segunda-feira, 18 de abril de 2016

Projeto de Lei beneficiará Idosos de Garanhuns

A vereadora Nelma Rodrigues apresentou, no ano passado, requerimento na Câmara Municipal de Garanhuns solicitando ao Poder Executivo a regularização do Fundo Municipal do Idoso, em conformidade com o Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta do MPPE n° 04/2014. 

Agora, diz a vereadora, que foi com muita alegria que a Câmara recebeu o Projeto de Lei de n° 021/2016, enviado pelo Governo Municipal, que autoriza a dotação de 5% anual do orçamento do Município para assistência ao idoso. Esse repasse tem o intuito de promover melhores condições em busca da proteção aos idosos do nosso Município. 

O projeto foi aprovado em primeira votação, e irá para segunda votação na próxima quarta- feira, dia 20/04, no Auditório da AESGA.

Reitor da UPE debate com servidores, professores e alunos do interior do estado



Os campi da Universidade de Pernambuco (UPE) em Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde, receberam, nos dias 13 e 14/04, a visita do reitor da instituição, Prof. Pedro Falcão, para reuniões e encontro com a comunidade acadêmica.

Na agenda de visitas, foram realizadas reuniões com coordenadores, professores, servidores e estudantes para fortalecer o diálogo e ouvir suas demandas e sugestões.

Durante os três encontros, o reitor destacou quais são as ações prioritárias da Universidade diante do atual cenário econômico e financeiro do Estado. Em todos os campi, foram entregues ao gestor da UPE pautas com reivindicações, as quais já foram dados os devidos encaminhamentos.

"Estar próximo das unidades do interior, onde a distância geográfica é um fator complicador, é muito importante. Então, estamos fazendo o possível para estarmos sempre presentes, com um diálogo direto, franco, ouvindo a comunidade acadêmica e tentado, na medida do possível, atender todas as necessidades", ressalta o reitor.

Acompanharam as visitas o Assessor de gabinete da UPE, Renan Albino, além do gerente da unidade de graduação, Prof. Igor Lapsky, e da gerente da unidade de ensino e tecnologia educacional, Profa. Ana Regina, ambos da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da instituição, que fizeram reuniões paralelas com o objetivo de reformular os projetos pedagógicos dos cursos de medicina, da unidade de Serra Talhada, e de administração, da unidade de Salgueiro, para reconhecimento dos mesmos.

SERRA TALHADA – Durante a visita, o reitor fez questão de acompanhar o andamento da obra de construção do campus definitivo da unidade do município, que já teve início, e da execução do seu cronograma. A ida ao canteiro de obras foi acompanhada do presidente do Centro Acadêmico da unidade, José Aprígio.

NOVAS VISITAS - Na próxima semana, Pedro Falcão estará, com sua equipe, nos Campi de Garanhuns, Caruaru e Nazaré da Mata.

Encontrado corpo de Marcolino Júnior.


A Polícia Militar encontrou o corpo do jornalista Marcolino Júnior, que estava desaparecido desde sábado (16). De acordo com o delegado Humberto Pimentel, o corpo do colunista social foi localizado no Distrito de Insurreição, em Sairé, no Agreste, e está em estado de decomposição. Ele teria sido asfixiado.

O carro do jornalista também foi encontrado em Caruaru e um suspeito de participar do crime foi detido. A polícia não informou as possíveis motivações do crime e nenhuma hipótese foi descartada. Familiares do colunista social reconheceram o corpo. 

O delegado Bruno Vital, da Divisão de Homicídios, está responsável pelo caso.

Fonte: Do NE10 Interior


Sonora Brasil: Nove cidades de Pernambuco recebem Circuito de Violas



Considerado o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil aporta no Estado com a nova temporada da sua 18° edição, invertendo o circuito do ano passado. A partir deste sábado (16), as apresentações trazem como temática Violas Brasileiras. Elas serão comandadas pelo duo Viola de Concerto, formado pelos artistas Fernando Deghi, de Curitiba, e Marcus Ferrer, do Rio Janeiro, que vão percorrer noves cidades do interior e uma da Região Metropolitana do Recife.

A primeira parada acontece em Petrolina (16), na sala de dança do Sesc, às 20h. A dupla se apresenta gratuitamente e mostra a viola no concerto por meio de repertório que remonta ao período colonial brasileiro, onde a música era ponte entre a Europa e o Brasil. Os artistas também passeiam pelas canções atuais de compositores contemporâneos na época que o instrumento vira objeto de estudos acadêmicos.

Na grade do projeto, que tem objetivo de estimular a formação de plateia por meio do contato do público com a diversidade da música, o circuito passa por Araripina (17), Bodocó (18), Triunfo (19), Arcoverde (20), Buíque (22), Garanhuns (23), Belo Jardim (24), Goiana (26) e Jaboatão dos Guararapes (27).

Sonora Brasil - Neste ano, oito grupos circularão por 114 cidades de todas as regiões do Brasil, totalizando 418 concertos. O tema Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho passa pelas regiões Sul e Sudeste, e Violas Brasileiraspelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, invertendo o circuito do ano passado. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade sonora das obras e de seus intérpretes. O projeto, desde a sua primeira edição, em 1988, já contou com a participação de cerca de 80 grupos em mais de 4.900 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. A cada dois anos, dois temas são desenvolvidos, buscando aprofundar a relação do público com aspectos relevantes da música no país.

Duos – O artista Fernando Deghi é paulista de Santo André e radicado em Curitiba. Ele desenvolve trabalhos em torno da composição, recuperação, divulgação e ensino da viola brasileira. Seu trabalho explora as possibilidades deste instrumento, recorrendo a uma das metodologias voltadas ao desenvolvimento técnico do repertório. Já Marcus Ferrer é compositor, violonista, violeiro, mestre em composição pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Teoria e Prática da Interpretação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Lançou em 2009 o álbum Viola em Concerto, onde interpreta obras compostas por encomendas a importantes compositores contemporâneos. 

Serviço:
Sonora Brasil
De 16 a 27 de abril
Entrada gratuita

Dia 16 - Petrolina: Sala de Dança do Sesc - 20h
Dia 17 - Araripina: Lions Clube - 19h30
Dia 18 - Bodocó: Hotel Bodocó - 20h
Dia 19 - Triunfo: Fábrica de Criação Popular - 20h
Dia 20 - Arcoverde: Teatro Geraldo Barros - 20h
Dia 22 - Buíque: Sesc Ler Buíque - 20h
Dia 23 - Garanhuns: Salão de Eventos do Sesc - 17h
Dia 24 - Belo Jardim: Igreja Matriz da Conceição - 20h
Dia 26 - Goiana: Teatro Antonio Correia de Oliveira - 20h
Dia 27 - Jaboatão dos Guararapes: Teatro Samuel Campelo - 19h

Quarta Igreja Presbiteriana de Garanhuns apresenta espetáculo teatral de São Paulo. SAIBA MAIS!




O Ministério de Teatro da Quarta Igreja Presbiteriana de Garanhuns, Companhia de Teatro Quarta Encena, promove o espetáculo Crispim, encenado pela Companhia de Teatro Nissi, de Campinas/SP. Conhecida pela peça O Jardim do Inimigo, a Cia de Teatro Nissi é nacionalmente conhecida por suas atuações evangelísticas em todo o Brasil. Esta não é a primeira vez que a companhia se apresenta em Garanhuns, a última foi ano passado.

O evento acontece nesta terça-feira, 19 de abril, às 19:30h na Quarta Igreja. A entrada será um quilo de alimento que será destinado ao Ministério de Ação Social da Igreja.

Serviço:
Local: Quarta Igreja Presbiteriana de Garanhuns
Endereço: Estrada do Flamengo, S/N - Centro - Garanhuns
Data e hora: 19 de abril de 2016 às 19:30h

Para conhecer um pouco mais sobre a Cia de Teatro Nissi, clique aqui.

Jorge Corte Real votou pelo impeachment de Dilma, contrariando Armando. Ou não?



O Deputado Federal Jorge Corte Real (PTB-PE) foi mais um voto pernambucano a favor da abertura do processo de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, neste domingo (17), em Brasília.

Ligado politicamente ao ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio do Governo Dilma, Armando Monteiro, Jorge Corte Real é também o deputado federal do prefeito Izaías Régis. Há quem acredite que Armando foi traído pelo voto do correligionário, outros, mais atentos, vêm como uma porta que se abre no futuro governo Michel Temer, se Dilma perder no senado. 

A verdade é que Armando sempre teve mais identificação com o grupo político que pode assumir o país, e sua relação com o PT nasceu somente pela circunstância estadual, para enfrentar o governador Eduardo Campos.

Mas também, o ministro Armando Monteiro pode sair enfraquecido do governo, pois importantes entidades classistas da economia nacional como a FIESP, CNT (Transportes), CNA (Agricultura), entre outros, se posicionaram e participam ativamente pelo fim do governo Dilma, do qual Armando faz parte, e muito dificilmente dará continuidade ao seu trabalho, se Dilma cair. O voto de Corte Real já deve ter sido indicação destas estruturas econômicas, mostrando que Armando pode não ter influenciado outros votos, que poderiam ajudar a presidente.

E fica a pergunta: Será que Armando Monteiro, ministro, não pediu o voto de Corte Real em favor de Dilma? Pela lógica, quem vota para derrubar a presidente, vota também para tirar os ministros.

E pra finalizar, duvido muito que Armando Monteiro faça a mesma oposição do PT ao possível Governo Temer.

Impeachment: O que acontece agora?



O Senado deve começar ainda neste mês a apreciar a denúncia apresentada contra Dilma. Em linhas gerais, os senadores votarão primeiro para dizer se concordam ou não com a instauração do processo. Para avançar, o impeachment precisará do voto da maioria, isto é, de pelo menos 41 dos 81 senadores.

Se o processo for de fato aberto, a presidente se afastará do cargo por um período de seis meses (180 dias). Terá início, então, a discussão e análise da denúncia, com apresentações da acusação e da defesa, sob o comando do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski.

Esse processo culminará com o julgamento final dos senadores, em votação nominal e aberta no plenário: Dilma será afastada definitivamente da Presidência da República se dois terços do Senado (54 dos 81 senadores) julgarem que ela cometeu crime. Nesse caso, o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), assume, com a missão de cumprir o mandato restante até o fim, no dia 31 de dezembro de 2018.

Nota do Governador Paulo Câmara‏ sobre a votação do Impeachment



“Dentro das normas constitucionais e de acordo com o rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal, o plenário da Câmara dos Deputados decidiu dar sequência ao processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff. O julgamento final cabe agora ao Senado Federal. Qualquer que seja ele, evidencia-se, mais uma vez, a robustez e o equilíbrio das instituições democráticas nacionais, em um momento de grande crise no País.

Devemos, no entanto, ter ciência que não é algo singelo e confortável o fato de num período de apenas 24 anos tenha existido a necessidade de afastar dois presidentes da República.

Bem antes da decisão deste domingo, sempre defendi o entendimento, o diálogo e a transparência como vias capazes de reunir os que hoje são adversários. Em mais de uma oportunidade, me pronunciei em favor do desarmamento dos espíritos e da construção de pontes, sem as quais não conseguiremos sequer vislumbrar as urgentes saídas a curto prazo.

Caso o Senado Federal decida dar prosseguimento à deliberação da Câmara dos Deputados é essencial, desde já, não alimentarmos a ilusão de que a eventual substituição da Presidente da República significará o fim da crise econômica, social, política e ética.

Em decorrência dos desafios sem precedentes com os quais o Brasil se depara, não há soluções simples e rápidas à frente. Estamos enfrentando a maior recessão dos últimos 86 anos, com o desemprego em números alarmantes, milhões de famílias endividadas e o crescimento da miséria, que demoramos tanto tempo para começar a reverter. Não podemos deixar de ressaltar que as maiores vítimas de todo esse cenário recessivo são os que mais precisam do apoio dos serviços públicos de Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social.

Os mais necessitados – que talvez tenham ficado de fora de todo esse enfrentamento exacerbado – são os mais prejudicados pela derrocada acelerada da economia brasileira: perderam empregos, se endividaram e enfrentam um custo de vida, com alta inflação, que há muito não se via no Brasil.

Precisamos reagir à polarização exacerbada e ao radicalismo irresponsável que levam apenas à consolidação dos impasses. É necessário um diálogo em favor do Brasil. Precisamos reunir todos aqueles de boa vontade, todos aqueles comprometidos com o futuro dos brasileiros, em um pacto econômico, social e político que viabilize a reconstrução do País e possibilite a renovação das esperanças nacionais.

Como afirmo e faço desde que assumi o Governo do Estado de Pernambuco, reitero a minha disposição de contribuir para que esse indispensável pacto se efetive, com o apoio do valoroso povo pernambucano.”

Paulo Câmara
Governador do Estado de Pernambuco

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.