segunda-feira, 27 de junho de 2016

FENEARTE vai homenagear o ceramista Manuel Eudócio e o percussionista Naná Vasconcelos

A FENEARTE é a maior feira de artesanato da América Latina 


O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza Câmara receberam para um almoço, nesta segunda-feira (27.06), no Palácio do Campo das Princesas, os familiares do ceramista Manuel Eudócio e do percussionista Naná Vasconcelos, que são os homenageados da edição 2016 da Fenearte. Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, o evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, de 07 a 17 de julho. Acompanhado do vice-governador Raul Henry e de auxiliares, o gestor pontuou a importância de manter viva a cultura pernambucana.

"O legado cultural desses gênios pernambucanos precisam ser preservados e divulgados para o mundo. Cada um deu a sua contribuição para a cultura local e nós agora vamos cuidar dessa bela história", destacou o chefe do Executivo. Paulo reiterou, ainda, a importância da Fenearte para o artesanato local. "É uma feira que nos surpreende a cada dia. E eu tenho certeza que esse ano não será diferente", assegurou Câmara.

Em consonância com as palavras de Paulo, Ademilson Rodrigues, que é um dos cinco filhos do Mestre Eudócio, afirmou que o legado do pai transformou a cultura pernambucana. "É com muita alegria que recebemos essa homenagem, porque entendemos que tudo que valoriza a nossa arte é bem-vinda", completou o também ceramista, que, na ocasião, veio acompanhado dos quatro irmãos Ariberto, Marcos, Elizabete e Elizoneide. Natural de Caruaru, no Agreste, o discípulo de Mestre Vitalino, era Patrimônio Vivo de Pernambuco e faleceu aos 85 anos no início deste ano.

Para Patrícia Vasconcelos, viúva do músico Naná, a Fenearte é mais uma oportunidade para divulgar a influência cultural do marido, que ficou conhecido no mundo inteiro. Natural do Recife, Juvenal de Holanda Vasconcelos faleceu no mês de março. "Esse é um projeto que agrega e temos orgulho em receber essa homenagem na feira", completou Patrícia, referindo-se a Fenearte. Na oportunidade, a esposa de Naná esteve acompanhada da filha Luz Morena.

A primeira-dama Ana Luiza adiantou que a edição 2016 da Fenearte está repleta de novidades. Uma delas é a chegada do salão de arte religiosa e de novos mestres à galeria destinada a eles. "A nossa feira está maior e com mais artistas. Além da chegada de novos mestres à galeria principal e do salão de arte religiosa, vamos ter os tradicionais espaços de artesanato", afirmou Ana, lembrando que, nesta segunda, teve a última reunião com a equipe da feira. 

Participaram ainda o vice-governador, Raul Henry, com a esposa Luiza Nogueira; o secretário de Micro e Pequena Empresa, Alexandre Valença; a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcio Souto; o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães; o coordenador da Fenearte, Thiago Ângelus; o deputado federal Jarbas Vasconcelos; e o gerente de projetos da Fundarpe, André Brasileiro.

Fotos: Roberto Pereira | SEI

Governo de Pernambuco realiza leilão de 418 veículos



Uma iniciativa da Secretaria Estadual das Cidades (SECID), o 6º leilão de veículos do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE, acontecerá no próximo dia 30/06, a partir das 9h, no pátio da empresa Coliseum, localizada em Vitória de Santo Antão, na altura do km 41 da BR-232. O objetivo é dar um destino útil a carros e motos apreendidos pelo órgão; seja devolvendo às ruas aqueles com condições pra isso ou possibilitando a reciclagem dos componentes de veículos sucateados. Serão disponibilizados 418 lotes para os lances da população.

Como lembra o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, após 90 dias de apreensão, os veículos não reclamados por seus proprietários sejam leiloados. “Os leilões contribuem, inclusive, para retirar automóveis abandonados nas ruas, evitando que ameacem a saúde pública”, salienta.

Nos dias 28 e 29 de junho, o pátio da Coliseum estará aberto à visitação prévia para averiguação das peças, no horário entre 9h e 16h. Quem quiser também pode ver os veículos a partir das 8h do dia 30 de junho, antes do início do leilão. “O cidadão pode, se assim o desejar, levar um mecânico, para ajudá-lo a avaliar o estado do veículo que pretende arrematar”, sugere Charles Ribeiro.

O Edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br.

Despesas do arrematante - Ficam por conta do arrematante as despesas relativas ao licenciamento do ano em exercício, entre as quais:
Taxa de Licenciamento
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)
Taxa de Bombeiros,
Seguro Obrigatório (DPVAT)
Taxa de Manutenção e Conservação
Multas que, eventualmente, forem registradas no sistema do DETRAN/PE após a data do leilão
Taxa de expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV)
Taxas de Baixa do Gravame dentre, transferência de propriedade veicular e de emplacamento.

O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo.

Serviço:

O quê – 6º Leilão 2016 de veículos apreendidos pelo DETRAN-PE
Quando – 30 de junho de 2016, às 9h da manhã
Onde - sede da Coliseum Leilões, em Vitória de Santo Antão, Rodovia Luiz Gonzaga, BR-232-Km 41- Distrito Ind. Vitória Sto. Antão/PE.
Visitação prévia – dias 28 e 29 de junho – das 9 às 16h e dia 30 de junho a partir das 8h.

Universidade de Pernambuco inaugura Núcleo de Práticas Jurídicas em Arcoverde‏‏



O Reitor da Universidade de Pernambuco, Profº Pedro Falcão, esteve em Arcoverde na última quarta-feira (22), onde inaugurou o Núcleo de Práticas Jurídicas, que servirá de campo de estágio para os estudantes do curso de Direito existente neste Campus. A solenidade foi bastante prestigiada, e marca mais um investimento necessário para a consolidação do curso e do Campus no município. 

Várias autoridades públicas, políticas e acadêmicas, estiveram presentes, a exemplo do vice-prefeito Wellington Araújo representando a prefeita Madalena Britto, o diretor da MultiCampi Garanhuns, que coordena os campus Arcoverde, Salgueiro, Serra Talhada e Caruaru, Cloves Gomes e a Secretária de Assistência Social do Município, Patrícia Padilha, parceira da instalação do NPJ.

“No Núcleo será oferecido atendimento jurídico gratuito, mediação de conflitos e auxilio à população carente, que precisar tirar dúvidas sobre processos judiciais.”, esclareceu o administrador da UPE em Arcoverde, Hericson Gueiros.

Pedro Falcão, Reitor da UPE
Segundo o Reitor da UPE, Pedro Falcão, o curso de Direito em Arcoverde, tem superado expectativas. "Tanto no vestibular, sendo um dos mais concorridos da Universidade, quanto nas prévias de exames como a OAB, mesmo sem termos ainda concluído a primeira turma, estamos obtendo resultados impressionantes, com altas aprovações. Isto nos deixa ainda mais tranquilos e dispostos a investir no desenvolvimento dos cursos no Campus. No próximo exame vestibular, o curso de Bacharelado em Direito do Campus de Arcoverde vai oferecer mais 10 vagas, totalizando 40 oportunidades para os estudantes, principalmente da região, ingressarem na Universidade Pública dos Pernambucanos" - Finaliza o reitor. 

O Núcleo de Práticas Jurídicas fica localizado na Rua Arcelino de Britto, na Boa Vista, Arcoverde-PE. 

Com informações e Fotos: Amannda Oliveira
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Arcoverde

PPS apoia reeleição de Geraldo Júlio no Recife



PPS vai de Geraldo - O PPS anuncia hoje, às 17 horas, no Recife Praia Hotel, no Pina, apoio à reeleição do prefeito Geraldo Julio (PSB).O ato contará com as presenças já confirmadas da presidente nacional da legenda, Roberto Freire, do senador Cristovam Buarque (DF), e da presidente do diretório estadual, Débora Albuquerque. De acordo com o presidente do diretório municipal, Cláudio Carraly, a unidade em torno de Geraldo foi construída de forma consensual obedecendo a regras e consultas a todas as instâncias do partido.

AGORA COMIGO: O PPS está alinhado ao PSDB e DEM nos planos nacional e local. Assim, conseguiu até emplacar um ministro, Raul Jungmann assumiu a Defesa, em substituição Aldo Rebelo.

Tanto o PSDB quanto o DEM têm candidatos em Recife, Daniel Coelho e Priscila Krause, respectivamente. Mas o PPS vai mesmo com o PSB de Geraldo Julio e Paulo Câmara, que abriu espaço na Câmara Federal para que Jungmann assumisse como deputado. Aliás, o ministro se elegeu vereador em Recife.

Em um momento de racha e de novas montagens para a disputa na capital, ter o PPS é muito importante, já que a oposição está com múltiplos candidatos, e deve levar o jogo para o segundo turno, e o PPS pode ajudar a reunificar as forças que integravam a Frente Popular até bem pouco tempo.

Como PT não se junta com DEM e PSDB... Depois a gente analisa a entrada de João Paulo na disputa.

FOGUEIRAS SOBRE ASFALTO MOSTRAM FALTA DE ESPÍRITO DE CIDADANIA - Por Marcílio Reinaux Maia



Gente até deixei de entrar no Facebook para evitar ver tanta reclamação. Algumas procedentes, outras, revestidas de verdadeiros "ranços", independentemente de origem. 

Dia 23, dando uma volta pela cidade, me deparei com algumas cenas revoltantes. Para manter a tradição nordestina, fogueiras e mais fogueiras são montadas, porém, o que revolta é ver que, exatamente aquelas pessoas que mais reclamam, são aquelas que, desprovidas de todo e qualquer sentimento de cidadania, montam suas fogueiras sobre o asfalto, não dando a mínima para o dano que estão causando. 

Profº Marcílio Maia
Não tenho procuração de quem quer que seja para falar o que estou falando, mas, como cidadão que preza por sua cidade, manifesto a minha indignação. Ruas que foram recapeadas recentemente com CBUQ, apresentavam dezenas de fogueiras, queimando a lenha e deteriorando o asfalto, um derivado de petróleo perecível ao fogo. 

Não sei se podemos ver isso como IGNORÂNCIA ou como FALTA DE ESPÍRITO DE CIDADANIA. Seja qual for a conclusão, ela é muito triste. O mínimo que a prefeitura deveria fazer, seria estabelecer multa para os infratores. 

#FALTAESPIRITODECIDADANIA

Marcílio Reinaux Maia é arquiteto e professor da AESGA

Dilma só tem 18 dos 24 senadores que precisa para barrar impeachment. VEJA A LISTA!



Levantamento feito por órgãos de imprensa do sul do país revelam que a presidente Dilma Rousseff só conseguiu reunir até agora o apoio de 18 dos 81 senadores para livrar-se do processo de impeachment.

Dos 18, dois são de Pernambuco: Humberto Costa (PT) eArmando Monteiro Neto (PTB). Para livrar-se da perda do mandato, Dilma vai precisar dos votos de 24 senadores e isso parece cada dia mais difícil.

Os senadores pró Dilma são:

Ângela Portela (PT – RR)
Fátima Bezerra (PT – RN)
Gleisi Hoffmann (PT – PR)
Humberto Costa (PT – PE)
Jorge Viana (PT – AC)
José Pimentel (PT – CE)
Lindbergh Farias (PT – RJ)
Paulo Paim (PT – RS)
Paulo Rocha (PT – PA)
Regina Sousa (PT – PI)
João Capiberibe (PSB – AP)
Lídice da Mata (PSB – BA)
Kátia Abreu (PMDB – TO)
Roberto Requião (PMDB – PR)
Armando Monteiro (PTB – PE)
Randolfe Rodrigues (Rede – AP)
Telmário Mota (PDT – RR)
Vanessa Grazziotin (PCdoB – AM).

http://www.inaldosampaio.com.br/

ELEIÇÕES 2016: Candidatos a prefeito praticamente definidos em Calçado


Nogueira é o candidato do grupo do prefeito Zé Elias, com Kal na vice


Julho será o mês das convenções, e pouco a pouco o cenário vai se desenhando nas cidades do Agreste. Em Calçado, não podendo mais concorrer à reeleição , o prefeito Zé Elias apresenta como pré-candidato à sua sucessão, o empresário Nogueira, com o comerciante Kal na vice. 

Álvaro Porto apoia Expedito Orlando, pela oposição
Fazendo oposição, segue firme Expedito Orlando, agricultor local, e praticamente fechada a candidatura do engenheiro Junior Caetano, para vice. 

A maior dificuldade para Zé Elias fazer seu sucessor, está na questão de Nogueira ser de outra cidade,(Garanhuns), porém, o atual prefeito aposta na aprovação ao seu mandato para vencer o pleito. 

Expedito Orlando, que conta com o apoio do Deputado Estadual Álvaro Porto, quer tirar do currículo, duas eleições perdidas para o atual grupo da situação. Para isso, Expedito, conta com a liderança do jovem engenheiro Junior Caetano, que carrega consigo grande simpatia da juventude Calçadense para fazer a diferença. Álvaro vai investir pesado em várias cidades do Agreste.

A disputa promete ser acirrada.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.