segunda-feira, 18 de julho de 2016

Governo de Pernambuco lança Campanha para sensibilizar sociedade sobre a microcefalia

Respeito a bebês e seus familiares é o mote do trabalho



Primeiro Estado a notificar a mudança do padrão da microcefalia no País, Pernambuco possui, atualmente, 366 bebês com diagnóstico positivo da malformação. Como nova condição para a maioria das pessoas, ela ainda é recebida pela sociedade com desinformação. Com o intuito de conscientizar a população, enfrentar o preconceito e preparar as famílias para acolher os bebês na sociedade, o Governo do Estado passou a veicular, na última sexta-feira (01/07), a campanha Em Pernambuco, quem nasce com microcefalia é recebido pela família com amor, pelo Estado com atenção e por todos com respeito.

Baseada em casos reais de famílias pernambucanas, a campanha tem origem em um ensaio fotográfico sensível, que apresenta a relação de carinho e afeto entre pais e filhos. As fotos darão vida não só a uma campanha de mídia, mas a uma exposição itinerante que percorrerá todo o Estado. As peças poderão ser observadas em mídia exterior (backbus e frontlight), anúncios de jornal e revista, além de ações noturnas de walkmídia, internet, blogs e cinema. Comerciais também serão exibidos na grade de programação das TVs, com depoimentos e relatos de cada família participante.

“O Governo de Pernambuco tem encarado essa situação de frente. O Estado foi o primeiro a notificar e acompanhar os casos de microcefalia, foi o primeiro a criar um protocolo de atendimento, que se tornou modelo para outros estados e países, sem contar a descentralização do atendimento às crianças com microcefalia. Assim, não poderíamos deixar de levantar essa discussão junto à sociedade. Precisamos e estamos garantindo os direitos dessas crianças, mas também queremos garantir o respeito e a dignidade com que elas e seus familiares precisam ser acolhidos na sociedade”, explica o governador Paulo Câmara.



Campanha convida população a deixar sua mensagem de boas-vindas aos bebês

O trabalho contará também com um hotsite específico (www.recebacomamor.com.br), no qual as pessoas poderão acessar e deixar mensagens, por meio de vídeos, fotos e textos, para os bebês com microcefalia que estão nascendo em Pernambuco. O portal contará ainda com as peças da campanha, fotos das famílias e perguntas e respostas sobre microcefalia, para trabalhar os estigmas sociais relacionados ao tema, além de toda a rede de atendimento descentralizada do Estado.

MICROCEFALIA – Pernambuco foi pioneiro na identificação da alteração no padrão da microcefalia, na estruturação de um sistema de vigilância para este evento inusitado em saúde pública e na organização da rede de atenção e acompanhamento das gestantes e crianças com microcefalia.

Rede de saúde – Após pouco mais de 8 meses do início dos esforços para garantir o acompanhamento e tratamento dos casos de microcefalia, a rede estadual passou por uma reestruturação. No final do ano passado, o Estado contava com apenas duas instituições que atendiam as crianças com microcefalia – o IMIP e a AACD, isso devido ao fato de que, historicamente, o Estado registrava cerca de 12 casos da malformação por ano. Atualmente, 24 unidades em todo o Estado já prestam algum tipo de atendimento relacionado à microcefalia. No mês de julho, a UPAE de Limoeiro e o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, vão iniciar o trabalho de reabilitação das crianças. Até outubro do ano passado, uma criança precisava percorrer, em média, 420 quilômetros para ter um atendimento para microcefalia. Atualmente, essa distância foi reduzida para menos de 60 quilômetros de distância.

Pesquisa – Pernambuco também tomou uma iniciativa pioneira no Brasil de fomento à pesquisa científica nessa área. Neste sentido, foram investidos R$ 3 milhões, de recursos das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia e da Saúde, via Facepe, para fomento às pesquisas que buscam identificar e conhecer melhor o vírus Zika. 

Secretaria Estadual de Saúde - PE

Audiência pública define detalhes sobre organização do 26º FIG


Discussão foi realizada na manhã da sexta-feira (15), 
na sede do Ministério Público (MPPE), em Garanhuns



Com a finalidade de garantir a segurança do público que estará participando da 26ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e definir detalhes sobre o evento, uma audiência pública foi realizada na manhã desta sexta-feira (15), na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em Garanhuns. Participaram da discussão representantes de órgãos públicos de segurança e trânsito, representantes das secretarias municipais e Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Na audiência, presidida pelos promotores Alexandre Bezerra e Marinalva Almeida, foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o qual consta diversas questões práticas relacionadas ao evento. Além de avaliar os êxitos conquistados no ano passado, algumas correções foram pontuadas na reunião. A primeira situação discutida foi a superlotação do espaço de realização do evento. Ficou acordado que a Praça Cultural Mestre Dominguinhos poderá ser fechada quando a capacidade de público for alcançada. A ação será de iniciativa da Polícia Militar (PM), sendo precedida de uma comunicação à organização do evento.

Não será permitida a entrada de copos ou vasilhames de vidro no local do evento. A orientação é que os comerciantes de alimentos e bebidas sirvam os produtos em materiais descartáveis. A venda de produtos em pratos de vidro também é proibida, cabendo à Prefeitura a devida fiscalização. Em relação às barracas e camarotes, todos deverão ser abastecidos das 8h às 16h30, e a área terá que ser fechada, impreterivelmente, até às 17h.

Não será permitido o acesso de menor de 12 anos de idade que estejam desacompanhados. Também será proibida a entrada de menores de 18 anos de idade sem acompanhamento dos pais, responsáveis ou parentes ascendentes e descendentes colaterais até o terceiro grau. A fiscalização será realizada pelos educadores sociais, que estarão atuando por meio do Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social, realizando, também, ações preventivas.

Assim como no ano passado, será montado o Espaço de Proteção, para as crianças que estiverem em situação de vulnerabilidade durante o evento. Ainda durante o FIG, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estará atuando de forma preventiva em situações de violação dos direitos das crianças e adolescentes.

Também ficou estabelecido, na audiência, que a Secretaria de Saúde disponibilizará serviço de urgência e emergência, com equipe especializada durante os dias do evento. Ainda no local, haverá uma equipe profissional, para atendimento ao consumidor, nos casos que envolvam questões sanitárias ou de ofensas à qualidade do serviço prestado.

Quanto ao horário do evento, durante os debates, a Fundarpe informou que os shows na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e Palco Pop/Forró seriam encerrados conjuntamente às 2h, durante todos os dias do evento. Em contrapartida, a Polícia Militar (PM) esclareceu que o seu planejamento prevê o fim dos shows nos referidos palcos, de segunda a quinta-feira, às 1h, por dificuldade na formação da escala de serviço pelo déficit militar. A discussão deverá ser repassada ao presidente da Fundarpe e ao secretário de Defesa Social do Estado para decisão final em até 48h.

Texto e Foto: Ruthe Santana – Secom/PMG

Reitor da UPE é recebido pelo Ministro da Educação

Pedro Falcão teve agendado encontro com Mendonça Filho, em Brasília 



O reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), prof. Pedro Falcão, esteve reunido nesta última quarta-feira (13/07), em Brasília, com o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O objetivo do encontro foi discutir assuntos importantes para o futuro da universidade como o financiamento de projetos para o ensino superior com destaque para o Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest).

O Pnaest consiste em um recurso do Governo Federal para a promoção de ações na área de assistência estudantil destinadas às instituições públicas estaduais de ensino superior que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A UPE aderiu ao SISU no ano de 2015 com ingresso em 2016.

Paulo Camelo define nomes de vice e candidatos a vereadores pelo PCB



O engenheiro Paulo Camelo, vai disputar a prefeitura de Garanhuns mais uma vez, e sem coligações com outros partidos. Paulo que já disputou pelo PSOL e PSTU, desta vez será pelo PCB. Sendo contrário ao que chama de Legião Estrangeira, resolveu por uma chapa genuinamente garanhuense. Seu vice será Atila Rocha, servidor público municipal, professor e artista plástico. Filho de Armando Rocha (in memorian) autor e executor do trabalho em alto relevo, localizado no Espaço Luiz Jardim, contando a história de Garanhuns, além de outros paineis na cidade. 

O PCB apresentará também 12 candidatos a vereador, inclusive com quatro mulheres, como ordena a legislação eleitoral.

A Convenção acontece já no dia 30.07, sábado de encerramento do FIG, às 14:30hs, em local a definir.


Out-door na BR-232 mostra publicidade do Festival de Inverno. CONFIRA!

Sem citar a programação, out-door faz a propaganda do Festival de Inverno de Garanhuns, ao longo da rodovia BR-232, a mais movimentada do estado.

Em cores vivas, destaca-se a imagem de Naná Vasconcelos, no estilo que já está fazendo parte da comunicação visual nos últimos anos do FIG. O multiartista Naná, falecido recentemente, foi escolhido pela Secretaria de Cultura do Estado para ser o homenageado deste ano. Nos anos anteriores, o FIG fez homenagens a nomes locais como o ex-prefeito Ivo Amaral (criador do festival) e no ano passado, a escritora Luzilá Gonçalves.



Batata recebe apoio de Dudu e de outras lideranças em Capoeiras

Ex-prefeito e ex-deputado federal, Batata vai tentar voltar à prefeitura



Na manhã do último sábado (16), o pré-candidato à prefeitura de Capoeiras – Carlos Batata (Democratas) – esteve com a vereadora Carla Rodrigues (PTN) em entrevista na Rádio Marano FM, a Marcos Cardoso, para falar sobre a união das oposições naquele município, e se colocou como a alternativa do grupo na campanha contra a prefeita Neide Reino (PSB), que vai tentar a reeleição.

Carla Rodrigues, vereadora, irmã de um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, “Nilson do Sindicato” (PT), declarou apoio a Batata, representando também o apoio do sindicato e do seu partido (PTN).

Carlos Batata mencionou a formação da coligação dos partidos que apoiará sua campanha à prefeitura de Capoeiras: Democratas (no qual está filiado); PTN (partido representado pela vereadora Carla); PT (representado por Nilson do Sindicato); PV (representado por Dr. Severino e o presidente da comissão local, Leo do Conselho), além do Solidariedade (representado pelo seu presidente e vice-presidente locais, Érico Barbosa e Papaléguas, respectivamente) e o PTB (representado pelo ex-prefeito Luiz Claudino, Dudu). 

71º BI Mtz - NOTA DE FALECIMENTO‏

É com enorme pesar que o Comando do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º B I Mtz) comunica o falecimento, do 3º Sargento JOSÉ FÁBIO DA SILVA ARAÚJO, de 37 anos de idade, vítima de um suposto homicídio.

O Batalhão foi informado do ocorrido pela Polícia Civil na madrugada do dia 18 de julho de 2016, por volta de 01h, que o 3º Sargento FÁBIO havia sido encontrado morto, por volta das 18h, do dia 17 de julho de 2016 (domingo), às margens da BR 423, no município de Garanhuns, com um ferimento no ouvido direito, supostamente provocado por disparo de arma de fogo.

O Batalhão iniciou os procedimentos administrativos cabíveis a fim de apurar o ocorrido, bem como se solidariza com a perda do estimado militar e informa que está prestando todo o apoio necessário aos seus familiares.

LUIZ DUARTE DE FIGUEIREDO NETO - Tenente Coronel
Comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado.

AVENTURA NO FIG >> Ecosportes Parkour & Free Running acontece em Garanhuns. SAIBA MAIS!



O I Ecosportes Parkour & Free Running acontece em Garanhuns, no próximo dia 23 de julho – durante o 26º Festival de Inverno –, das 14h às 18h, no Parque Euclides Dourado. O evento contará com modalidades como o skate, slackline e BMX. 

O foco da iniciativa é em modalidades que possam ser praticadas sem a necessidade de uma quadra poliesportiva. Entre elas estão o parkour – movimento de transposição de obstáculos, como escalar muros ou saltar sobre vãos; o slackline – esporte de equilíbrio sobre uma fita de náilon; ou o BMX – esporte com bicicletas adaptadas para execução de manobras.

O evento acontece dentro do parque, tendo sua concentração no espaço próximo à biblioteca, onde será montado um circuito para os praticantes do BMX e skatistas. Outra estrutura será montada próximo à quadra, onde os praticantes de parkour e slackline poderão exercer suas atividades.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.