, conhecer mais sobre a construção de espetáculos entre outros pontos que envolvem as artes cênicas.

O TEA é um grupo teatral fundado em 1962, por Argemiro Pascoal e Arary Marrocos. Com mais de 60 espetáculos montados é o segundo grupo mais antigo de Pernambuco, promove anualmente o FETEAG - Festival de Teatro do Agreste e está em circulação com o espetáculo "O Auto da Compadecida" (na foto).

SERVIÇO
Quando: 05/03/16 - 14h
Onde: Sede do TEA, no Teatro Lício Neves (em frente ao Colégio Nicanor)
Endereço: Rua Carlos Laet, 353, Indianópolis, Caruaru. 
Quanto: Gratuito

Deputado visita UPE para acompanhar andamento das obras no Sertão

Da Assessoria do Deputado Kaio Maniçoba

Com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior no Sertão do Estado, o deputado federal Kaio Maniçoba reuniu-se com o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE),  Pedro Falcão, e a vice reitora, Socorro Cavalcanti, nesta última segunda-feira (29). Na pauta do encontro, o acompanhamento das obras das unidades de ensino de Serra Talhada e Arcoverde.

“Recebemos a informação de que as obras em Serra Talhada serão retomadas em 15 dias. As de Arcoverde sofreram um atraso por questões burocráticas, mas uma nova licitação está em andamento e a perspectiva do reitor é inaugurar as duas unidades ainda este ano”, informou o deputado.

Paralelamente às obras físicas, a UPE avança na aquisição de equipamentos, a exemplo da estrutura necessária para o curso de Odontologia de Arcoverde, que já está comprada. “Nós sabemos que a demanda pela educação superior no Sertão ainda é bem maior do que a oferta, e por isso vamos continuar trabalhando para trazer novas conquistas, como é o caso da Universidade Federal do Araripe”, reforçou Maniçoba.

Universidade do Araripe - Kaio Maniçoba (PHS) segue lutando pela instalação da Universidade Federal do Araripe, no sertão do Estado. Depois de apresentar emenda de R$ 200 milhões ao Plano Plurianual da União (2016-2019), encaminhou no início de fevereiro indicação ao Ministério da Educação solicitando a implantação da unidade de ensino, que irá beneficiar 2,5 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará e Piauí.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.