sábado, 21 de maio de 2016

Vem aí a CPI da UNE. Deputados vão investigar repasses do Governo Federal



A Câmara dos Deputados vai instalar a CPI da UNE, destinada a investigar o uso irregular do dinheiro público por parte da entidade. A proposta é do Deputado Marco Feliciano (PSC), e acompanhada por mais de uma centena de deputados que assinaram a petição.

O foco principal da CPI é analisar a aplicação dos R$ 44,6 milhões recebidos a título de indenização da União pelos danos sofridos na ditadura militar.

Os deputados também devem apurar a associação da UNE com uma investidora suíço-brasileira para a construção de um edifício comercial de 12 pavimentos na Praia do Flamengo (RJ); a acusação de participação da UNE no lucro desse empreendimento; e o destino da receita proveniente da confecção das carteiras de estudante nos últimos cinco anos.

Os convênios da UNE com o governo federal desde 2006 serão investigados. A criação da CPI da UNE na Câmara foi autorizada no início de maio. A comissão deve ter início em breve e durar até cento e vinte dias.

Nenhum deputado do PT, PCdoB e PSOL assinou pela criação da CPI da UNE, que se mostrou contrária às investigações sobre os recursos públicos recebidos nos últimos anos.

HECATOMBE DE GARANHUNS: Ex-prefeitos assassinados são relembrados em Garanhuns


JORNAL A NOITE TRAZ A HECATOMBE EM SUA MANCHETE DE 04 DE FEVEREIRO DE 1917


A Comissão do Memorial do Centenário da Hecatombe de Garanhuns e a Prefeitura Municipal realizam, na próxima terça-feira (24), às 09h, na antessala do Gabinete do prefeito Izaías Régis, no prédio do Palácio Celso Galvão, a cerimônia de apresentação da biografia dos ex-prefeitos Manoel Antônio de Azevedo Jardim, Francisco Veloso da Silveira, Argemiro Tavares de Miranda e Júlio da Silva Brasileiro, mortos na tragédia lembrada como a Hecatombe de Garanhuns.

Comissão do Centenário da Hecatombe
Na ocasião, os quadros oficiais dos ex-prefeitos, com a foto individual de cada um deles, serão colocados na galeria de retratos dos ex-prefeitos. O momento vai contar com as presenças de autoridades locais, familiares das vítimas, além de membros do governo municipal.

HISTÓRIA

A Hecatombe ficou marcada na história do município de Garanhuns pela série de assassinatos de comerciantes e políticos, em decorrência, de acordo com historiadores, do resultado da eleição de 07 de janeiro de 1917. Entre os dias 14 e 15 daquele mês, foi quando tudo aconteceu. Sales Vilanova, opositor político, após levar um surra em Garanhuns, matou o então prefeito eleito, Júlio Brasileiro, em Recife, capital do Estado.

Este fato ensejou uma série de vinganças, que culminou com múltiplos assassinatos dentro da cadeia pública, onde personalidades do município buscaram a segurança da polícia, pois era público que jagunços vinham para Garanhuns para matar os opositores de Julio Brasileiro. Os documentos mostram que mais de 15 pessoas foram mortas no período.

Personagens de uma história trágica, que deve ser lembrada, mas não enaltecida, pois marcou a sociedade local, profundamente, com repercussão sócio-política-econômica ao longo das décadas seguintes, 

Paulo defende agenda de reformas para resgatar a confiança no Brasil‏



O governador Paulo Câmara defendeu hoje (20.05) a agenda de reformas institucionais como o caminho para o Brasil retomar a confiança no futuro da economia nacional. “Vamos apoiar o que deve ser apoiado e trazer de volta a confiança. Tenho a crença de que o Brasil tem jeito, de que o Brasil é maior do que qualquer crise”, disse Paulo, durante palestra para empresários e executivos que integram o Conselho do World Trade Center São Paulo (WTC SP), cujo presidente é o ex-ministro Ozires Silva.

Paulo voltou a lamentar que o maior efeito da crise seja o aumento do desemprego. “Em 2015, foram fechados 1,5 milhão de postos de trabalho e o Nordeste tem sido a região mais afetada, uma região que tem 28% da população é apenas 14% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional”, registrou. Para o governador pernambucano, a atual crise está colocando em risco as maiores conquistas dos últimos 30 anos: a democracia, a estabilidade da economia e os avanços sociais.

“As reformas precisam ser feitas para que possamos retomar a confiança; da Previdência, a Política, a Reforma Tributária, a Reforma Trabalhista. Precisamos fazer a conta da previdência fechar, também não dá para conviver com mais de 20 partidos com representação no Congresso Nacional e se esgotou o chamado modelo político do Presidencialismo de coalizão”, argumentou Paulo Câmara.

POTENCIAIS DE PERNAMBUCO – O governador Paulo Câmara destacou o avanço que o Estado de Pernambuco obteve nos últimos anos, com a expansão de polos econômicos já existentes, como o de bebidas, turístico e de alimentação, além da criação de novos polos: automotivo do Grupo Fiat-Chrysler (FCA), farmoquímico e de biotecnologia, em Goiana, petroquímico e naval, no Complexo Industrial e Portuário de Suape.

“Mas também estamos trabalhando a agenda da economia do conhecimento, com, por exemplo, o Porto Digital e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo FCA. Precisamos multiplicar essa agenda da inovação, em parceria com as empresas e a academia”, disse Paulo. Outro diferencial destacado por ele foi os avanços obtidos com o Ensino Médio de Pernambuco.

“Conseguimos construir a maior rede de ensino em tempo integral. Maior do que as redes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais juntas. Temos o quarto. melhor ensino público do País, segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a menor taxa de abandono”, elencou o governador pernambucano, que contou com as companhias dos secretários estaduais Márcio Stefanni (Fazenda), José Neto (Assessoria Especial) e Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico).

Torcida do Santa Cruz faz grande carreata em Garanhuns no próximo domingo



ATENÇÃO TORCEDOR DO SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE DE GARANHUNS E REGIÃO!

Neste domingo (22/05), a partir das 09:00h da manhã, estaremos em frente ao Relógio das Flores para darmos início a grande Carreata do Santa Cruz pelo Bi-Campeonato Pernambucano, Copa do Nordeste e o seu acesso à Série-A, com encerramento na casa do torcedor Bacalhau, onde será feita a ele uma grande homenagem!

VISTA SUA CAMISA, CONVIDE SEUS AMIGOS, LEVE FOGOS E BANDEIRAS PARA ESSA GRANDE FESTA HISTÓRICA!

Para mais informações:
(87) 9960-3366
(87) 9993-0946

Secretário de Educação de Pernambuco visita Garanhuns




O Secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Fred Amâncio, esteve em Garanhuns hoje, 20, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom João da Mata Amaral, em Garanhuns, realizando reunião de Pactuação de Metas para 2016 com gestores escolares da rede estadual. A visita do secretário faz parte do calendário de atividades do Pacto pela Educação (PPE), que atende às 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) de Pernambuco durante o primeiro semestre do ano.

As reuniões integram a política pública de monitoramento da qualidade das escolas estaduais, e tem como objetivo reforçar a importância do planejamento e do acompanhamento dos indicadores educacionais para o alcance das metas acordadas entre Governo, GREs e escolas.

Após a acolhida com apresentação cultural da EREM de Garanhuns, a reunião foi aberta pela gestora da GRE, Adelma Elias, que destacou as principais intervenções de gestão realizadas no Agreste Meridional com foco em resultados. Dentre as ações apresentadas, o planejamento do fluxo de trabalho, a integração das equipes, o fortalecimento das gestões escolares e a valorização dos servidores ganharam destaque.

Junto com o secretário, a comitiva das Secretarias de Educação e de Planejamento e Gestão (Seplag/PE) apresentaram a política de gestão por resultados, explicaram os critérios sobre as metas de crescimento estabelecidas para cada unidade escolar e abriram espaço para o diálogo com os gestores.

Ao final, os gestores escolares assinaram um termo de compromisso formalizando a responsabilidade com o cumprimento das metas estabelecidas para o ano. Estas dizem respeito ao desempenho das escolas e alunos com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco (Idepe), que tem medições realizadas anualmente, e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cujas avaliações acontecem a cada dois anos.

No período da tarde, o Secretário Fred Amancio e a gestora da GRE Adelma Elias visitaram a Escola Professora Elvira Viana, também em Garanhuns. A unidade escolar atende Ensino Fundamental e Médio (este último nas modalidades regular e Educação de Jovens e Adultos), durante os três turnos. De acordo com a política do Pacto Pela Educação, ela é considerada uma escola prioritária para as ações

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.