terça-feira, 5 de julho de 2016

Vida e Obra de Gonzaga de Garanhuns serão contadas em documentário curta-metragem

Coletivo Tear tem se destacado na produção cultural em diversos segmentos no interior de Pernambuco



Os produtores culturais: Stephany Metódio, Alexandre Revoredo, Efraim Rocha, Renan Araújo, Andrezza Tavares, Fernanda Limão, Léo Silva e Katarina Barbosa, que compõem o grupo de artes integradas “Coletivo Tear”, conseguiram mais uma aprovação no edital do Funcultura, promovido pelo governo do estado. 

O projeto agora será a realização e produção de um curta-metragem documental sobre Seu Gonzaga de Garanhuns, figura ativa e importante no cenário cultural da cidade, sendo considerado arte viva do Reisado, além de cordelista com centenas de obras!

O edital contou com 431 inscritos dos quais 101 foram aprovados. O Coletivo Tear vem desde 2010 promovendo, fomentando e fortalecendo a cadeia produtiva cultural da cidade. 

Segue o texto postado na página do Coletivo acerca da aprovação: 


É com imensa felicidade que recebemos a notícia da aprovação de mais um projeto. O governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundarpe, anunciou hoje os projetos aprovados no Edital de Audiovisual do Funcultura, e nós do Coletivo Tear estamos nessa lista. 

O projeto, que foi contemplado na categoria "Revelando os Pernambucos", é de um curta-metragem/documental sobre Seu Gonzaga de Garanhuns, cordelista e mestre de reisado, e que será produzido pelo Coletivo Tear. 

Essa aprovação viabilizará um registro sobre a história de Seu Gonzaga, suas produções e sua luta, além de ser um importante registro para a memória histórica e artística da cidade de Garanhuns. 

Dessa forma, o Coletivo Tear cumpre a missão de movimentar a cadeia produtiva da linguagem do audiovisual na região, fomentar e divulgar a produção artística da região, além de salvaguardar parte do movimento da cultura popular de Garanhuns. 

Em 2017 o documentário será exibido em diversos espaços na cidade. Fiquem ligados nas ações do Coletivo Tear! 

Salve a arte e a cultura!”

Em Calçado, candidaturas estão definidas


Às vésperas das convenções partidárias, onde serão apresentados os candidatos a prefeito, vice -prefeito e chapas de vereadores, em Calçado as coisas estão praticamente definidas. Após novos acordos, Expedito Orlando, que representa a oposição na terra da lavoura, fechou parceria com João do Posto, para ser seu vice. Assim, o engenheiro Luiz Caetano Junior não estará na chapa ao executivo, mas continua apoiando os candidatos da oposição no município. Era tido como candidato a vice compondo a chapa da oposição.

Há rumores que João do Posto poderia sair também candidato, o que iria dificultar a eleição, com a oposição dividida, assim, foi melhor unificar. Os simpatizantes de Júnior, lógico, não gostaram de ver o jovem excluído do processo.

Expedito e João têm a dura missão de vencer o comerciante Nogueira, que tem o vereador e comerciante Kal, como seu vice, apoiados pelo prefeito Zé Elias, que tem mais de 80% de aprovação a sua gestão. É contando na força do prefeito que a situação acredita na vitória no pleito de outubro, para dar continuidade, com Nogueira, à administração municipal.

Comissão da Hecatombe e Instituto Histórico promovem Exposição da Eleição de 1916 em Garanhuns

Disputa entre Rocha Carvalho e Júlio Brasileiro entrou para a história. SAIBA MAIS!



Por José Cláudio Gonçalves de Lima

No próximo dia 10 de julho estará completando um século de uma das mais acirradas e disputadas eleições do município de Garanhuns. 

A Comissão do Memorial da Hecatombe e o Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, para relembrar esse momento histórico que antecedeu a Hecatombe de Garanhuns, estão promovendo a exposição da eleição de 1916, que trará ao público registros iconográficos, lista de eleitores e uma urna do início do século XX. A exposição já está aberta ao público e poderá ser visitada nos horários das 8:00 ás 12:00 horas e das 14:00 ás 17: 00 horas. 

Instituto Histórico de Garanhuns
A DISPUTA ELEITORAL EM GARANHUNS EM 1916. 

A eleição para a sucessão do governo municipal de Garanhuns aconteceria em 10 de julho de 1916. A disputada eleitoral seria marcada por duas cisões no situacionismo, na esfera estadual o Governador Manoel Antônio Pereira Borba havia rompido com o general Dantas Barreto, enquanto em Garanhuns o prefeito Francisco Vieira dos Santos, eleito em 1913 com o apoio do tenente-coronel Júlio Brasileiro havia se afastado da ala Julista passando a fazer oposição ao mandatário político. Diante desse rompimento político estadual e municipal, Manoel Jardim, Francisco Veloso, Sátiro Ivo, Argemiro e Júlio Miranda, grupo Jardinista e que estavam afastados da política decidem apoiar na disputa local para prefeito o Dr. José da Rocha Carvalho e Subprefeito Dr. Antônio Borba Junior. O tenente-coronel Júlio Brasileiro, então deputado estadual, temendo uma derrota, resolve lançar a sua candidatura a Prefeito, tendo como companheiro de chapa e candidato a Subprefeito o capitão Thomaz da Silva Maia. 

Durante a campanha, o capitão Francisco Sales Vila Nova, oposicionista, denunciava através de notas pagas nos jornais da Capital os excessos de violências cometidas por parentes e correligionários de Júlio Brasileiro, revelando que cruzes negras estavam sendo colocadas nas casa dos adversários políticos e que uma lista negra estava sendo preparada com os nomes dos oposicionistas para que logo após a vitória de Júlio Brasileiro todos fossem surrados a cipó-de-boi numa sessão de três carrascos para cada um. 

A campanha eleitoral transcorreu nesse clima de insegurança e algumas casas dos adversários políticos de Júlio Brasileiro foram emporcalhadas com fezes humanas, entre elas a do major Sátiro Ivo. 

Realizada a eleição em 10 de julho, os resultados das urnas foram esmagadoras, o tenente-coronel Júlio Brasileiro obteve 1.114 votos, enquanto o seu adversário Dr. Rocha Carvalho 428 votos. A vitória da ala dominante foi acintosa e extensivamente comemorada por parentes, amigos e correligionários, contudo, a eleição foi anulada, pois de acordo com a lei eleitoral o tenente-coronel Júlio Brasileiro era inelegível, pois seu mandato de deputado só terminaria em novembro daquele ano, o que lhe impediria de concorrer ao cargo de Prefeito, também as denúncias de títulos eleitorais duplicados contribuíram para a anulação do pleito. Mediante os protestos da oposição, o Governador Manoel Borba acabou encontrando um estratagema político para tentar agradar os antagônicos, marcar uma nova eleição para 07 de janeiro de 1917 e transparecer aos opositores uma posição de imparcialidade no processo. Doutor Rocha Carvalho diante da resolução governamental decidi retirar a sua candidatura da disputada. 

No domingo, 07 de janeiro de 1917, realizasse a nova eleição, havendo manifestações nas seções eleitorais, lideradas pelo capitão Sales Vila Nova, que dias antes havia sido ameaçado em plena feira pelo tenente-coronel Júlio brasileiro de surrá-lo se Sales continuasse a publicar notas sobre ele nos jornais. 

Apesar dos contratempos a eleição transcorreu normalmente, e o resultado oficial seria divulgado um mês depois, 07 de fevereiro de 1917. Sete dias depois o tenente-coronel Júlio brasileiro seria assassinado no Café Chile em Recife e no dia seguinte aconteceria a Hecatombe de Garanhuns. 

Texto: 
Professor José Cláudio Gonçalves  
Representante do IHGG na Comissão do Memorial da Hecatombe.

Juiz reúne imprensa para tratar das eleições em Garanhuns



O juiz da 1ª Vara Cível de Garanhuns, Dr. Enéas Oliveira da Rocha, reuniu a imprensa nesta terça-feira (05) em Garanhuns, para tratar das eleições 2016, quando a população escolherá prefeito e vereadores nos municípios brasileiros. Dr. Enéas, que responderá pela 92ª zona eleitoral, que compreende parte de Garanhuns, e os municípios de Brejão e Terezinha, estava acompanhado do Promotor de Justiça, Dr. Stanley Araújo, e dissertou sobre situações que estão proibidas no âmbito da propaganda eleitoral, principalmente a extemporânea, alertando para os cuidados necessários para evitar o conflito com a lei eleitoral, mas se mostrou compreensivo para situações que fujam do controle dos meios de comunicação.

Participaram representantes da imprensa, com rádios, jornais, e blogs. Ao final, ficou decidido que a legislação eleitoral em vigor, referente aos meios de comunicação, seria enviada aos profissionais presentes.

Dr. Enéas tem realizado encontros com setores envolvidos nas eleições 2016, e se colocou à disposição para dirimir eventuais dúvidas, inclusive realizando novos encontros com a imprensa.

UPAE Garanhuns inicia atendimento a bebês com Microcefalia

Sessões de fonoaudiologia e terapia ocupacional oferecem melhor qualidade de vida

Dra. Andressa Ferro, terapeuta, tem estimulado desenvolvido motor e cognitivo 


A história da pequena E.S.B, de apenas oito meses de vida, vem sendo escrita em capítulos de superação. Moradora na zona rural do município de Lagoa do Ouro, agreste pernambucano, precisava se deslocar nos primeiros dias de nascida, com sua mãe, para Recife e Caruaru, para depois de 45 dias ser diagnosticada com Microcefalia. Até que o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, foi considerado pela Secretaria Estadual de Saúde como referência regional, e passou a oferecer consultas com Neuropediatra, entre outros profissionais da área de saúde.

Dra. Anaírda Fernandes em sessão de fonoaudiologia
Através da V GERES – Gerência Regional de Saúde – instituições se integraram para o atendimento aos recém-nascidos diagnosticados com microcefalia na região, e atualmente a menina E.S.B. chega à UPAE Garanhuns para sessões de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Segundo a terapeuta, Dra. Andressa Ferro, E.S.B. apresenta atrasos cognitivo e motor, mas a atividade semanal tem proporcionado avanços e bons momentos. E.S.B. é esperta, brinca, sorri e vem correspondendo aos estímulos da profissional. A menina está iniciando também as consultas fonoaudiólogas. Para este serviço, a UPAE Garanhuns designou a Dra. Anaírda Fernandes. A prefeitura de Lagoa do Ouro tem oferecido as sessões de fisioterapia.

Através da regulação regional, os pacientes com microcefalia são encaminhados para os especialistas em Oftalmologia e Otorrinolaringologia da UPAE Garanhuns, e por novo encaminhamento interno do médico da unidade, para Fisioterapia, Terapia Ocupacional, e Fonoaudiologia. Além de E.S.B., outra bebê também já está sendo acompanhada pela UPAE Garanhuns.

O Coordenador Geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, afirma: "Estamos acompanhando de perto os procedimentos, e podemos garantir que nossa unidade não medirá esforços para dar melhor qualidade de vida a estes pacientes muito especiais". 

E.S.B. gosta de passear, sorrir, brincar e já apareceu em reportagens de TV. Segundo sua mãe “Não para nunca, nem para dormir”, sempre mostrando que juntas podem superar as dificuldades.

Ministério Público faz novas recomendações à prefeitura de Garanhuns

fonte: Site do MPPE

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou uma série de medidas no âmbito da educação ao prefeito de Garanhuns, Izaias Régis, e aos secretários municipais Bruno Gomes (Administração), Janecélia Branco (Educação) e Evilson Rodrigues (Fazenda).

Entre as medidas o MPPE recomenda que, até o dia 31 de dezembro de cada ano, a começar em 2016, seja realizado o completo levantamento das demandas por creches e pré-escolas da rede pública municipal para garantia de atendimento de 100% da demanda desde o início do ano letivo.

De acordo com o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira, nos autos do Procedimento Administrativo nº 22/2014, que objetiva a garantia do acesso à educação infantil em Garanhuns, existe registro de 184 crianças aguardando vagas no ano de 2016, ou seja, demanda reprimida, conforme informou a Secretaria Municipal de Educação, por meio de ofícios.

A prefeitura tem o prazo de 30 dias para realizar um levantamento completo das vagas reprimidas e aperfeiçoar o sistema de coleta de informação, inclusive com a colaboração do Conselho Tutelar e dos meios de comunicação.

Em 45 dias, as autoridades notificadas deverão disponibilizar vagas de educação infantil para todas as crianças do município que enquadram-se na faixa etária pertinente e que já demandam por vagas este ano na rede pública municipal, nos termos do artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, providenciando-se o espaço e profissionais habilitados necessários.

Em outra recomendação, o MPPE também recomenda às mesmas autoridades que disponibilizem, no prazo de 30 dias, professores para o atendimento educacional especializado a todas as crianças e adolescentes com deficiência da rede pública municipal, além de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), guias intérpretes e profissionais de apoio escolar.

Deverão ainda ser adotadas todas as medidas cabíveis para recuperar as perdas estudantis de 2016 e evitar nova interrupção do ano letivo para tais estudantes.

Merenda - O MPPE ainda expediu uma recomendação, orientando o prefeito Izaias Régis, a secretária de Educação Janecélia Branco e os conselheiros de Alimentação Escolar de Garanhuns a promoverem o efetivo funcionamento do Conselho e a ampla divulgação de suas reuniões, apresentando, em 30 dias, calendário de reuniões para o ano de 2016.

De acordo com Domingos Sávio Pereira, conforme os autos do Procedimento Administrativo nº 22/2014, em 2015 houve apenas uma reunião do Conselho, e até o momento, não há definição sobre o calendário de reunião do colegiado.

As três recomendações foram publicadas no Diário Oficial do dia 23 de junho.


SONORA BRASIL Projeto do SESC leva Viola do Nordeste para 10 cidades pernambucanas



Os músicos Adelmo Arcoverde (PE), Raullino Silva (RN/PE) e Cássio Nobre (MA/BA), foram reunidos pelo Sesc para divulgarem o tema Viola no Nordeste, através do projeto de formação de ouvintes musicais Sonora Brasil. A abertura acontece nesta quinta-feira (7), às 19h, no Teatro Samuel Campelo, que fica no bairro de Piedade, em Jaboatão. As apresentações são gratuitas.

No concerto, a viola no Nordeste é encontrada em sua forma mais tradicional e em suas variações típicas, como as usadas pelos repentistas, que possui um sistema acústico que melhora a projeção do som, e a machete, característica da região do Recôncavo Baiano.

Recebem o circuito as cidades de Goiana (9), Surubim (10), Belo Jardim (11), Garanhuns (13), Arcoverde (14), Buíque (15), Triunfo (16), Araripina (18) e Petrolina (19).

Sobre os músicos:

Adelmo Arcoverde – É um dos mais importantes representantes da viola nordestina. Traz um estilo virtuosístico e versátil. Da cidade de Serra Talhada, o pernambucano é compositor, instrumentista, arranjador e violeiro. Já ganhou de diversos prêmios.

Raullino Silva – Ele é potiguar, mas está radicado em Pernambuco. Repentista profissional desde os 19 anos de idade, acumula participações em centenas de competições. Em 2005, foi vencedor do 1º Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, em Quixadá, ao lado do poeta João Paraibano.

Cássio Nobre - Maranhense, radicado em Salvador (BA), ele é compositor, violeiro e pesquisador do samba de roda do Recôncavo Baiano e em especial da viola machete. Suas pesquisas revelam as transformações da prática musical tradicional da na atualidade.

Sonora Brasil– É um projeto que tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Em sua 19ª edição, apresenta os temas Sonoros ofícios — cantos de trabalho e Violas brasileiras, que serão desenvolvidos no biênio 2015-2016, com a participação de quatro grupos em cada tema. O segundo tema traça um panorama da viola de cinco ordens e de variantes do instrumento que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas a práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes.


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.