terça-feira, 21 de junho de 2016

Encontro "Nordeste 2030 - Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável"‏

Defesa do programa Pernambuco 2035 foi feita pelo governador Paulo Câmara
durante evento promovido pelo TCU e Banco do Nordeste



Durante o seminário “Nordeste 2030: Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável", promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), o governador Paulo Câmara defendeu o planejamento estratégico de longo prazo como o melhor caminho para o Nordeste superar suas atuais limitações. “A verdade é que o Nordeste não é problema. Nossa região faz parte da solução dos desafios do Brasil”, destacou.

Paulo lembrou que muito ainda precisa ser feito, pois o Nordeste conta com 28% da população brasileira, mas representa pouco mais de 13% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. “Precisamos de um olhar de longo prazo. E foi o que fizemos em Pernambuco, a partir de 2013, quando o então governador Eduardo Campos lançou o programa Pernambuco 2025”, argumentou Câmara, acrescentando que esse planejamento envolve o crescimento econômico, o desenvolvimento social, além da proteção e do uso sustentável do meio-ambiente.

“Não basta o Poder Executivo trabalhar sozinho nessa direção. É preciso envolver os demais poderes e, principalmente, a sociedade. É assim que vamos melhorar a vida daqueles que mais precisam do poder público”, afirmou o governador de Pernambuco.

Para Paulo Câmara, é possível ampliar a integração entre os Estados do Nordeste, que já vêm se reuinindo num fórum regional de governadores para a definição de estratégias conjuntas de atuação. “Avançamos muito, mas, sim, é possível estabelecer novas ações conjuntas. Para isso, precisamos de instituições fortes, que cumpram seus papeis”.

A plateia do seminário foi composta por todos os governadores do Nordeste, equipes do Banco do Nordeste, ministros do Tribunal de Contas da União, técnicos e conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados nordestinos, além de representantes dos governos estaduais. O próprio Paulo Câmara é, na origem, auditor concursado das contas públicas do TCE-PE. O seminário foi uma ideia do ministro do TCU José Múcio Monteiro, que pretende levar a iniciativa para outras regiões do País.

Aprovada Lei para instalação de brinquedotecas em unidades de saúde pernambucanas



No sentido de implantar nos estabelecimentos assistenciais de saúde de PE a política nacional de humanização hospitalar, trazendo para esses locais a obrigação de buscar meios mais criativos para socializar o atendimento oferecido, foi aprovada na última semana a Lei 15.841. De autoria do deputado Zé Maurício, a medida determina a instalação de brinquedotecas nesses estabelecimentos, a fim de promover um tratamento mais compassivo, que alie a dimensão psicológica e emocional do paciente para evolução do quadro clínico.

A Lei leva em consideração que a hospitalização é uma experiência potencialmente traumática, a qual pode causar impacto considerável no cotidiano da criança e de sua família. “A nossa intenção com a medida é atenuar as situações de dor, naturais dos procedimentos hospitalares, à primeira vista invasivos às crianças, e que podem causar apatia, inatividade e comprometer o desenvolvimento infantil, na realização das tarefas diárias, de lazer e escolar, e trazer limitações funcionais aos pequenos”, comenta Zé Maurício.

Segundo o parlamentar, a criação de espaços de brinquedotecas em ambientes especializados, visa oferecer à criança também uma melhor compreensão da problemática que vivencia, de modo mais humanizado. Neste sentido, a Lei prevê a disponibilização de profissionais especializados para atendimento pediátrico, nas unidades de alta complexidade, aliada à instalação das brinquedotecas. A medida prevê, em complementariedade, a instalação de espaços com brinquedos para as unidades de saúde que prestem serviço de baixa complexidade, promovendo a distração das crianças enquanto aguardam atendimento médico.

Horário de Funcionamento do Expresso Cidadão Garanhuns no feriado de São João



Por conta do feriado de São João, o Expresso Cidadão Garanhuns estará fechado nos dias 23,24 e 25 de junho, reabrindo no dia 27(segunda-feira).

Aqueles que agendaram o atendimento para emissão de Identidades, receberão via e-mail a informação da nova data de comparecimento.

Atenciosamente,

André Luiz O. Machado
Coord. Expresso Cidadão - Garanhuns

Pesquisa mostra maioria apoiando novas eleições para presidente



A primeira pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceira com a Folha de Pernambuco, mostra que 66% da população recifense são a favor da realização de novas eleições para Presidente da República, ainda em 2016.

Outros 28% são contra a realização de um novo pleito e 7% não souberam ou não responderam. 

Segundo o estudo, o desejo de novas eleições é maior (74%) entre o público que possui renda familiar de cinco a dez salários mínimos, enquanto que a rejeição ao pleito é maior (32%) entre os que possuem mais de dez salários mínimos. 

Na faixa etária de 45 a 59 anos, somente 32% são contra o escrutínio, e que 73% dos que têm de 16 a 24 anos aprovam a medida.

O Governo Temer conquistou 47% de aprovação Ótimo/Bom, com mais 27% de regular.

Para ler a matéria completa: Folha de Pernambuco

Paulo defende igualdade de tratamento no financiamento das dívidas dos Estados‏. SAIBA MAIS!

Governador também destacou, durante reunião de gestores estaduais com o presidente interino, Michel Temer, nesta segunda-feira, a importância do debate federativo



O governador Paulo Câmara participou, na tarde desta segunda-feira (20.06), ao lado de gestores de outros 24 Estados, de uma reunião com o presidente em interino da República, Michel Temer, com o objetivo de discutir a retomada das operações de crédito e a renegociação das dívidas dos Estados. Apos o encontro, o chefe do Executivo estadual destacou que acordo apresentado pelo Governo Federal atende parcialmente as necessidades de Pernambuco. No entanto, Paulo defendeu a igualdade por parte da União de tratamento para solucionar o impasse do parcelamento da dívida. 

“Têm Estados que têm o maior endividamento diretamente ao Tesouro e outros que têm um maior endividamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Então, é importante que haja o mesmo tratamento dado às duas linhas de crédito”, ressaltou.

Além da dívida, o governador pernambucano frisou a necessidade da inclusão de outros temas federativos na discussão, a exemplo do financiamento de áreas como saúde e segurança pública. “Há um consenso grande entre os governadores de que precisamos discutir temas federativos. Temos que discutir também pautas que façam com que os Estados não sofram tanto em momentos como esse, de crise econômica, principalmente em áreas que são tão fundamentais como a saúde, que precisa ter uma discussão muito clara sobre o financiamento e o SUS. E área de segurança, porque o Governo Federal sabe da sua responsabilidade de proteger as fronteiras e ajudar os Estados a combater o tráfico de drogas”, afirmou Paulo.

Câmara também avaliou positivamente a reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que antecedeu o encontro com o presidente interino “A equipe econômica se mostrou muito disposta ao diálogo. O ministro Meirelles nos deu respostas claras e objetivas do que podia e não podia. O que ficou em dúvida colocou na pauta para analisar e nos dar retorno. Isso mostra claramente uma determinação da nova equipe econômica de dar respostas. É isso que falta ao Brasil: respostas. A confiança vem de regras claras e de respostas”, arrematou.

Fotos: Humberto Pradera

LISTA DOS CONVOCADOS DO CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR PARA EXAME DE APTIDÃO FÍSICA



A Secretaria de Defesa Social e a Secretaria de Administração divulgaram nesta segunda-feira a lista convocatória dos classificados para os exames de aptidão física do concurso vigente da Polícia Militar de Pernambuco.

A publicação informa que, "devido ao grande número de candidatos com a nota igual à do 6000º classificado, resultando na convocação de 7.108 candidatos, a programação desses exames, determinando dias e horários de cada candidato será divulgado [...] no dia 22/06/2016 [quarta-feira]", também na página da Universidade de Pernambuco.



RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.