segunda-feira, 9 de maio de 2016

Novo presidente da Câmara fica desmoralizado e processo de impeachment segue trâmite no senado

Deputados governistas se alinham ao novo presidente da Câmara,
que resolveu tentar barrar processo de impeachment


O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, decidiu anular o processo de votação do impeachment de Dilma Rousseff, após se reunir, sem agenda pública, com o Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo, que defende a presidenta e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que tem influência sobre o deputado.

Nesta segunda, pela manhã, Waldir supreendeu todo mundo com sua decisão, sem consultar o jurídico da Casa Legislativa, a Mesa Diretora, os parlamentares, assinando um ofício anulando o processo e pedindo ao Senado a devolução dos documentos enviados.

A crítica foi generalizada. Meios de comunicação do país e estrangeiros, políticos de (quase) todos os partidos, analistas, setores econômicos, mundo jurídico... Waldir Maranhão entrou para a história por sua decisão esdrúxula, segundo comentários nos meios de comunicação. Todo mundo bateu do presidente interino da Câmara.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, considerou a decisão do presidente da Câmara intempestiva, ou seja, fora do prazo, já que a Câmara já havia cumprido sua função, e agora, restava ao senado a leitura do relatório da Comissão do Impeachment, o que foi feito, abrindo agora um prazo de 48h para a votação em plenário, que por maioria simples, ou seja, 41 senadores, pode afastar Dilma por até 180 dias, e depois, com o quorum de 2/3, ou seja, 54 senadores, afastar definitivamente a presidenta do Brasil. Renan, aliado do governo até há alguns dias, bateu pesado na decisão de Maranhão.

Waldir Maranhão sai desmoralizado do processo, pela ampla rejeição jurídico-política, somente defendida pelos parlamentares da base do governo, principalmente do PT e do PCdoB. 

Com o que fez nesta segunda-feira, Maranhão perde qualquer condição de continuar presidindo a Casa, e deve sofrer retaliação da oposição, que já mostrou ter ampla maioria. Como não deve renunciar, é mais provável que o novo presidente já tenha que responder no Conselho de Ética, podendo ter até o mandato cassado.

Prefeitura de Garanhuns realiza mutirão para regularizar situação de beneficiários do Bolsa Família‏



Aproximadamente 100 visitas domiciliares serão realizadas amanhã (10) às famílias que estão com o Bolsa Família suspenso, devido ao descumprimento de alguma das condicionalidades determinadas pelo programa, seja em termos de saúde ou educação. O mutirão, que será realizado a partir das 8h, será executado por 23 técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. O acompanhamento familiar, realizado com a finalidade de retirar a família da situação de vulnerabilidade, será registrado no Sistema de Condicionalidade (Sicon).

Pelos registros identificados, levando em consideração o acompanhamento sistemático das famílias que recebem o Bolsa Família, a Assistência Social detectou algumas que estão com o benefício suspenso. Com o intuito de regularizar a situação de cada família que necessita do Bolsa Família, os profissionais realizarão as visitas para saber se as condições de recebimento do benefício foram regularizadas. O objetivo do programa é fazer com que essas famílias consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.

SECOM GARANHUNS

Primeira reunião da Organização da SNCT 2016 acontecerá na próxima segunda-feira



Na próxima segunda-feira (16) acontecerá no Espaço Ciência a primeira reunião estadual para organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que será realizada entre 17 a 23 de outubro.



A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT é comemorada anualmente em outubro coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação através do Decreto Presidencial de 09 de junho de 2004, e em Pernambuco sob a responsabilidade da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e inovação através do Espaço Ciência (Maior Museu Interativo de Ciência da América Latina), na qual através de parcerias com instituições de ensino, órgãos, municípios, secretarias, projetos e empresas serão realizadas atividades voltadas para educação e divulgação da ciência por todo estado.

Lembrando que o lançamento oficial em Pernambuco da data da SNCT e tema deste ano “Ciência Alimentando o Brasil” foi realizado durante o desfile da troça “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”, nas prévias carnavalesca de Garanhuns no dia 3 de fevereiro através da articulação entre Espaço Ciência; A.P. Produções; BLOGATIVO; Coordenação dos Projetos Projovem Urbano do Agreste Meridional e Travessia; Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG; e apoiados por: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC; Secretarias de Cultura e Comunicação de Garanhuns; e Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano. E este ano também pelas empresas: Refrigerantes Jatobá; Bom Leite e Informaia.

CONHEÇA MAIS DA HISTÓRIA DA TROÇA:

A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Nos anos anteriores, há cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas. Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano em 2014 como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica, no qual o Município de Garanhuns tem sediado por 3 anos consecutivo.

TEXTO: Amanda Maciel (Editora-chefe do BLOGATIVO)

Danado de Bom é o grande vencedor do Cine PE 2016. SAIBA MAIS SOBRE ESTA EMOCIONANTE HOMENAGEM!

Para relembrar João Silva, clique nos links abaixo:



O Cine PE 2016 fez sua noite de encerramento neste domingo (8/4) com a exibição de dois filmes e a sua tradicional premiação. O grande destaque foi o longa Danado de Bom, de Deby Brennand, que fala sobre a vida do compositor João Silva e levou quatro calungas, incluindo a de melhor filme.

Além dele, o longa Por Trás do Céu também colecionou estatuetas, com cinco delas, incuindo a de melhor filme para o júri popular e a de melhor ator coadjuvante para o global Renato Goes. "Eu sai daqui há 10 anos para tentar ser ator, e era só aqui (nesse palco) que eu queria estar", comentou o ator.

Na parte dos curtas, dois filmes monopolizaram os prêmios: Redemunho, de Marcélia Cartaxo, que levou a calunga de melhor filme e outras três; e O Coelho, de Marcello Sampaio, que ficou com quatro estatuetas, dentre elas a do prêmio de júri popular.

Uma surpresa da edição foi o prêmio pelo conjunto da obra para o diretor Luiz Rosemberg Filho - ele exibiu no festival o longa Guerra do Paraguay, que foi agraciado com o prêmio da crítica, cedido pela Abracine. "Espero que o Cine PE tenha mais 20, mais 40, mais 60 anos. E que tenha filme mais representativos", afirmou o diretor no palco.

Confira os vencedores do Cine PE 2016

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS 
Melhor Filme: Danado de Bom (PE), de Deby Brennnad
Direção: Rodrigo Gava, por As Aventuras do Pequeno Colombo (RJ)
Roteiro: Caio Sóh, por Por Trás do Céu (SP)
Fotografia: Jane Malaquias, Pablo Nóbrega e Pedro Von Kruger, por Danado de Bom (PE)
Montagem: Jordana Berg, por Danado de Bom (PE)
Edição de Som: Ernesto Sena e Antonio de Pádua, por Danado de Bom (PE)
Trilha Sonora: Ary Sperling, por As Aventuras do Pequeno Colombo (RJ)
Direção de Arte: Ana Isaura, Zeno Zanardi e Kennedy Mariano, por Por Trás do Céu (SP)
Ator Coadjuvante: Renato Góes, por Por Trás do Céu (SP)
Atriz Coadjuvante: Paula Burlamaqui, por Por Trás do Céu(SP)
Ator: Felipe Kannenberg, por Leste Oeste (PR)
Atriz: Simone Iliescu, por Leste Oeste (PR)
Prêmio Especial do Júri: para o cineasta Luiz Rosemberg Filho, pelo conjunto de sua obra e contribuição ao cinema brasileiro
Prêmio da Crítica (júri da Abraccine): Guerra do Paraguay, de Luiz Rosemberg Filho (RJ)
Prêmio do Júri Popular: Por Trás do Céu, de Caio Sóh (SP) 

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS
Melhor Filme: Redemunho, de Marcélia Cartaxo (PB)
Direção: Marcello Sampaio, por O Coelho (RJ)
Roteiro: Marcélia Cartaxo e Virginia de Oliveira, por Redemunho (PB)
Atriz: Ingrid Cairo, por O Coelho (RJ)
Ator: Daniel Porpino, por Redemunho (PB)
Fotografia: Marcello Sampaio, por O Coelho (RJ)
Direção de Arte: Hermerson Souza, por This is not a Song ofHope (PE)
Edição de Som: Alexandre Barcellos e Felipe Mattar, por Das Águas que Passam (ES)
Trilha Sonora: Lívio Tragtemberg, Naná Vasconcellos e Villa Lobos, por Gramatyka (DF)
Montagem: Guto BR, por O Último Engolervilha II (RJ)
Prêmio do Júri Popular: O Coelho, de Marcello Sampaio(RJ)
Prêmio da Crítica (júri da Abraccine): Paulo Bruscky, de Walter Carvalho (PE)
Prêmio Canal Brasil: Redemunho, de Marcélia Cartaxo (PB)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS
Melhor Filme: Maria, de Carol Correia
Direção: Tauana Uchôa, por Não Tem Só Mandacaru
Prêmio do Júri Popular: Diva, de Luiz Rodrigues Jr.


Poster do Santa Cruz Campeão Pernambucano 2016


Das mãos do Reitor Pedro Falcão, UPE concede título de Doutor a Geraldo Azevedo



O artista petrolinense Geraldo Azevedo de Amorim recebeu, ontem (05/05), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). A cerimônia foi realizada no auditório do campus da UPE em Petrolina, como parte da programação do “III Congresso Internacional do livro, leitura e literatura no sertão (Clisertão)”.

A solenidade de outorga seguiu a tradição do cerimonial universitário. Após a formação da mesa, presidida pelo reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, o compositor foi conduzido ao palco pela Comissão de Honra.

O professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Juraci Marques, proferiu o discurso panegírico, relatando a vida e as realizações do homenageado.

A cerimônia prosseguiu com a leitura do termo indagativo, no qual os reitores perguntaram ao homenageado sobre a aceitação do título. Após a concordância, houve a leitura dos atos e resoluções que concederam o título de Doutor Honoris Causa. Em seguida, o homenageado recebeu os diplomas das mãos dos reitores. Em discurso emocionado, o Geraldo Azevedo falou sobre a alegria de receber o título de Doutor Honoris Causa em sua terra natal. “Vou guardar esses diplomas em um lugar muito especial do meu coração, pois eu poderia ter estudado em qualquer uma destas instituições que hoje estão aqui. Mas eu, que sonhei em me formar e ser um doutor um dia, conquistei esse título através da minha música e isso para mim é uma glória”, afirmou.

A concessão do título pela UPE, que foi justificada por sua contribuição no campo das artes e da cultura brasileiras, foi proposta pelo professor e diretor da unidade, Moisés Almeida, e aprovada pelo Conselho Universitário no dia 29 de abril de 2016.

Na ocasião, também foi lançado um livro-memória, intitulado “Um Geral-do Brasil – Histórias de Um Menino Ribeirinho”, de autoria do professor da Uneb, Juracy Marques, com contribuição dos jornalistas Jota Menezes, Emanuel Andrade, Edilane Ferreira, e dos educadores Ricardo Bitencourt e Joelma Conceição Reis, em comemoração a passagem dos seus 70 anos de existência e 50 anos de carreira.

Em reconhecimento à trajetória de vida e à produção lítero-musical do cantor e compositor, a Câmara de Vereadores de Petrolina concedeu a ele as medalhas de Honra ao Mérito Cultural Ana das Carrancas e do Mérito Legislativo Dom Malan. A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) fez a entrega do título de Professor Honoris Causa. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) concedeu a homenagem de Honra ao Mérito.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido por universidades a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham se destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias, etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições. Leia o discurso do reitor da UPE.

CONVIDADOS – A cerimônia contou com a participação de autoridades acadêmicas, professores universitários, estudantes, servidores técnico-administrativos, políticos e personalidades.

A mesa foi composta pelos reitores Julianeli Tolentino de Lima (Univasf), José Bites de Carvalho (Uneb), Pedro Falcão (UPE), Leolpodina Veras Camelo (IF Sertão-PE), Rinaldo Remígio, presidente da Facape, professora Isa Trigo, representando o reitor da Uneb, a vereadora Maria Helena Alencar, e a secretária municipal de educação, Gilmara Lacerda.

SANTA CRUZ CAMPEÃO - IMAGENS - PAPEL DE PAREDE







A história do Santa Cruz está sendo reescrita. Depois de amargar as últimas divisões do futebol nacional, o Santinha ressurgiu forte e competente dentro e fora de campo. Há uma semana atrás levantava o troféu de Campeão do Nordeste, e neste domingo, precisava apenas empatar com o Sport na Ilha do Retiro, por ter vencido o primeiro jogo das finais pelo placar mínimo.

Em seis anos, é o quinto título.

Agora, que venha o Brasileiro, onde o nível é outro, mas o Santa mostrou que pode encarar. Com ídolos como Tiago Cardoso e Grafite, o time tem mais esperanças de fazer um bom campeonato.

Quanto ao Sport, mostrou ser forte em um ano de renovação, mas tem que jogar muito mais, se quiser chegar no nível do ano passado. Os reforços não estão no mesmo patamar das peças perdidas do ano passado, principalmente se quiser, de fato, fazer uma grande Copa Sulamericana. Já abriu mão da Copa do Brasil para isto.

Tem gente que é contra os estaduais, mas é na rivalidade sadia dos clubes locais que o futebol é mais forte e presente no cotidiano.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.