domingo, 24 de abril de 2016

HISTÓRIA DE GARANHUNS: Instituto promove encontros de formação. SAIBA MAIS!


Personagens da Tragédia, conhecida como Hecatombe de Garanhuns, em 1917


O Instituto Histórico de Garanhuns está promovendo mais uma ação de formação. 
GARANHUNS ATRAVÉS DOS TEMPOS: Pesquisa e Reflexão sobre a História Municipal.

Coordenação: Igor Cardoso 
Membro do Centro de Estudos de História Municipal (CEHM) do Governo de Pernambuco e do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG).

PROPOSTA:
O grupo, voltado para estudantes, pesquisadores e demais interessados, propõe-se a revisitar a História de Garanhuns a partir da realização prévia de leituras e de sua posterior reflexão e discussão, tudo orientado com base em uma abordagem crítica e dinâmica. Pretende-se, assim, estimular a pesquisa e o pensar-se a cidade do presente e do futuro a partir de uma compreensão abrangente do passado.

O programa compreenderá nove encontros, que ocorrerão, em regra, no último sábado de cada mês, a partir das 15h, no casarão-sede do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG), localizado na Praça Dom Moura, n. 44, Centro (defronte ao Centro Cultural). 

Ao final, será concedido aos participantes regularmente inscritos e assíduos um certificado com a respectiva carga horária.

PROGRAMA DOS ENCONTROS:

1 - 26/03 – De antes de Simôa: A presença humana nos Campos dos Garanhuns (até 1694)

2 - 30/04 – Nos tempos do Ararobá: Simoa Gomes e os primórdios da povoação (1694-1762)

3 - 28/05 – Sobre vilas e cidades: A presença do Estado na região (1762-1879)

4 - 25/06 – Nos tempos do Barão: O trem alcança a “Terra do Clima Maravilhoso” (1879-1889)

5 - 30/07 – A Hecatombe de Dezessete: Anatomia de uma tragédia (1889-1918)

6 - 27/08 – Católicos X Protestantes: Da “corrida” institucional e de seus reflexos (1889-1918)

7 - 24/09 – Nos tempos do Café: A “urbs” “leader” do “hinterland” pernambucano (1918-1957)

8 - 29/10 – O crime que abalou o mundo: O assassinato de Dom Expedito (1957)

9 - 26/11 – Do reencontro com a vocação: Pensando a “Cidade das Flores” (1957-2016)


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
- A Terra dos Garanhuns – João de Deus de Oliveira Dias
- História de Garanhuns – Alfredo Leite Cavalcanti
- Os Aldeões de Garanhuns – Alberto da Silva Rêgo
- Garanhuns do Meu Tempo – Alfredo Vieira
- Anatomia de uma Tragédia: A Hecatombe de Garanhuns – Mário Márcio de Almeida Santos
- A Bala e a Mitra – Ana Maria César

GARANHUNS: Festival Viva Dominguinhos fecha última noite de shows




A programação de shows deste sábado (23), noite de encerramento do III Viva Dominguinhos, foi iniciada por volta das 21h com a cantora garanhuense Kiara Ribeiro. Logo em seguida, foi a vez do cantor e compositor Maciel Melo subir ao palco. Natural de Iguacy, cidade do Sertão pernambucano, o cantor e compositor é um dos maiores nomes da música pernambucana, passeando do forró à cantoria. E agora também como ator, unindo o ofício da música na novela Velho Chico, da Globo.

Elba Ramalho foi a terceira atração da noite. Provavelmente, a atração mais esperada desta edição do evento, por ser sua primeira vez e por sua ligação artística e afetiva com Dominguinhos.

Atuando no meio musical há aproximadamente 30 anos, Flávio José foi o responsável pelo show de encerramento da noite da terceira edição do Viva Dominguinhos. Foi o mesmo sucesso do ano passado, aliás, o Festival deste ano apostou na volta de nomes das edições anteriores, como Jorge de Altinho, Waldonys, Maciel Melo, entre outros.

Outras atividades também foram bem sucedidas, como a Caminhada do Forró, as oficinas de formação cultural com a sanfona e o Palco Colunata. Dentre os shows, há de se destacar o do Quinteto Violado, com a Quadrilha Raio de Luar. Espetáculo. E ainda o aviador Waldonys, que levou até fãs pra voar com ele, através de uma promoção filantrópica da prefeitura com os artistas e o público.

Sobre texto e fotos da SECOM Garanhuns


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.