sexta-feira, 15 de julho de 2016

TODOS OS POLOS OFICIAIS DA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS



POLOS OFICIAIS
A programação vai se espalhar novamente por toda a Garanhuns, ocupando os 20 polos oficiais e também ruas e praças, por meio de intervenções e atividades descentralizadas.
PALCO MESTRE DOMINGUINHOS
Local do maior palco do festival, a Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara) será tomada por um público diverso, durante nove dias de shows. Os destaques do primeiro fim de semana são grandes intérpretes e compositoras da música brasileira: Elza Soares, Gal Costa, Karina Buhr, Larissa Luz e Elba Ramalho. Mantendo o pique da programação, também se apresentam por lá artistas e grupos admirados em todo o país, como os pernambucanos Alceu ValençaOttoSantannaSiba e Maciel Melo; as bandas Nação Zumbi e Academia da Berlinda; e as cantoras Roberta Sá e Margareth Menezes. Encerrando a programação no sábado (30), sobem ao palco a caruaruense Fulô de Mandacaru e uma referência da música pop nacional, a banda Biquini Cavadão.
PALCO POP
Uma apurada seleção de música contemporânea - com recorte para a cena autoral nordestina - é o que o público do festival vai encontrar nesta edição do Palco Pop. Do rap da Combo X ao reggae da N’Zambi, passando pela excelência de intérpretes e compositores como Geraldo MaiaSandyalê, Nuria Mallena, Mônica FeijóValdir Santos, Zeca Viana e Erasto Vasconcelos, o polo recebe as mais diversas sonoridades, em cinco dias de programação.  O rock das bandas Volver e Plutão Já Foi Planeta, além do hardcore da Saga HC e Diablo Motor também estão confirmados no palco, agora em novo local, bem próximo à Rodoviária (atrás do Parque Euclides Dourado).
PALCO FORRÓ
O ritmo mais nordestino que existe segue merecendo um palco dedicado a perpetuar o legado de mestres como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Serão cinco madrugadas de shows, aquecendo Garanhuns com o melhor do nosso forró cantado e dançado por atrações como Gennaro, Derico Alves, Bia Marinho, Beto HortisPetrúcio Amorim, Walkiria Mendes, Maria da Paz, Irah Caldeira e Liv Moraes.
PALCO INSTRUMENTAL
Um dos pontos turísticos mais charmosos de Garanhuns, o Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo), acolhe novamente o Palco Instrumental. A programação oferece uma excelente miscelânea do gênero, contemplando artistas e grupos de outros estados nordestinos, como o Ceará, representado pelo grupo Murmurando e o músico Cainã Cavalcante; a Paraíba, de onde vem o grupo Burro Morto; e o Rio Grande do Norte, com o Candeeiro Jazz. Entre as atrações pernambucanas, destaque para Vitor Araújo, Gilú AmaralBozó Sete Cordas, Daniel Podsk, Orquestra Pernambucana de ChoroBanda Kalouv, Wassab e o projeto Guitarras do Nordeste.
PALCO DE CULTURA POPULAR
Cerca de 60 atrações de diversos municípios pernambucanos vão animar oito dias de programação no Palco de Cultura Popular. São mestres e grupos representantes das mais variadas expressões, como Reisado, Cavalo Marinho, Maracatu, Ciranda, Quadrilha, Coco, Afoxé, Samba, Caboclinho, Pífano e Boi. Entre eles, Patrimônios Vivos de Pernambuco.
MÚSICA NA CATEDRAL
A Igreja de Santo Antônio recebe, em mais uma edição do FIG, uma programação musical de rara beleza, sob a curadoria do XII Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). No domingo (24), a programação do Virtuosi presta uma bela homenagem a Naná Vasconcelos. Já na programação do COM no FIG, os grupos SaGRAMAPau Brasil e a cantora Mônica Salmaso são alguns destaques.
CASA GALERIA GALPÃO
Tradicional polo das Artes Visuais, do Design e da Moda no FIG, a Casa Galeria Galpão incorpora também nesta edição uma Mostra de Teatro Alternativo.
De 24 a 30 de julho, o público terá acesso a seis ações de artes visuais. Entre elas, a exposição ‘Cavani Rosas vai ao Cinema’, que reúne desenhos, cenários e storyboards feitos pelo artista pernambucano para filmes de animação. Seis projetos de design e moda, e ainda cinco exposições fotográficas ocupam a Casa.
De 25 a 30 de julho, sempre a partir das 21h, a Galeria vai se transformar em palco para seis espetáculos de teatro adulto, com a Mostra de Teatro Alternativo. Entre eles, 4x Hilda (Duas Companhias/PE) e Acontece enquanto você não quer ver (Cena OFF/PE).
PRAÇA DA PALAVRA
Recitais, lançamentos de livros, contação de histórias, intervenções poéticas e debates estão na programação do polo de Literatura do FIG 2016, que conta com a parceria da Cepe Editora e do SESC. Entre os destaques da Praça da Palavra, grandes escritores pernambucanos, como Ronaldo Coreia de BritoChico PedrosaRaimundo Carrero e o garanhuense Mário Rodrigues, vencedor do mais recente Prêmio Sesc de Literatura. A performance poético-musical do grupo P.I.V.a. - Poesia Incendiária Valvulada, formado pelo poeta José Juva e pelos músicos Muta, Tiago West, Leo Vila Nova, Rama Om e Glauco César II, encerra a programação no sábado (30).
TEATRO LUIZ SOUTO DOURADO
Doze espetáculos de dança, de teatro adulto e infantil vão ocupar o palco do Teatro Luiz Souto Dourado já a partir da quinta-feira (21). A programação é um importante retrato da cena contemporânea em diversos estados do Nordeste. Do Ceará, chegam o Grupo Ninho de Teatro (Avental todo sujo de ovo) e a Inquieta Companhia de Teatros, com o infantil Esconderijo dos Gigantes. Do Rio Grande do Norte, vem a Associação Giradança, com o ‘Dança que ninguém quer ver’, uma obra coreografada por bailarinos com deficiência ou que não se encaixam no ‘padrão’ físico da profissão. O ator Fábio Vidal (Território Sirius/BA) encena Joelma e, da Paraíba, a Associação Amigos do Teatro Municipal Severino Cabral apresenta os espetáculos de dança A Feira e Frestas, Fôlego e Pele. Artistas e companhias pernambucanas também são destaques, como o Grupo Magiltuth (O Ano em que Sonhamos Perigosamente); a atriz Hilda Torres, com ‘Soledad – A Terra é fogo sob nossos pés’; e o Bacnaré - Balé de Cultura Negra do Recife, que em 2016 comemora 30 anos de atividades.
CIRCO
A lona de circo mais querida do Agreste está confirmada no FIG 2016. O local deste ano é o Parque Euclides Dourado, reforçando a vocação do polo para a diversão em família. Do sábado (23) ao sábado (30), sempre às 16h, há sempre uma boa programação gratuita, que privilegia a tradição circense, sem deixar de abrir espaço para artistas contemporâneos. Entre as atrações, destaque para o Circo Alves, a Família Vidal (Disney Circo) e o American Circo (PB). Ações de rua integram a programação circense, como o espetáculo Combo, da Tropa Trupe (RN).
CINEMA ELDORADO
Treze filmes pernambucanos, nacionais e estrangeiros entram em cartaz na cidade com a chegada da 12ª Mostra de Cinema do FIG. Entre eles, ‘A Luneta do Tempo’, de Alceu Valença;  a animação brasileira indicada ao Oscar ‘O Menino e o Mundo’, de Alê Abreu; e o recém-lançado longa da cineasta Anna Muylaerte, ‘Mãe só há uma’. Algumas sessões contarão com a presença dos diretores, que vão conversar com o público. O debate com Alceu, por exemplo, acontece na quarta (27). Exibições com audiodescrição e LIBRAS, além da sessão especial Horror Brasileiro Contemporâneo, complementam a programação.
OUTRAS PALAVRAS
A Câmara de Vereadores de Garanhuns e a Escola Instituto Presbiteriano vão receber ações de integração entre Cultura & Educação. Exibições de vídeo realizado por estudantes, diálogos com escritores, apresentações de patrimônios vivos, conversas com artistas e entrega de kits literários para as bibliotecas da região integram a programação especial.
FORMAÇÃO CULTURAL
Trinta e sete oficinas culturais estão com mais de 700 vagas abertas. São oportunidades em todas as áreas culturais, como Artesanato, Audiovisual, Música, Fotografia e Design. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Cultura de Garanhuns a partir da segunda-feira, 18/7.
ESPAÇO DO PATRIMÔNIO
Instalado no Parque Euclides Dourado, o Espaço do Patrimônio oferece, de 23 a 30 de julho, uma Exposição sobre Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil em Pernambuco, além dos patrimônios materiais de Garanhuns. A visitação é gratuita, das 14h às 22h.
CASARÃO DOS PONTOS DE CULTURA
Em sua sexta edição, o polo de debates e apresentações culturais protagonizadas por integrantes de Pontos de Cultura no estado oferece este ano nove minicursos gratuitos.
PALCO DOS PONTOS
De 27 a 29 de julho, a programação se espalha também pelo Parque Euclides Dourado, que recebe atrações como o Yaathê Thudia, do Ponto de Cultura Indígena Fulni-ô; e o Cortejo de Maracatu do Aurora Cultural.
CASTAINHO
Oficinas, apresentações culturais da tradição quilombola e ainda uma série de espetáculos cênicos chegam à comunidade do Castainho com o FIG 2016. As atividades de formação são especialmente direcionadas aos moradores das diversas comunidades quilombolas do Agreste, abordando estratégias de preservação dos saberes e das manifestações tradicionais.
CAFÉ EM PASÁRGADA NO FIG
De 25 a 30 de junho, uma cafeteria em Heliópolis vai se transformar em espaço para recitais livres, com microfone aberto. A ação especial ‘Café em Pasárgada’ vai contar com a participação dos atores Carlos Mesquita, Julierme Galindo e Duvinnie Pessoa.
SESC NO FIG
Importante parceiro do FIG, o SESC abriga este ano a exposição Imaginação à deriva, do artista plástico pernambucano Daniel Santiago; além de colaborar com a programação de espaços como a Praça da Palavra.
ARMAZÉM DA ARTE E NEGÓCIOS / SEBRAE
A riqueza do artesanato pernambucano também tem seu lugar no FIG. Em mais uma edição, o polo vai acolher artesãos de diversas regiões do estado, exibindo e comercializando produções que encantam, cada vez mais, os frequentadores do Parque Euclides Dourado.
ESPAÇO MAMULENGO
O Parque Euclides Dourado será novamente ocupado por mestres e grupos que mantém vivo um patrimônio imaterial brasileiro, o Mamulengo.
SOM NA RURAL
A caravana musical itinerante pilotada por Roger de Renor marca presença mais uma vez no FIG. Este ano, a Rural vai estacionar no Parque Euclides Dourado, oferecendo de 23 a 30/7, shows de artistas e grupos pernambucanos representantes dos mais diversos gêneros musicais. O Coco de Umbigada, a Banda Dirimbó e a cantora Aninha Martins são algumas das atrações confirmadas.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Sessões de cinema a céu aberto em comunidades e distritos rurais (Cinema na Estrada); uma série de intervenções teatrais pelas ruas e praças de Garanhuns; recitais poéticos de porta em porta; e ainda uma Caminhada do Patrimônio, que percorre edificações históricas da cidade são alguns exemplos de ações especiais que integram a programação oficial do FIG 2016.
APLICATIVO OFICIAL
Pelo segundo ano consecutivo, o aplicativo oficial do FIG foi desenvolvido por um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual Maria José Vasconcelos, na cidade de Bezerros. A decisão reconhece o esforço de professores e estudantes da rede pública, ao mesmo tempo em que inspira novas ações articuladas entre as políticas de Cultura e Educação. Prestigie! O aplicativo FIG 2016 Oficial já está disponível na Play Store (Android). Nas demais plataformas, o app pode ser baixado em app.vc/fig2016.oficial

Emoção e música nas homenagens a Naná Vasconcelos no FIG 2016



A dedicação de Naná Vasconcelos às artes e seu empenho em revelar ao mundo toda a força da nossa cultura inspiram o FIG 2016. São qualidades que se refletem numa programação diversa, plural, que amplia diálogos entre tradição e novidade, do jeito que Naná sempre estimulou.

Marcando a abertura oficial do FIG (quinta, 21/7), o Grupo Voz Nagô, o músico Zé Manoel e a intérprete Virgínia Rodrigues vão cantar para Naná na Catedral de Santo Antônio. O Concerto Afro-nordestino contará com a presença do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Já na noite do sábado (23), todo o público da Praça Mestre Dominguinhos vai poder reverenciar o percussionista – único brasileiro vencedor de 8 prêmios Grammy - falecido no último 9 de março. É que Zeca Baleiro e Paulo Lepetit vão apresentar, pela primeira vez em Pernambuco, o projeto Café no Bule, uma verdadeira mistura de aromas musicais e sonoridades brasileiras - uma das últimas ‘invenções’ e parcerias artísticas de Naná.

Viva Naná! Viva o FIG! Viva Pernambuco!

Faepe lança 24ª edição do Agrinordeste‏



O Centro de Convenções de Pernambuco sedia, entre os dias 24 e 26 de agosto, o 24º Agrinordeste. Com o intuito de fomentar o agronegócio regional e permitir a troca de informações e experiências entre os setores produtivos ligados à agropecuária, o evento reúne produtores, pesquisadores, instituições educativas, governamentais e financeiras, além de renomados chefs de cozinha de todo o país.

Consolidado no cenário nacional, o Agrinordeste aborda relevantes informações para o setor do agronegócio. O evento é dividido em três áreas de interesse: Feira de Produtos do Campo e o Espaço Sabor Rural , ambos com entrada gratuita, e o ciclo de palestras. Nesse último oferece programação com 70 apresentações, incluindo painéis sobre apicultura, atualidades, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, fruticultura, meio ambiente, recurso hídricos e turismo rural.

A iniciativa conta com uma ampla programação, onde o público poderá participar dos ciclos de palestras, visitar a Feira de Produtos do Campo e degustar o melhor da culinária regional no espaço Sabor Rural. Tudo sob o comando de especialistas renomados.

BANDAS DO SUPERSTAR NO FESTIVAL DE INVERNO



Quem acompanhou a saga da banda de Caruaru, Fulô de Mandacaru, no Superstar da Rede Globo, quando foi escolhida a melhor banda do programa, viu também outra galera de uma pancada mais pop, Plutão Já Foi Planeta. Pra quem gostou na tela, vai poder ver ao vivo os dois estilos, pois as duas atrações estão na programação do Festival de Inverno de Garanhuns.

Plutão já foi Planeta estará no Palco Pop, na quinta-feira (28/07), às 20h.

Já Fulô de Mandacaru toca no Palco Mestre Dominguinhos, no sábado de encerramento, antecedendo Biquini Cavadão.


DER suspende multas do farol baixo. Nas rodovias federais continua valendo!

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco não está autuando,  desde a quarta-feira (13), motoristas cujos veículos forem flagrados sem os faróis baixos acesos durante o dia em rodovias estaduais. A medida vai valer pelos próximos 40 dias, somente na Região Metropolitana do Recife (RMR). O objetivo é que, nesse período, a sinalização seja reforçada nas PEs. Além disso, trata-se de um tempo a mais para que ações educativas sejam realizadas junto aos condutores. 

ATENÇÃO

Já nas rodovias federais de todo o território pernambucano, assim como nas estaduais que passam fora da RMR, a nova legislação continua valendo e prevê multa de R$ 85,13 aos infratores, além de quatro pontos na Carteira de Habilitação.

A decisão foi tomada em entendimento com o Conselho Estadual de Trânsito e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Representantes viram como naturais as críticas à nova medida, mas avalia­­­ram como necessário identi­­­ficar melhor as rodovias estaduais, inclusive para evi­­­tar contestações às multas. 

O maior problema é em trechos que cortam o perímetro urbano. Motoristas vêm ten­­do dúvidas sobre onde há jurisdição estadual - com exigência do farol aceso - e onde a responsabilidade é dos municípios - sem a exigência.

NA DÚVIDA, ACENDA OS FAROIS!

PROGRAMAÇÃO DO TERRAÇO EM GARANHUNS


/

SÁBADO, 16/07 – GILBERTO & BANDA


Informações: (87) 3762-9032

ALVES MOTOS HONDA >> O maior Festival de Ofertas da região!




Durante todo o mês de Julho, a Alves Motos tem queda de preço em modelos especiais da marca para você sair de Honda 0KM. Não foi só a temperatura que caiu, nossos preços também.

Então aproveita:

CG 160 FAN ESDI por R$ 9.199,00
NXR 160 Bros por R$ 10.699,00
CB 250 TWISTER R$ por 13.999,00

A nova XRE 190 com motor flexone (lê-se FLEX UAN) de 190 cilindradas e freio ABS você só encontra na Alves Motos. Venha conhecer a nova sensação da linha 2016 Honda. Mais potência, mais segurança e mais facilidades para você adquirir sua Honda 0KM.

Tá esperando o que?! Vem pro Festival de Ofertas da Alves Motos e realize seu sonho de sair de Honda novinha! 

Mais informações 3762-7171

Audiência Pública discutirá Lei de Diretrizes Orçamentárias em Garanhuns



A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realiza no próximo dia 26 de julho, uma audiência pública para apresentação e consulta sobre a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), referente ao exercício de 2017. O momento acontece às 09h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na rua Siqueira Campos, no bairro Santo Antônio.

O público-alvo da audiência será a população do município. A ideia é discutir as prioridades orçamentárias para o próximo ano; sendo de fundamental importância a participação dos munícipes para que possam opinar e debater os projetos previstos em cada área da gestão.

Sobre a LDO – A Lei de Diretrizes Orçamentárias existe para fixar as metas financeiras e prioridades orçamentárias da administração pública, de forma que sejam traçadas as despesas para o ano seguinte de gestão, subsidiando a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Fotos: Arquivo – (Secom/PMG)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.