terça-feira, 12 de julho de 2016

Para Rádio Jornal, Lula diz onde foi que Dilma errou

Geraldo Freire e o ex-presidente Lula



De passagem por Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista exclusiva a Geraldo Freire, da Rádio Jornal, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, e reconheceu que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) teve uma grande parcela de responsabilidade pela perda de apoio popular. Segundo o petista, a correligionária errou ao não colocar em prática as propostas apresentadas durante a campanha eleitoral de 2014.

"Ela sabe disso, o PT sabe, o movimento sindical sabe, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) sabe. Ninguém se conformou da Dilma ter dito durante a campanha que não ia mexer no bolso e no direito do trabalhador e depois apresentar um processo de reforma que não era aquele que o trabalhador queria. Isso jogou todo o nosso pessoal contra ela. Dilma começou a perder apoio a ponto de chegar em março e perder mais de 80% das pessoas que tinham votado na gente. As pessoas estavam indignadas dela ter colocado em prática o programa do adversário", disse.

Apesar das críticas a Dilma, Lula afirmou de forma categórica que não há motivos para a presidente ser afastada do cargo. "Ter baixa popularidade não é motivo para um golpe, para destitui-la. Não é porque uma presidente não está bem nas pesquisas que se pode afastá-la", declarou.

Por diversos momentos, a entrevista de Lula foi dúbia. Embora tenha defendido o legado do PT à frente do Brasil, juntando a sua administração e a de Dilma, ele fez críticas ao momento atual do País e reforçou que não concorda com o programa econômico colocado em prática pela sucessora.

PARA LER A MATÉRIA COMPLETA: JCONLINE



Bancários de Garanhuns participam de encontro Interestadual

ENCONTRO APROVOU PAUTA DE REIVINDICAÇÃO 



FONTE: Site do SEEB/Garanhuns e região

No sábado último dia 02/07, aconteceu em Recife-PE, o 34º. Encontro Interestadual de Dirigentes Sindicais Bancários de AL/PE/RN, promovido e coordenado pela Federação dos Bancários de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que tem como presidente João José Bandeira. 

Do Sindicato dos Bancários de Garanhuns e Região participaram 4 (quatro) dirigentes, o Vice-presidente, Pedro Luiz (Caixa Econômica); Diretor de Finanças, Robério Queiroz (Bradesco); o Secretário Geral, José Higino (Banco do Nordeste) e o Diretor de comunicação Marcelo Marçal (Banco Santander). 

O evento teve a participação do presidente da CONTEC – Confederação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito, Sr. Lourenço do Prado, que manifestou sua opinião dizendo que o Encontro era o sexto do qual participava pelo Brasil afora este ano, e que isto demonstrava o quanto a categoria está unida para enfrentar a Campanha Salarial que já começou. 

Houve uma palestra com a Supervisora Técnica do DIEESE (Escritório Regional do Pernambuco), Sra. Jackeline Natal, que traçou um panorama completo da economia do país, principalmente no setor bancário e financeiro, trazendo segurança para as nossas reivindicações, principalmente na hora de negociar com os banqueiros e o governo. 

Também teve a participação do deputado federal do Pernambuco, Daniel Coelho (PSDB), que trouxe uma visão analítica do quadro político atual e suas consequências na vida do trabalhador, principalmente na hora de negociar com o patronato. Colocou-se à disposição da central UGT – União Geral dos Trabalhadores, para encaminhar e defender as pautas dos trabalhadores, especialmente dos bancários. 

A UGT estava representada pelo seu presidente da regional de Pernambuco, Sr. Gustavo Walfrido, que cedeu seu auditório para a realização do encontro, e comprometeu-se em envidar todos os esforços para que tenhamos uma campanha salarial exitosa. 

Depois das palestras e de várias discussões entre os participantes, o encontro decidiu por aprovar algumas reivindicações que serão levadas para o Encontro Nacional que será realizado em Fortaleza, nos dias 4 e 5 de agosto, que aprovará a pauta final para ser entregue aos bancos e ao governo. 

Entre as várias definições, as principais reivindicações nas cláusulas econômicas são Aumento Real, PLR Maior e Ampliação do Piso da Categoria. Nas Cláusulas Sociais as opções que mais se destacaram foi reivindicar Auxílio creche/babá de 1 (um) salário mínimo, Auxílio educação, Vale-alimentação/refeição maior, Vale-combustível, Plano de Previdência Complementar e o Parcelamento do adiantamento de férias em 10 prestações sem juros. Nos quesitos Saúde, condições de trabalho e segurança, o Encontro definiu que vai continuar lutando e reivindicando o Combate ao Assédio Moral, o fim das metas abusivas, Isonomia de direitos aos afastados por licença saúde, mais segurança aos bancários nas agências, o fim da sobrecarga de trabalho para acabar com as horas extras, fim das demissões e mais contratações, o fim das terceirizações e lutar por uma jornada de 6 horas para todos sem redução de salários. 

Diante de uma inflação projetada para 9,08% (de setembro/2015 a agosto/2016) e levando em conta as circunstâncias econômicas, financeiras, políticas, capacidade de mobilização da categoria, perspectivas futuras do quadro geral do país, o Encontro Interestadual, depois de acirrados debates, foi votado e aprovado para levar ao Encontro Nacional o pedido de reposição do índice inflacionário, mais ganho real de 5%. 

Também foram discutidas as formas de luta e mobilização, sendo as mais destacadas como necessárias a realização de assembleias semanais a partir de agosto, tanto na sede do Sindicato quanto nos locais de trabalho, organizar protestos, incrementar a comunicação, tanto com panfletos e informativos impressos, como também no site e nas redes sociais, fazer paralisações parciais e finalmente preparar e exigir a participação de todos na greve geral dos bancários, caso as negociações não surtam os efeitos imediatos desejados. 

Entendemos que sem uma mobilização forte, com a união de todos, nossas reivindicações não encontrarão respaldo. No entanto, acreditamos que a categoria se unirá ao seu Sindicato, e apesar das dificuldades, tanto os banqueiros quanto o governo, cederão e atenderão aos nossos pleitos, por serem justos e de direito

Inscrições abertas para Supletivo 2016‏



Já estão abertas as inscriçoies do Exame Supletivo 2016 para jovens e adultos, nos níveis de ensino fundamental e médio. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da Secretaria Estadual de Educação (SEE) e seguem até o dia 10 de agosto. Para os interessados que estão em regime carcerário, as inscrições serão feitas em seus respectivos presídios ou cadeias públicas.

A prova será realizada no dia 16 de outubro, para candidatos em geral, e 17 de outubro para os candidatos privados de liberdade. Os gabaritos serão divulgados no dia 19 do mesmo mês. O candidato deverá ir fazer a prova munido do documento de identidade (RG) ou certidão de nascimento e CPF. Já para os candidatos privados de liberdade, o exame será aplicado nas cadeias públicas.

O candidato deve ter 15 anos completos até a data do Exame para o nível fundamental; para o nível médio é necessário ter 18 anos completos. Para os estudantes com deficiência visual, deverá solicitar a prova em Braille, fiscal ledor ou prova ampliada. Deficientes auditivos podem solicitar intérprete e deficientes físicos, se houver necessidade, devem requerer atendimento especial.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO - SESC GARANHUNS


Exposição, debates, espetáculos, performances, além de apresentações culturais da cena pernambucana. É com uma programação bem diversificada, e que passeia por várias linguagens artísticas, que o Sesc marca presença no Festival de Inverno de Garanhuns 2016. As atividades são gratuitas e contemplam o público de todas as idades.

No dia 21, a Galeria de Artes Ronaldo White, localizada dentro da unidade, recebe a exposição “Imaginação à Deriva”. A mostra apresenta as obras do artista plástico Daniel Santiago. O vernissage acontece às 17h. Durante o Festival, a visitação poderá ser realizada todos os dias, das 9h às 21h.

“Há 10 anos o Sesc Garanhuns integra uma programação cultural à do Festival de Inverno. Cortejos de tradição, intervenções, apresentações de dança, teatro e música completam as atividades oficial do evento”, explicou o supervisor de Cultura da unidade, Josimar Araújo. Ao todo, são cerca de 20 ações divididas em vários polos.

Na Praça Souto Filho, no bairro de Heliópolis, conhecido como polo da Praça da Palavra recebe, no próximo dia 23, debate com o escritor e jornalista Raimundo Carreiro e mediação de Mário Rodrigues. Até o dia 29, o local recebe diversas ações. Entre elas: contação de histórias com o Grupo Encantadores (25), debate com o escritor do município Matheus Rocha (26), atividades lúdicas para o público infantil com a Companhia Faz de Conta (27) e o Coletivo Lear (28).

“A linguagem de literatura tem se projetado de forma grandiosa. O Laboratório de Autoria Literária Luzinette Laporte, que incentiva a troca de ideias sobre o mundo das letras, elabora programação que se une à Praça da Palavra”, disse Josimar.

Livros – O primeiro lançamento acontece no dia 26. O escritor do município Matheus Rocha apresenta “Inteligência das Coisas Cegas”, que traz 13 contos. Já no dia 28, é a vez do autor Wagner Marques com a publicação “Isso que Escorre”, na Praça da Palavra, com sessão de autógrafos e debate. O título tem 15 contos, das várias formas da tragédia humana, e ganhou “Menção Honrosa” no III Prêmio Pernambuco de Literatura (2015), realizado pelo Governo de Pernambuco. Na lista também está “Claranã” (30). Escrito por Cida Pedrosa, são 40 poemas com métrica e rima da literatura de Cordel e dos gêneros tradicionais da cantoria.

Peça – O Teatro Luiz Souto Dourado recebe no dia 23 o espetáculo “Nações Africanas”, do Balé de Cultura Negra, do Recife. No palco, a grande variedade do continente africano, onde seis nações mostram sua identidade própria e herança cultural. Na agenda, o público também pode conferir no dia 26 a comédia “WWW para Freedom”, do grupo Barracão Teatro, de São Paulo, que aborda através do jogo do palhaço, a história de soldados que são mandados para libertar um povo da ditadura.

O Teatro de Rua também tem vez. No Espaço Colunata, no dia 28, tem a apresentação de “Re-te-tei”, da Tropa do Balacobaco, de Arcoverde, que traz uma brincadeira de mamulengo - técnica originaria do Estado - cantada e tocada pelo Samba de Coco. No dia seguinte (29), tem Espelho da Lua, apresentado pelo mesmo grupo. Já em performance de rua, o hall do Teatro Luiz Souto Dourado e o Parque Euclides Cunha recebem “Diafragma: Dispositivo Versão Beta”, de Flávio Pinheiro. 

Cultura Popular – Nesse palco, tem Samba de Coco de Santa Luzia (23) e o Maracatu Estrela Nascente (25) faz cortejo pelas principais ruas da cidade, com saída do Sesc. No dia 26, outro cortejo também ganha a cidade com as quadrilhas juninas. Participam Os Filhos de Lampião (Correntes), Lago Serrano (Lagoa do Ouro), Luar do Sertão (Brejão) e Pé na Roça (São João).

Divulgação da programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2016


CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO FIG 2016

Churrascaria Terraço em Garanhuns - Chopp Gelado e os melhores petiscos!






O Terraço Chopperia e Churrascaria tem o melhor rodízio de carnes do Agreste. Nos finais de semana, da sexta ao domingo, recebe famílias e amigos de toda a região para saborear um diverso buffet e carnes especiais..

Por lá, vocês encontrarão os melhores cortes de carne, como cupim, picanha, costela, pernil suíno e de cordeiro, fraldinha, frango, peixes, toscana, coração de galinha, entre outros. E mais, bufê de saladas, pratos quentes, mesas de frios e variadas guarnições. 

Aos sábados e domingos, o seu encontro está marcado na hora do almoço: rodízio no Terraço Chopperia, das 11h30 às 16h.

O Terraço fica na Av. Rui Barbosa, 1070, em Heliópolis - Garanhuns. Irresistível!. 
Mais informações: 87. 3762 9032

SAIBA MAIS: http://www.terracochopperia.com.br/web/



Governo de Pernambuco investe em Instituto Histórico Estadual

Governo do Estado fortalece Instituto
Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco



O governador Paulo Câmara sanciona, nesta terça-feira (12.07), lei que autoriza o repasse de subvenção social para o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP). 

Fundada em 1862, a entidade é o instituto histórico estadual mais antigo do Brasil, reunindo acervo em três grandes áreas: museológica, documental e bibliográfica. 

O IAHGP receberá, mensalmente, pelos próximos dois anos, R$ 20 mil. Além de viabilizar a promoção e preservação da memória histórica e cultural pernambucana, o repasse dos recursos será destinado à realização da programação dos eventos comemorativos ao Bicentenário da Revolução Republicana de 1817.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.