sábado, 9 de abril de 2016

Programação de final de semana tem GARANHUNS DAY OFF. Até 70% de desconto em dezenas de lojas!



A 2ª edição do evento Garanhuns Day Off acontecerá nos dias 9 e 10 de abril, no Clube AGA, em Garanhuns. Todas as lojas e franquias com descontos de até 70%Off. 

Moda, beleza, música, espaço gourmet e kids, além de brindes e sorteios durante os dois dias do GDOFF. 

IMPERDÍVEL!!

IMIP é reconhecido como referência mundial em microcefalia. UPAE Garanhuns inicia atendimentos‏




O IMIP recebeu, no final de fevereiro, a visita da diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, acompanhada da diretora-geral da Organização Pan-Americana de Saúde, Carissa Etienne, e do Ministro da Saúde, Marcelo Castro. O encontro, que também contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Dr Iran Costa (SES-PE), teve o intuito de apresentar o panorama dos casos de microcefalia, associado ao Zica vírus.

Margareth Chan representa a maior instituição de saúde do mundo, e esteve acompanhada por autoridades de Saúde dos mais diversos níveis, conhecendo o trabalho filantrópico e excelência em atendimento do IMIP, na capital pernambucana.

Margaret Chan e Marcelo Castro foram recebidos pelo presidente do IMIP, Gilliatt Falbo e equipe. Dra Mônica Coentro, coordenadora da Pediatria do IMIP e Dr Iran Costa, a superintendente Geral, Tereza Campos, entre outros profissionais do Instituto, e participaram de uma apresentação técnica na Sala de Defesa de Tese (situada no Hospital Pedro II).

A coordenadora da pediatria do IMIP, Mônica Coentro, e o secretário Iran Costa, atualizaram o panorama Estadual sobre o Zica vírus e como está se dando o enfrentamento à microcefalia e ao mosquito Aedes Aegypti.

UPAE GARANHUNS

A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado, em Garanhuns, a UPAE-Garanhuns, está dentre às Unidades tidas como de Referência no atendimento aos casos de Microcefalia associados ao Zica Virus. No mês de março, foram seis recém nascidos atendidos por Oftalmologista e Otorrinolaringologista, a fim de melhor avaliar os danos causados pela doença e fazer os tratamentos, orientações e encaminhamentos necessários. Além de consultas com os médicos especialistas da casa, também foram avaliadas pela Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Segundo o Coordenador Médico da UPAE Garanhuns, Dr. Franco Junqueira, as crianças têm garantia de atendimento segundo fluxo estabelecido entre SES e UPAE-Garanhuns, através de regulação regional. "O Hospital Regional Dom Moura recebe os casos suspeitos, em investigação, com consultas com neuropediatra, entre outros profissionais em saúde. Diagnosticada a microcefalia e havendo indicação, a criança é encaminhada (via regulação) para a UPAE para consultas e exames necessários segundo cada caso. Temos um importante papel na saúde da Região e fizemos questão de contribuir neste momento tão delicado para as famílias e a saúde da população do Estado."

Saiba como vai funcionar a nova Penitenciária de Tacaimbó



O agreste de Pernambuco já conta com nova unidade prisional. A Penitenciária de Tacaimbó foi entregue nesta sexta, 08, durante a visita inaugural dos secretários de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e executivo de Ressocialização, Eden Vespaziano. A Penitenciária fica na BR 232, Km 166, Fazenda Água Branca S/N – zona rural do município. 

Entre as características da unidade de Tacaimbó está o regime de disciplina diferenciado - com reeducandos uniformizados-, o incentivo ainda maior a ações de educação e trabalho e mais segurança por meio do videomonitoramento. “O reeducando tem que ser levado à ressocialização, sem armas, sem drogas, sem materiais ilícitos. O trabalho do Estado é regido pelos ideais de oferecer reintegração aos privados de liberdade”, afirmou Eurico.

O local ocupa uma área de 21.166,24m², sendo 8.826,39 de área construída, onde abrigará 676 reeducandos em cumprimento de pena e desafogará as unidades localizadas na região. “O Estado está cumprindo com o compromisso de fortalecer o sistema prisional de Pernambuco”, disse o secretário Eden Vespaziano. Participaram da visita os juízes Cícero Bittencourt, Orleide Rosélia e Roberto Bivar; o promotor Marcellus Ugiette; o presidente da OAB/PE, Ronnie Duarte; e demais representantes das secretarias de governo, área jurídica e sociedade civil.

Os visitantes percorreram setores como refeitório, escola, celas, espaço para atividades laborais, área administrativa e parlatório. O presidente da OAB reafirmou o compromisso da instituição. “Continuamos contribuindo com ações para dignificar o ambiente carcerário”. Para a juíza da 3ª Vara de Execuções Penais, Orleide Rosélia, a unidade de Tacaimbó possui uma estrutura física capaz de suprir a necessidade de uma pena digna. “A Secretaria de Justiça está entregando uma unidade que tem condições de ser um local de reflexão, não de revolta”.

A construção da penitenciária custou R$ 30 milhões ao Governo do Estado e Federal. A transferência dos reeducandos terá início no final de abril.

Relação dos municípios finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor ‏ 2016



Acontece esta semana o IX Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, no próximo dia 12 de abril às 19h, no auditório do Sebrae em Recife.

Do Agreste Meridional, estarão concorrendo somente Lajedo, São Bento do Una e Garanhuns.

LAJEDO: Em projeto enviado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, o prefeito Rossine Blésmany está concorrendo nos quesitos: Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária e Inovação e Sustentabilidade, sendo relacionados à reforma e adequação do mercado público CEALA (Centro de Abastecimento Municipal de Lajedo) e da inovação da Escola Ambiental, respectivamente.

Os municípios vencedores só serão conhecidos no evento.  

Morre o professor e escritor Maviael Medeiros

Professor Maviael Medeiros,
no lançamento do seu livro

A cultura de Garanhuns perde um dos símbolos da letras na cidade. Faleceu no início da noite desta sexta-feira (08), o professor e escritor Maviael Medeiros, na capital pernambucana. Fundador das Academias de Letras e de Artes de Garanhuns.

Apaixonado pelo ensino e pela leitura, Maviael era muito querido por alunos, colegas e militantes das artes na cidade, principalmente no mundo da literatura. Escrevia facilmente, chegando a publicar obras como o livro "O Botão e a Rosa". Era assíduo colaborador dos jornais locais.

Pela grande quantidade de mensagens nas redes sociais, percebe-se a gama de amigos que deixa. O jovem escritor Wagner Marques, publicou em seu face a notícia da morte do professor Maviael, e em instantes, dezenas de mensagens já mostravam a sua importância na vida das pessoas.

Nossos sentimentos à família enlutada.


Mensagens no Facebook

Vital Corrêa Araújo
Morreu um grande e lúcido amigo de garanhuns. ...romancista Maviael Medeiros....um velho professor digno sério. ...um romancista revelação. ..muito prejuízo pra esse Brasil atrasado.

Helder Herik Grande Maviael Medeiros!

Nivaldo Tenório Meu querido professor que me levou para o grêmio ruber van der linden quando eu tinha 16 anos. Solene e bom, amava a literatura e sonhava dedicar-se a ela como um amante perdido de amor. Meu querido mestre.


Grande Feirão de Fábrica Alves Motos - Aproveite, é só até hoje!

A Alves Motos Honda está com estande montado no Colunata com as melhores condições de pagamento para você sair de Honda 0km.

Aproveite, é só até este sábado!


ÚLTIMAS HORAS PARA INSCRIÇÃO NO CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO

Acabam neste domingo, 10/04, as inscrições para o Concurso Público da Polícia Militar de Pernambuco. No total estão sendo disponibilizadas 1.500 vagas para candidatos de nível médio. 


A organização do certame está sob a responsabilidade do IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco, e terá como etapas a Prova Objetiva, Exame de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Exames Médicos e Investigação Social.

As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site do IAUPE, e somente serão validadas após o pagamento do boleto referente à inscrição, no valor de R$ 100,00.

Para inscrições, acesse: www.upenet.com.br

O Concurso tem validade de dois anos, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Defesa Social. Todas as demais informações constam no edital, no site do concurso: www.upenet.com.br

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.