sábado, 30 de abril de 2016

Mais pernambucanos entram na lista de possíveis ministros do Governo Temer



Depois da especulação de que Mendonça Filho (DEM) pode ser o novo Ministro das Comunicações no provável futuro Governo Temer, agora mais alguns nomes do Leão do Norte passam a ser ventilados. Um deles é o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Fernando Bezerra Filho, e a pasta poderia ser a mesma que seu pai ocupou no Governo Dilma, a Integração Nacional.

O PSB deve ter um ministério, e outros nomes citados são do ex-candidato a vice-presidente, Beto Albuquerque e o senador Renato Casagrande.

De Pernambuco, outros nomes estão sendo lembrados: Raul Jungmann (Defesa), que seria indicação do PPS. Augusto Coutinho (Trabalho), pelo SD.

Bruno Araújo corre por fora, se o PSDB dispor de mais de um nome entre os ministros, pois já é dada como certa a indicação de José Serra (Saúde ou Relações Exteriores).

Este é um momento de muita especulação, e nomes são lançados para ganhar repercussão e serem lembrados. Outros, são viáveis e podem ocupar de fato uma cadeira na esplanada.

Ex-prefeito Aércio troca grupo de Zé da Luz por Armando Duarte em Caetés



A mais recente adesão política do prefeito Armando Duarte em Caetés vai dar o que falar. O ex-prefeito do município, Aércio Noronha, que foi eleito pela força do ex-prefeito Zé da Luz, decidiu deixar o grupo de Zé e também do ex-prefeito Sampainho, para se aliar ao prefeito Armando Duarte. 

No texto da assessoria, afirma que Aércio se uniu ao atual gestor municipal para continuar levando as melhorias necessárias para os munícipes da área territorial em que continua atuando como líder político.

O grupo de Zé da Luz ainda se articula, e pode não ter um Sampaio disputando a eleição.

Apesar da crise, Estado mantém prioridade nos serviços de saúde, educação e segurança‏

Durante reunião do secretariado, o governador Paulo Câmara reforçou a necessidade de o Estado fazer mais com menos, preservando os  serviços básicos, em benefício daqueles que mais precisam do poder público


O Governo de Pernambuco continuará preservando os serviços de saúde, educação e segurança, apesar da queda na arrecadação, provocada pela crise eeconômica nacional. Entre janeiro e março deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, a arrecadação do ICMS caiu 2,2% e o repasse federal do Fundo de Participação dos Estados (FPE) foi reduzido em 2,9%. Os números do primeiro quadrimestre ainda não foram finalizados, mas as parciais já indicam a manutenção de retração da receita estadual.

A medida foi anunciada, neste sábado (30.04), após reunião do governador Paulo Câmara com todo secretariado, no Palácio do Campo das Princesas. O encontro, que durou cerca de três horas, analisou a atual situação econômica do Estado, tendo como base o primeiro trimestre de 2016. Paulo lamentou o cenário nacional de indefinição e falta de confiança, mas reafirmou a necessidade de o Governo do Estado buscar fazer mais como menos e de, sempre, preservar as ações e programas que beneficiam aqueles que mais precisam dos serviços públicos.

Entre as alternativas de compensação propostas, serão articuladas as vendas de ativos; a criação de nova empresa pública que focará na recuperação de débitos e emissão de debêntures; e a alteração da data de pagamento dos cargos comissionados. Também serão realizadas reuniões com todas as secretarias para definir outras estratégias e ajustes necessários nos programas e ações de cada uma das pastas.

“O governador determinou que nós priorizássemos esses três setores. Qualquer aumento na arrecadação, será destinado para essas áreas prioritárias. Infelizmente tivemos mais uma queda na receita, e, com isso, precisaremos nos adequar a essa realidade”, pontuou o secretário da Fazenda, Márcio Stefanni, que concedeu entrevista coletiva à Imprensa após o término da reunião do secretariado estadual.

Diante do cenário crítico para a economia do Brasil, as novas estratégias visam oferecer ao Estado, condições necessárias para a preservação dos serviços já prestados. “A expectativa é chegar ao final do ano com os compromissos em dia. O nosso maior objetivo é conseguir atender, da melhor forma, os nossos servidores, os nossos fornecedores, e, principalmente, a nossa população”, completou o secretário Márcio Stefanni.

Crédito das fotos: Roberto Pereira/SEI

Escola de Saúde Pública de Pernambuco, UPE e Hospital Dom Moura: Residentes apresentam TCC em Garanhuns‏







Durante dois dias, representantes da Secretaria Estadual de Saúde estiveram em Garanhuns acompanhando as apresentações dos TCC (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos Profissionais Residentes do Programa de Residência da ESPPE, realizado em parceria com a UPE - Campus Garanhuns e do Programa Multiprofissional do Hospital Regional Dom Moura. A SES foi representada pela Secretária Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Dra. Ricarda Samara; por Dra. Célia Borges, Diretora Geral da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco; Dra. Juliana Siqueira, Diretora Geral de Educação na Saúde; Leila Navarro, Coordenadora Assistencial do Programa de Residência da ESPPE/UPE Garanhuns. A Universidade de Pernambuco/Campus Garanhuns, esteve representada por Dra. Régia Leite, Coordenadora Acadêmica do Programa Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Saúde da ESPPE/UPE Garanhuns, e por docentes que participaram como orientadores e convidados das bancas de defesa do TCC. 

Na quarta-feira, 27, foram realizadas as apresentações das bancas de defesa dos TCC dos Residentes em Saúde Coletiva da V GERES,que defenderam trabalhos na área de Gestão Pública e das políticas estratégicas de saúde, apontando contribuições para análise e intervenções dos gestores, objetivando melhoria na prestação dos serviços à população. Os residentes contaram com o apoio de Fátima Godoy e Vanessa Leandro, no acompanhamento das atividades teórico-práticas do Programa.


Na quinta-feira, 28, a Residência Multiprofissional do Hospital Regional, que conta com especialidades como Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Assistência Social, Psicologia e Odontologia, mostrou os trabalhos da turma que concluiu o curso neste semestre. Sob a coordenação de Bruna Souza, a residência já iniciou nova turma.

O diretor do Hospital Dom Moura, Luiz Melo, afirmou que os trabalhos revelaram o compromisso com a Gestão do SUS. "A Residência do Dom Moura recebeu o Prêmio INOVASUS, do Ministério da Saúde, o que revela o investimento exitoso da Secretaria de Saúde do estado, e a determinação com a qual nossa equipe coordena as equipes de residentes, com olhar especial para o acolhimento no SUS."

Dra. Catarina Tenório, gestora da V GERES, acompanhou os dois dias de trabalhos. "Trata-se de um investimento de interiorização da gestão em saúde, quando Garanhuns e outras regionais se tornam campo de formação e prática para os estudantes da área de saúde, que vêm conhecer a realidade local, e na maioria das vezes acabam se instalando nos municípios depois de formados. A Residência da V GERES tem esta característica, desenvolvendo os estudantes para a Gestão Pública em Saúde" -finalizou.

Gestão do Trabalho e Educação em Saúde

Dra. Ricarda Samara, Médica Sanitarista, foi gestora da V GERES, em Garanhuns, por dois anos, quando foi convocada para assumir novos desafios na Secretaria Estadual de Saúde. "Estamos agora na Secretaria Executiva, mas há um sentimento de "pertencimento" a esta região, e por isto, buscamos atender novas demandas que tenham resultado na gestão da saúde regional. Temos na Escola de Saúde Pública, com Célia Borges, uma grande parceria, que vai possibilitar novas ações no Agreste".

Santa Cruz a cinco passos de ter o ano mais vitorioso de sua história!




Clube centenário, fundado em 1914, o Santa Cruz Futebol Clube tem uma torcida apaixonada, que demonstrou sua paixão pelo clube até nos momentos mais difíceis. Agora, ressuscitado, e disputando a elite do futebol nacional, o Tricolor do Arruda pode ter o ano mais vitorioso desta história.

Confira em cinco pontos como a Cobra Coral pode escrever definitivamente o mais importante capítulo de sua história.

COPA DO BRASIL

O Santa Cruz já é o único representante do estado na competição deste ano. Seus rivais pernambucanos tiveram participações esquecíveis. Sport e Náutico caíram em casa para Aparecidense (GO) e Vitória da Conquista (BA). O Salgueiro precisava vencer a Ferroviária (SP), também em casa e somente empatou. O Santinha não tem time para ser campeão, mas já pode dizer que é o pernambucano que foi mais longe.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

O Santa Cruz faz com o Sport a 24ª decisão do torneio envolvendo os dois clubes, até agora o Sport tem 12 títulos neste confronto, e o Santa Cruz, 11. Pode ser o empate se der o Tricolor, e mais, em 2016, comemora-se o centenário do mais tradicional embate de clubes pernambucano, e por terem as maiores torcidas, é chamado de Clássico das Multidões. Nos últimos cinco campeonatos, o Tricolor venceu quatro.

COPA DO NORDESTE

Um título que não tem, o Santa Cruz joga pelo empate contra o Campinense, no próximo domingo, coroando uma arrancada histórica para o clube que chegou ao fundo do poço, mas conseguir renascer com a força da torcida. Curiosamente, o Campinense desclassificou os outros clubes pernambucanos da competição deste ano, Salgueiro e Sport. Ganhar o título é fazer história, e voltar a ser o Terror do Nordeste.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Disputando a elite nacional, O Santa Cruz joga para permanecer na Série A, e este é o objetivo principal. Caso consiga, somado aos resultados de outras competições, podem fazer de 2016 o ano mais vitorioso da história tricolor.

COPA SULAMERICANA

O Santa Cruz nunca disputou a competição, e pode até acontecer ainda este ano, caso algum clube que esteja pré-classificado, dê preferência à disputa da Copa do Brasil, contudo, se for campeão da Copa do Nordeste, assegura vaga na competição internacional por dois anos consecutivos, 2017 e 2018, já que a CBF mudou o regulamento e no ajuste, beneficiou o campeão nordestino de 2016.

Uns torcem, outros secam, mas Pernambuco ganha muito com o Santa Cruz forte!

V GERES e CRPAM convidam para abertura do Maio Amarelo Regional em Garanhuns‏



A Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, e as diversas instituições que compõem o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) iniciam na próxima terça-feira, 03/05, uma série de atividades para alertar a população para um trânsito seguro, como parte da campanha mundial "Maio Amarelo". Ações educativas e de fiscalização estão programadas para acontecer durante todo o mês, em parceria com as instituições e os municípios que fazem parte da V GERES. 

A solenidade de abertura acontece na terça-feira, 03, no auditório da FUNASA, em Garanhuns, às 09:00h, com apresentação das ações realizadas no controle de acidentes, ministrada pela Gestora Regional de Saúde, Dra. Catarina Tenório. "O Hospital Regional Dom Moura traz números alarmantes de acidentados de motos, que curiosamente caem pela metade em Garanhuns e região nos dias de fiscalização da Operação Lei Seca em Garanhuns" - Afirma a gestora.

As ações serão realizadas por instituições como o próprio CRPAM, Polícia Rodoviária Federal, Operação Lei Seca, Hospital Regional Dom Moura, Polícia Militar (9º BPM), Bombeiros, Detran, DER-PE, Alves Motos Honda, AMSTT-Garanhuns, Escolas Estaduais e Municipais, e Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Trânsito, dentre outras.

As atividades acontecem durante todo o mês, com palestras, entrevistas, oficinas educativas, apresentações e trabalhos escolares, apresentações de vídeos no ônibus da Honda, Blitz educativas e de fiscalização, palestras para mototaxistas, adesivações e panfletagens, entre outros.

Estado abre seleção simplificada para 200 vagas na área de ressocialização‏. Salários de R$ 1.300,00



As secretarias de Administração e Executiva de Ressocialização abriram, na quarta-feira (20), uma seleção pública simplificada para a contratação temporária de 200 profissionais de nível médio para atuarem como assistentes de ressocialização. As inscrições custam R$ 40,00 e seguem até o dia 13 de maio pelo site abaixo:

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 6 de junho.

O salário inicial é de R$ 1.320,00 para uma jornada de trabalho no regime de plantão e as vagas são para região metropolitana (170), zona da mata (10), agreste (10) e sertão (10). Os selecionados atuarão em atividades como o apoio administrativo e operacional das unidades de ressocialização do Estado. A avaliação será feita por meio da análise de experiência profissional e de títulos e é exigida a conclusão de curso de nível médio. 

A seleção terá validade de 24 meses, podendo ser prorrogada por igual período.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.